Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Roberto 02/01/2021

Impressionado
Esta é uma obra sublime e ao mesmo tempo inquietante.
William Stoner é um filho de agricultores enviado para estudar Agricultura em uma Faculdade, mas tem seu destino inexoravelmente alterado e guiado pela descoberta da literatura e do amor pela docência nessa área.
E eis sua primeira rebeldia: abandonar a Agricultura em favor da literatura inglesa.
Stoner é sobre humanidade e sobre a Humanidade.
William Stoner é a representação da primeira. Já o ambiente em que vive, os demais personagens e o contexto histórico em que se deslinda a trama é uma amostra um tanto desesperançada da segunda.
A humanidade de Bill se mostra na lealdade a seus poucos verdadeiros amigos, a seus inimigos, a seus familiares, a seus alunos e a seus pares. Ela persiste até o fim, ainda que na ausência de alguns.
Se apresenta, ainda, na sua resignação a situações absurdas que admite se estabelecerem sem ao menos esboçar uma reação. Essa característica, no fundo, representa a compreensão que tem das fraquezas, dos medos, dos recalques, dos dramas, dos traumas que forjam a natureza humana e demonstra, ainda, o respeito extremo que dedica ao próximo.
Stoner é daqueles personagens por quem torcemos, com quem conversamos, a quem admoestamos, de quem exigimos que tome alguma atitude, a quem xingamos diante de sua resignação e suposta fraqueza. É que não somos tão humanos: pertencemos à Humanidade.
Bill, como todo humano, é capaz de amar e ser amado. No entanto, se permite abdicar de ambas as coisas a favor de sua verdadeira e irrenunciável paixão ou em respeito a sentimentos alheios nem sempre nobres, não raro pérfidos.
Contra mais uma questão Stoner se insurge e isso – a segunda rebeldia, a primeira foi a que o tinha trazido até ali e ambas têm o mesmo objeto - o acompanhará e influenciar seus caminhos, sua vida e a daqueles que o cercam, até o deslinde da história.
Acho impressionante como John Willians, de quem eu nada conhecia até essa leitura, consegue amalgamar nesse livro a capacidade humana para ser cruel e vil, mas também o quão compassivo e digno é possível que alguém seja.
Nas duas noites que separaram o início e a conclusão da leitura, fui me deitar revoltado com Bill, refletindo sobre seu comportamento subserviente, até que o sono me dominasse.
Quando voltava à leitura, o fazia com esperanças renovadas na mudança de atitude dele.
É necessário ter muita força para ser como William Stoner.
Talvez a Humanidade fosse melhor se houvesse mais humanos como ele.
Por certo, há outros personagens que exerceram forte influência sobre Stoner e que mereciam ser citados. É o caso de Archer Sloane, David Masters e Katherine Driscoll, mas falar sobre eles sem dar spoilers me parece difícil.
Assim, paro aqui.

marcosm 05/10/2019

Stoner, de John Williams
Não sei o que dizer deste livro. A história de vida de William Stoner me incomodou tanto, de um jeito bom, espero. Não que seja uma história cheia de eventos extraordinários, pelo contrário. Mas as coisas 'normais' que ele teve q suportar e a forma como o faz, me deixou inquieto, incomodado o tempo todo. É um daqueles livros q vai me levar tempo pra digerir.