Livro das Sombras

Livro das Sombras Cate Tiernan

Resenhas - LIVRO DAS SOMBRAS

1 | 2 | 3 | 4

Só + um capítulo 25/05/2019

Se tivesse que descrever o livro em uma única palavra diria surpreendente, vou explicar o porquê desta palavra, até antes estava em ressaca literária então comecei a procurar novas leituras, e nada me chamava atenção, logo achei esse, pensando ‘’ah um livro bem ligh para sair da ressaca’’. Iludida eu fui, com o enredo da história, a autora entrou em uma cultura pouco falada, mas que é incrível a; Wicca.
🖤Pude perceber ao longo do livro o amadurecimento da Morgana, deixando seu instinto predominar e parar de se importar tanto com a opinião dos outros, mesmo sendo muito insegura com seu físico. Outro ponto positivo da autora é como ela juntou diferentes ‘’grupinhos’’ da escola em um coven, saindo do clichê de sempre. Sem falar que Cate me instigou a procurar mais informações da cultura Wicca. Se você tem a mente aberta, você vai adorar esta religião.
🖤Um ponto onde senti falta de mais informações foi de Cal, pois esperava ao longo da história tivesse capítulos dele narrando, devido parecer que ele tem um objetivo obscuro por trás da criação do seu coven, como também conhecer melhor sua real essência, isso não ficou muito claro ao meu ponto de vista, entretanto este livro tem continuação, talvez no próximo possamos descobrir.

site: https://www.instagram.com/p/BuMGgw4AP59/

Andréia 11/07/2018

Resenha Livro das Sombras - www.starbooks.com.br
Livro das Sombras é narrado em 1ª pessoa pela Morgana, uma jovem de 16 anos que tem uma vida pacata e sem grandes descobertas, uma típica adolescente cheia de inseguranças, ela está feliz por finalmente não ser mais caloura no seu colégio, bem como por, apesar dela e da amiga linda e maravilhosa, Bree, pertencerem a grupinhos diferentes, elas ainda terem uma amizade sólida, uma pena que ela demorará a perceber o quão egocêntrica e dissimulada sua suposta melhor amiga é.

Mas a vida toda de Morgana é abalada quando um certo aluno novo, Cal Blaire, passa a frequentar seu colégio e a se tornar popular de forma meteórica, unindo alguns dos integrantes das diversas ‘‘panelinhas’’ do colégio em um grupo singular com objetivos também singulares, e o mais estranho: Morgana não consegue parar de pensar nele, e tudo só piora quando a sua amiga Bree diz estar apaixonada por Cal, personagem esse que como leitores conhecemos pouquíssimo e não consegui ter empatia por Cal por causa disso.

‘‘Daqui a alguns anos, olharei para trás e me lembrarei deste dia como o dia em que o conheci. Olharei para trás e me lembrarei do exato momento em que ele começou a fazer parte da minha vida. Vou me lembrar disso para sempre.’’

Cal é novo na cidade e tem o objetivo de formar um coven com jovens estudantes de Wicca, o que não é tarefa difícil se considerar o seu enorme carisma. Só que para Morgana a Wicca se torna muito mais do que apenas algo para passar o tempo e ou para aproximá-la de Cal e Bree, ela sente uma conexão inegável e o fato de ela ter ficado muito sensitiva após o primeiro círculo só a deixa mais intrigada e Morgana não permitirá que nada nem ninguém a impeça de descobrir o que está acontecendo com ela e o motivo de ter determinadas reações quando iniciam um círculo.

‘‘Outubro. Abandonei meu antigo diário. Esta é a primeira coisa que escrevo no meu Livro das Sombras. Não sei se estou fazendo isso direito. Nunca vi outro livro desses. Mas queria documentar meu despertar para a vida, este outono, este ano, Estou despertando como bruxa, e esta é a coisa mais alegre e mais assustadora que já fiz.’’

Livro das Sombras é um livro de introdução da série Coven composta por 15 livros da mesma autora da série Amada Imortal, Cate Tiernan, que é uma das minhas favoritas, então assim que soube do lançamento desse livro já fiquei ansiosa e sabia que era uma das minhas próximas leituras e não me arrependi! Só que esse livro é bem introdutório mesmo; a protagonista está numa fase de auto descoberta e acompanhamos todas as suas mudanças e descobertas com relação ao mundo Wicca e tem quase nada de romance e ação, quase certeza que a autora reservou tudo para os próximos livros (*-*).

Livro das Sombras tem uma narrativa leve que te mantem vidrado até o final, a leitura ocorre de forma rápida por ter uma escrita bem fluida e a diagramação ficou ótima. Fãs de livros com temáticas sobrenaturais e de bruxas com certeza irão curtir a leitura, fica a dica também para àqueles que gostaram das séries Hex Hall e Acampamento Shadow Falls.

Para aqueles que leram a série Amada Imortal, eu apreciei mais a leitura de Amada Imortal do que a de Livro das Sombras, mas acho essa uma leitura super válida, pois (posso estar errada) mas esse livro tem, ao menos aparentemente, a mesma temática que Cate nos apresentou em Amada Imortal, só que se antes ela não dera um nome ao ritual praticado (isso até o segundo livro, já que não li o volume final da trilogia, ainda) nesse livro ela narra tudo e dá explicações. Em Livro das Sombras os círculos também estão presentes, bem como as áureas e suas cores (quem lembra disso?) ou seja, mesmo sendo séries independentes, uma complementa a outra com relação a cultura e mundo desenvolvido, exemplo, nesse livro há explicação do motivo de magicka ser escrito dessa forma. (Espero não ter ficado confuso.)

site: http://www.starbooks.com.br

Nasa 18/03/2018

Série Coven- Vol.1, O Livro das Sombras - #Cate Tiernan -#1 - L.Fevereiro
Quando vi o nome do livro me interessei de imediato, mas ao ler o nome da autora sabia que gostaria, nada mais, nada menos que Cate, autora ficou da trilogia “Amada imortal”. Também sobre magia, no entanto, com uma pegada diferente desse livro.
Ela criou uma excelente história só que curtíssima para meu gosto, quando terminou eu acreditei que havia algo errado. Quis mais. Aff!
A história é simples, uma jovem do ensino médio descobrindo a Wicca, contudo tem uma profundidade surpreendente.
"As noites de lua cheia ou de lua nova são especialmente poderosas para praticar a magicka".
Outra coisa interessante ao longo do livro são as frases que a Cate escolheu, elas meio que completam a narrativa.

O nome deixou claro que essa jovem tem um passado, mesmo que ela não suspeite dele, Morgana é uma garota sem muitos atrativos, frequenta o ensino médio, tem uns poucos e bons amigos, é uma boa filha cumpridora de seus deveres. Mas as vezes se sente um pouco deslocada no seu núcleo familiar. Tem uma melhor amiga a Bree, ela é como um raio de sol e atrai tudo e a todos. Resumindo? Popular. A amizade delas é antiga e praticamente estão crescendo juntas.
Tudo ia bem nesse universo disfuncional, descompensado quando Cal chega a cidade e eventualmente a escola. Ele foi transferido de Widow’s Vale. É bonito, alto, enigmático. Ele faz as meninas suspirarem quando passa pelos corredores da escola.
Cal é um cara peculiar, não importa o grupo da escola que frequente ele se dá bem. Porque de imediato você pensa, ele vai ficar no grupo dos populares. Nada disso, ele se dá bem com nerds, greeks, maconheiros, populares, a turma do esporte. Ele é um camaleão. Não pertence a nenhum grupo e ao mesmo tempo a todos eles.
Ele é descolado e quando começa a falar ninguém fica entediado. As coisas começam a acontecer quando ele convida algumas pessoas para uma festa. Não uma festa comum. Uma festa diferente, nos limites da cidade, ao ar livre, com fogueira, bosque em volta deles, comidas, bebidas e magia.

Morgana e Cal cruzaram os olhos e correu uma corrente elétrica entre eles. Ele veio para mudar tudo, inconscientemente ela sabia. Um ponto que não gostei, ela caiu apaixonada por ele nas primeiras páginas. Claro, vou dar um desconto, é uma adolescente. Mas achei muito rápido.
Vamos a festa, Cal explicou que estava celebrando um data importante para a sua “religião” a Wicca. Claro, houve quem risse dele, que reagiu com preconceito. Normal, as pessoas têm uma ideia de que a Wicca não é uma religião.
O que os inocentes desconhecem é que a Wicca é uma religião das mais antigas do mundo e que muitas das suas festas foram incorporadas as celebrações da igreja católica. Eu explico. A fé cristã tinha de conseguir adeptos, e se mesclou a fé dos novos fieis, e incorporou muitos aspectos delas para ser aceita. Afinal, nem sempre a fé cristã foi aceita no mundo, lembrem dos circos romanos, onde os leões faziam a festa comendo os cristãos.
O convite foi feito e somente 10 pessoas ficaram das que foram convidadas, bem a vida delas vai mudar de um modo ou de outro.
O apelo para Morgana foi forte e ela ficou. O livro é inofensivo e não vai ensinar você a se tornar bruxo ou bruxa, mas vai te dar um sutil gostinho do que essa religião tem de bom.
Cal desenhou um círculo e eles se uniriam dentro desse círculo, em volta da fogueira, para agradecer ao Deus e à Deusa pela colheita. Cantaram e baniram o que não queriam mais em suas vidas. Cada um disse o que queria banir. É um momento de sinceridade e foi muito legal, Morgana é uma personagem que age por instinto, eles a guiam e ela baniu as limitações. As que ela sente, mas não vê, ou não quer ver. Foi um passo enorme. O que ela não esperava é que a Magicka a tomasse, ela desmaiou e acordou diferente.

"Ser um bruxo não é questão de escolha. Ou você é ou não é. Está no sangue".
Cal propõem que eles criem um Coven e a história vai evoluindo, e sempre que Morgana participa ela sente algo novo. A magia a toma e ela sente seu poder fisicamente e vai ficando cada vez mais sensível.
A loja de produtos mágicos, adoro, ela passou a frequentar uma e comprou vários livros para entender o que mudou. Ao contrário de Bree, que quer apenas conquistar Cal, Morgana quer ser bruxa e nunca esteve tão certa disso. O conflito de interesse ai é letal, pois Cal sente a magia em Morgana e dispensa a ela muita atenção. Ela fica dividida e esconde seus sentimentos por Cal em favor da amiga. Foi bom ela focou na Wicca e descobriu algo incrível sobre si mesma. Ela esta renascendo.
A história é boa, só curta, espero que no próximo livro a Cate escreva mais um pouco e nos brinde com sua escrita e histórias. Não quero falar mais nada sobre o livro para não dar spoiler. O que posso dizer, Morgana vai descobrir muita coisa, vai entrar em choque com a mãe e se questionar muito sobre a religião que segue, a que seus pais lhe deram e vai descobrir que tem poderes incríveis. Minha nota? Quatro beijos mordidos!

site: http://www.nazarethfonseca.com.br/2018/03/17/serie-coven-vol-1-livro-das-sombras-cate-tiernan-1-l-fevereiro/

Lu 22/08/2017

"Livro das Sombras" vai nos contar a história de Morgana, uma adolescente pra lá de comum que, com a chegada de um aluno novo, se vê envolta pela magia. A vida de Morgana e Bree, sua melhor amiga linda e popular, começa a mudar com a chegada de um novo aluno misterioso. Acontece que Cal, o novo aluno, começa a convidar algumas pessoas para o seu Coven, incluindo Bree e Morgana. Agora, em meio a magia e amor, a vida das duas está para mudar e ter muitos segredos revelados.

Não é segredo para ninguém e eu vivo dizendo isso aqui no blog que eu adoro livros com adolescentes em idade escolar ou começando a faculdade e "Livro das Sombras" tem todos esses elementos PLUS Wicca.

Eu não esperava nada do livro, o achei sem querer por ai e quando livros caem assim na minha mão, eu não os deixo para lá, eu sempre os leio para ver o que vão me trazer. "Livro das Sombras" não me trouxe nada de especial, é um livro sobre adolescentes e como eles lidam com suas amizades e amores, mas existe uma complicação ai no meio que é a descoberta, por alguns deles, do lindo (ou nem tão lindo assim) mundo Wicca.

"Eu me sentia um pouco como Alice, prestes a entrar na toca do coelho, ciente de que o simples fato de entrar naquela loja de algum modo me levaria a uma jornada cujo fim eu não poderia prever."

Morgana é uma personagem que começou me interessando. Ela é daquelas adolescentes que não chamam atenção em nada. Não é feia, nem bonita, nem magra, nem gorda, nem interessante ou desinteressante, ela é apenas normal com uma amiga que é bonita e sempre consegue tudo o que quer. A amizade delas está indo muito bem, obrigada, até que Cal aparece. Um novo aluno vindo não sei de onde que prende olhares por onde passa e ainda se intitula bruxo. É ai que Morgana e Bree começam a se interessar por Wicca e Cal, ao mesmo tempo.

No começo de toda essa maluquice, eu queria entrar na história e chacoalhar Morgana até ela cair na real de que essa coisa de Wicca era a maior roubada, mas eu não podia, ela nem iria me ouvir, estava cega tanto por Cal quanto por sua curiosidade obstinada por Wicca.

A escrita da autora é tão simples que a leitura flui rápida e mal vemos o livro passar. Alguns momentos pareceram totalmente dispensáveis para mim, outros foram bem explorados pela autora. Já quanto aos personagens, sinto que além de Morgana, os outros ainda não foram bem explorados até agora, pode ser que isso venha a mudar no segundo livro, mas por enquanto nenhum deles foi muito explorado.

"Por que Cal havia entrado na minha vida? Eu não podia deixar de me perguntar isso. Era como se ele estivesse ali por um motico específico. Eu esperava que não fosse algum tipo de carma cruel."

Não podemos esquecer parabenizar autora que deve ter feito muita pesquisa antes ou enquanto escrevia este livro, pois os detalhes que ela conta sobre Wicca parecem bem precisos, alguns já vimos na TV, outros não sabemos se é mesmo pesquisa ou ficção, mas parecem muito reais e bem pesquisados.

O livro termina de uma forma que me deixou curiosa, então vou encarar "O Círculo" e aguardar um aprofundamento maior em bruxas e Covens por parte da autora ou uma grande e inesperada reviravolta entre Morgana, Cal e Bree.

A Série Coven conta com 15 livros, mas apenas dois sofram publicados no Brasil.

(resenha postada originalmente em 02/12/2016)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/12/livro-das-sombras-cate-tiernan.html

Kelly Cristina Licare 03/04/2017

A Lei do Retorno Existe
Morgana Rowlands sempre foi uma boa aluna, nunca se achou bonita ou interessante, na verdade sempre viveu a sombra de sua melhor amiga Bree, e era feliz com isso, afinal tinha seu pequeno grupo de amigos, pais amorosos uma irmã mais nova que adorava e planos muitos planos para o futuro.

Sua vida muda quando um novo aluno chega a escola, seu nome é Cal e de cara ele já conquista toda escola com sua beleza e seu jeito único de se adaptar a todas as tribos.

De cara Cal já mostra a que veio, ele se diz seguidor da Wicca e quer montar um coven, alguns colegas abraçam a ideia outros não. Dentre estes novos seguidores está Morgana e Bree. Com o passar das semanas Morgana percebe que tem algum sentimento por Cal e também que depois que começou a praticar Wicca algo nela está diferente. Bree por sua vez não tem um real interesse na Wicca, más está completamente fissuda por Cal.

Com o tempo Bree percebe que Cal não esta louco por ela como todos os demais garotos e isso irrita Bree e faz com sua amizade de longa data com Morgana balance, ate´porque Cal já se declarou a Morgana e estão namorando. A questão é, Cal é quem ele dizer ser? Ele realmente está com Morgana pelo sentimento ou é pelo fato dela ser ... diferente?

E o que dizer dos seus pais? Só o fato de verem livros sobre Wicca em poder de Morgana deixou sua mãe completamente histerica! Quais segredos estão escondidos?

O livro é bem legal, eu gostei porque fala de forma clara e séria sobre a Wicca, e apesar de ser representado em um ambiente jovem, os personagens adolescentes são coerentes e maduros.

O mistério não é a pegada forte do livro acho que na verdade o que domina o livro é os ensinamentos sobre a Wicca e as consequências de que tudo que fazemos tem retorno, então.... pense bem.

Outro fator que contribui muito para o livro é o passado de Morgana ou melhor seus antepassados, a estoria de suas vidas é repleta de lutas e magia e isso torna tudo muito interessante.

Cavalcante 01/09/2016

o livro das sombras
A leitura é simples e fluida é possível aprender muito sobre a wicca, (isso foi o que mais me interessou) inclusive comecei a pesquisar sobre já que o livro deu tantas informações e sou muito curiosa não teve como resistir. A história é bem desenvolvida, suave e tem seus pontos de êxtase. no inicio é meio "hm legal" mas com o tempo vai melhorando e te deixando curioso. É aquele tipico livro que deixa aquele gostinho de quero mais cheio de surpresas. um dos meus favoritos. RECOMENDO MUITO!!!

Josy de Paulo 28/07/2016

A história até que poderia ser boa, mas ficou ruim e cheio de diálogo inútil e sem noção.

Nanda 08/04/2016

Eu sempre gostei de livros sobre bruxas e sobre o assunto de Wicca. Por esses motivos solicitei Livro das Sombras imaginando que seria uma boa leitura, mas me enganei. Não havia tido contato com a escrita da autora, mas a primeira impressão não foi boa.

O ritmo da narrativa é muito rápido, o que fez com que algumas coisas passassem batidas. Além disso, o desenvolvimento do enredo foi mais do mesmo, muitas vezes me vi pensando que já havia lido algo parecido antes. Acredito que poderia ter existido um aprofundamento na história da Wicca, o passado de Cal e a escolha dele pelas pessoas que ingressariam no seu coven. Pelo contrário, nada disso foi explorado o que me deixou extremamente decepcionada.

Toda a construção dos personagens foi fraca, sem aprofundar nas suas histórias e sem descrever muito as suas personalidades. Outro ponto negativo foi a narrativa em primeira pessoa, porque Morgana é muito entediante. Logo de cara percebi que não iria me dar bem com ela, assim como com sua amiga. Achei a personalidade da personagem principal muito fraca, aceitando tudo o que era imposto sem nem ao menos questionar.

A autora tentou criar um triângulo amoroso, mas acredito que ela falhou com sucesso. Primeiro que já estou cansada de livros com duas garotas brigando por um garoto, ou vice-versa. Segundo que foi uma forçada de barra extrema tentar criar qualquer tipo de relacionamento entre Cal e Bree (e penso o mesmo sobre ele e Morgana).

Por muitas vezes durante a leitura fiquei questionado se não era possível focar apenas no enredo Wicca, pois a maior parte dos outros plots me pareceram desnecessários. Fiquei bastante incomodada pelo uso da palavra mágicka, indicando que só essa seria a prática pura. Mas enfim, escolha da autora, aceita (e gosta) quem quer.

O livro é bem fininho e pela escrita fluir facilmente pode ser lido em apenas um dia. Mesmo assim, não foi uma leitura agradável e que fez com que eu quisesse desesperadamente a sua sequência. Já tenho na minha bagagem literária muitos livros do gênero que possuem uma qualidade bem superior a que esse apresenta. No entanto, sou a favor de cada leitor escolher o que mais lhe agrada. Não foi uma leitura boa para mim, mas pode fazer o seu estilo.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/06/resenha-livro-das-sombras-coven-1-cate.html

Angel Sakura 16/01/2016

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Hum, como iniciar essa resenha? Acabei agora a leitura, ainda estou com o livro em mãos. Li este livro em uma tarde, acredito que dizer que devorei seja mais correto. Não conseguia parar de ler, Cate de novo me prendeu na sua história. Mesmo não gostando de algumas coisas, mesmo sabendo de outras, mesmo que eu estivesse com fome, eu precisava terminar a leitura. Esse é o tipo de livro que você não consegue parar e quando as coisas deslancham o livro acaba. SÉRIO, o livro. simplesmente. acaba. Preciso do segundo, me dêem o segundo, isso foi a maior maldade .-. E estes são meus sinceros sentimentos. Sério gente, preciso do segundo.

“Existem Sete Casas de Bruxaria. Elas se mantém fechadas através de casamentos dentro dos próprios clãs. Seus filhos são quase aberrações, com olhos capazes de enxergar à noite e poderes inumanos.”

Livro das sombras fala sobre wicca, um tema que adoooooro. Falou em bruxaria, falou comigo. Algo bom é que o livro é bem explicativo em relação ao que é a wicca e, especialmente, sobre o que não é. A nossa protagonista é Morgana, cof nome com spoiler cof, ela está entrando no segundo ano colegial e é uma pessoa normal. A verdade é que se fôssemos escolher uma palavra para descrever Morgana seria normal. Ela é tão normal que acaba sendo ofuscada pelas pessoas ao seu redor o tempo todo. Sua melhor amiga Bree é nada menos que alguém tão bonita quanto uma modelo, seus amigos próximos também possuem qualidades que os destaquem, até sua irmã mais nova é adoravelmente fofa e por aí vai. Bom, Morgana não brilha, mas ela não se importa. Ela aceita isso como um preço barato que ela paga por estar com as pessoas que ela ama e que são extraordinárias. Eu gosto de Morgana, mesmo quando ela tá dando piti adolescente, na verdade esse seja um dos motivos que eu gosto dela hahaha. Gostaria de ter uma irmãzinha mais nova assim, e vamos combinar adolescentes devem agir como adolescentes.

[Continue a resenha no blog...]

site: http://euinsisto.com.br/livro-das-sombras-coven-01-cate-tiernan/

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de Livro das Sombras
Morgana Rowlands é uma adolescente comum de dezesseis anos. Ela vive com seus pais e irmã Mary K. Sua vida não poderia ser mais normal, indo para a escola, igreja e saindo com seus melhores amigos Bree e Robbie. Morgana se acha bem sem graça se comparando com a sua melhor amiga Bree, que é a garota popular do colégio, linda e com os garotos aos seus pés. E Morgana sempre segue as regras dos seus pais. Isto é, até que o misterioso estudante veterano Cal Blaire se transfere para o colégio local. Seu carisma e atitude alegre torna-o instantaneamente popular com todos os grupos sociais na escola, e Morgana não consegue evitar se sentir atraída por ele de uma maneira que nunca experimentou antes. Então, quando Cal convida um grupo de colegas de escola para uma festa incomum na floresta, ela estranhamente aceita. Mas a festa não é o que eles esperam, Cal é um Wiccan, ele quer montar um coven e ele os levou lá para celebrar o sábado Mabon (equinócio de outono, um ponto em que as horas da noite e do dia são iguais em setembro). Quando Morgana participa do círculo, ela tem uma reação anormalmente forte, a Wicca a chama com cada fibra do seu ser, e não é muito antes de seu mundo inteiro começa a mudar.

Leia o restante no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/06/resenha-554-livro-das-sombras-cate.html

rafazaakar 08/08/2015

ZaaKar.com Resenha - Livro das Sombras
Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Sinopse: "Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?".

***

"Existem Sete Casas de Bruxaria. Elas se mantém fechadas através de casamentos dentro dos próprios clãs. Seus filhos são quase aberrações, com olhos capazes de enxergar à noite e poderes inumanos".

Essa semana eu trouxe para vocês a resenha de um dos livros que ganhei de aniversário – Mariii, obrigado sua linda! Para quem não conhece, Cate Tiernan nasceu no dia 24 de julho de 1961. A autora ficou bastante famosa no mundo todo por sua trilogia “Amada imortal”. Cate é bastante conhecida no exterior e já fez até mesmo uma parceria com o escritor James Patterson. Neste livro em especial, Cate conta a história de estudantes do ensino médio que descobrem o Wicca. A história já foi vendida para países como Reino Unido, Bélgica, Países Baixos e Austrália.
Nascida em New Orleans , Louisiana, Cate estudou escrita, língua e literatura russa na Universidade de Nova York e, em seguida, transferiu-se para a Universidade Loyola, em Nova Orleans, onde se graduou com uma licenciatura em russo. Ela começou sua carreira como assistente do chefe do departamento Juvenil de Áudio e Vídeo na Random House, em Nova York, onde escreveu seus primeiros livros infantis e também participou da edição de The Secret Circle, com LJ Smith. Não há dúvidas que Livro das Sombras é famoso mundo a fora e agora, vai ganhar uma resenha básica aqui, no blog.

Morgana é uma garota normal de ensino médio. Não tem muitos amigos, nem muito peito, mas é bastante inteligente e sabe que tem sempre ao seu lado Bree, sua melhor amiga. Enquanto Bree era o tipo de garota que fazia os garotos se jogarem em seu caminho, como um tapete vivo, Morgana era mais do tipo que passava despercebida.
Certo dia, na hora da entrada, as duas e mais alguns amigos avistam carne nova na escola. Cal havia se transferido para a Escola de Widow’s Vale e prometia roubar o coração de todas. Ele era lindo, enigmático e novo. Ou seja, todas cairiam para cima dele. Mas, por incrível que pareça, Cal acabou se enturmando com todos, sem distinção. Ele parecia não pertencer a nenhum grupo e sim a todos. Ele falava com todos, dos cdf’s aos maconheiros que viviam chapados. Ninguém entendia ao certo o porquê disso, até que ele convidou algumas pessoas para uma festa inusitada.
A cidade era pequena, não havia muita opção de passeio por ali. Cal, depois de sair com várias pessoas – nada demais, apenas para conhecer o local – decidiu dar uma festa diferente, nos limites da cidade. Uma festa ao ar livre, com fogueira, comidas, bebidas e um pouco de magia.
Morgana se sentia muito atraída por ele, mas sabia que em momento algum ele olharia para ela. Ela tinha sorte de poder fazer parte daquele grupo. Quando Cal explicou o que queria, ou seja, celebrar uma data importante para a sua “religião”, muita gente desacreditou, riu e até mesmo agiu com preconceito ao que ele propunha. Poucos foram os que ficaram. Ao todo, de vários colegas que foram chamados, apenas 10 ficaram. Entre eles Morgana e Bree.
A proposta de Cal era simples. Eles se uniriam dentro de um círculo, em volta da fogueira, para agradecer ao Deus e à Deusa pela colheita. Nada demais... Não é? Eles fizeram o círculo, repetiram alguns cânticos e por fim, acabaram banindo algo do qual não queriam mais. Todos disseram algo, desde medo até a própria madrasta, e quando chegou a vez de Morgana ela disse Limitações... Todos levantam as mãos juntos e então acontece.. A magicka toma conta de seu corpo... Ela desmaia e acorda uma nova garota.

"Ser um bruxo não é questão de escolha. Ou você é ou não é. Está no sangue".

Confesso que o começo meio que me deixou com um pé atrás. Achei tão simples e chocho, mas tudo melhora. Depois do primeiro círculo Morgana fica mais sensível. Sempre que participa de um ela desmaia, pois parece canalizar mais energia do que devia. Ela é uma canalizadora e tanto de energia. Bree, em certo momento a leva até uma livraria Wicca em outra cidade e ai Morgana se interessa ainda mais por todo aquele mundo. Ela se sente diferente, estranha e poderosa ao mesmo tempo.
Ela então descobre o verdadeiro motivo do interesse de Bree pela Wicca: Cal. Ela quer isso apenas para se aproximar de Cal e ter algo e comum com ele. Para Morgana isso é muito difícil, pois ela sente o mesmo por ele, mas põe sua amiga em primeiro lugar e esquece esse sentimento. O importante para ela é a Wicca, é aprender mais e entender o que está acontecendo com ela. É como se o mundo desabrochasse por entre seus olhos.
Primeiro que não é nem um pouco comum um aluno de ensino médio criar um grupo que pratica Wicca, ou um Coven, como eles mesmo dizem. Algo que, talvez, me deixou meio confuso foi essa aceitação rápida e concisa de todos. Eles falam disso que se falassem do dever de casa. Mas ainda assim não prejudicou em nada a história.
A escrita é ritmada, sem enrolação, com muito conteúdo e informação. Cate realmente sabe o que faz. Sabe o ponto certo entre informação e narração, entre ação e cenário. Tudo acontece rapidamente e você nem vê. O enredo acaba ficando mais interessante conforme tudo passa, e no fim, quando acontece o auge do interessante, ele acaba. Eu achei a história riquíssima, amo quando os autores nos mostram um mundo que já existe, mas que poucos conheciam. Introduzir conhecimento em meio a uma história de ficção não é fácil e não é para qualquer um, e a autora conseguiu isso.
Quando a Morgana faz seu primeiro feitiço sozinha, e o resultado aparece, eu basicamente já peguei o fio todo da meada. E o mais legal: Não vão achando que a amizade dura para sempre não. Fiquei besta com o quando a Bree consegue ser, desculpem, uma vadia vazia. No final do livro eu meio que engoli cerca de 50 páginas em menos de vinte minutos. Você não tem noção. Eu realmente espero que esse seja uma daquelas series que tem vários volumes e que sejam lançados bem rápido.
Nos vemos envoltos em meio a preconceitos, história, Covens antigos e muita magicka. É uma história realmente interessante. A mescla de personagens e personalidades também me interessou muito. Preciso dizer que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, sabe, ficou muito superficial, meio impossível criar um vínculo com eles, mas ainda assim eu amei.
Realmente vale a pena parar um pouco e ler! A leitura vai ser rápida e você realmente vai amar!
30/50

site: http://zaakarcom.blogspot.com/2015/08/resenha-livro-das-sombras.html

Vivian Pitança 23/07/2015

Crescimento adolescente e wicca
Livro das Sombras, da série Coven, é de autora de Cate Tiernan, autora de Amada Imortal. Nunca li o livro/ a série pelo/a qual a autora ficou conhecida, Coven foi meu primeiro contato com sua escrita e é unicamente disso que falarei aqui. A impressão que tive foi de objetividade, de querer contar uma história com muita pesquisa, sentimentos que já conhecemos principalmente da TV e que se passa em poucos dias, tendo como resultado uma escrita que não se aprofunda muito ou nos surpreende. Os acontecimentos da história não mantêm suspense, são até cotidianos, você lê, suspeita do que a autora quer passar, mas não vê um dinamismo do tipo "não posso largar" e também não há um clímax na história que seja marcante. Coven conta a rotina de uma garota, Morgana Rowlands, que se enquadra no padrão da menina americana insegura e de repente descobre a wicca. Acompanhamos como ela amadurece diante desse encontro e do seu envolvimento com a religião.

Morgana vive em seu mundo particular no colégio onde estuda, naquele contexto que já conhecemos, grupos de adolescentes de determinado tipo e que por acaso se misturam. Com o típico padrão da melhor amiga só que na verdade é amiga da onça (não é spoiler, percebi isso logo de cara). A "falsiane" em questão é Bree, que Morgana tem como sua melhor amiga. Mas sabe aquilo de "até acho que sou sua amiga, mas prefiro mil vezes eu mesma"? A relação entre elas é quase uma relação de dominação e submissão. Morgana se acha inferior à amiga, que para ela é mais bonita, sociável e blá, blá, blá... E a falsiane em vez de desconstruir isso, deixa rolar... Acredito que ela até concorde, porque é isso que mostra em determinado momento. Ou seja, não valoriza Morgana. É bem aquele cenário de futilidades e "falta de pensar" que a gente já conhece.

A vida de Morgana seguia assim, tranquilamente, até que um dia Cal chega ao colégio onde estuda e logo faz sucesso entre os alunos. É construído todo um cenário ao redor de como Morgana e Bree o veem, mas a autora não conseguiu transmitir a sensação para que nós sentíssemos, entendêssemos o que ele tem demais além da novidade que traz, de se dizer bruxo e convidar o grupo de amigos para ser também. Como atrativo, realmente, não vi nada de especial nele. Mas vai que ele fez alguma poção, né...? A questão é que Bree e Morgana se apaixonam pelo novato. Só que a protagonista decide desistir dele, por achar que não pode competir com a amiga, e passa o livro meio que se lamentando por isso e se sentindo inferior - aff!. O que salvou a história para mim foi a Wicca. Gosto muito da mitologia e já pesquisei sobre para mim mesma, para escrever histórias inspiradas nisso. E vi que é uma religião, que não possui nada que deva ser estigmatizado e etc. A autora mostra nos rituais, datas, livros e lojas, que pesquisou sobre o assunto e insere o leitor pouco a pouco nesse universo junto de Morgana, que se sente cada vez mais interessada pela prática.

Depois de ser apresentada à religião e aos seus rituais, Morgana sente que é ali seu lugar. Nos rituais percebe que sente coisas que os outros não sente. E por isso seu interesse em conhecer mais só aumenta. Gostei das cenas envolvendo a temática, dos rituais e etc. Mas percebo que ao abordar o assunto, a autora poderia ter escolhido um viés melhor, com uma pesquisa legal assim. Como disse antes, o que acompanhamos é o amadurecer da personagem de um jeito banal. Não há momentos verdadeiramente impactantes no livro, que fisguem o leitor. E como a construção de personagens, a ponto de nos fazer entrar na história, também é fraca, o livro perde por aí. Só que como sou a louca que adora bruxos (pesquise só resenhas de séries no blog!), fiquei encantada com isso. E achei fofo ver Morgana crescer um tiquinho. Encaro a continuação sim, fiquei curiosa e ainda tenho esperanças de que as coisas se aprofundem mais. Entretanto, este primeiro livro é beeem introdutório. Podemos dizer que até raso nos aspectos humanos da trama.

Visite o blog: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2015/07/resenha-coven-livro-das-sombras.html

site: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2015/07/resenha-coven-livro-das-sombras.html

Henri B. Neto 05/07/2015

Resenha: Livro das Sombras
Depois de um longo e terrível inverno, finalmente voltei a ler um romance sobrenatural. Se eu disser que não estava sentido falta de me debruçar sobre uma história paranormal - mesmo aquelas mais simples, estaria mentindo epicamente. Pois sim, eu estava louco para voltar a ler alguma aventura com um toque de mistério e um pé no outro mundo. Infelizmente, hoje em dia, o foco do mercado literário jovem são as distopias ou os romances Novo Adulto - e isto não quer dizer que eu não gosto deles, muito pelo contrário - mas significa que novos livros com criaturas sobrenaturais não encontram mais espaço e destaque como antigamente. Por isso, quando a Galera anunciou a publicação de "Livro das Sombras", da Cate Tiernan, eu fiquei bastante interessado.

A autora, já publicada anteriormente no Brasil com a trilogia (também sobrenatural) "Amada Imortal", é bastante querida pelo público. Sempre vi muitas críticas positivas e empolgadas com relação aos trabalhos dela, por isso não pensei duas vezes ao solicitar este primeiro volume da série "Coven" - ainda mais ao saber que se tratava de uma história com Bruxas.
Eu confesso que não conhecia esta saga da autora, então o meu primeiro contato com a escrita dela foi justamente com "Livro das Sombras". Para a minha alegria, o texto de Cate Tiernan é super fluído e gostoso. Eu basicamente li o livro inteiro de um dia para o outro, e mesmo tento um ritmo bem tranquilo na história, os capítulos curtos e a narrativa em primeira pessoa - acompanhando a vida de Morgana, uma jovem do Ensino Médio de uma pequena cidade próxima à Nova York - não me fazia querer largar o romance, muito pelo contrário. Apesar de estar esperando por algo maior, a proposta desta primeira parte - com suas 208 páginas - é justamente apresentar o universo criado pela autora.
Por falar em universo, para mim, este foi o grande trunfo do romance. Ao escolher falar sobre Bruxas, Cate Tiernan esmera a sua mitologia em princípios da Wicca. Ou seja, mesmo com o fantástico permeando cada cena e cada acontecimento, tudo tem um toque extremamente verossímil - como se, de fato, pudesse acontecer no mundo real. O clima do livro me lembrou bastante do filme "As Jovens Bruxas", mas pendendo para o romance ao invés do terror/suspense, e isto me agradou muito.
Em contrapartida, a linha central da história me incomodou bastante. Vejam bem, a trama principal se desenrola pois um jovem rapaz misterioso chega na escola e chama a atenção de todos. Ele é simpático e consegue falar com todas as tribos. A grande questão nisto? Cal, como é chamado, é um bruxo em busca de um Coven. Para isto, ele convida adolescentes de cada grupo - inclusive Morgana e sua melhor amiga Bree. Tudo isto não teria problema nenhum se... Morgana e Bree não começassem a gostar de Cal ao mesmo tempo, o que invariavelmente abala a amizade das duas. Então, sim, as duas amigas de infância começam a brigar por homem. E não existe nada, NADA, que me irrite mais (além de um triângulo amoroso) do que ver uma amizade ser destruída por conta de (me desculpem a palavra chula) "macho". Eu acho isto desfavor tão grande! Posso estar sendo um idealista, mas acredito que amizades devem ser mais fortes do que namoricos, e sempre que vejo autores usando esta ideia de que amigos podem ser "descartáveis" quando existe uma terceira pessoa no jogo, me deixa muito triste.
Enfim, esta história pode nem dar em nada nos próximos volumes, mas neste, ela me irritou de verdade - pois acabou tirando pela metade todo o brilho do livro. Sem sombra de dúvidas, estarei a espera das continuações, pois a trama sobre o Coven das Bruxas e afinidade que Morgana parece sentir pela mágicka realmente me instigou e chamou a minha atenção. Entretanto, torço no fundo do meu coração para que haja uma reviravolta no caso Cal-Morgana-Bree e que, nas sequências, Cate Tiernan corrija esta mensagem deturpada que deixou presente no primeiro volume.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2015/06/resenha-livro-das-sombras-coven-1.html

Camila Lobo 26/06/2015

Resenha: Livro das Sombras (Por Livros Incríveis)
Eu nunca li Cate Tiernan, mas sempre tive vontade com Amada Imortal. Quando vi a capa de Livro das Sombras divulgada no facebook, foi amor à primeira vista. Olhem essa capa! Ela é divina. A fonte é uma das mais lindas que já vi, e ao vivo ela é envernizada. Porém, não devemos julgar o livro pela capa, é o que sempre dizem!

Morgana é estudante do segundo ano do colégio Widow's Vale e mora na cidade de mesmo nome. Sua vida é normal, até que o misterioso Cal entra no colégio e de cara convida alunos para uma festa. Chegando lá, Morgana e sua melhor amiga Bree descobrem que é uma reunião para a prática de Wicca. Morgana se apaixona por Cal; Bree também. Enquanto tenta encobrir seus sentimentos por Cal, com os problemas escolares e familiares, Morgana vai descobrindo ser poderosa, coisa que nunca havia sentido.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/06/resenha-livro-das-sombras-cate-tiernan.html

Camila Teixeira 10/06/2015

"Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar."
Vocês sabem que eu sou muito boazinha né? E vocês sabem também que eu fico bem tristinha quando preciso fazer resenha negativa, não sabem? Então, já me desculpo, e aviso essa resenha será uma dessas que me deixam sad.
Eu não sei bem por onde começar essa resenha, já que foram tantos os pontos que me incomodaram no livro, fico até um pouco receosa de falar demais. Pois bem, vou fazer uma leve introdução da história narrada e ir pontuando esses momento em que me senti incomodada.
Quando lemos a primeira página já sabemos o que esperar do livro inteiro. Morgana é uma garota bonitinha, legal, nada acima da média, com uma amiga linda e popular. Morgana é comum, faz parte de uma turminha comum e tem uma vida super comum. Até que um cara chamado Cal aparece. Cal é lindo e misterioso e simpático e charmoso e tudo que as garotas dos livros adoram em um carinha. Ela e todas as as outras meninas se apaixonam por ele, obviamente. O plot é bastante obvio e simples, e todos nós já sabemos que vai rolar um triangulo amoroso. Quando esse garoto convida todos para uma festa e revela que pertence a religião Wicca e que busca pessoas para formar um Coven, nós já sabemos que Morgana vai ter alguma inclinação, pois nenhuma personagem principal é tão comum, sempre tem que ter algo de excepcional, e no caso de Morgana é a sua pré-disposição a fazer e sentir a magia.

É a partir dessa iniciação no mundo da Wicca que se desenrola toda a história do livro. Morgana tem uma família católica que não apoia que ela faça parte da Wicca, tem uma "melhor amiga" que parece sempre puxar o seu tapete, e tem também um monte de duvidas na cabeça a respeito de sua vida, sua religião e seus amores. O livro se desenvolve brevemente nessas poucas 207 páginas, e pode ser lido em poucas horas. É um livro de leve entretenimento, não é uma história profunda e difícil.
O livro se passa em primeira pessoa e nem isso contribuiu para me conectar com Morgana, em geral achei ela uma personagem muito rasa e com pouca personalidade. E não acho que algum dos outros personagens se sobressaia, todos são descritos pessoalmente de maneira leviana, sem muita enfase, sem um enfoque que faça com que o leitor queira saber mais sobre eles.
Não consegui me conectar com esses personagens, e ao mesmo tempo fui remando a história por achar ela muito obvia. Eu já sabia o que ia acontecer, eu só esperava as ultimas paginas para ver se haveria algum fechamento maior. Outro ponto que me incomodou no livro foi a ingenuidade da protagonista. Sua "melhor amiga" Bree a trata super mal, menosprezando-a a todo momento e só lá no final do livro que ela percebe que "pode ser" que essa menina não seja tão amiga dela.

"Eu deveria ter previsto isso. Meus próprios sentimentos me cegaram. Cal é indiscutivelmente lindo, e Bree se apaixonada com facilidade. É obvio que ela se sentiria atraida por ele. É obvio que Chris não seria páreo para um cara como Cal. Bree era tão perfeita. E Cal também. Eles formaria um lindo casal. Senti que ia vomitar."

Um dos pontos positivos que encontrei no livro foi a introdução a Wicca como religião e cultura, tem bastante coisa interessante sobre o assunto e dá vontade de buscar mais um pouco e conhecer mais a respeito. Mas isso também é apenas uma introdução mesmo. Alguns ensinamento da Wicca são colocados no livro, mas são pouco desenvolvidos, muitas vezes me vi fazendo perguntas para meu namorado que possui conhecimento sobre religiões pagãs para conseguir entender a contextualização. Se a autora tivesse se aprofundado mais um pouco nessa cultura, acredito que eu teria aproveitado mais dessa história. Outra coisa que me incomodou foi que a autora colocou um rapaz como mentor de um grupo, quando a Wicca é uma religião super voltada para o feminino, ela poderia ter valorizado mais essa parte da cultura Wicca.
No geral a escrita de Tate é super boa, mas foi o enredo que me colocou para baixo, talvez tenha muito mais a ver comigo do que com o livro em si. Achei que ficou faltando algo, talvez no próximo livro a personagem principal tenha sua redenção e a história tome um rumo diferente desse em que podemos ver ser traçado no primeiro volume da serie Coven. Mas não tenho certeza se vou ter vontade de continuar a série para descobrir. Eu odeio negativar um livro, fico me sentindo super mal com o autor, por que ele certamente dedicou algum tempo da vida dele para escrever o mesmo. Então deixo bem claro que essa é minha opinião pessoal e incentivo vocês a lerem a história e tirarem suas próprias conclusões. Para mim não funcionou, mas quem sabe não dá certo para vocês?
Bom gente, essa foi minha resenha, eu já falei mil vezes sobre como me sinto mal por fazer resenhas negativas, e digo novamente, não tenho a intenção de ofender ou magoar ninguém. Se você já leu o livro dê sua opinião aqui em baixo, se como eu você não gostou muito da história, vamos conversar sobre isso, se ao contrario de mim você gostou da história, vamos conversar sobre isso também! É sempre bom trocar ideias, pois as vezes podemos até mesmo mudar a opinião acerca de alguns pontos! Acho que é só isso pessoal, não me matem! Vim em paz! HAHA Beijinhos!

site: Leia a resenha e veja as fotos em: http://www.livrologias.com/2015/06/resenha-livro-das-sombras.html

1 | 2 | 3 | 4