2001: Uma Odisseia No Espaço

2001: Uma Odisseia No Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Antonio Accioly 26/04/2024

Black Mirror espacial
Lendo 2001, tive a sensação de estar assistindo uma serie de televisão antológica.

O livro é divido em 3 partes, cada parte conta uma história em um tempo diferente, mas que juntas criam uma linha cronológica. E todas estão ligadas pela presença do Monolito, um objeto extraterrestre que parece ser mais do que apenas um retângulo inanimado.

Que experiencia fascinante de leitura, por muitos momentos eu pensei que estava assistindo um filme na minha cabeça. A escrita do Arthur C. Clark é fluida e muito visual, não é a toa que o livro foi escrito concomitantemente com a produção do filme.

A história é simples, mas complexa. A questão extraterrestre é trabalhada de uma forma diferente, não é nada batido, como alienígenas de olhos grandes, com cabeção, ou invasão alienígena e destruição global.

O livro segue por um outro caminho, o extraterrestre, o desconhecido no caso, é usado mais como um ponto de debate filosófico e darwinista. Em alguns momentos, não vou mentir, tive que me esforçar para entender esses debates que o livro levanta, me refiro ao final. Que é um final bem WTF, mas depois que parei para pensar e refletir, entendi melhor.

Nessa edição que eu li, ainda tem 2 contos fantásticos no final do livro, o conto O sentinela e o outro chamado de Encontro no Alvorecer. Ambos merecem a devida atenção.

Um livrasso da Ficção Cientifica!

Monezr 24/04/2024

No início fiquei perdida? no final também kkkkk
Mas gostei da leitura, e como foi se encaixando ? fiquei com dúvidas? Fiquei? senti raiva do Hall? Muuuuita?. Ele virou um bebê? Ou era alucinação? Muitas questões para serem sanadas kkk agora vou ver o filme!!!

Joao.Hippert 17/04/2024

É um caso interessante de livro que complementa bem o filme, ainda que o impacto seja diferente. O grande charme do 2001 do Kubrick é trazer essa megalomania na linguagem cinematográfica: tudo é demais (música, efeitos, sugestionamento). O livro, por outro lado, é mais introspectivo e entra na própria psique humana. É um fruto do seu tempo (anos 60, corrida espacial), mas discorre tão bem sobre os dilemas humanos que parece atemporal. De onde viemos? Para onde vamos? O autor busca responder essas perguntas com a conquista do espaço, refletindo bastante o zeitgeist da época. Isso me faz pensar muito sobre o motivo da nossa sociedade ter parado de olhar para as estrelas. Perdemos o encantamento?

Gabs 13/04/2024

????
Uma mistura de ciência, filosofia e especulação futurista de maneira genial. A complexidade dos temas abordados, aliada à precisão científica e à escrita cativante, faz com que a história seja uma experiência única e profundamente impactante. Dica: melhor coisa é terminar o livro e ver o filme.

Jéssica 09/04/2024

Surpresa
Como amei esse livro,foi uma grande surpresa,nunca assisti o filme e só sabia o básico sobre.
Achei a leitura muito fluida não é carregado em coisa técnicas, as descrições são fáceis de imaginar,se vc souber o básico sobre espaço não vai se perder,gostei de tudo sem defeito.

Renan 07/04/2024

Ok
O meio é uma chatice, mas o início e o fim são incríveis. É louco pensar em como essas ideias aconteceram nos anos 60.

Brubs 05/04/2024

Não funcionou pra mim
Vi muitas avaliações positivas, mas pra mim não funcionou. Achei muito prolixo e monótono, muitas descrições difíceis de visualizar (imaginar) e sempre que parecia que algo ia acontecer voltava ao mesmo ritmo. Enfim, muita gente ama, mas pra mim foi uma leitura muito difícil de se apegar e terminar.

-natalia 29/03/2024

Gostei bastante da leitura, apesar de ainda preferir O Fim da Infância. Foi bem interessante acompanhar o desenrolar de cada parte da história e ir relacionando elas aos poucos. Em alguns momentos, achei que o livro estava descritivo demais... Mas, no geral, foi muito bom!

Achei o fim da história bem interessante, não imaginei que terminaria assim. Por ser muito parecido com a Parte Dois do livro, não gostei tanto do conto A Sentinela, mas adorei Encontro no Alvorecer, que trouxe uma nova perspectiva! Recomendo muito a leitura.

Igor 28/03/2024

"Ele havia feito, sem o menor incidente e em pouco mais de um dia, a incrível jornada com a qual o homem sonhara por dois mil anos. Depois de um voo normal e rotineiro, havia pousado na Lua."

Japam Martins 24/03/2024

Eu não queria desgostar
De início o livro é bem interessante e tem uma escrita agradável, porém com o tempo a história vai ficando cada vez mais monótona, e quando chega perto do fim, e parece que vai começar a ficar emocionante, tudo fica extremamente confuso de uma forma inimaginável.
Até a metade do livro eu estava muito ansioso pra terminar de ler pra poder ver o filme, mas depois dessa leitura desgastante e uma quase ressaca literaria eu desisto totalmente do filme.
maltchik/ 29/03/2024minha estante
O filme é tão ruim quanto

NicolasAguiar 22/03/2024

Estranho
O livro tem grandes momentos como a parte dos macacos, chegando no monólito da lua ou o hal 9000.
Mas ainda sinto que o livro peca demais pelo excesso de detalhes, poderia ter ido mais longe com a mesma quantidade de paginas, se não ficasse detalhando a todo instante o ambiente, onde ta o sol ou a lua, etc.
Quando o final parece que vai ter algo muito grandioso, acaba seco e abruptamente.
Senti que poderia ser melhor, até por que depois de ?O fim da infância? do mesmo autor, ser tão excelente, não teria como ter baixas expectativas.

Gabzimmer 18/03/2024

Obra prima
Umas das melhores leituras de ficção científica pra quem quer começar a ler esse estilo.
Depois de você ler, o filme de 1968 fica muito mais fácil de entender!!!
Thais645 18/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso??

Vitor Borba 14/03/2024

Decepção
O livro é decepcionante. Páginas e mais páginas sem qualquer acontecimento significativo, apenas descrição da posição dos astros e reflexões sobre a humanidade nunca ter chego lá. E isso novamente. E novamente. E novamente.
A melhor parte do livro é o início, com os homens-macacos, que é muito interessante. Infelizmente dura pouco e história continua com um enredo que até da sinais de que ficará interessante, porém nunca se torna.
NicolasAguiar 14/03/2024minha estante
Concordo caro colega

maltchik/ 14/03/2024minha estante
Tb fiquei puto com esse livro kkk depois fui assistir o filme e é tão ruim quanto

Rafael_Santiago 12/03/2024

A extensão do roteiro do filme
2001 nasceu originalmente como um roteiro para o cinema, no caso o livro foi escrito como algo secundário ao projeto, uma forma do autor ser mais detalhista em uns aspectos que um roteiro não permite e deixar de ser tão minucioso com outras que atrapalhariam a fluência de um romance.

A parte inicial flui muito bem, a segunda idem, mas a parte final, achei um pouco arrastada além da conta, isso talvez por ser algo mais visual e que talvez como ápice tenha funcionado melhor para o cinema, mas no geral é uma boa história de sci-fi e tem uma pegada mais de fundação ou de origem, então nela você não encontrará muitos maneirismos comuns em algumas histórias do gênero.

Mesmo assim toca em questões interessantes e bem atuais (2024) sobre até onde devemos dar autonomia para nossas traquitanas e como não nos tornarmos reféns de nossa própria inventividade e dos subprodutos dela. Porém sem todo o catastrofismo que às vezes se pinta.