O Fim do Terceiro Reich

O Fim do Terceiro Reich Ian Kershaw

Resenhas - O Fim do Terceiro Reich

Adiel.Guimaraes 17/09/2023

Top!!!
E mesmo naqueles terríveis últimos meses da guerra poucos, ao que parece, preocupados como estavam com suas prementes necessidades da vida cotidiana, estavam dispostos a dedicar seus pensamentos às vítimas reais ? as legiões de estrangeiros levados à força para a Alemanha e obrigados a trabalhar contra sua vontade, as centenas de milhares de prisioneiros nos campos de concentração ou nos presídios, mais mortos do que vivos, e os detentos em farrapos, barbaramente maltratados, a maioria deles judeus, nas marchas da morte das derradeiras semanas. O preconceito racial que o nazismo soube explorar com tanta facilidade foi algo que poucos, mais tarde, quiseram admitir. Mas as antigas ideias custam a morrer. Segundo pesquisas de opinião realizadas pelos americanos em outubro de 1945, 20% das pessoas interrogadas ?estavam de acordo com Hitler em seu tratamento aos judeus? e outros 19% eram em geral favoráveis, embora pensassem que ele havia ido longe demais.153

Silvio 08/04/2020

Embora trate de um assunto por demais interessante, o livro é muito mal escrito. Não anda, não sai do lugar, muita repetição de ideias, um exagero de detalhes inúteis, parênteses e travessões demais. Um livro muito prolixo, leitura cansativa e entediante; pode-se dizer que há outro livro junto só de notas inúteis que ninguém lê.
Números (quantidades) questionáveis. Nas páginas 221/222, ele diz que 1,4 milhão de mulheres - quase um quinto da população feminina - foram vítimas de estupro nas províncias do leste conquistadas pelo exército vermelho... Isso significa que havia uma população feminina de pouco mais de sete milhões. Será que em 1.944, naquela região, havia uma população tão grande? Havia milhões e milhões de soldados; será mesmo? Será que havia mesmo tantos trabalhadores, forçados ou não?
SLMM 20/07/2023minha estante
Silvio, a Alemanha tinha 60 milhões de habitantes em 1933. Este é um livro de História, escrito por um autor de não ficção, acho que por isto talvez você tenha ficado com a impressão de ser um livro chato, entediante. Do período da Alemanha Nazista, existem obras de ficção que talvez você ache legal. Tente o Hans Fallada, Morrer Sozinho em Berlin, por exemplo.