A Conspiração Mozart

A Conspiração Mozart Scott Mariani

Resenhas - A Conspiração Mozart

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

A Conspiração Mozart
Eu li o primeiro livro sem muita pretensão e acabei gostando bastante, mas esse segundo é ainda melhor. Com uma pegada investigativa de juntar peças no estilo Dan Brown, o autor conduz várias tramas paralelas que se unem para montar um só quebra-cabeça.

Começamos sendo apresentados a várias histórias diferentes em lugares e períodos de tempo distintos. A principio é difícil saber a conexão entre elas, mas aos poucos vamos descobrindo como tudo se encaixa e como cada personagem é importante para compor a história.

Quando o primeiro livro terminou me perguntei se teríamos vislumbres dos acontecimentos anteriores nesse livro, mas isso não ocorre. A conspiração Mozart é completamente independente e pode ser lido de forma separada sem problemas. O autor contextualiza quem é o personagem e conta um pouco de sua história para que o leitor novo não fique perdido.

“O Ben que ela conhecera no passado era mais suave e mais gentil. Às vezes podia parecer até vulnerável.”

O Ben Hope desse livro é menos sombrio que o de O Segredo do Alquimista, então faria sentindo essa história ter acontecido depois, pois vimos o personagem evoluir e se libertar um pouco daquele lugar sombrio que vivia em sua mente. E, aqui, não temos personagens meramente aleatórios o contratando para um serviço. Hope tem uma história com Oliver e Leigh e com essa segunda é algo que ficou interminado.

É claro que vai rolar uma tensão entre os personagens que a gente pensa o tempo todo que culminará em romance. Aparentemente essa é a sina do personagem e de todos os investigadores da literatura: ter sempre uma bela dama a lhes acompanhar em suas aventuras. Alguém que em algum momento será usada contra eles, que deve ser protegida e que sempre quer estar metida na encrenca, mesmo que faça bem mais sentido ficar em um lugar seguro enquanto quem sabe realmente do assunto resolve a parada.

Tendo dito isso é claro que há os clichês do gênero, que para quem lê bastante talvez venha a incomodar, ou para quem lê pouco possa até passar despercebido. Há várias cenas de ação e achei essa história bem mais palpável que a primeira. Acho que por não haver em momento algum o questionamento sobre ser real ou não como o livro anterior levantou, me deixou mais propícia a comprar essa história.

Apesar de ter curtido muito a trama, acho que o livro deveria ter terminado algumas páginas antes, deixando o conflito sem o ato final. Não gosto quando alguém é trazido de volta apenas para ser uma alegoria a ser arrancada da trama novamente. Não acredito que isso acrescente em nada. Mas, o que pode acontecer em decorrência disso é que vejamos um Ben novamente sombrio no próximo livro, já que não é exatamente uma barra fácil a que ele segurou aqui. Acho que não curto muito essa perspectiva e espero que a fórmula mocinha auxiliar não se repita, bem como a do policial amigo, que também temos aqui, mas bem melhor trabalhada dessa vez.

Para os fãs de mistério e investigação, essa série é uma boa opção. Dan Brown e Harlan Coben são referências importantes aqui e, se você curte esses outros autores, provavelmente vai gostar dessa série também.

site: http://resenhandosonhos.com/conspiracao-mozart-scott-mariani/

Cintia.Cris 11/07/2017

Eletrizante!
Quando li o primeiro livro da série "O Segredo do Alquimista" fiquei encantada com a narrativa da história e a agilidade dos acontecimentos, era como se tivesse assistindo a um filme de ação daqueles bons. O personagem Ben Hope faz o estilo heróico certeiro, um militar aposentado que dedica sua vida a resgatar crianças indefesas de sequestros. Sua personalidade é tão cativante que faz o leitor depositar toda sua confiança no mesmo.
Bem minhas espectativas eram altas no segundo livro desta série. A sinopse já se apresentava mais que interessante, com elementos envolvendo uma conspiração capaz de mudar os rumos dos padrões políticos da sociedade, além de aprofundarmos um pouco mais na história de vida do Ben, já que a vítima da vez era um amigo próximo e a irmã do mesmo era o primeiro e único amor da vida de nosso herói.
O livro em si não decepciona em matéria de ação, já começa eletrizante. A mocinha da história confesso que não me apeguei muito ao seu perfil, na verdade fiquei mais triste com o ocorrido com Oliver seu irmão, pois foi mais aprofundado o vínculo do mesmo com nosso protagonista. O romance fica em segundo plano o que acaba deixando a história estagnada, só quem leu o primeiro sente a diferença na personalidade e atitudes de Ben.
Na verdade toda a ação, clímax e enredo da história só desenvolve depois que o herói e a mocinha acabam se separando por um tempo devido as circunstâncias, isto porque a mocinha é tão tipicamente frágil e vítima que em certos momentos acaba atrapalhando.
Sem spoilers devo dizer que o final me deixou chocada e triste, muito pelo Ben... Enfim não vou falar muito senão acabo entregando.kkk
No mais foi um prazer acompanhar este livro e toda sua trajetória. E que venha mais livros da série.

clayci 28/11/2016

Maravilhoso..
Ben Hope está de volta e já iniciamos a história com ação! Ele continua com o seu trabalho de resgatar crianças, mas um telefonema foi o suficiente para que ele se envolvesse em uma investigação perigosa. E por quê essa ligação chamou a atenção de Ben? Porque se trata de nada mais e nada menos que o primeiro (e único) amor da vida dele. Leigh Llewellyn é uma cantora de ópera – super conhecida – que pede sua ajuda ao descobrir que estava sendo perseguida. O irmão de Leigh – e melhor amigo do Ben – foi assassinado dias antes e o nosso herói começa a investigar para saber se esta perseguição possuí algum envolvimento com a morte de Oliver.

E sublinhara as palavras com caneta várias vezes até quase rasgar o papel. Era como se tentasse entende-las , fazer as palavras falarem com ele.
A CONSPIRAÇÃO MOZART
Antes de falecer, Oliver, estava estudando sobre a morte de Mozart. Ele também era músico e quis investigar a respeito quando descobriu que possuía uma carta há tempos perdida assinada pelo próprio compositor antes de morrer. Sua suspeita era de que Mozart fizera parte de um grupo maçônico e que uma de suas composições – a Flauta Mágica – tenha deixado vários símbolos da maçonaria. Se realmente existia algo por trás desse trabalho, a ordem se irritou com a ousadia de Mozart e fez com que ele saísse de cena, fazendo com que sua morte fosse dada por causa de um envenenamento. O que podemos entender no início da história é que Oliver estava prestes a descobrir a verdade quando fora assassinado.

Dessa vez Leight e Ben Hope deixaram as diferenças do passado de lado e começaram a estudar as causas da morte de Oliver. O que eles não faziam ideia era com quem estavam se metendo e o tanto de conspirações que iriam enfrentar antes de chegar ao verdadeiro culpado...

site: http://saidaminhalente.com/a-conspiracao-mozart-scott-mariani/