Superman e a Filosofia

Superman e a Filosofia Willian Irwin...

Resenhas - Superman e a Filosofia

Mutante X 18/04/2022

Para ler o Superman
Muita gente (ainda) acredita que quadrinhos são coisa de criança. São incapazes de perceber que esses personagens evoluíram ao longo dos anos e permitem as mais variadas abordagens e olhares bem complexos sobre eles. É o objetivo deste livro que, definitivamente, não é para leitores iniciantes e/ou amadores. Com uma linguagem bastante acadêmica, o livro possui 20 capítulos, cada um escrito por um filósofo diferente e abordando um lado do perfil do Homem de Aço, desde sua criação, passando pela sua dupla identidade, a relação com Lois Lane, Lex Luthor e até a dicotomia com Batman. A abordagem de algumas histórias específicas do Superman exige um prévio conhecimento do leitor do conteúdo dessas HQs para uma melhor compreensão - embora não seja algo imprescindível, mas favorece a contextualização do tema - além de um nível intelectual um pouco mais avançado para perfeita compreensão das ideias discutidas. Dentro desse esquema, o livro é bem interessante e traz uma visão aprofundada sobre a figura do herói que pode ampliar os horizontes e até modificar o modo como ele pode ser visto/lido. Alguns capítulos são bem confusos e as ideias do autor ficam girando num mesmo eixo sem chegar a qualquer conclusão, enquanto que outros fluem bem e são mais esclarecedores. De modo geral, é uma leitura bem interessante, com uma visão analítica que vai além do quadrinho e filme, mas inspira o pensamento crítico. E não é pra isso que serve a Filosofia?

site: http://mutantexis.wordpress.com
Pedro 18/04/2022minha estante
Mais uma excelente resenha, Eduardo.
Sobre o Superman, eu sempre o vi como uma analogia a Jesus Cristo. Guardadas as devidas proporções, é claro.

Mutante X 18/04/2022minha estante
O livro tem um capítulo abordando esse aspecto também. :-D

Pedro 18/04/2022minha estante
Então eu tenho o poder da clarividência. Vou ali apostar na mega-sena...kkkkkkkk

Eder 28/10/2019

E se eu fosse o Superman? O que eu faria?
Por dentro da mente e ações do mais humano dos alienígenas, podemos confrontar (ou não), seus valores com os nossos e aprender com ele, como ser uma pessoa melhor respeitando as diferenças.
Leitura obrigatória para qualquer fã do personagem e estudioso das ciências humanas.

Rafael 07/11/2016

Eu gostei muito dos outros livros que li dessa série, Batman e a Filosofia, e Super-Heróis e a Filosofia, no entando eu achei que Superman e a Filosofia foi muito mal aproveitado, os escritores abordaram assuntos (para mim) extremamente desinteressantes quando o Superman abre muitas possiblidades interessantes para serem discutidas, o Livro começa a ficar bom a partir do capitulo 12, e o capitulo 19 é uma porcaria! Infelizmente só mostra como o próprio Super é incompreendido!