Eu Não Sei Lidar

Resenhas - Eu Não Sei Lidar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Pedaço da minha vida
Sou fã da Fresno desde que me entendo por gente, o Lucas do Fresno é um artista único com letras que vai fazer parte da minha vida para toda eternidade, li em um dia esse livro, já tive a oportunidade de conhecer não somente ele como toda a banda toda eles são super simpáticos e muito atenciosos, tenho como eu costumo dizer uma coleção de fotos com a Fresno, as músicas tocam o fundo do meu coração de tantas maneiras que nem sei dizer.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

jc matias 06/05/2015

Nós não sabemos.
Esse cara. Passarão gerações e ele será sempre lembrado por sua mente brilhante, e pelo fenômeno que ele é para a nossa música.

Já ouvi muito fãs clamarem que as músicas da Fresno/Lucas parecem todas endereçadas a eles. Sempre considerei apenas um exagero de fã. Hoje, após devorar este livro em um par de horas, me peguei reforçando esse coro.

A questão é que a verdade que ele expõe em suas músicas acalenta a alma de qualquer criatura com o mínimo de "humanidade" em si. Sou fã da Fresno há anos, sempre que possível colo no show dos caras, e todas as vezes que troquei uma ideia com os integrantes foram todos muito gentis. Mas, a partir de hoje, após o simples virar de 160 páginas, ouvirei suas músicas com outros ouvidos, outra cabeça. Saber o que o motivou a escrever aqueles versos, saber o que se passava em sua cabeça e a mensagem por trás de tudo fará tudo ser uma nova experiência.

Volta e meio sempre estou elogiando a banda e o Lucas. Parte disso é porque eu também sou um sonhador. Encontrei nele uma imagem que EXEMPLIFICA tudo o que sempre sonhei para a vida - mesmo sabendo que ele "está tão perdido quanto eu" -, mas este livro foi mais uma colherada de esperança e coragem. Vivo e respiro música desde que existo, e conforme crescemos vamos encontrando momentos de difíceis decisões. É difícil querer manter a música como sua principal motivação. Só essa vontade já vai na contramão do que é tido como normal na sociedade. Muitos não acreditam. Muitos caçoam. Muitos dão sorrisos amarelos. Poucos enxergam como a verdadeira luz que norteia meu "acordar-e-levantar".E tudo isso é válido para qualquer outro sonho que você tenha.

Sobre o livro em si, é um prato cheio para qualquer fã, indiscutivelmente. A escrita do cara é sensacional. Vale a leitura para qualquer um que esteja disposto a ler visões do mundo/Universo de um cara que tem muito para contar.

Obrigado, Lucas, por existir.
Marília 12/05/2015minha estante
Belas palavras :)

Mhery 14/05/2015minha estante
ótima resenha!

Katy 22/05/2015minha estante
tua resenha sobre esse livro ficou perfeita, parabéns!

Vith 10/09/2015minha estante
Cara, o que aconteceu com a JaneJon?

Vislei Gonçalves 04/09/2017minha estante
Sensacional. Pena que não pude ler ainda. Ainda... Ainda!!!

Marlonbsan 05/12/2023

Eu Não Sei Lidar
Cadernos esquecidos, momentos vividos, situações que marcaram de alguma maneira, pontos em conjunto que permitiram a mente criativa a criar tudo o que se quer gritar em forma de música.

O livro é narrado em primeira pessoa, praticamente uma autobiografia com apresentações das músicas. A linguagem é bem simples e fluida.

Lá na minha adolescência, por volta de 2007, conheci a banda Fresno quando não era tão fácil ter acesso às músicas, mas dávamos nosso jeito. Quem viveu nessa época em que a internet não era tão acessível e muito menos tão recheada de conteúdo, sabe como é.

Então, dentre as bandas que marcaram esse período da minha vida, a Fresno teve grande importância e acompanho o trabalho deles até hoje. Ler esse livro foi uma nostalgia daquele tempo, além de poder conhecer mais sobre as inspirações, ideias e um pouco mais sobre a vida do Lucas.

Hoje em dia, com os podcasts, fica mais fácil saber sobre a vida e como cada uma dessas pessoas são, suas ideias, hobbies, influências. Mas um livro em que mescla as músicas da banda e a própria vida do Lucas, acho que acaba sendo uma experiência de contato mais próximo.

Claro que cada pessoa que ouvia as músicas entendiam as letras e se identificavam por motivos próprios. O fato de que alguém podia expressar nossos sentimentos e ideias, em forma de canções, fazia com que nos aproximasse dela e acho que esse sempre foi um dos grandes pontos que a música é capaz de proporcionar.

Quanto ao livro, quem conhece as músicas e acompanhou a banda, com certeza vai se interessar em saber mais sobre as inspirações, os problemas e as motivações da criação de várias letras e músicas. Para quem não conhece, acho sempre válido ouvir para ver se se identifica, as letras, as melodias mudaram ao longo dos anos, talvez faça mais sentido agora.

Dexter R. 08/05/2015

Cada página deste livro tem um pouco de minhas lágrimas.
As linhas carregadas de "Eu não sei lidar" mostram que o gênio megalomaníaco por detrás de Lucas Silveira não é só Maré Viva. A maré é vista pela superfície, invadindo espaços, ignorando obstáculos criados por quem pensava que poderia contê-la, livrando-se de amarras. Mas Lucas mostra que é muito mais que isso, cada página, cada melodia, cada composição são provas incontestáveis de que o cara é além da superfície, é como um Grand Canion inexplorado no mais profundo oceano e é essa profundidade perigosamente assustadora que sempre me atraiu nos projetos dele, é temor e tremor; ida; volta e revolta. E, finalmente, apesar de ser um livro sobre Lucas Silveira, eu me senti honrosamente biografado ali, e creio que muitos também estão se sentindo assim. Portanto: obrigado por esta ode aos que acreditam.

Não sei se fui claro o suficiente, é que eu também não sei lidar.
Lotf 14/04/2018minha estante
undefined

Dexter R. 13/06/2018minha estante

Laura Santos 02/07/2021

Sou fã da Fresno desde os 13 anos, e as canções da banda me ajudou a superar muita bronca que eu tive na vida. Esse livro escrito pelo Lucas (um dos maiores compositores do Brasil) nos mostra como as melodias de maiores sucesso da Fresno surgiu, e cada história por trás dela. Cada capítulo é um soco no estomago mas que passa, pode deixar um p*ta cicatriz, mas vai passar. E acabar.

Obrigado Lucas Silveira por ter criado a Fresno, e por nos permitir olhar um pouco mais na história da sua vida, que acabou virando canção.

Guilherme.Bochinia 04/07/2023

Uma ato biografia e filosofia sobre as músicas da banda fresno e como o significado pelo vocalista é compositor Lucas silveira, a música pose salva vidas e a música é pode siicrinificar varais coisas.

Vitória Garra 03/12/2023

Amando ainda mais a fresno
Esse livro é um acalento pra quem é fã entender ainda mais o que o lucas sentia no momento em que escreveu essas músicas, entender um pouco mais sobre milonga q sempre foi a minha favorita foi demais, obrigada por tanto lucas

Matt 01/08/2020

Se o Lucas não sabe lidar, o que sobra pra mim ?
Esse livro é totalmente contrário do que eu pensei, mas de forma boa. As memórias faz com que a gente sinta o simbolismo que tem em cada verso das letras, a maioria dos momentos fala de solidão, que se encaixa completamente com vários sentimentos que passam na nossa cabeça no período de descoberta da nossa personalidade (chamada adolescência). sem duvidas uma obra que nos faz refletir.

Larissa.Messias 03/06/2021

Indico para todos
Sou fã da Fresno e ver como foi pensada cada canção e muito bacana, mas o livro deve ser lido por qualquer um. A escrita do Lucas é fluida, inteligente e precisa. Você consegue sentir a emoção na leitura que eu diria que acontece da mesma forma quando ouvimos suas canções. Já quero ler o próximo!
Ludy 03/06/2021minha estante
Esse livro é perfeito

Luana.Khetley 03/06/2021minha estante
Não sabia da existência desse livro.
Vou procurar mais informações sobre.

Larissa.Messias 03/06/2021minha estante
@Luana Muito bom. Estou começando a ler o Amores impossíveis e outras perturbações quânticas (do mesmo autor). @Ludy vc já leu?

Ludy 03/06/2021minha estante
Eu já li sim, mas prefiro esse.

Art 15/04/2022

"EU COSTUMO DIZER QUE UMA MÚSICA SÓ É MINHA ATÉ O MOMENTO EM QUE EU CANTAR ELA PELA PRIMEIRA VEZ."
Sou suspeito pra falar qualquer coisa que envolva a banda Fresno, porque gosto MUITO do grupo, mas esse livro é INCRÍVEL, muito gostoso de se ler e cheio de conteúdo, todo mundo que é fã tem que ler. A obra aborda a história por trás de diversas músicas (a maioria do Ciano e do Infinito), junto do processo de escrita das letras e as inspirações do Lucas, que é o principal escritor.

Apesar de todas elas carregarem valores pessoais e sentimentais da vida do autor, as suas músicas fazem com que o público tire suas próprias interpretações das obras e atribua a elas seus próprios valores, mas isso não significa que não seja importante saber o motivo do Lucas ter escrito todas elas e o que ele realmente quis dizer com cada uma.

A obra só comprova um dos motivos que mais me faz gostar da banda, no caso, como todo música carrega um sentido e em como, independente da época, eles nunca tentaram se adaptar aos padrões de música (no máximo 3 minutos e pipipopo), porque o mais importante é passar um valor, um sentido, e não só combinar metricamente em uma rima.

O Lucas, como ninguém, aprendeu a como expor seus sentimentos em uma música, seja lá qual for ele, como nos é mostrado no livro que as músicas da Fresno vão de um Soneto de admiração a tudo que sua mãe passou até uma tentativa de um adolescente em encontrar problemas em uma garota que não sente os mesmos sentimentos que ele, isso, sem contar, as analogias geniais feitas em "Cada Poça Dessa Rua Tem Um Pouco De Minhas Lágrimas" e em toda a perspectiva por trás de "Farol", que consegue unir 2 lugares tão distantes, como a Bósnia e a cidade de Mostarda (RS).

Só tenho a agradecer ao Lucas e a todos os envolvidos nessa obra incrível.
Mariantonia0 15/04/2022minha estante
Tutu fã de fresno sou fã

Art 15/04/2022minha estante
fãs da maior banda emo de todas!!!

Gi 18/04/2022minha estante
seu emo!!

Art 19/04/2022minha estante
E quem não é??

Gi 19/04/2022minha estante
nunca errou!!

Juliana1011 08/10/2020

Eu sou a maré viva
Para os fãs da banda, essa obra é leitura obrigatória para se sentir parte integrante da maré viva. Os textos te levam além, te levam até o tempo em que o jovem Lucas ainda descobria as dores do amor, da raiva e da desilusão.
Dica: antes de cada texto, ouça a música em questão.

zabela 12/05/2021

O Lucas é um artista completo. Escritor, cantor, compositor.

Eu não imaginava como e quanto algumas músicas da Fresno falavam comigo até ler esse livro (que inclusive tem duas das minhas músicas favoritas da banda!). Tanta coisa que ele conseguiu expressar pelas músicas e pelas palavras que ele escreveu aqui de forma tão magistral, tanta coisa que é fácil de se relacionar.

Que bom viver na época dessa banda e desse cara.

Karina 18/01/2021

"Eu não sei lidar" para além de fãs da Fresno.
Este livro são histórias por trás de algumas músicas da Fresno. A mente do Lucas é fascinante e um tanto quanto peculiar. A partir de "Eu não sei lidar", entendemos um pouco mais sobre sua vida, suas motivações e a razão que o trouxe até aqui, mas não é apenas sobre o Lucas Silveira, em seus textos, há uma verossimilhança com parte de nossas vidas, infância, adolescência, o início da fase adulta, entre amores, desamores, perdas e solidão.

@__mitchels 02/07/2021

"A música é apenas uma das maneiras de sermos lidos pelas outras pessoas."

E por conta de não "entendermos" algumas músicas, Lucas decidiu contar as histórias de parte de suas músicas, o que vale muito a pena.
(...)
O livro é curto, mas achei um pouco arrastado - tive uma mini ressaca durante a leitura.

Comecei a ouvir a Fresno quando aos 15 anos meu pai veio a falecer, e em questão de 15 dias minha mãe descobriu um câncer. Encontrei ali, nas músicas da banda uma válvula de escape.
Acho que foi por isso que quis tanto ler esse livro.

Já estou querendo ler o "Amores Improváveis", pra descobrir um pouco mais sobre Lucas.

bela100fera 20/05/2022

eu não sei lidar
um livro completamente lindo e sensível. me identifiquei muito e fiquei emocionada. o livro è curto, então não dá nem tempo de fazer pausas. perfeito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5