Essencialismo (capa dura)

Essencialismo (capa dura) Greg McKeown

Resenhas - Essencialismo

joaopgpaludo 28/01/2024

Uma obra sobre priorizar
O que "Essencialismo" traz é, antes de mais nada, o que pode ser visto como um estilo de vida. E logo de cara trata da 'essência' do que é ser essencialista: não tem a ver com fazer mais, mas com fazer melhor; Como o próprio autor menciona "menos, porém melhor".

Muito é enfatizado que cada vez mais aumentam as possibilidades e oportunidades que chegam até nós, e algo que para mim ficou marcado é um conceito apresentado no livro de que é necessário abrir mão da grande maioria dessas possibilidades, até mesmo de boas, ou muito boas, em detrimento de selecionar apenas aquelas que são excepcionais. Muitas vezes queremos fazer de tudo, experimentar tudo, fazer um milhão de coisas uma vez. Mas para alcançar um nível maior de aproveitamento e contribuição é preciso aceitar que algumas coisas, ainda que boas, não devem tomar o lugar de coisas extraordinárias. Sobretudo uma questão de prioridade.

Algo que fica bastante marcado ao colocar lado a lado as mentalidades essencialista e não essencialista apresentadas no livro é que em ambas é possível haver progresso; A grande diferença é que no essencialismo o progresso é direcionado para o que é mais importante no momento, permitindo uma contribuição significativa, enquanto que no não essencialismo o progresso é ínfimo em um infinito número de direções.

O livro traz quase um passo a passo de como se tornar um essencialista, desde explorar opções e selecioná-las até se livrar de coisas não essenciais, e como fazer as coisas essenciais praticamente sem esforço. Diversas lições e exemplos práticos bem interessantes são mostrados, além de dicas altamente aplicáveis. Ademais, achei bem interessante e recomendo.

Marcelo Minal 28/01/2024

Como ser essencialista
O autor defende a ideia de que devemos focar nossos esforços, profissionais ou de realização de vida, no que realmente é essencial. Ou seja, focar em uma coisa em que somos bons, ao invés de desperdiçarmos tempo, saúde e recursos nos sobrecarregando de atividades que não colaboram com o foco principal. Assim poderemos ter mais chance de sucesso, maior satisfação profissional e qualidade de vida.

Para tal, logo nos primeiros capítulos, ele traz uma imagem metafórica genial: duas imagens contrastantes. A primeira é um círculo com várias pequeninas setas, partindo do centro, em direção a todos os lados. E a segunda é o mesmo círculo com uma única seta, bem longa, apontando pra cima.

A ideia principal do livro é muito boa e o autor se dedica a ela nos capítulos iniciais. Todavia, o assunto parece se esgotar rapidamente, nos capítulos intermediários. A partir daí o autor se dedica a assuntos relativos que descrevem o que é uma pessoal essencialista, em contraste com uma pessoa não essencialista.

Ponto negativo: Embora os ensinamentos do livro possam ser aplicados na vida cotidiana, o grande foco é realmente na vida profissional, especialmente funcionários de empresas. Em parte dos capítulos finais isso se intensifica, o que deixa a leitura maçante para quem não tem interesse em assuntos corporativos, hierárquicos e etc.

Um ponto positivo: a escrita é fácil de acompanhar, bem fluída e simples. Parece que estamos lendo uma revista. O autor cita muitos exemplos da vida real, que prendem a nossa atenção. Além disso, no final de cada capítulo, há um quadro comparativo das diferenças de comportamento entre uma pessoa 'Essencialista' e uma 'Não-essencialista', com relação ao assunto tratado no mesmo capítulo.

Janna 28/01/2024

Muito bom e com insights pra aplicar na prática
Adorei a leitura, e inclusive já estou colocando em prática vários insights do livro. Recomendo ler com esse olhar de aplicabilidade de fato, para o aprendizado não ficar apenas na cabeça.

Michelle.Steinhoff 28/01/2024

Bom na teoria, mas veremos na prática?
Eu não só queria, como precisava ler esse livro.
Quem me conhece um ?tiquinho? sempre me pergunta ?como dou conta de fazer tanta coisa??
A verdade mais sincera possível é: não dou!

Claro que tento aproveitar da melhor maneira possível meu tempo, muitas vezes fazendo 4 coisas ao mesmo tempo e isso me levou a um nível de estresse e ansiedade que abalou minha saúde mental? então ler esse livro era essencial para mim.

Os conceitos são ótimos, o autor escreve muito bem e com capítulos curtos (que eu adoro e foram ótimos para ler no meu horário de almoço).
Tem frases de efeito e de teor reflexivo como ?só temos o agora?, ?se não estabelecermos prioridades, alguém fará por nós? e algo do tipo ?se você não tivesse o amanhã o que faria hoje? Esse é o essencial?.

Essa última me deixou reflexiva, afinal o não essencial também faz parte da vida? (ou é só uma desculpa para continuar não sendo essencialista?!).
Será que a busca pelo essencialismo não me tornaria uma pessoa apenas utilitarista, algo que passei o último ano combatendo (em 2022 só li livros de não ficção porque romances ?são perda de tempo?, mudei isso em 2023 e descobri muita utilidade em todo tipo de leitura).

Então o livro é ruim por que não reflete a realidade aplicável?! Não! É um livro bom, que tirei ótimos conceitos que com certeza vou usar.

Recomendo a todos que se sintam sobrecarregados (quem não?), mas como muitos livros desse tipo não acredito que seja plenamente aplicável.

No fim, aquela dúvida, mais feminina que masculina? será que uma mulher consegue ser essencialista?! Porque em todo momento que ele escreve para dizer ?não? a algo que deve ser feito mas pode ser feito por outra pessoa, pensei como mãe, mulher, gestora, esposa (mesmo que em lugar de privilégio) tem coisas que até são delegáveis, mas se o outro não fizer, quem sofre as consequências?! Quanto tempo podemos esperar até o outro não fazer e termos que fazer?!

Lueni 27/01/2024

Achei bom demais, livro essencial pra quem é empreendedor/empresário. Virou muitas chaves aqui, sobre como me organizar e principalmente sobre o que essencial e o que não é. Recomendo muito.

Alexandre239 27/01/2024

Menos porém melhor
O livro Essencialismo ensina a simplificar a vida, focando no que é essencial e eliminando o que não é. O autor mostra como fazer escolhas conscientes e priorizar o que realmente importa

Vini da lala 26/01/2024

Fazer menos, porém melhor
Gostei muito do livro principalmente pelo autor ser direto ao ponto, tive momentos que parei bastante para refletir e com toda certeza aprendi muita coisa com o livro

Felipe Silva Ganho 26/01/2024

Apresenta um modo de ser, que no caso é ser essencialista. Aborda diversos pontos para focalizar coisas vitais que te ajudarão a chegar mais longe fazendo ?menor porém melhor?.

É proposto perguntas cruciais para saber se a proposta é realmente importante e fará a diferença para você, evitando assim perdas de tempo com assuntos que agregam pouco ou quase nada a sua vida.

Recomendo fortemente a leitura! Sem dúvidas um grande exemplar que instiga a mudança de postura e atitude das pessoas na busca do que realmente é essencial.

Pilar 26/01/2024

Um amigo me presenteou dizendo que me ajudaria a lidar com a depressão durante meu desemprego. Agradeço muito o presente, a boa vontade, os bons conselhos, etc! E sei que essa auto ajuda (desenvolvimento pessoal??) pode ser a porta de entrada de muitas pessoas no hábito de leitura, além de dar a sensação de estarmos conversando com alguém quando estamos solitários? mas por mais que eu queira respeitar quem gostou deste livro, eu nao acho um livro bom.
Essencialismo, assim como existencialismo, já eram conceitos filosóficos importantes antes deste administrador de empresas confundir tal palavra com ?prioridades? e usá-la de isca pra vender livros e cursos on-line.
E é claro que as pessoas podem escrever suas obras mesmo que venham de outras profissões além da literatura, é claro que todos podem propor novos jeitos de ressignificar nomes. Porém neste caso o pensamento empresarial de onde o autor está partindo o leva a equívocos objetivos, como por exemplo dizer que Gandhi não foi político.
Poderia ser um livro pior? Poderia, vi autores(as) e editoras vendendo impressões com mensagens bem mais falsas e perigosas do que esse presente que ganhei. Pro meu alívio não foi pior. Mas o fato de haver coisa pior no mundo não significa que esta coisa seja boa.
Não é.
É mais uma peça de auto-promoção de mais um ideólogo querendo dar ?dicas de comportamento? com palavras impactantes, e talvez nem tivesse sido esse sucesso todo de vendas se outras outras(os) bons autores(as) conseguissem disputar o mercado pra lançar suas boas obras.

Bruna 26/01/2024

Às vezes sabemos que estamos perdidos na correria do dia a dia e que há possibilidade de mudar algumas coisas para ser mais assertivas, mas não sabemos por onde começar.

Esse livro vem acender uma luzinha no fim do túnel. Onde começamos a perceber o que pode ser essencial e não essencial nas nossas escolhas.

Percebi que algumas coisas eu já aplico, mas outras, principalmente relacionadas ao futuro, quero começar a aplicar. Não sou líder nem executiva, mas sou da área da educação e arte, uma área que não para de mudar e tem muita demanda. Uma área que você nunca é boa o suficiente e muito menos sabe sobre tudo.

Enfim, foi uma ótima leitura para iniciar o ano.

Nanii 25/01/2024

Menos é e será sempre mais
Concordo que a vida com menos é mais. É como uma subtração lógica, e este livro é incrível para nos ajudar a enxergar o tanto de coisas, pessoas, lugares e situações desnecessárias colocamos em nossas vidas. Mas, ter um estilo de vida simples, com o essencial é ir além dos objetos, para simplificar principalmente a maneira como gastamos nossa energia. Nesse livro, algumas ideias me ajudaram a mudar minha perspectiva sobre meus "projetos" e vida.

byheloandrade 25/01/2024

Essencialismo
O livro nos fornece dicas muito boas a respeito de priorizar atividades que realmente importam, além de mostrar a necessidade de dizer ?Não? em algumas situações. Muito bom!

Luisa949 23/01/2024

Reflexivo
Desde o primeiro momento comecei a me identificar como uma pessoa não essencialista e depois disso tudo o que o autor aborda já havia me passado na cabeça - o essencialismo em si - porém nunca ouvi isso de ninguém. Ler este livro foi importante para que eu ?acordasse?

Barbs 23/01/2024

Seguir o propósito, não o fluxo
Leitura rápida, fluída e muito útil. Realmente um modo prático e direto de enxergar como nós muitas vezes depositamos grandes esforços em coisas inúteis com a premissa de que "trabalho duro gera grandes resultados" e esse livro veio pra esclarecer que (apesar de que desde que o mundo é mundo isso ser uma falácia) ainda acreditar nisso nos tempos atuais é uma grande burrice. É realista tbm na medida que propõe que o caminho do essencialista é difícil e leva um tempo para se tornar um hábito, mas que se alcançado nos gera grandes retornos.

"Abrir mão de muitas coisas boas por mais difícil que seja para ficar com as coisas extraordinárias"