Formação do Brasil Colonial

Formação do Brasil Colonial Arno Wehling...




Resenhas - Formação do Brasil Colonial


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Gabriel 02/03/2023

Clareza, síntese e completude
Através de uma escrita clara e concisa, os autores traçam um panorama de três séculos de colonização da América portuguesa, partindo do primeiro contato entre europeus e indígenas até a decadência da sociedade estamental que abriu as portas para um novo modelo político-administrativo na Europa, com reflexos também deste lado do Atlântico.

Apesar de ser um livro sintético, nada fica a dever na completude do conteúdo. A abordagem é direta, inicialmente com uma separação cronológica bem definida e, mais para a segunda parte do livro, com uma divisão temática que dá conta de esmiuçar aspectos importantes da colônia, como cultura, língua, povoamento, educação, filosofia etc.

A bibliografia utilizada é formidável, sendo importante não apenas para investigar detalhadamente o momento histórico, mas também para conhecer a conjuntura brasileira através da narrativa que saiu da pena de contemporâneos daqueles três séculos de colonização.

Além disso, a perspectiva abrangente adotada, capaz de identificar o desenvolvimento das relações e embates internacionais que tiveram lugar tanto com a colônia como com a metrópole, serve para abrilhantar ainda mais um trabalho que, embora aparentemente despretensioso, revela detalhes e características importantes da formação não apenas colonial, mas da própria formação brasileira como um todo, estendendo-se até o século 21.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR