Essencialismo (capa dura)

Essencialismo (capa dura) Greg McKeown

Resenhas - Essencialismo

Daianny.Rufino 04/02/2024

Essencialismo
Um dos melhores livros que já li até hoje. Em um sistema onde fazer mais é sinal de proatividade e sucesso, o livro mostra que a realidade é outra. Fazer o essencial, de forma inteligente é que vai te fazer proativo de verdade. Te faz pensar sobre quais são as prioridades da sua vida e se você está no caminho certo. Depois desse livro, não quero mais uma rotina lotada de atividades que não me permitam viver de forma leve e saudável e valorizando o que realmente importa.

Joice Antonholi 03/02/2024

Muito bom! Senti que era uma leitura que precisava do livro físico, rabisquei e grifei em muitos momentos, salvei notas em um diário e agenda e sinto que ainda não foi suficiente para absorver todo o aprendizado que ele tem pra proporcionar. Possivelmente será um livro que vou reler. Os diversos exercícios práticos propostos me auxiliaram a encontrar as situações pessoais em que eu poderia colocar em prática os ensinamentos aprendidos na minha vida.

Ney Boechat 03/02/2024

Menos porém melhor
Quando os outros estiverem aperfeiçoando currículos e melhorando o perfil no LinkedIn, você estará construindo uma carreira significativa.

Sidney.Muniz 03/02/2024

O autor defende uma filosofia baseada no essencialismo. No decorrer do livro mostra que um essencialista sempre vai focar no essencial e deixar as coisas triviais de lado.

Isis 01/02/2024

Essencialismo é uma leitura transformadora que destaca a importância de focar nas coisas verdadeiramente significativas na vida. A abordagem pragmática do autor incentiva a simplificação e a eliminação do excesso, promovendo uma vida mais plena e produtiva. Embora tenha apreciado as perspectivas valiosas apresentadas, alguns trechos poderiam ter sido mais aprofundado. No geral, uma obra que inspira a reflexão e a mudança de comportamento.

Tinoco 01/02/2024

Fazer o que importa
Um bom livro com boas dicas para se praticar a disciplina na busca por menos. Quase sempre que leio livros desse gênero fico com a sensação de que a mensagem poderia ser passada mais objetivamente. Neste caso percebi isso em alguns momentos, mas no geral o texto foi muito bem construído. São técnicas e informações que nos levam a uma organização do tempo e nos ajudam a equilibrar o trabalho e a vida pessoal apenas com aquilo que realmente importa. Muito boa leitura.

Felipe.Colen 01/02/2024

É um livro interessante, aborda bastante formas de maximizar a produtividade no mundo corporativo enfatizando o menos só que melhor.

Alana 01/02/2024

O essencialismo não trata de fazer mais, trata de fazer as coisas certas. Também não é fazer menos só por fazer menos. É investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima fazendo apenas o essencial.

Marina 31/01/2024

Armadilhas da simplificação excessiva
Gostei do livro. É bem escrito, o autor traz exemplos interessantes e ressalta a importância de guardarmos tempo para atividades essenciais e frequentemente menosprezadas, como dormir, brincar, pensar e ler clássicos.

Refletir sobre o que queremos e não fazer coisas que não queremos por pressão social ou perfeccionismo também é uma boa mensagem - assim como a de aprender a dizer não.

Apesar disso, senti que ele simplifica demais a vida, o que o leva a algumas armadilhas.

A principal é que uma premissa para o essencialismo funcionar é que nós devemos ter objetivos e metas muito claros - ou passar a vida tentando desvendá-los - e só agir quando soubéssemos o que queremos e para atingir o que queremos.

Ele desconsidera que seres humanos são complexos, que muitas vezes as melhores e piores decisões para as nossas vidas são tomadas em momentos em que não temos ideia de quais serão as consequências, que no campo profissional (foco do livro), apostar todas as fichas em uma meta única pode ser um convite ao fracasso.

Claro - no geral ele está certo, aprender a priorizar (nascimento do filho > reunião com cliente) é uma boa, repensar se as sua rotina te traz satisfação pessoal é sempre válido, mas sem a presunção de que com isso você vai mega otimizar o seu tempo e se tornar ?a melhor versão de si mesmo?.

Inclusive, alguns dos exemplos dados por ele como ?dizer não primeiro e pensar depois? inclusive para pessoas como sua mãe ou sogra, talvez só contribuam para te tornar uma pessoa mais isolada e autocentrada.

Em resumo, recomendo seguir os conselhos do autor com moderação.

anaflaviapogg 31/01/2024

Essencialismo
Achei o livro bem genérico, tem alguns insights interessantes sobre o tema, mas parece que se o autor usasse o essencialismo pra escrever o livro, não passaria de 30 paginas. Decepcionada um pouco porque falam muito sobre esse livro, mas quem já leu qualquer um de mentalidade, liderança etc, é mais do mesmo.
Felipe1503 06/02/2024minha estante
Concordo 100%

Gabriel 30/01/2024

?Se você é tão forte que consegue fase qualquer coisa, eis um desafio realmente difícil: diga não a uma oportunidade e vá tirar um cochilo?

Greg é excelente em abortar esse estilo de vida. Nos dias atuais as pessoas estão observadas por sempre estarem fazendo milhares de coisas, é uma injeção de dopamina desnecessária. O autor traz uma nova visão, na verdade não nova, um visão de vivermos focados no que realmente importa, vivermos aquilo que é essencial. Não acompanha a série do momento? Tudo bem, você não vai morrer se não souber do que os outros estão falando.

Tratch 30/01/2024

Muito bom! Leitura fácil e com exemplos práticos. Super recomendo para quem quer melhorar o foco e trabalha com pessoas.

Rafa 30/01/2024

Reflexões importantes
O livro cumpre o que se propõe, trazendo reflexões e exemplos sobre o essencialismo. Em tempos que se persegue uma produtividade full time e multi task, o livro ganha mais relevância.

Obs: o livro não faz exatamente uma crítica à produtividade, apenas traz outra perspectiva, e essa foi enriquecedora na minha leitura.

karoline.nalesso 29/01/2024

Me mudou!
Esse livro, SEM DÚVIDAS, me fez repensar em inúmeras coisas da minha vida! Ele chegou num momento MUITO necessário pra mim. Começarei o desafio dos 21 dias logo menos, focada em uma busca por menos, mas melhor. Que livro!!! Tudo muito claro, coeso, sem enrolações. O autor me deu tapas na cara e ainda me mostrou soluções. Maravilhoso!

Anyr 29/01/2024

O melhor livro que já li sobre produtividade. Para quem procura realismo e humanidade, esse livro é perfeito!!

Nele, pude compreender que, aquilo que deve ser feito, é o que realmente precisa ser feito!

Sem balela e sem produtividade tóxica. Livro simples, rápido e realista.