2001: A Space Odyssey

2001: A Space Odyssey Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Julia 17/11/2023

Quase larguei o livro
Foi o 1° livro de ficção científica que eu li e não entendi absolutamente nada, as descrições são muito longas e confusas, tive que me forçar a terminar de ler porque fiquei muito entediada. O livro não é ruim, acho que só sou burra demais pra entender o conceito.

Valério 09/11/2023

Diversão e aprendizado
Arthur C. Clarke não foi apenas um autor de livros de ficção científica. Foi um estudioso, um cientista , autor de diversas obras técnicas.
Inspirou a criação de um sistema de comunicação via satélites geoestacionários, por conta disso seu nome foi dado à orbita destes satélites, ele também trabalhou na cobertura de missões espaciais da Apollo 11, 12 e 15.
Atuando em astronomia, pode escrever 2001 - Uma Odisséia no espaço aplicando conhecimentos reais sobre física e astronomia.
Assim, este livro - além de divertir - ensina.
E estes são para mim dos melhores livros: aprendo e aprecio ao mesmo tempo.

A história é interessantíssima e nos incita a imaginação e reflexão sobre vida em outros planetas.

E é o que de melhor já li para nos dar uma pequena noção da vastidão absurda de nosso sistema solar e de nossa galáxia.

Amplia horizontes com conhecimento real e valioso. Sem deixar de ser uma bom livro de ficção. Brilhante!

Estevam.Moraes 08/11/2023

Excelente! Louco pra continuar a saga! Que venha 2010!

Começa lento mas desenvolve bem e o final é surpreendente, recomendo para todo fã de sci-fi e quem ama estudar astronomia.

raphazzz 04/11/2023

"Por trás de cada homem vivo hoje estão trinta fantasmas, pois essa é a proporção pela qual os mortos superam os vivos. Desde a aurora do tempo, aproximadamente cem bilhões de seres humanos já caminharam pelo planeta Terra. Ora, esse é um número interessante, pois, por uma curiosa coincidência, existem aproximadamente cem bilhões de estrelas em nosso Universo local, a Via Láctea. Então, para cada homem que já viveu, brilha uma estrela nesse Universo."

Robson40 04/11/2023

Uma Viajem na ficção
Este livro traz a visão de mundo onde já possuímos capacidades de viajar entre planetas numa exploração espacial, sendo está a mais longa desde então. A busca de vida fora do planeta assombra os pensamentos e ir em busca disso em uma nave repleta de passageiros para desbravar. Mas será que não está sozinho?!

lucaxcomx 03/11/2023

A bordo da Discovery
É notório o porquê desse livro ser tão famoso, Arthur Charles Clarke cria um completo contraste entre o começo e o decorrer do livro, somos apresentados a um ambiente arcaico que, mais adiante, é bombardeado com os três milhões de anos de evolução da espécie humana.

Este não é o melhor autor da ficção(pra mim) e tampouco autor da melhor obra, mas 2001: Uma Odisséia no Espaço se molda com uma importância muito grande, principalmente pra época que o livro foi publicado. É incrível acompanhar uma história que surpreende o leitor e ao mesmo tempo desafia sua imaginação, enquanto a Discovery se torna um objeto em órbita do desconhecido, a curiosidade é o que move todas as engrenagens. E é impossível esquecer do final, o que pra mim é o momento ápice da trajetória.

Foi uma leitura um pouco difícil, mas para todos aqueles que amam ficção e astronomia, esta história é perfeita, vale a pena cada página.

Monique @librioteca 03/11/2023

2001: Uma Odisseia no Espaço é uma obra excepcional, tanto na forma literária quanto cinematográfica. A adaptação de Stanley Kubrick é impactante, mas o livro de Arthur C. Clarke aprofunda e esclarece os mistérios que o filme, com sua beleza visual e majestade, não consegue transmitir completamente.

A complexidade da ideia central do livro: a evolução tecnológica do homem em direção à inteligência cósmica, revela-se de maneira bem mais clara nas páginas de Clarke. E a jornada do astronauta sobrevivente, atravessando o portal estelar e regressando como uma entidade pura, se torna uma viagem ainda mais fascinante... uma odisseia emocionante, onde o suspense se combina com uma precisão técnica impressionante.

No entanto, pra mim, a verdadeira magia do livro reside na expansão da imaginação. Pois entendo que ao mergulharmos nas páginas dessa obra-prima da ficção científica, somos convidados a explorar o desconhecido e contemplar conceitos surpreendentes de tempo, dimensão e existência, desafiando os limites da nossa compreensão e repensando nossa existência no vasto cosmos.

Veja o filme, mas leia o livro para uma experiência verdadeiramente enriquecedora.

soujulianax 28/10/2023

Simplesmente PERFEITO!
Iniciei a leitura com grande expectativa, até por ser a primeira obra de ficção científica desse tipo que leio e também por essa ser considerada uma das melhores por muitos avaliadores. o escritor do livro escreve muito bem e guia o leitor por uma verdadeira viagem.
no decorrer da leitura, me senti presa à narrativa o tempo inteiro. além disso, a cada página que virava era uma sensação diferente, especialmente a partir da metade do livro. chorei, sorri, fiquei tensa e muito reflexiva durante a leitura.
a história em si é extremamente atemporal para a época que foi escrita e acredito que se houvesse uma expedição como a contada nos dias atuais, seria algo muito próximo ao que é dito no livro.
por fim, recomendo a leitura para TODOS, e agora é definitivamente um dos meus livros preferidos. leiam!!
finalizando com uma citação que me deixou emocionada:
"Ninguém sabe se acontecerá amanhã... ou daqui a mil anos.
Mas, um dia, há-de acontecer."

Paojjas 25/10/2023

Inesperado é a palavra que melhor resume o desenvolvimento dos arcos desta obra. Do início ao fim as viradas são imprevisíveis e engajantes. Além do mais, a escrita é muito cinematográfica, o que permite viajar junto da Discovery.

ED73LH 25/10/2023

O que se espera de um clássico?
Talvez tudo se resuma a expectativas, estava muito ansiosa para ler, porém lendo? o livro mais monótono que já li, longas descrições de nada, a alma do livro e sua conclusão é interessante, porém não me agradou como um todo.
Leonardo.H.Lopes 20/11/2023minha estante
Esse não é um livro clássico. Também nçao sei ainda se gostei ou não dele ...

Jaque 20/10/2023

O início é épico. Sério. A forma como o desenvolvimento aconteceu foi lindo.
A evolução de toda a história foi muito interessante, e eu já quero ler o restante da série.
O final foi brilhante. Consigo entender o porquê ser tão famoso.

Ainda não assisti ao filme, mas agora eu quero!
Amei ter lido esse clássico. Não dei 5 estrelas porque eu fiquei um pouco confusa no meio ?

maltchik/ 20/10/2023

2001- Descrições entediantes e longas no espaço
Mds q livro chato, história que não anda, descrições que nunca acabam. É um dos momentos que me sinto triste por um dia ter sido alfabetizado pra perder meu tempo com leituras ruins assim. Meia estrela pelo começo do livro, que é interessante, e meia estrela pro Hal, um dos poucos personagens que se salvam . Uma pena que meu primeiro contato com esse autor n tenha sido bom, espero que as próximas experiências sejam melhores.
Obs: tinha esperança de ao menos gostar do filme, mas consegue tb ser tão ruim e arrastado quanto o livro.
Tem opiniões e gostos que realmente me surpreendem, n entendo tantas pessoas amarem e essas duas obras serem tão aclamadas.
Diego 20/10/2023minha estante
Peguei bem animado também... Achei um horror a leitura haha

Marfesi 26/10/2023minha estante
No filme, quando ficou 15 minutos naquelas pessoas fantasiadas de macacos pulando eu já desisti...kkkkk

Luanabookclub 17/10/2023

Não é preciso entender tudo, pra entender o essencial.
Arthur C. Clarke foi um estudioso da área das ciências e escritor dessa obra literária que em conjunto com o filme, marcaram uma geração.

Sobre o livro, posso dizer que fiquei muito envolvida desde o início ( apesar de algumas resenhas falando o contrário), e que gostei muito narrativa, das conexões feitas no livro e até do final polêmico que para mim foi tão visual, hipnotizante e criativo que acabei gostando muito também.

Ler esse livro e não querer pesquisar e entender mais sobre o espaço e questões científicas, é quase impossível.

Amei.