Casar Sem Frescura

Casar Sem Frescura Claudia Matarazzo

Resenhas - Casar Sem Frescura

Mari 24/12/2015

Leitura importante para as noivas do Brasil!
Oi gente, tudo bem?

Hoje eu venho falar de um tipo diferente de livro, dessa vez não vamos mergulhar em um drama, biografia ou romance... quer dizer, romance tem sim! Estou falando do livro Casar sem frescura da jornalista que entende tudo de cerimonial, Claudia Matarazzo.

Eu sou apaixonada por casamentos. Quando li o Quarteto de Noivas eu fiquei sonhando acordada com a possibilidade de abrir uma empresa especializada em casamentos, como a Votos, das meninas da série da Nora Roberts. Deve ser maravilhoso (e trabalhoso) lidar com uma data tão especial. Por isso, fiquei muito curiosa pela leitura de Casar sem frescura, imaginei que a autora nos daria uma noção geral de como é a organização de um casamento e, posso dizer, que o livro trouxe muito mais do que eu esperava.

O livro é um guia para você, noiva, se preparar para o grande dia. Eu ainda não estou noiva, mas apreciei e guardei cada informação para quando chegar a minha vez de subir ao altar. Vou guardar o livro com todo o carinho na minha estante e, claro, vou usar todas as dicas!

Claudia Matarazzo nos explica tudo o que envolve a organização de um casamento, o antes com a preparação, o durante a cerimônia e festa e o depois com os cartõezinhos de agradecimento, tudo para que os noivos e familiares não se percam na organização do dia mais importante da vida deles.

Em meio a dicas e informações muito úteis, a autora nos conta histórias dos mais renomados cerimonialistas do Brasil. De forma bem leve, conhecemos a carreira de cada um, como foi a entrada no mercado das festas e, claro, aqueles micos e saias justas que acontecem nas melhores famílias. Com as histórias percebemos como a tradição matrimonial muda de acordo com a região do país, cada lugar tem o seu toque especial e eu adorei conhecer cada um deles.

Se você tem dúvidas quanto à cerimônia religiosa, a festa, a lista de convidados, o vestido da noiva, a roupa do noivo, dos padrinhos e pais, damas e pajens, o que servir, os convites, a música, a lista de presentes, chá de cozinha, a decoração...ufaa (e a lista não para por aí), o livro é mais do que um norte para você começar a planejar o seu grande dia. A autora, inclusive, dá uma pincelada (bem básica, mas é possível encontrar) sobre regime de bens. Eu sou advogada de Direito de Família e não esperava que esse assunto fosse ser abordado no livro, me surpreendi.

Senti muita segurança nas informações passadas para o leitor, como se eu estivesse sentada com a cerimonialista tirando todas as dúvidas possíveis. A autora inclusive coloca no livro sugestões de lista de chá de cozinha e de enxoval.

Nós acompanhamos passo a passo todas as etapas para a organização de um casamento. Adorei porque no final do livro tem um guia do que fazer nos meses que antecedem a data, todas as tarefas organizadas de acordo com a antecedência necessária de cada uma. Contamos também com ilustrações que mostram o lugar de cada pessoa no altar e também na entrada da igreja.

O noivo não fica de fora da organização. A autora colocou um capítulo especialmente para ele, suas funções e atividades relacionadas ao casamento, o papo de que a organização é toda com a noiva não existe mais!

Para mim, Casar sem frescura foi um cinco xícaras de chocolate quente porque ele é recheado de informações muito úteis, superou as minhas expectativas e, na minha opinião, se tornou leitura obrigatória para todas as noivas do Brasil!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/12/resenha-casar-sem-frescura.html#comment-form