2001: A Space Odyssey

2001: A Space Odyssey Arthur C. Clarke...




Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço


844 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Luanabookclub 17/10/2023

Não é preciso entender tudo, pra entender o essencial.
Arthur C. Clarke foi um estudioso da área das ciências e escritor dessa obra literária que em conjunto com o filme, marcaram uma geração.

Sobre o livro, posso dizer que fiquei muito envolvida desde o início ( apesar de algumas resenhas falando o contrário), e que gostei muito narrativa, das conexões feitas no livro e até do final polêmico que para mim foi tão visual, hipnotizante e criativo que acabei gostando muito também.

Ler esse livro e não querer pesquisar e entender mais sobre o espaço e questões científicas, é quase impossível.

Amei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Richard50 12/10/2023

Um livro bem contemplativo, vários momentos que só descrevem o cotidiano dos astronautas e as maravilhas do espaço. Mas é fácil de ler e gosto da interpretações sobre a vida alienígena.

?As implicações políticas e sociais eram imensas. Todas as pessoas verdadeiramente inteligentes - todos os que podiam enxergar um palmo diante o nariz - mudariam sutilmente sua vida, seus valores e sua filosofia.?
comentários(0)comente



ViniciosLimer 10/10/2023

Livro muito bom, da uma maior profundidade a história abordada no filme. Recomendo para quem gosta do filme e gostaria de entender mais dos eventos posteriores.
comentários(0)comente



timida 05/10/2023

Uma verdadeira odisséia
Durante toda a jornada lendo este livro me senti como se realmente estivesse viajando junto com eles pelo espaço. Foi realmente uma experiência ótima ler este livro, o meio cansa um pouquinho mas o final é incrível me deixando sem palavras perante a magnitude do espaço que este livro apresenta.
comentários(0)comente



JosA225 04/10/2023

Muitas informações para um público específico
Comprei esse livro no intuito de ler sobre um tema que na minha opinião é um dos mais incríveis: ficção científica

Desde o começo eu já esperava que o plot ou pelo menos uma "quase explicação" da história principal seria difícil de entender ou mesmo não teria uma explicação lógica, até pq o livro travalha em algo ficcional que nem a ciência comprovou ainda

Ler uma ficção científica é como montar um quebra-cabeça de mil peças, vc sempre vai parar na metade pq não consegue entender boa parte dele

Essa nota foi baseada na falha que o Arthur C. Clarke comete ao querer trazer termos e detalhes em algo que a maioria do público não ira entender, assim como no final mal explicado (não no quesito do plot central, mas sim em mostrar oq aconteceu com o mundo e a perspectiva dos personagens em relação a missão do David Bowma, levando ao entendimento de que a missão foi em vão)

O começo do livro realmente é bom, pq apresenta uma história interessante e cria uma esperança de que a história se desenvolva e se torne mais cativante

Eu poderia dar muito mais estrelas, ainda mais pq sou apaixonado por astronomia e ficção cinética, mas é isso. Ou final é bem confuso ou eu nn tive capacidade pra entender, mas não consegui me prender na história. Acredito que uma história assim vai ser melhor elaborada no filme (pretendo assistir e compará-los)
Julia4958 09/10/2023minha estante
nossa que texto mais lindo


JosA225 09/10/2023minha estante
amou???




Alice2809 01/10/2023

Maravilhoso, como um bom clássico.
É uma história fluída, envolvente e nada pesada, raramente tem momentos maçantes.
A história se passa em vários momentos, desde o início da civilização humana até um momento que a tecnologia está tão avançada que vai até Saturno. A tripulação enfrenta diferentes problemas e é lindo ver tudo se encaixando no final.
maltchik/ 17/10/2023minha estante
"É uma história fluída, envolvente e nada pesada, raramente tem momentos maçantes."
Acho q tô lendo o livro errado, pq pra mim tá exatamente ao contrário kk


Alice2809 18/10/2023minha estante
Talvez seja porque minha leitura anterior foi uma do Orwell e eu quase morri de tédio KSKSKSK mas pra mim foi um livro bem facinho


maltchik/ 18/10/2023minha estante
1984?


Alice2809 18/10/2023minha estante
"Um pouco de ar, por favor", 1984 eu li no ano passado, e apesar de ser bem denso, foi mais fácil que esse.


maltchik/ 18/10/2023minha estante
Hmm, entendi, eu pensei q vc falaria 1984. Ia estranhar, pq é um dos meus favoritos


Alice2809 18/10/2023minha estante
Não, sei que 1984 e A revolução dos bichos são os clássicos dele, e li os dois, não colocaria nenhum como favorito mas não são arrastados como Um pouco de ar, por favor, eu passei meses me arrastando pra ler porque era muito entendiante




JenniferIRSouza 28/09/2023

Eu havia assistido o filme e achado um tanto confuso. O livro, apesar de ter muitos elementos distintos, me fez compreender melhor o filme.
comentários(0)comente



Rodrigo1185 27/09/2023

Tem livro bom, tem livro ótimo e tem o perfeito... Esse é, sem dúvida, um exemplo de perfeição em materia de criatividade e imersão. Vale muito a pena, diversão garantida!
comentários(0)comente



Ricardo743 22/09/2023

Obra-prima da ficção científica
Livro maravilhoso. A história te prende do começo ao fim, todos os núcleos são cativantes e bem construídos.

O senso de humor do livro é delicioso e difícil de explicar para os que não leram.

Vale ler, mesmo quem já viu o filme, pois aqui se obtém uma visão muito mais interessante referente ao grande mistério, sem perder nada na experiência da leitura.
comentários(0)comente



Bia 19/09/2023

Não é muito de meu gosto
Como a resenha é pessoal, tudo de "negativo" que tenho a dizer vai do meu gosto e não da qualidade da obra em si. A linguagem é bem difícil de entender e tem pontos que o livro fica bem maçante, pra ser sincera. No início, se caminha pra algo bem interessante mas no meu caso eu perdi o foco devido a mudança de cenários e personagens, que ocorre três vezes no livro. No geral, para quem não tem tanto costume de ler obras sobre o espaço e não está acostumado com o gênero como eu, o livro não atinge tão altas expectativas, mesmo o final sobre o tempo e o espaço tendo sido bem interessante.
William LGZ 13/11/2023minha estante
Eu o achei muito bom principalmente pelo final e por certas passagens mas consigo te entender, por grande parte dele fiquei boiando dms sodskksdk




Aline Guedes 17/09/2023

Uma viagem e tanto ??
Que viagem pessoal, que viagem! Sinto que estou retornando agora de uma viagem por eras e lugares que jamais conhecerei.

Não costumo ler livros/roteiros, mas este valeu a pena. E olha que não assisti ao filme, quem sabe agora assisto.
comentários(0)comente



Giseleonina 08/09/2023

A experiência dos alienígenas com a gente deu muito errado
O livro não deveria se chamar 2001, mas sim 2023, pois citaram a frase do Alan Turing de que a AI só seria AI quando você não souber a diferença da resposta do ser humano e de uma máquina e o chat gpt faz eu ficar confusa com isso ?????
Skinner, ao desenvolver sua teoria do reforço positivo, não foi o pioneiro, visto que alienígenas já tinham utilizado essa técnica para forçar a evolução dos primatas. Às vezes, se deseja algo bem feito, é necessário fazê-lo por si mesmo, em vez de esperar pela boa vontade da gente.
A verdadede é: a experiência dos alienígenas com a gente deu muito errado.
comentários(0)comente



Nath @biscoito.esperto 08/09/2023

"Teriam interesse em nossa civilização apenas se provássemos a nossa capacidade de sobreviver, cruzando o espaço e, assim, nos libertando da Terra, nosso berço. Esse é o desafio que todas as raças inteligentes devem enfrentar, cedo ou tarde".

Em janeiro deste ano eu li "O fim da Infância", um livro de ficção científica simplesmente espetacular. O livro mexeu tanto comigo que na mesma semana eu decidi ler outras obras do seu autor, o Arthur C. Clarke, e foi então que comprei "2001: Uma Odisséia no Espaço".

O livro e o roteiro do filme (dirigido por Stanley Kubrik) foram escritos ao mesmo tempo. Sendo assim, em vez do filme ser uma adaptação do livro, eles são irmãos gêmeos.

No livro "2001: Uma Odisséia no Espaço" nós acompanhamos, a princípio, o início da humanidade. Os homens-macacos aprendem a enfrentar o medo e a fome ao construírem suas primeiras ferramentas, o que permitiu que eles vencessem os perigos que os ameaçavam e criassem suas comunidades.

Depois de lermos sobre os ancestrais dos humanos, pulamos no tempo direto para o ano de 2001. Lembrando que este livro e o filme foram feitos em 1968, quando o ano de 2001 estava muito distante do Clarke e do Kubrik.

Enfim, em 2001 a humanidade está conquistando o espaço e encontra um estranho monolito na Lua. Ao tentarem investigar quem pode ter criado aquele monumento, logo chegam à conclusão de que alguma forma de vida inteligente não humana foi responsável pelo objeto. Mas qual é sua utilizade? A humanidade corre perigo?

Confesso que achei a obra um pouco arrastada em alguns momentos. O início do livro, com os homens-macacos, foi super emocionante e interessante. O miolo do livro, falando sobre viagens interplanetárias, foi cheio de infodump e, na minha opinião, um pouco tedioso. O final, mesmo maravilhoso e deslumbrante, também foi muito confuso.

Não me entenda mal, eu gostei muito da leitura. Para mim, conhecer obras clássicas da ficção científica sempre é uma boa experiência. Mas gostei muito mais de "O fim da Infância" do que de "2001.".

Pretendo ler outros livros do Clarke no futuro e recomendo este livro para todos os apaixonados por ficção científica!
comentários(0)comente



Daniel 06/09/2023

Para mim a narrativa foi inicialmente arastada, mas ao desenrolar da história os elementos vão ficando mais claro, o que faz a aventura fica interessante. Dessa forma, o livro apresenta uma importante reflexão filosófica, científica e existencialista pertinente a espécie humana junto com tudo o que vem no futuro da vastidão do universo.
Francisco.Guimaraes 07/09/2023minha estante
????




844 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR