Gyo

Gyo Junji Ito

Resenhas - Gyo

Lucas Lima 02/05/2021

??
nojento. noção e coerência não são características presentes nas obras de Junji Ito (se analisarmos de maneira mais literal) mas TALVEZ ele tenha superado a bizarrice em GYO. nada faz sentido e isso é muito bom. a arte dos peixes (pessoas e outros animais) em seus parasitas são ótimas. tirei meia estrela porque esperava um desenvolvimento melhor dessa confusão toda.
pam.ggs 16/07/2022minha estante
Eu nunca li uma resenha tão boa quanto essa

Paraíso dos Livros 18/10/2022

Gyo • Junji Ito

O casal Kaori e Tadashi estão passando as férias na ilha de Okinawa, no sul do Japão, e durante um mergulho após um susto com tubarões, Tadashi retorna ao barco onde Kaori está aparentemente passando mal por conta do cheiro da Maresia. Porém ao voltarem a sua locação, Kaori continua sentido um forte cheiro ruim, que só piora a medida que a noite passa. Logo, o casal descobre que o cheiro vem de um estranho peixe com pernas mecânicas que estava escondido no local. Tudo vira um verdadeiro pesadelo, quando outros seres marítimos também aparecem com as pernas mecânicas, promovendo o caos a toda população da ilha e mais tarde por todo o Japão.

A Kaori é uma garota muito sensível a cheiros, e isso faz, ela ser grosseira com seu namorado, sendo algo bem irritante de ler no início da história. Por outro lado, apesar do jeito autoritário da moça, Tadashi faz o possível para que ela se sentir melhor, tentando resolver todos os incidentes que vão surgindo. Porém, a medida que os fatos acontecem, fica claro que a situação só piora e não há como fugir.

A história ganha um tom ainda mais sombrio, quando é revelado que o cheiro (citado por diversas vezes como cheiro da morte) tem relação com uma bactéria que faz seu hospedeiro expelir o gás fedorento sem controle e as pernas mecânicas foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial, pelo exército Imperial Japonês que tentou usar a bactéria localizada como uma arma biológica que unia hospedeiro a máquina. Porém, sendo este um projeto ultra-secreto e fracassado, tudo indicava que ficaria afundado e enterrado para sempre no mar, porém algo alterou esse fato possibilitando o terror nos tempos atuais.

Apesar de Gyo significar peixe em japonês e ser claramente o elemento principal, Junji Ito dá seu toque especial gerando situações inimagináveis que se agravam a cada virada de página tornando a leitura fluída e viciante. A epidemia que tem início com os peixes, destrói seus hospedeiros, logo contaminado outros seres e também os humanos. Assim, a aflição, a sensação de pânico, que o mundo está acabado se intensifica, numa zona de caos e horror.

Com um final em aberto, o mangá termina em um momento significativo gerando reflexões sobre como tudo chegou a esse ponto e com a dúvida no ar: Será que se alguns fatores fossem alterados, as coisas poderiam ser diferentes? Enfim, Junji Ito deixa essas conclusões para a imaginação do leitor.

O quadrinho também contém dois contos curtos:

• A Trágica História do Pilar Principal
• O Mistério da Falha de Amigarra

Que são igualmente impactantes como a narrativa principal.

belligna 28/11/2022

Acho que não precisava de tantas páginas pra contar a história de "Gyo". Gostei mas o autor tem obras melhores.

Recomendo por ser bem bizarro, mas acredito que até agora seja a obra que menos gostei dele.

É tão nojento quanto "A sala de aula que derreteu" KKK e esse foi BEM NOJENTO.
Dheyvison Jr. 01/12/2022minha estante
Assim como vc Belli, eu não sou muito fã dessa obra tbm, podia ser melhor explorada. Eu achei muito rápida.

belligna 01/12/2022minha estante
Eu acho que poderia ter sido melhor explorada também! Acho que teve muita página das mesmas coisas acontecendo, sabe? Poderia ou ter sido menor ou ter sido melhor aproveitado.

Dheyvison Jr. 01/12/2022minha estante
Entendi, é isso mesmo. E aquela cena do circo? Bem aleatório.

Cleber 04/06/2022

O terror psicológico do Junji Ito
Com o mesmo estilo inconfundível que o autor demonstra em outras obras, histórias de terror que caminham pelo absurdo mas que deixam um gosto de um terror indescritível, nesse caso, um cheiro de terror absurdamente palpável. A última história foi a que eu mais gostei, a história onde encontram vários buracos em uma montanha, buracos no formato de pessoas e as pessoas começam a enlouquecer.

Bastos 02/11/2023

Mesmo amando as obras do Junji Ito esse volume não me agradou muito. A arte é bela e aqui temos o auge do grotesco e bizarro, só que é só isso, a estoria não te prende e não desenvolve direito. Temos contos de 40 páginas que conseguem ser 1000 vezes melhor que as 400 páginas daqui.

Vênus_Alice 31/12/2023

Gyo
Que agonia!
Um terror macabro, em que os peixeis fazem uma revolução, mas não são peixes comuns. Eles possuem pernas e conseguem sobreviver e aterrorizar os ambientes urbanos.
Esses peixes, por mais podres que estejam, ainda aterrorizam e se reproduzem, com o tempo tomaram não só o Japão como o outros países.
Eles exalam um cheiro insuportável, então é possível identificar quando estão aproximando.

Todo o terror começa quando o casal vai a praia e a namorada sente um cheiro e surta.
Confesso que essa menina me irrita muito, ela é muito chata.

Karina 06/11/2022

Gyo • Junji Ito

O quadrinho também contém dois contos curtos:

• A Trágica História do Pilar Principal
• O Mistério da Falha de Amigarra

Que são igualmente impactantes como a narrativa principal.

loracy.y 26/12/2022

Apenas o último conto foi bom.
Cara, estava com expectativas beeeem altas nesse mangá por ser do Junji Ito. Maaaas, como nada na vida é só flores, eis um livro do Junji Ito que eu realmente não curti. O conto dos peixes é realmente horroroso e chato, não deu pra continuar. Gostaria de poder dar mais estrelas mas infelizmente não deu kkkk
O único conto que gostei foi o último, por isso dou 3?

Alexia180 20/05/2022

Peixes com pernas mecânicas...
Um casal em uma viagem romântica na praia, quando derrepente um cheiro terrível se propaga no ar. Criaturas aquáticas com pernas mecânicas correm da água em direção à cidade, e ninguém está a salvo.

Meu Deus, que livro!!!!! Junji Ito mais uma vez entregando aquilo que promete, um terror que lida com a deturpação do comum e cotidiano.

Ogaiht 28/07/2023

O Bizarro como Expressão Artística
Falar que Junji Ito é brilhante é simplesmente chover no molhado. O mestre do horror japonês cria aqui uma de suas estórias mais marcantes e bizarras, se é que isso é possível. A estória se inicia com um casal de namorados que acha um peixe com pernas mecânicas e asas na praia. Tal incidente desencadeia uma série de incidentes em todo o país. Gyo é junto com Uzumaki um dos pontos altos da obra de Ito. Esta é, sem dúvida, a melhor representação de como o grotesco e o bizarro podem ser uma bela representação da arte sem ter que chocar por chocar e ainda sim é possível encontrar beleza numa obra assim.

Psychorama 03/06/2021

Gyo - Junji ito
Termino o mangá com a sensação de que ele poderia sem problemas ter metade do tamanho que tem. Não poderia dizer que foi uma decepção, mas de toda a obra do Junji Ito que tive contato até agora Gyo é a mais fraca ao meu ver. De qualquer forma aconselho fortemente a leitura da última história desse mangá, "O mistério da falha de Amigara".

Lucas1429 09/02/2020

Haja estômago
Não me considero alguém que fica impressionado com facilidade, mas esse livro conseguiu me incomodar em diversas cenas. Diversas mesmo. Lembro que durante a leitura eu pensava 'Não, não pode acontecer nada mais nojento do que isso', só pra me lascar depois de umas trinta páginas e mais coisas irem acontecendo. Eu gostei muito da premissa inicial porque parece ser aquele tipo de coisa que pode acontecer a qualquer momento no nosso mundo mesmo. A sensação que dá é de aquela certeza que a gente tem dentro de nós mesmo de que nada faz sentido realmente estava certa o tempo todo. Com o passar dos capítulos a história vai tomando um rumo mais apocalíptico e absurdo, mas a linha de pensando é ótima. Leitura obrigatória pra todo amante de terror.
Camila.Santos 28/11/2020minha estante
Minha sensação foi exatamente a mesma! Acho que nem conseguiria ler de novo, depois de anos ainda me sinto enjoada só de lembrar.

Kaleo 19/01/2022

Melhor do que eu esperava
Comparando Gyo com outras experiencias (Tomie, Fragmentos do Horror) que tive até agora com Junji Ito, essa foi a melhor, talvez porque aqui temos uma história completa que se desenvolve ao longo dos capítulos, mas fui mais receptivo com esse titulo.
Os desenhos são sempre ótimos, bizarros e muitas vezes nojentos, como gostamos, as paginas inteiras, e os detalhes grotescos deixam o mangá muito bom, varias vezes fechava o mangá e ainda ficava vendo algumas imagens na minha mente.
De maneira geral, gostei como a história se desenrolou, do desenvolvimento dos personagens, das surpresas nas viradas de pagina, e do desenrolar da historia, detalhe para o conto Falha de Amigara, muito bom, talvez melhor que o próprio Gyo, vou continuar lendo as obras do mestre Junji
Guxta 19/01/2022minha estante
Leia Uzumaki. Até agora o meu preferido das publicações nacionais (ainda não li A Sala de Aula que Derreteu).

Kaleo 19/01/2022minha estante
Está na minha lista, valeu

Gu Vaz 13/01/2023

Grotesco e misterioso
Tão bizarro quanto as outras histórias de Junji Ito, misturando ficção científica com terror escatológico e corporal em um mundo onde o cheiro podre da morte é o vilão principal. Gosto muito dessas narrativas mais longas do autor, apesar de quase sempre o desenvolvimento dos personagens secundários ser um mero trampolim para o protagonista e quase nunca trazer real peso à trama, ainda que tragam certas consequências consigo. No mais, é um mangá muito interessante e ainda traz o conto da falha de amigara, cujo conceito é ótimo e claustrofóbico.

Lia 12/04/2021

Gyo - Junji Ito
Sou suspeita para falar sobre Junji Ito....
História bem construída, com suas bizarrices de sempre e alguns momentos de surpresa.
A edição conta com dois contos no final do livro, um dele, o último, acredito ser o melhor que já li até o momento.