2001: A Space Odyssey

2001: A Space Odyssey Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Duda.Leto 04/01/2024

QUERIA QUE TIVESSE SIDO MAIS ENVOLVENTE
Esse foi um livro que quis ler com muitas expectativas querendo que eu gostasse muito.

Mas a leitura me pareceu lenta e cansativa, me esforcei muito para entender as descrições que o livro me entregava, mas simplesmente não conseguia acompanhar.

Esse foi meu primeiro livro de ficção científica, talvez eu precisasse ter lido algo mais fácil, lerei mais livros desse gênero, quando reler esse livro espero ter uma experiência melhor do que essa.

marcio772 30/12/2023

Uma odisseia que inspirou futuros.
Não vi o filme. Verei ainda, e prefiro assim, separar uma obra da outra, sabendo que ambas são frutos da mesma árvore. A leitura não é complicada, mas, fui me perdendo ao longo do caminho na obra. Em parte porque eu estava meio doente, e em parte porque a obra salta em certos momentos.e não conseguiu me fixar na narrativa. Terminei a obra com um gosto amargo. Não achei ruim, de longe esse livro poderia ser ruim, mas, não conquistou uma grande relevância nas minhas obras preferidas. Ainda sim, recomendo.

DominicSReynaldo 27/12/2023

Seriam os Deuses astronautas?
Dividido em 3 fases diferentes, começamos o livro com o alvorecer da humanidade e o ápice da evolução tendo a interferência cósmica. Talvez a pressão de ter sido escrita durante a Guerra fria tenha impactado o desenrolar dos temas? Talvez, mas a mostra da tecnologia (osso) como instrumento de violência e evolução, foi genial.
A Segunda e terceira parte são mais confusas, arrastadas e até chatas, mas são intrigantes, e te fazem pensar por dias sobre genesis/apocalipse cósmico.
Talvez a falta de referências gráficas na época tornaram necessário o excesso de descrições, o que tornou tudo arrastado, mas ajuda a criar o ambiente futurista e ao mesmo tempo me remete a obras francesas, onde a descrição inseria o leitor.
O final, com diversas passagens interpretativas, nos deixa com mais perguntas quer respostas e alimenta nossa imaginação por semanas

Rond 26/12/2023

Uma odisseia na ficção científica
"2001: Uma Odisseia no Espaço", de Arthur C. Clarke, é uma obra que transcende a mera fantasia de ficção científica, mergulhando em questões filosóficas sobre a humanidade e sua evolução. Apesar de não ser da minha preferência literária inicial, a genialidade de Clarke me cativou com sua narrativa e previsões tecnológicas surpreendentemente acuradas.

O livro é estruturado em três atos principais. Inicia-se com a evolução dos hominídeos, um retrato da jornada humana desde suas raízes mais primitivas. Em seguida, a trama se aprofunda no confronto entre homem e máquina, destacando-se a interação com a inteligência artificial HAL 9000, um ponto principal que me cativou na narrativa. Este embate visionário reflete não apenas o avanço tecnológico, mas também as nuances éticas e filosóficas envolvidas. Por fim, o livro nos leva a uma jornada desconhecida no espaço, explorando a expansão humana para o cosmos com um realismo impressionante.

Clarke, com sua base sólida em ciência, oferece uma narrativa que fascina ao prever avanços tecnológicos e possibilidades do espaço sideral. Sua obra, intrinsecamente ligada à corrida espacial e inovações tecnológicas da época, convida à reflexão sobre o desenvolvimento humano e a busca por inteligência extraterrestre. Apesar do ritmo lento em algumas passagens, devido às extensas descrições espaciais, a obra conseguiu manter o interesse e a curiosidade, encerrando com um convite à reflexão sobre nosso lugar no universo.

Caio.Victor 25/12/2023

Livro diferente
Legal ler mais uma obra do Arthur C. Clarke. Impressionante como um livro (e o filme) escrito nos anos 60 ainda influencia a cultura. HAL 9000 é o melhor personagem, de longe!

Flavoca 21/12/2023

Tipo de livro mind blowing
O título do livro faz jus à história! É uma odisseia. Acredito que tenha sido a primeira vez que tenha lido um livro que foi escrito em conjunto com o roteiro do filme.

Não me lembro muito do filme, só lembro que achei beeeem parado. Gostei infinitamente mais do livro porque conseguimos entender o propósito das coisas e o porquê delas estarem acontecendo.

Fora a discussão bem atual sobre inteligência artificial. Recomendo demais a leitura!

Andrey 12/12/2023

Mais um clássico que li este ano, de tanto escutar spoilers de outra pessoas e lugares, imaginei que não seria uma leitura legal, mas é um ótimo livro

Laurita Blasius 10/12/2023

Não tenho o costume de ler muitos livros de ficção científica, mas este foi um que me prendeu muito! A cada página que lia a minha curiosidade só aumentava.

Lucas.Domingos 10/12/2023

Me perdi e achei
Me perdi algumas vezes na leitura, mas me achei w me perdi de novo. Acredito que para o entendimento da história, você tem que estar com a mente bem aberta e imersiva no mundo que é apresentado. Recomendo a leitura.

Erik_H 10/12/2023

2001, um livro intrigante
2001 é com certeza um dos livros mais diferentes que eu já li. Sem dúvidas tem uma abordagem única ao contar uma história que muda abruptamente de contexto nas transições de alguns capítulos.
O livro aborda um objeto paralelepípedo preto que dá origem à humanidade(de origem que ninguém sabe e que ainda é algo em aberto), e o rumo que ela toma.
É uma obra muito atual até os dias de hoje, que também aborda o conceito da inteligência artificial e como ela pode se tornar consciente e perigosa conforme o avanço da tecnologia.
Recomendo praqueles que gostam de uma boa história de ficção científica e querem refletir no livro mesmo depois de ler.

Lucas Mart1m 08/12/2023

Grande odisseia
Um livro muito bom, o estilo do autor é bem marcante comparado com o "fim da infância", outro livro dele, tem várias similaridades como: a aparência de ser vários "contos" ao redor da trama centrale assim formando a história, além disso, não enrola com os acontecimentos e nem da muita relevância aos seus personagens, demonstra um apreço pelo potencial humano e terminando com feitos superando o natural (" uma teoria louca mas não louca o suficiente para ser verdade")

Da para perceber como esse livro, que veio de um colaboração entre o autor e Kubrick, tem motivo para ser tão influente na cultura pop e reverberar até hoje (David Bowie, fantástica fábrica de chocolate, interestelar e até Barbie).

Sempre interessante como ideias formadas em ficção científica podem ser aproveitadas em muitos anos depois e quem sabe até trazendo para realidade

Rodrigo.Souza 01/12/2023

Majestoso
Fazia um certo tempo q eu não lia nenhum clássico, por essa razão tava com medo de não conseguir entender muito bem a história - ainda mais se tratando de uma ficção científica
- mas felizmente esse livro foi muito fácil de ler e muito gostoso.
as duas primeiras partes trás uma grande curiosidade sobre "aonde isso vai dar?" , graças a isso as paginas passavam muito rápido.
apenas quando chegou na última parte que fui perdendo o ritmo e as vezes até a vontade de ler (eu lá quero ficar sabendo de rotina de astronauta??), porém foi um período muito curto e logo depois os surtos começaram e não dava mais pra largar essa obra.
adorei o final, mesmo achando algumas partes difíceis de imaginar, já quero assistir o filme e quem sabe ler as continuações hihihi.

Quesia.Marco 21/11/2023

Uma verdadeira ficção científica
O livro é dividido em seis seções, com vários capítulos cada, que se interligam ao longo da jornada. Começando com a evolução da espécie humana, guiada por um misterioso monólito, seguida da exploração espacial, viagens até a lua e até Saturno.

O livro é bem envolvente, e conforme os acontecimentos vão aparecendo, o leitor consegue interliga-los e conseguir respostas sobre os questionamentos. Uma leitura típica de ficção científica.