Economia: Modo de Usar

Economia: Modo de Usar Ha Joon Chang

Resenhas - Economia: Modo de Usar

Philippe.Dantas 03/11/2023

5 Estrelas
O diferencial do livro é o vasto conhecimento que o professor de Cambridge Há-Joon Chang tem para nos compartilhar e diversas correlações que faz entre conceitos econômicos e os números da vida real.

Machessl0 16/10/2023

Uma introdução relativamente boa.
O livro aborda vários tópicos importantes para àqueles que estão começando, principalmente quando fala da história do capitalismo e das diferentes escolas de pensamento econômico. Contudo, ao ler este livro é preciso se atentar ao fato de que o autor por vezes se mostra bastante parcial, sempre construindo uma narrativa e mencionando alguns fatos que se encaixem perfeitamente na sua visão keynesiana.

Recomendo a todos que queiram começar a estudar economia, mas sabendo que este livro representa apenas uma das muitas visões acerca do funcionamento da economia.

Roger Ruiz 11/10/2022

Merece ser lido e relido
Para quem não é da área, este livro é fantástico. Após lê-lo, pensei: "a conversa no bar poderá ser mais interessante, esclarecedora. Não me sentirei um peixe fora d'água". Além disso, tece críticas sobre a economia neoliberal, tão louvada por muitos mesmo possuindo grandes falhas, às vezes ocultas, às vezes escondidas ou negligenciadas por seus simpatizantes.

Rafael.Gomes 14/12/2021

Economia política - Cui bono?
Trechos:

Fomos ensinados a limitar o alcance faqueiro que queremos e do que achamos que pode ser possível, através do processo de socialização e da manipulação deliberada das nossas preferências.

Virtualmente todas as histórias de sucesso econômico foram facilitadas, quando não necessariamente orquestradas, por um estado ativo.

A economia é uma disputa política. Ela não é - e nunca pode ser - uma ciência (?) quando participar de uma discussão sobre economia, você deve fazer a velha pergunta ?Cui bono?? (A quem isso beneficia?).

Dada a complexidade do mundo e a natureza necessariamente parcial de todas as teorias econômicas, você deve ser humilde sobre a validade de sua teoria favorita e deve manter a mente aberta em relação a ela.

Elias.Fernando 29/06/2021

Não deixe a economia para os economistas
O livro de Ha-joon Chang me parece uma ótima introdução à economia, penso que sua visão mais abrangente da economia ajude a entender a relação que existe com a política e com questões morais que são intrínsecas ao tema. Recomendo.

Eduardo 04/06/2021

Uma aula de como funciona a economia com uma linguagem de fácil compreensão e sem pretensões de nós fazer experts mas de nós fazer compreender de forma adequada a economia.

Sam 25/04/2021

Guia de como enxergar a economia no mundo.
O livro tem a proposta de introduzir o leitor às discussões econômicas e demonstrar como podemos nos posicionar diante delas.

A escrita do autor é extremamente agradável, o que é raro para um acadêmico com uma vasta produção de material técnico. Essa habilidade do autor em traduzir conceitos econômicos como: FMI, PIB, Índice Gini... faz com que o livro seja compreendido por qualquer pessoa que deseja começar a entender economia.

O único ponto negativo, ao meu ver, é que ele acabou se furtando de explicar conceitos bem básicos como: Valor da moeda, Inflação e bolsa de valores.

No mais, esse é um livro que eu recomendo bastante, sobretudo para revelar alguns mitos da economia mainstream.

Saulo 07/08/2020

Bastante louvável o trabalho de desmistificação do economês, ainda mais quando se utiliza de um estilo irreverente e irônico. A dica do Prólogo de ler os capítulo de forma aleatória (que são delimitados por assuntos: história da economia, papel do Estado, Mercado financeiro, etc) ajuda caso se considere que o livro é muito "grande". Leigo que sou, me serviu muito bem para fixar referencias e visualizar os diferentes posicionamentos.

A lição principal que parece ser o fio condutor do livro é bem clara: "economia não é ciência hermética inquestionável e sim argumento político". O problema é que no momento em que ele polemiza com o pensamento hegemônico neoclássico, sem comprometer sua posição desenvolvimentista, o discurso fica um tanto despolitizado.

Um fragmento que destaco, no âmbito da produção (o ponto que segundo ele os neoclássicos negligenciam), é observação sobre a separação entre "propriedade e controle", ou a crítica aos "gestores profissionais": "A propriedade dispersa significa que os administradores profissionais têm o controle efetivo sobre a maior parte das grandes empresas do mundo, apesar de não possuírem uma participação significativa nelas (...). Isso cria um problema 'principal-agente', em que os agentes (gestores profissionais) podem exercer atividades comerciais que promovam seus próprios interesses, e não dos principais (acionistas)" (p. 165).

Davi 17/06/2020

Didático e intuitivo
Chang nos brinda com uma leitura didática e bem acessível sobre economia, sempre voltando aos clássicos e a temas atuais, ele explica de maneira didática os princípio da economia e as diversas linhas de pensamentos e modelos econômicos.

Leandro 20/05/2020

Ótima introdução
O livro é uma boa introdução para leigos em conceitos básicos da economia, além de fszer um bom apanhado das principais escolas econômicas e mostrar os seua pontos fortes e fracos.
O autor tem um visão keynesiana e desenvolvimentista explícita, a qual sempre coloca em contraposição com os dogmas da economia neoclássica.

bisphool 15/01/2016minha estante
Experimente o outro livro do mesmo autor - 23 Coisas que não nos Contam Sobre o Capitalismo. Você vai se surpreender!

Marcelo Catanho 25/02/2017minha estante
Terminei o terceiro capítulo do livro agora mesmo, e nele percebi já o que você falou. É uma descarada escolha de dados apenas favoráveis para as medidas protecionistas e intervencionistas que ele defende e uma mais descarada ainda seleção e comentários apenas negativos para as medidas de maior liberdade econômica que ele é contrário.

Não sei a quanto anda seu conhecimento de economia hoje, visto que sua resenha tem quase dois anos, mas um livro que terminei ontem, que tem a mesma proposta que esse, porém muito melhor é o "Economia nua e crua" do Charles Wheelan. Recomendo muito.

Fabio_Ferraz 07/06/2019minha estante
Não concordo...

Estou lendo e achando muito bom. Derruba a falácia do neoliberalismo com austeridade que países 'desenvolvidos' impõe aos 'em desenvolvimento'. Quero ler dele o "Chutando a eacada"...

João Moreno 29/04/2021minha estante
Sobre "não haver qualquer evidência", em 'Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças', a Raquel Rolnik destrincha essas evidências.