As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Thiago 01/06/2020

Livro obrigatório, para todos latinos americanos. Entender o que nos tornamos e porquê?

Eduardo 15/07/2023

Leitura obrigatória para todos latino-americanos
As Veias é um livro quase biográfico. Narra e descreve o "desenvolvimento" da América Latina, detalha como as fagulhas de esperança e unidade foram estranguladas pelo imperialismo europeu e norte-americano desde o princípio de sua história mundial.

Com linguagem acessível, a leitura torna-se muito mais revoltante, aproximando o leitor que à todo custo era distanciado dos fatos apresentados pelo livro.

"[...] a primeira condição para mudar a realidade é conhecê-la."

Antônio 20/10/2020

A necessidade de reler As Veias Abertas da América Latina me veio no ano passado depois de inúmeras intervenções estadunidenses nos países latinoamericanos: o preocupante incentivo à "Iniciativa América Cresce", as intervenções militantes e econômicas na Venezuela durante todo o ano de 2019, o estreitamento das relações geopolíticas entre Brasil e EUA, dentre tantos outros exemplos que escancararam o interesse de Trump nos países daqui.

O livro terminou de ser escrito por Eduardo Galeano nos últimos dias de 1970. Eu o li pela primeira vez em 2015 e hoje, em 2020, a obra continua extremamente atual, como uma das grandes referências anticapitalistas dos nossos tempos. A razão disso se evidencia logo no início do livro quando o autor fala que "a história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo o que foi, e contra o que foi, anuncia o que será".

Recontando a história de exploração, colonização e genocídio dos nossos povos originais e das nossas terras, o livro perpassa pela febre do ouro e da prata, pelos castelos de açúcar, o investimento norte-americano nas empresas de extração do petróleo até chegar na industrialização e no crescente número de bancos estrangeiros em solo latinoamericano. Quando Eduardo Galeano escreveu o livro, a maioria dos países latinoamericanos eram atravessados por ditaduras financiadas pelos Estados Unidos.

O livro nos remonta ao passo a passo que levou ao subdesenvolvimento das nossas terras. Desenvolvimento que "não é uma etapa do desenvolvimento. É a sua consequência. O subdesenvolvimento da América Latina provém do desenvolvimento alheio e continua alimentando-o".

Lenicio 10/03/2023

Atual e perturbador
O livro parece que foi publicado ontem.
Como não lembrar do massacre dos Yanomamis, do lamaçal das mineradoras, das queimadas na Amazônia?
As veias abertas continuam expostas como nunca.
A brutalidade dos exploradores, antes por golpes de facão nas roças coloniais, agora é exercida à distância, nas telas das grandes salas envidraçadas.
Mas o saldo é o mesmo para os latinos: indigência, analfabetismo, desemprego, desamparo.

Bianca1771 27/05/2021

Que livro necessário, mas nem por isso menos doloroso e revoltante de ler.
A gente aprende pouco e de maneira muito parcial sobre a nossa própria história na escola.
Galeano fez aqui um trabalho incrível de tirar a venda e escancarar as feridas da América Latina.

"A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens."

MIRANDA 06/05/2022

... a verdade da colonização , exploração e massacre sanguinolento desses invasores nas terras sul americanas ...
palavra para o livro : Ganancia

thami 01/07/2022

a triste e forte história da américa latina
"Há muita podridão para lançar ao mar no caminho da reconstrução da América Latina. Os despojados, os humilhados, os amaldiçoados, eles sim têm em suas mãos a tarefa. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar todos seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, nas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consequências dos homens."

livro perfeito e por incrível que pareça, desde a década de 70, quando o galeano o escreveu, nada mudou.

Italo 04/08/2021

Deixou o capitalismo peladinho
Esse livro é magnífico e atemporal! Eduardo Galeano, com uma linguagem bastante acessível e sem ser superficial, desmascara completamente o sistema capitalista desde os seus primórdios até os dias de hoje (mesmo o livro sendo de 1970, afinal de contas, essas veias nunca pararam, ou pararão, de sangrar)

Alexandra.Tavares 21/10/2020

Necessário!
Excelente livro e com certeza deveria ser leitura obrigatória em algum momento da vida. Esclarece muito sobre nossa história e porque a miséria é tão presente nos países dessa região desde o nascimento destes.
Thiagookling 23/11/2020minha estante
Esse momento já deveria ser no ensino médio né?

Alexandra.Tavares 23/11/2020minha estante
Com certeza!

Victor 27/11/2020minha estante
Eu li na sexta série, hora de ler de novo.

Karol 05/07/2022

Orgulho da minha América Latina
Eu queria agradecer a vida pela oportunidade de ter lido este livro. Eu me senti extremamente conectada com as minhas raízes e orgulhosa do meu sangue latino. A América Latina é fruto de muita exploração e consequentemente o seu povo acaba sendo sofrido. Acho que reconhecer isso e tentar mudar cada dia mais o sistema capitalista e exploratório que nós vivemos para mudar nossa realidade é essencial. É isto.

Lumm 13/09/2022

é tarefa de todos os latinos lutar contra o imperialismo
Galeano é simplesmente genial, ele descreve a espoliação contínua dos países da América Latina de forma maestral, nos convidando a refletir sobre o - dito - sucesso do sistema capitalista, porque, ele funcionou, para quem o interessa, para o norte global e para a burguesia, que não se importam em destruir florestas e povos inteiros quando se trata do lucro e da exploração de tudo o que se pode ver.
Por mim todo o continente já explorado pelo monstro das experiências coloniais e imperialistas merecem um livro como este, adoraria ver um "As veias abertas da Ásia", um "As veias abertas da África".
Livro extremamente necessário.

"Não pode existir movimento revolucionário, sem teoria revolucionária."

- Lenin

NETO 07/12/2023

História do capitalismo começa nas colônias sul-americanas
Só posso comentar uma coisa: LEIA ESSE LIVRO! ELe deveria fazer parte do curriculum das escolas de toda a América Latina.

gab 09/08/2022

Completamente necessário. Apesar de ser massante em alguns momentos, o livro não falhou em me relembrar o quanto eu odeio os Estados Unidos e a Europa. Incrível!!

regifreitas 14/02/2021

AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA (Las venas abiertas de America Latina, 1971), de Eduardo Galeano; prefácio Isabel Allende; tradução Galeno de Freitas.

"[...] o subdesenvolvimento latino-americano é uma consequência do desenvolvimento alheio, que nós, latino-americanos, somos pobres porque é rico o solo que pisamos e que os lugares privilegiados pela natureza têm sido malditos pela história" (p.287).

Essa passagem do clássico de Eduardo Galeano praticamente resume esta obra. Nela, o escritor e jornalista uruguaio busca resgatar a história da América Latina a partir da visão dos colonizados, o impacto que a chegada dos europeus acabou provocando nas civilizações que aqui viviam - muitas delas com um nível de desenvolvimento surpreendente -, mas que foram sendo paulatinamente subjugadas e dizimadas pela ambição do colonizador.

Os latino-americanos tiveram a “má sorte” de possuírem um solo riquíssimo, cuja exploração, em todas as suas formas imagináveis, levou-o até quase à exaustão. Primeiro a prata, depois o ouro, posteriormente o açúcar e outros produtos agrícolas, culminando com a dilapidação do subsolo, são retratados na primeira parte do livro. Na segunda, o autor se debruça sobre a espoliação contemporânea, advinda da estrutura perversa do capitalismo, que empobrece cada vez mais os mais pobres, enquanto enriquece ainda mais os mais ricos, gerando uma das regiões com maior desigualdade social do globo.

Lido a primeira vez há exatos vinte anos, a obra se manteve relevante, muito embora tenha ficado desatualizada em muitos pontos. Desde o início dos anos 1970, quando da sua primeira publicação, o mundo e as relações políticas e econômicas entre os países mudaram bastante. Muito embora os povos da América Latina continuem pobres e explorados.

Apesar dessa defasagem, é um trabalho essencial!

Primeira leitura: concluída em 8/2/2001.
Releitura: concluída em 8/2/2021.

lusi.com 29/05/2021

As veias abertas da América Latina
?A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país.? Aguardo ansiosamente por esse dia, Galeano.