Livro das Sombras

Resenhas - LIVRO DAS SOMBRAS

1 | 2 | 3 | 4

Kelly Cristina Licare 03/04/2017

A Lei do Retorno Existe
Morgana Rowlands sempre foi uma boa aluna, nunca se achou bonita ou interessante, na verdade sempre viveu a sombra de sua melhor amiga Bree, e era feliz com isso, afinal tinha seu pequeno grupo de amigos, pais amorosos uma irmã mais nova que adorava e planos muitos planos para o futuro.

Sua vida muda quando um novo aluno chega a escola, seu nome é Cal e de cara ele já conquista toda escola com sua beleza e seu jeito único de se adaptar a todas as tribos.

De cara Cal já mostra a que veio, ele se diz seguidor da Wicca e quer montar um coven, alguns colegas abraçam a ideia outros não. Dentre estes novos seguidores está Morgana e Bree. Com o passar das semanas Morgana percebe que tem algum sentimento por Cal e também que depois que começou a praticar Wicca algo nela está diferente. Bree por sua vez não tem um real interesse na Wicca, más está completamente fissuda por Cal.

Com o tempo Bree percebe que Cal não esta louco por ela como todos os demais garotos e isso irrita Bree e faz com sua amizade de longa data com Morgana balance, ate´porque Cal já se declarou a Morgana e estão namorando. A questão é, Cal é quem ele dizer ser? Ele realmente está com Morgana pelo sentimento ou é pelo fato dela ser ... diferente?

E o que dizer dos seus pais? Só o fato de verem livros sobre Wicca em poder de Morgana deixou sua mãe completamente histerica! Quais segredos estão escondidos?

O livro é bem legal, eu gostei porque fala de forma clara e séria sobre a Wicca, e apesar de ser representado em um ambiente jovem, os personagens adolescentes são coerentes e maduros.

O mistério não é a pegada forte do livro acho que na verdade o que domina o livro é os ensinamentos sobre a Wicca e as consequências de que tudo que fazemos tem retorno, então.... pense bem.

Outro fator que contribui muito para o livro é o passado de Morgana ou melhor seus antepassados, a estoria de suas vidas é repleta de lutas e magia e isso torna tudo muito interessante.

Lu 22/08/2017

"Livro das Sombras" vai nos contar a história de Morgana, uma adolescente pra lá de comum que, com a chegada de um aluno novo, se vê envolta pela magia. A vida de Morgana e Bree, sua melhor amiga linda e popular, começa a mudar com a chegada de um novo aluno misterioso. Acontece que Cal, o novo aluno, começa a convidar algumas pessoas para o seu Coven, incluindo Bree e Morgana. Agora, em meio a magia e amor, a vida das duas está para mudar e ter muitos segredos revelados.

Não é segredo para ninguém e eu vivo dizendo isso aqui no blog que eu adoro livros com adolescentes em idade escolar ou começando a faculdade e "Livro das Sombras" tem todos esses elementos PLUS Wicca.

Eu não esperava nada do livro, o achei sem querer por ai e quando livros caem assim na minha mão, eu não os deixo para lá, eu sempre os leio para ver o que vão me trazer. "Livro das Sombras" não me trouxe nada de especial, é um livro sobre adolescentes e como eles lidam com suas amizades e amores, mas existe uma complicação ai no meio que é a descoberta, por alguns deles, do lindo (ou nem tão lindo assim) mundo Wicca.

"Eu me sentia um pouco como Alice, prestes a entrar na toca do coelho, ciente de que o simples fato de entrar naquela loja de algum modo me levaria a uma jornada cujo fim eu não poderia prever."

Morgana é uma personagem que começou me interessando. Ela é daquelas adolescentes que não chamam atenção em nada. Não é feia, nem bonita, nem magra, nem gorda, nem interessante ou desinteressante, ela é apenas normal com uma amiga que é bonita e sempre consegue tudo o que quer. A amizade delas está indo muito bem, obrigada, até que Cal aparece. Um novo aluno vindo não sei de onde que prende olhares por onde passa e ainda se intitula bruxo. É ai que Morgana e Bree começam a se interessar por Wicca e Cal, ao mesmo tempo.

No começo de toda essa maluquice, eu queria entrar na história e chacoalhar Morgana até ela cair na real de que essa coisa de Wicca era a maior roubada, mas eu não podia, ela nem iria me ouvir, estava cega tanto por Cal quanto por sua curiosidade obstinada por Wicca.

A escrita da autora é tão simples que a leitura flui rápida e mal vemos o livro passar. Alguns momentos pareceram totalmente dispensáveis para mim, outros foram bem explorados pela autora. Já quanto aos personagens, sinto que além de Morgana, os outros ainda não foram bem explorados até agora, pode ser que isso venha a mudar no segundo livro, mas por enquanto nenhum deles foi muito explorado.

"Por que Cal havia entrado na minha vida? Eu não podia deixar de me perguntar isso. Era como se ele estivesse ali por um motico específico. Eu esperava que não fosse algum tipo de carma cruel."

Não podemos esquecer parabenizar autora que deve ter feito muita pesquisa antes ou enquanto escrevia este livro, pois os detalhes que ela conta sobre Wicca parecem bem precisos, alguns já vimos na TV, outros não sabemos se é mesmo pesquisa ou ficção, mas parecem muito reais e bem pesquisados.

O livro termina de uma forma que me deixou curiosa, então vou encarar "O Círculo" e aguardar um aprofundamento maior em bruxas e Covens por parte da autora ou uma grande e inesperada reviravolta entre Morgana, Cal e Bree.

A Série Coven conta com 15 livros, mas apenas dois sofram publicados no Brasil.

(resenha postada originalmente em 02/12/2016)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/12/livro-das-sombras-cate-tiernan.html

Nasa 18/03/2018

Série Coven- Vol.1, O Livro das Sombras - #Cate Tiernan -#1 - L.Fevereiro
Quando vi o nome do livro me interessei de imediato, mas ao ler o nome da autora sabia que gostaria, nada mais, nada menos que Cate, autora ficou da trilogia “Amada imortal”. Também sobre magia, no entanto, com uma pegada diferente desse livro.
Ela criou uma excelente história só que curtíssima para meu gosto, quando terminou eu acreditei que havia algo errado. Quis mais. Aff!
A história é simples, uma jovem do ensino médio descobrindo a Wicca, contudo tem uma profundidade surpreendente.
"As noites de lua cheia ou de lua nova são especialmente poderosas para praticar a magicka".
Outra coisa interessante ao longo do livro são as frases que a Cate escolheu, elas meio que completam a narrativa.

O nome deixou claro que essa jovem tem um passado, mesmo que ela não suspeite dele, Morgana é uma garota sem muitos atrativos, frequenta o ensino médio, tem uns poucos e bons amigos, é uma boa filha cumpridora de seus deveres. Mas as vezes se sente um pouco deslocada no seu núcleo familiar. Tem uma melhor amiga a Bree, ela é como um raio de sol e atrai tudo e a todos. Resumindo? Popular. A amizade delas é antiga e praticamente estão crescendo juntas.
Tudo ia bem nesse universo disfuncional, descompensado quando Cal chega a cidade e eventualmente a escola. Ele foi transferido de Widow’s Vale. É bonito, alto, enigmático. Ele faz as meninas suspirarem quando passa pelos corredores da escola.
Cal é um cara peculiar, não importa o grupo da escola que frequente ele se dá bem. Porque de imediato você pensa, ele vai ficar no grupo dos populares. Nada disso, ele se dá bem com nerds, greeks, maconheiros, populares, a turma do esporte. Ele é um camaleão. Não pertence a nenhum grupo e ao mesmo tempo a todos eles.
Ele é descolado e quando começa a falar ninguém fica entediado. As coisas começam a acontecer quando ele convida algumas pessoas para uma festa. Não uma festa comum. Uma festa diferente, nos limites da cidade, ao ar livre, com fogueira, bosque em volta deles, comidas, bebidas e magia.

Morgana e Cal cruzaram os olhos e correu uma corrente elétrica entre eles. Ele veio para mudar tudo, inconscientemente ela sabia. Um ponto que não gostei, ela caiu apaixonada por ele nas primeiras páginas. Claro, vou dar um desconto, é uma adolescente. Mas achei muito rápido.
Vamos a festa, Cal explicou que estava celebrando um data importante para a sua “religião” a Wicca. Claro, houve quem risse dele, que reagiu com preconceito. Normal, as pessoas têm uma ideia de que a Wicca não é uma religião.
O que os inocentes desconhecem é que a Wicca é uma religião das mais antigas do mundo e que muitas das suas festas foram incorporadas as celebrações da igreja católica. Eu explico. A fé cristã tinha de conseguir adeptos, e se mesclou a fé dos novos fieis, e incorporou muitos aspectos delas para ser aceita. Afinal, nem sempre a fé cristã foi aceita no mundo, lembrem dos circos romanos, onde os leões faziam a festa comendo os cristãos.
O convite foi feito e somente 10 pessoas ficaram das que foram convidadas, bem a vida delas vai mudar de um modo ou de outro.
O apelo para Morgana foi forte e ela ficou. O livro é inofensivo e não vai ensinar você a se tornar bruxo ou bruxa, mas vai te dar um sutil gostinho do que essa religião tem de bom.
Cal desenhou um círculo e eles se uniriam dentro desse círculo, em volta da fogueira, para agradecer ao Deus e à Deusa pela colheita. Cantaram e baniram o que não queriam mais em suas vidas. Cada um disse o que queria banir. É um momento de sinceridade e foi muito legal, Morgana é uma personagem que age por instinto, eles a guiam e ela baniu as limitações. As que ela sente, mas não vê, ou não quer ver. Foi um passo enorme. O que ela não esperava é que a Magicka a tomasse, ela desmaiou e acordou diferente.

"Ser um bruxo não é questão de escolha. Ou você é ou não é. Está no sangue".
Cal propõem que eles criem um Coven e a história vai evoluindo, e sempre que Morgana participa ela sente algo novo. A magia a toma e ela sente seu poder fisicamente e vai ficando cada vez mais sensível.
A loja de produtos mágicos, adoro, ela passou a frequentar uma e comprou vários livros para entender o que mudou. Ao contrário de Bree, que quer apenas conquistar Cal, Morgana quer ser bruxa e nunca esteve tão certa disso. O conflito de interesse ai é letal, pois Cal sente a magia em Morgana e dispensa a ela muita atenção. Ela fica dividida e esconde seus sentimentos por Cal em favor da amiga. Foi bom ela focou na Wicca e descobriu algo incrível sobre si mesma. Ela esta renascendo.
A história é boa, só curta, espero que no próximo livro a Cate escreva mais um pouco e nos brinde com sua escrita e histórias. Não quero falar mais nada sobre o livro para não dar spoiler. O que posso dizer, Morgana vai descobrir muita coisa, vai entrar em choque com a mãe e se questionar muito sobre a religião que segue, a que seus pais lhe deram e vai descobrir que tem poderes incríveis. Minha nota? Quatro beijos mordidos!

site: http://www.nazarethfonseca.com.br/2018/03/17/serie-coven-vol-1-livro-das-sombras-cate-tiernan-1-l-fevereiro/

Andréia 11/07/2018

Resenha Livro das Sombras - www.starbooks.com.br
Livro das Sombras é narrado em 1ª pessoa pela Morgana, uma jovem de 16 anos que tem uma vida pacata e sem grandes descobertas, uma típica adolescente cheia de inseguranças, ela está feliz por finalmente não ser mais caloura no seu colégio, bem como por, apesar dela e da amiga linda e maravilhosa, Bree, pertencerem a grupinhos diferentes, elas ainda terem uma amizade sólida, uma pena que ela demorará a perceber o quão egocêntrica e dissimulada sua suposta melhor amiga é.

Mas a vida toda de Morgana é abalada quando um certo aluno novo, Cal Blaire, passa a frequentar seu colégio e a se tornar popular de forma meteórica, unindo alguns dos integrantes das diversas ‘‘panelinhas’’ do colégio em um grupo singular com objetivos também singulares, e o mais estranho: Morgana não consegue parar de pensar nele, e tudo só piora quando a sua amiga Bree diz estar apaixonada por Cal, personagem esse que como leitores conhecemos pouquíssimo e não consegui ter empatia por Cal por causa disso.

‘‘Daqui a alguns anos, olharei para trás e me lembrarei deste dia como o dia em que o conheci. Olharei para trás e me lembrarei do exato momento em que ele começou a fazer parte da minha vida. Vou me lembrar disso para sempre.’’

Cal é novo na cidade e tem o objetivo de formar um coven com jovens estudantes de Wicca, o que não é tarefa difícil se considerar o seu enorme carisma. Só que para Morgana a Wicca se torna muito mais do que apenas algo para passar o tempo e ou para aproximá-la de Cal e Bree, ela sente uma conexão inegável e o fato de ela ter ficado muito sensitiva após o primeiro círculo só a deixa mais intrigada e Morgana não permitirá que nada nem ninguém a impeça de descobrir o que está acontecendo com ela e o motivo de ter determinadas reações quando iniciam um círculo.

‘‘Outubro. Abandonei meu antigo diário. Esta é a primeira coisa que escrevo no meu Livro das Sombras. Não sei se estou fazendo isso direito. Nunca vi outro livro desses. Mas queria documentar meu despertar para a vida, este outono, este ano, Estou despertando como bruxa, e esta é a coisa mais alegre e mais assustadora que já fiz.’’

Livro das Sombras é um livro de introdução da série Coven composta por 15 livros da mesma autora da série Amada Imortal, Cate Tiernan, que é uma das minhas favoritas, então assim que soube do lançamento desse livro já fiquei ansiosa e sabia que era uma das minhas próximas leituras e não me arrependi! Só que esse livro é bem introdutório mesmo; a protagonista está numa fase de auto descoberta e acompanhamos todas as suas mudanças e descobertas com relação ao mundo Wicca e tem quase nada de romance e ação, quase certeza que a autora reservou tudo para os próximos livros (*-*).

Livro das Sombras tem uma narrativa leve que te mantem vidrado até o final, a leitura ocorre de forma rápida por ter uma escrita bem fluida e a diagramação ficou ótima. Fãs de livros com temáticas sobrenaturais e de bruxas com certeza irão curtir a leitura, fica a dica também para àqueles que gostaram das séries Hex Hall e Acampamento Shadow Falls.

Para aqueles que leram a série Amada Imortal, eu apreciei mais a leitura de Amada Imortal do que a de Livro das Sombras, mas acho essa uma leitura super válida, pois (posso estar errada) mas esse livro tem, ao menos aparentemente, a mesma temática que Cate nos apresentou em Amada Imortal, só que se antes ela não dera um nome ao ritual praticado (isso até o segundo livro, já que não li o volume final da trilogia, ainda) nesse livro ela narra tudo e dá explicações. Em Livro das Sombras os círculos também estão presentes, bem como as áureas e suas cores (quem lembra disso?) ou seja, mesmo sendo séries independentes, uma complementa a outra com relação a cultura e mundo desenvolvido, exemplo, nesse livro há explicação do motivo de magicka ser escrito dessa forma. (Espero não ter ficado confuso.)

site: http://www.starbooks.com.br

Só + um capítulo 25/05/2019

Se tivesse que descrever o livro em uma única palavra diria surpreendente, vou explicar o porquê desta palavra, até antes estava em ressaca literária então comecei a procurar novas leituras, e nada me chamava atenção, logo achei esse, pensando ‘’ah um livro bem ligh para sair da ressaca’’. Iludida eu fui, com o enredo da história, a autora entrou em uma cultura pouco falada, mas que é incrível a; Wicca.
🖤Pude perceber ao longo do livro o amadurecimento da Morgana, deixando seu instinto predominar e parar de se importar tanto com a opinião dos outros, mesmo sendo muito insegura com seu físico. Outro ponto positivo da autora é como ela juntou diferentes ‘’grupinhos’’ da escola em um coven, saindo do clichê de sempre. Sem falar que Cate me instigou a procurar mais informações da cultura Wicca. Se você tem a mente aberta, você vai adorar esta religião.
🖤Um ponto onde senti falta de mais informações foi de Cal, pois esperava ao longo da história tivesse capítulos dele narrando, devido parecer que ele tem um objetivo obscuro por trás da criação do seu coven, como também conhecer melhor sua real essência, isso não ficou muito claro ao meu ponto de vista, entretanto este livro tem continuação, talvez no próximo possamos descobrir.

site: https://www.instagram.com/p/BuMGgw4AP59/

1 | 2 | 3 | 4