As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Josi 08/01/2024

Esse é um estudo sociológico bastante completo, que analisa e expõe as bases e alicerces que explicam o subdesenvolvimento da América Latina desde suas origens.

O autor realiza um minucioso e abrangente levantamento histórico, que vai desde o "descobrimento" do continente, passando pela escravidão, o extermínio de povos indígenas e a exploração exacerbada das terras férteis, até as movimentações políticas da década de 1970, época de seu lançamento.

Carregado de críticas ao imperialismo, o livro traz uma perspectiva bastante dura sobre o jogo de poder e as manipulações políticas usados pelas nações ditas de primeiro mundo para manter o controle sobre a região. Nesse sentido, são mencionados, por exemplo, a origem das dívidas externas e o apoio e incentivo desses países aos sucessivos golpes de estado, tão comuns nessa parte do globo no século XX.

As intrigas e conspirações relatadas no livro são realmente dignas de ficção, chega a ser chocante imaginar que estamos falando de situações reais, mas ajudam a entender as raízes das desigualdades sociais e a conveniência para os países ricos que elas sejam perpetuadas.

O autor não esconde sua posição política e suas opiniões pessoais, e isso se reflete no teor do texto, que pode parecer um tanto tendencioso em alguns momentos, mas ao final de cada capítulo são apresentadas as diversas fontes e documentos consultados e que corroboram os fatos relatados no livro. Assim, por mais que se discorde da forma ou do direcionamento ideológico do texto, há que se reconhecer a fundamentação de todo o trabalho de pesquisa do autor.

Lançado originalmente em 1971, alguns tópicos abordados permanecem bastante atuais. Nesta edição, ao final do livro, ainda temos um complemento em que o autor revisita e atualiza os acontecimentos que se passaram na região decorridos sete anos desde o lançamento da obra.

Recomendo a leitura para quem gosta de livros de não-ficção e tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a história da região.

Pat 06/01/2024

Veias abertas
É um livro importante e necessário. Mas muito difícil de terminar. Só consegui porque não gosto de abandonar a leitura na metade. Chega um ponto em que fica muito repetitivo. Claro que isso tem muito a ver com a história do nosso continente, mas penso que poderia ter sido diferente em vários pontos. De qualquer forma, vale a leitura.

Livia.marrache 05/01/2024

Achei bem legal a leitura, principalmente quando a narrativa se entrelaça com a do Darcy Ribeiro. Top 10 livros pra ser pica em discussões (não vou discutir nd). Recomendo se vc curtir história

Ana 31/12/2023

O livro de 1971 aborda o processo de colonização, exploração e opressão qual os países latinos americanos foram subjugados, desde a invasão dos europeus e que se mantém na atualidade pelo imperialismo norte americano.
Rodrigo 31/12/2023minha estante
O próprio Eduardo já meio que se arrepende deste livro. Depois pesquise pela entrevista. Não estou comentando pra cortar seu barato, mas por presumir que você busca a verdade e não conforto cognitivo.

Mey Linhares 25/03/2024minha estante
Na verdade, o que Galeano disse foi "Eu não seria capaz de ler o livro de novo. Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é pesadíssima. Meu físico [atual] não aguentaria. Eu cairia desmaiado? Também disse: "Não estou arrependido de tê-lo escrito, mas foi uma etapa que, para mim, está superada.? Ou seja, o contrário do comentário do amigo aqui. Isso porque ele era um jovem de 18 anos que não tinha o preparo para escrever a respeito do tema. E como curiosidade, ele elogiou o Pepe Mujica, presidente do Uruguai na época, dizendo que "todos o querem".

Carol.Ramos 27/12/2023

Á todos os latino americanos
Esse livro é necessário para todos que nasceram na América Latina. Com uma leitura fácil, que mistura relatos reais dos cidadãos do nosso continente com dados e estudo científico, As veias abertas da América Latina nos oferece um resumo sobre como chegamos na miséria do nosso continente graças a exploração que sofremos desde a época da colonização até os dias de hoje. Além disso, o livro ainda oferece a nós brasileiros um aprendizado sobre nossos vizinhos, suas histórias, dores, conquistas e o quanto somos parecidos.
Acho que não tenho nem palavras para descrever o quanto amei esta obra, recomendo a toda e qualquer pessoa latino americana para que possamos entender quem são os causadores das nossas mazelas, quem lucra com elas e quem as mantém, para que possamos perder aquela velha síndrome de vira lata que nos faz adorar nações que nos matem como escravos de seus próprios interesses.

Eliette 23/12/2023

As veias abertas da América Latina
Conteúdo denso, porém importante para entender o "fracasso" da América Latina.
Acabou com meu desempenho/ritmo de leitura...
Encontrou muito trabalho por aqui!

Faluz 18/12/2023

As veias abertas da América Latina - Eduardo Galeano
Livro de 1978, época da ditadura. Escrito por um jornalista, escrita ágil e elétrica, li na juventude e me encantei com suas palavras. Hoje na maturidade o livro ainda me eletriza como tentamos fazer tanto e as coisas demoram a se mover.
Esperança é o nome da nossa luta.

rafa! 14/12/2023

Galeano soube abordar muito bem o colonialismo e o imperialismo na América Latina e, até os dias de hoje, infelizmente, é um livro muito recente. Foi uma boa leitura, apesar de um pouco maçante por vezes. Abriu minha mente para uma nova óptica em certos assuntos e também trouxe conhecimentos que não me eram óbvios. Recomendo demais.

NETO 07/12/2023

História do capitalismo começa nas colônias sul-americanas
Só posso comentar uma coisa: LEIA ESSE LIVRO! ELe deveria fazer parte do curriculum das escolas de toda a América Latina.

ffmendes 05/12/2023

Um bilhete para o futuro
Nossa história é triste. Banhada de sangue, salteada no roubo e temperada com requintes de crueldade. Porém conhecer essa história tão triste é mais que necessário.

O livro são sucessivos "tapas" que Eduardo Galeano nos dá na tentativa de finalmente nos acordar. Quem sabe assim a gente finalmente entenda e valorize essa terra tão maltratada, porém rica e mui cobiçada.

"Conhecer o que somos para saber o que podemos ser. (...) Averiguar de onde viemos para melhor desvendar para onde vamos."

Manuela120 11/11/2023

"Nunca seremos felizes", profetizara Simón Bolívar
"Os despojados, os humilhados, os amaldiçoados, eles sim têm em suas mãos a tarefa. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens."
Eduardo Galeano em As Veias Abertas da América Latina

Alana_Gomes 20/10/2023

Fundamental pra entender a história da América Latina
Se você se pergunta as vezes o motivo pelos quais os países da América Latina são o que são, o porquê de tanta pobreza e desigualdade, a razão por trás de toda a instabilidade política, as suas respostas estão nesse livro.
É impressionante o tanto de informação que o autor consegue transmitir por meio de uma linguagem acessível e fluída. Galeano inicia seu relato no período dos "descobrimentos" das Américas e percorre toda nossa história até o momento em que escreveu seu livro, fins de 1970.
Se você quer conhecer mais acerca da história da América Latina essa é uma ótima pedida.

Pedro3177 20/10/2023

Hoje no mundo, não faltam resenhas e análises sobre "As Veias Abertas da América Latina", pois é um clássico e ao ler está bomba escrita por Eduardo Galeano, exilado em Montevidéu em 1970, se entende o porquê do tamanho prestígio do livro. Galeano constrói uma linha temporal esclarecedora e assombrosa sobre o nosso continente, narrando de maneira tão científica que chega a parecer um sociólogo, um economista ou um historiador por formação, contando uma história prolixa de espoliação contínua, mudando apenas os senhores que roubam desta terra com o passar dos anos. As Veias Abertas da América Latina deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas!

Mau 20/10/2023

Um verdadeiro clássico para entendermos como o colonialismo explorou as nossas riquezas e como o imperialismo tem afetado o processo de formação econômico e político dos países latino-americanos. ?Aqueles que ganharam só puderam ganhar porque perdemos [?] Nossa derrota sempre esteve implícita na vitória dos outros. Nossa riqueza sempre gerou nossa pobreza por nutrir a prosperidade alheia: os impérios e seus agentes nativos?.