Phantastes

Phantastes George MacDonald

Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas

Jurandir2 14/01/2024

Um conto de fadas para adultos
George Macdonald é considerado um dos grandes nomes de ficção e contos d fadas. Em Phantastes, ele descreve a história de Anodos, um personagem curioso e que compartilha sua visão no mundo das fadas.

"Será que existe um mundo das fadas?" Anodos, interpelado por essa pergunta, afirma que deve haver um mundo fictício cheio de fadas e fantasias diversas, mas, não se sabe o caminho que poderia levar qualquer um lá. Surpreendido pelo presente de aniversário, Anodos encontra o caminho para o mundo das fadas.

A narrativa descreve as experiências de Anodos no mundo das fadas como um verdadeiro aventureiro e explorador. A história trás tramas que envolver sentimentos de regozijo, temor, bravura, coragem, amizade e sobretudo as diferentes formas que o amor pode se manifestar.

Destaco aqui um trecho que resume o sentimento de amor e a perspectiva d personagem principal a partir de toda a sua experiência: "...é por amar, e não por ser amado, que alguém pode chegar o mais perto possível da alma de outra pessoa.

Maiara.Souza 14/01/2024

Cunter, a princesa e os goblins
O título deveria ser esse. O cunter realmente foi muito mais príncipe do que se pode contar, um príncipe herói na verdade.
Personagens desnecessários: apenas uma, aquela aia, misericórdia que mulherzinha chata! Sinceramente revirava os olhos quando ela aparecia. Mas continuemos...
Um conto de fadas maravilhoso! Provavelmente lerei novamente pq acho que não aderir tudo que deveria pois é nítido que existe muito mais a se descobrir naquele Reino.
Simplesmente fantástico!

Carla.Ligia 14/01/2024

As fadas...
Um livro de 1858 tem seus percalços sociais, porém, eu li uma base para muitos livros, incluindo o inigualável Castelo dos Destinos Cruzados.
Entre com o coração aberto e os olhos escancarados. Vai entender porque este é o pai das narrativas de contos de fada como conhecemos hoje.
Recomendo??

Chokito 11/01/2024

Apesar de ter parado e recomeçado este ano, não consegui me prender tanto na história, talvez por ser livro de época, não sei, mas, Phantastes tem seus altos e baixos.

Henry 07/01/2024

Uma leitura que da para distrair bem a mente, realmente agente fica vidrado nessa historia, tentando encaixar tudo

Letícia.Lari 03/01/2024

Uma história sobre o descobrimento do Eu
Phantastes foi escrito por George MacDonald em 1858. Então, prepare-se para ler sabendo que a escrita dele é bem rebuscada e romântica. MacDonald é também considerado o pai da fantasia moderna, e influenciou grandes nomes da literatura, como Tolkien e C. S. Lewis. E todo o Reino das Fadas que ele criou na história é surpreendentemente surreal. Os seres místicos, a natureza, os lugares e castelos, a arquitetura, tudo nos faz querer visitar esse reino e conhecê-lo melhor!

No entanto, o livro tem um objetivo diferente do que estamos acostumados, por isso uma leitura superficial da obra pode parecer para alguns "sem pé nem cabeça". Isso porque a linha narrativa da história não segue um fluxo contínuo, é como se houvessem pequenos ciclos, odisseias, que surgem, desenvolvem-se e passam, e o personagem principal segue adiante. Em Phantastes, a jornada desbravada, tudo o que o personagem descobriu e entendeu sobre si mesmo, sobre a vida e sobre o mundo, e tudo o que ele viu e sentiu nesse processo, é mais importante do que o desfecho final.

Por curiosidade, o jovem da história chama-se Anodos, que significa, no grego, “caminho de baixo para cima”. O seu nome se refere ao conceito tratado pelo autor durante toda a história, de que o caminho do Reino das Fadas é ascendente e transcendente, e a experiência de Anodos representa o poder da imaginação para o além-mundo.

Dito tudo isso, não espere que a história seja mais um conto de fadas, ela é muito mais profunda e filosófica! Leia com atenção e muita calma, e tente tirar do livro alguns ensinamentos para a sua vida. Aí sim, a leitura terá valido a pena!

Beatriz3280 30/12/2023

Fantasia
Muito bom pra quem gosta de fantasia e seres mágicos. As vezes é meio sem pé nem cabeça, mas é bem lúdico.

vintagelibrarie 28/12/2023

Algo bom está chegando para mim; o bem está sempre por vir.
Phantastes foi uma leitura satisfatória para mim, tive a oportunidade de me aprofundar em uma fantasia clássica, que apesar da riqueza em detalhes e da linguagem rebuscada a qual me embaraçou um pouco, a obra não perde a essência de nos transmitir a magia da Terra das Fadas. Carrego comigo, por fim, a curiosidade em conhecer mais títulos deste autor. Leitura recomendável, principalmente para quem gosta de leituras fantasiosas, narrativas cheias de aventuras, seres místicos e prosas profundas.

resenha completa publicada no meu blog: https://cafebaunilhaelivros.blogspot.com/?m=1

toledorachel 26/12/2023

Ou clássicos não são para mim...
... ou o livro é ruim mesmo . Li no clube do livro e ninguém gostou. Poucas chegaram até o final, inclusive. Eu li tudo e não entendi nada. Já tinha lido fantasia antes e sei que é uma viagem, mas essa pra mim foi sem pé nem cabeça. Eu não captei mensagem nenhuma. Foi uma perda de tempo.
Eliza139 17/01/2024minha estante
Não pense assim sobre os clássicos, existem livros que não funcionam pra gente, mas não generalize, existem clássicos que são gostosos de ler. Eu gosto de lê-los, mas Phantastes realmente é cansativo, achei arrastado e sem muita ação, embora reconheça seu valor na influência ao estilo "fantasia".

jacarepaguá_blues 21/12/2023

Expectativas frustradas
O universo da história é ao mesmo tempo intrigante e encantador, havia muito potencial para aventuras fabulosas! Porém... O protagonista era altamente passivo.

Parecia que o protagonista era tão espectador desse mundo quanto eu, a leitora. Ele passou a história praticamente inteira vagando por esse mundo de forma contemplativa e quase desinteressada. Ele nunca era uma força que movimentava a história (ou sequer interferia nela) as coisas apenas lhe aconteciam.

O resultado disso foi um amontoado de aventuras episódicas aparentemente desconexas e desinteressantes.
Eliza139 17/01/2024minha estante
Também achei isso, parecia que eu estava turistando no mundo das fadas.

Heloisa.Alexandre 17/12/2023

É de dar dor de cabeça
???? Nossa, cansativo, muito cansativo. Phantastes é uma história que é muito cansativa, traz um enredo legal, mas que não foi muito bem apresentado e é difícil se conectar com a história.

???? Acho que o autor quis aprofundar muito questões narrativas, mas o enredo mesmo esqueceu de aprofundar, o livro não era linear, as coisas mudavam toda hora sem uma devida conexão entre os eventos. Porém essa temática do Reino das Fadas é interessante, porém não foi bem aproveitado.

???? Eu tinha que ler essa história de porta fechada sem o mínimo ruído, porque qualquer coisa dispersava a minha atenção. Não consegui me conectar com os personagens e nem com o protagonista. Personagens bem qualquer coisa sabe.

???? O livro tem muito poucos diálogos e muita, muita descrição, havia várias páginas que eram apenas um parágrafo de descrições infindáveis. Embora seja um livro curto, demorei quase um mês nele.

???? Phantastes é isso, uma decepção, um universo que apresenta criaturas interessantes, que tem cenários legais e bonitos e que o leitor consegue visualizar e ficar encantado, mas as escolhas narrativas do autor estragam tudo.

Luana.Walery 02/12/2023

Livro ok, maaas...
Achei pouco imersivo, a história é extremamente arrastada, e tudo demora uma eternidade para acontecer. É um típico livro de fantasia do início do século XX, assim como Lewis Carol, C.S Lewis e Tolkien. A diferença que MacDonald antecedem os grandes C.S Lewis e Tolkien, e ambos se basearam em suas fantasias para escreverem obras incríveis.
Não tirando o mérito de MacDonald, o enredo é muito bom, a motivação do personagem também é boa, só achei muito arrastado e cansativo.

Marianna174 21/11/2023

Gostei, nas primeiras páginas não estava me segurando, mas depois a história começou a me prender, gostei da Irene, muito sábia e legal, é um livro com uma aventura mágica, personagens legais, tem um mistério em torno da vovó, aos poucos vamos conhecendo mais os goblins, e tem o desenrolar de uma aventura entre os humanos e os goblins, quero ler o segundo logo, mas não achei versão em português, mas vou ler quando melhorar o meu inglês

Gabriela.Griep 02/11/2023

Indo contra todas as expectativas
O que esse livro tem de lindo, tem de chato. Credo que sofrível foi ler ele. Muito descritivo e é como se alguém tivesse fumado cogumelo e escrito ele ao mesmo tempo. Por vezes fiquei sem entender a história. Esperava muito mais.

Bruna Valentim 29/10/2023

"Assim como a escuridão não teve um começo, jamais terá um fim, sendo, dessa forma, eterna. A negação de qualquer outra coisa é sua afirmação. Onde a luz não consegue chegar, ali habita a escuridão. A luz não faz mais do que cavar uma mina na infinita extensão da escuridão. E sempre sobre os passos da luz marcha a escuridão, sim, nascida de fontes e poços em seu meio, dos canais secretos de seu poderoso mar. Na verdade, o homem não é mais do que uma chama passageira, movendo-se inquieto pelo descanso da noite ao seu redor, sem o qual ele ainda não existiria e do qual é, em parte, formado."

- Phantastes; George Macdonald