Phantastes

Phantastes George MacDonald




Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas


269 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


RomArio45 30/05/2024

No reino perigoso
Phantastes acompanha a jornada de Anodos, um jovem fidalgo de 21 anos, pelo reino das Fadas. Feéria, o reino perigoso, terra fada, como você quiser chamar, nosso protagonista vaga por esse reino por 21 dias mortais (a percepção dentro do reino foi de muuuuuito mais tempo). Como o nobre cavaleiro da história fala, não há somente beleza no reino das fadas, na mesma extensão em que há beleza demasiada, há mal e feiúra.

Anodos passa por todo tipo de aventura em feéria: vaga por florestas e vales, trava amizade com pessoas de todas as formas e conhece muitos tipos de fadas, ele passou dias no palácio das fadas e enfrentou gigantes com seus irmãos de armas. O grande trunfo desse livro não é sua narrativa, nem as belas descrições do George Macdonald, mas os sentimentos que perpassam nossos corações enquanto lemos.
comentários(0)comente



Cass 26/05/2024

Anodos, o?
O medo das responsabilidades e o sonho de algo além permeiam a mente e coração de muitas pessoas.
Ao acompanhar Anodos no mundo das fadas foi necessário seguir o seu conselho, o de ser como uma criança que simplesmente aceita o que está a sua volta sem procurar justificativas.
Me esforcei em seguir seus passos, mas em vários momentos não conseguia me encontrar, por não saber como chegou àquela situação ou local, mas segui em frente, sem perguntas.
Não obtive todas as respostas que gostaria, mas também aceitei e concluo a leitura satisfeito com o crescimento do jovem.

Adeus Anodos, o adulto.
comentários(0)comente



Gabi 25/05/2024

Phantastes
Cheguei à esse livro por meio de uma citação de Lewis. Fui pesquisar e me encantei pela capa. Não tinha muita ideia de sobre o que seria, mas mesmo assim resolvi comprar.
Confesso que não foi uma leitura fácil e por vezes fiquei confusa ao ponto de ter que parar para me lembrar de onde Anodos tinha vindo e como tinha ido parar no local atual. Mas foi válida a leitura e a experiência com a alta fantasia.
comentários(0)comente



Wellen.Bergeron 17/05/2024

Não sei muito bem o que dizer?
Não acho que seja um livro ruim, mas também não é um livro tão bom assim. Nas páginas iniciais você é fisgado de cara, pois a forma como as coisas são narradas é imersiva, mas não sei se recomendaria essa leitura pra qualquer um, pq apesar de auxiliar na interação com o livro, a escrita é cheia de floreios, de forma excessiva em momentos desnecessários que acabam não ?agregando? para o desenvolvimento da história.
Mas apesar disso, eu posso dizer que gostei do livro, mas é necessário entrar nessa de mente bem aberta, pois ele no fim parece com aqueles sonhos extremamente aleatórios, por vezes desconexos e meio realistas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ester.Campista 03/05/2024

Uma leitura clássica cristã. Confesso que demorei compreender esse livro. Mas para quem tem um pensamento mais profundo, vá entender com mais facilidade a filosofia dele.
comentários(0)comente



Milenna.Pessoa 21/04/2024

Não entendi nada da história, muito confuso, algumas coisas aconteciam do nada, foi dificultosa essa leitura, não via a hora de acabar.
comentários(0)comente



Ricardo743 07/04/2024

A crítica da crítica
De início, não é necessário explanar toda a história, afinal, já há a sinopse, sem contar os diversos comentários do livro que, de certa forma, dão vários spoilers. Mas vamos direto ao ponto, e sim, o livro é arrastado, complexo, cheio de detalhes que tornam a leitura maçante. No entanto, é aí que está a beleza da obra, pois, quem imaginaria uma história tão intrigante e mágica escrita de uma forma tão simplória? Esse é erro de principiantes, e parte de mentes que acreditam que a fantasia é um gênero infantil, e que os contos de fadas são meras histórias que não tem nada a ver com a realidade. Ademais, o início do livro já traz a ideia de que não será uma história para crianças e que vai exigir muito do leitor, talvez, não só um bom repertório linguístico, mas uma boa construção de imaginário.
Finalizando os comentários sobre a obra, posso dizer que ela é belíssima, não por conta da escrita, nem pela edição do livro (que temos que confessar, é linda!), mas pela forma que adentramos à história. Poucos livros me fizeram sentir um misto de emoções tão profundas quanto este, uma amálgama de medo e alegria a cada página lida, e ao final da obra desejando que ela nunca tivesse terminado. Ali me apaixonei pelas mesmas pessoas que o protagonista, senti raiva, também tive vários medos, chorei, porém, a coragem me alçou ao alto e pude me imaginar sendo um grande cavaleiro.
Portanto, não deixe de ler esta grande obra, e não vá com a espectativa de ser um conto de fadas simples como os que você já leu alguma vez na sua vida. Este é um livro complexo, e a mentalidade errada pode te levar a uma leitura decepcionante.
comentários(0)comente



Guinna 02/04/2024

Anodos é um jovem que tem acesso ao mundo das fadas, ao adentrar neste novo mundo, Anodos vive diversas aventuras. Confrontando os espíritos das árvores, uma sombra misteriosa e inúmeros outros seres fantásticos. Apesar de George MacDonald, o autor desta obra, ser considerado um dos pais da fantasia, particularmente não gostei de sua escrita.
comentários(0)comente



Snowxmann 02/04/2024

Não me cativou
Sou grande fã de livros infantis, de fantasia e de contos de fadas. Lendo esse livro, entendo como ele inspirou autores como Tolkien e C.S Lewis mas acho que nesse caso, as inspirações( no caso de Lewis, ainda não li Tolkien) saíram melhor do que a ideia original.
A escrita é arrastada, talvez devido a época em que foi escrito, as descrições detalhadas são maçantes, senti que metade do livro era descrição de cenários onde nada acontecia e a história parece não evoluir para lugar nenhum, é como um apanhado de contos não muito conectados.
Existem alguns momentos bons, achei excelente as histórias que ele leu, a parte da cabana também é belíssima e filosófica,alguns versos e reflexões são boas.
Mas no todo não funcionou para mim
comentários(0)comente



Ryna.Fernandes 24/03/2024

Essa leitura, inicialmente, foi complicada. Muitas descrições sobre a natureza e uma linguagem/narrativa rebuscada, que requer uma atenção redobrada e um esforço ativo do leitor para compreender o texto.

Já era de se esperar, já que o livro é de 1858.

Apesar de ter menos de 300 páginas, não é uma leitura fluida, mas, uma vez superados esses "obstáculos", temos um livro e uma experiência maravilhosos.

Apesar de sua idade, o livro aborda temas atemporais, em várias camadas, sendo possível captar significados diversos, em maior ou menor profundidade, a depender do nível de compreensão de cada leitor.

A estória acompanha Anodos em uma viagem pelo mundo das fadas, que se inicia quando ele atinge a maioridade e, através da perspectiva dele, somos apresentados a esse mundo.

No início, observamos a incapacidade do protagonista de compreender e lidar com as mais diversas situações que lhe são apresentadas e suas próprias emoções, testemunhamos a descoberta de sua sombra, as consequências de sua influência sobre Anodos e sobre o mundo exterior.

É muito fácil se conectar com o personagem, que em sua juventude, ignorância, curiosidade e impulsividade, muitas vezes age de forma impensada, gerando consequências que causam dor a ele próprio e a terceiros.

A estória demonstra que, ao longo da vida, é possível ser coadjuvante, vítima, vilã ou herói, tudo a depender do seu nível de consciência e das circunstâncias.

É muito clara a influência desse livro em obras como Alice no País das Maravilhas, As Crônicas de Nárnia, O Senhor dos Anéis e, no começo, com as descrições da natureza, me lembrou bastante O Jardim Secreto.

Em resumo, não é um livro fácil, mas é lindo e vale muito a pena. Já penso em uma releitura mais tranquila, sem a pressa de saber o fim.
comentários(0)comente



Luvale 23/03/2024

Eu demorei muito lendo esse livro pela primeira vez, mesmo que o autor tenha inspirado muito do folclore das fadas que vemos nos dias de hoje na literatura fantástica. A linguagem é um pouco complexa e o ritmo muito lento. Demorei a engrenar nessa leitura, apesar de ser um tema que eu gosto muito.

Nessa releitura eu consegui perceber mais algumas nuances e lembrei o quanto esse livro puxava pautas filosóficas em cima de tudo. Gostei da releitura, apesar de demorar de novo, o livro foi bem episódico, cada capítulo se fecha e se conecta com o seguinte. O final é bem interessante e talvez venha a ler novamente com mais calma pra ver se aproveito melhor essa história.
comentários(0)comente



Murillo Robles 13/03/2024

O Batismo da Criatividade
"Certamente, George MacDonald é o avô de todos nós que lutamos para chegar a um acordo com a verdade por meio da fantasia." - Madeleine L'Engle (1918-2007)

Este livro é para aqueles que, assim como C.S. Lewis fez, almejam escrever fantasia ou apreciar boas histórias fantasiosas, devem lê-lo. O ensaio de MacDonald é a verdade do autoesquecimento misturada com fantasia de níveis acima do convencional. Verdadeiramente é uma prisão para sua mente, no bom sentido. Cada página virada, cada parágrafo lido é um prazer para alma; fora a beleza que há no poder imaginativo deste livro, isto é, realmente te faz criar em suas faculdades mentais os lugares, expressões faciais, roupas e tons de voz, por exemplo.

Deixando minhas notas finais, quero falar-lhes mais um pouco sobre a história em si. George MacDonald soube criar personagens de forma a marcar minha experiência lendo este livro (leve em consideração a visão inata de minha parte). Porém, a imersão que há no mundo criado pelo autor, a saber, "O Mundo das Fadas", é de uma excelente qualidade de detalhes ambientais e criativa, causando uma grande retenção literária, não possibilitando o cansaço.

Acredito, piamente, que J.R.R. Tolkien foi influenciado a criar lugares [geográfico] como parte essencial da criação de fantasia, como por exemplo: a casa dos hobbits e a própria terra média em si por George MacDonald. C.S. Lewis, juntamente com Tolkien, bebe também da mesma fonte ao criar Nárnia. Portanto, não deixe de ler esta obra fantasiosa por nada; principalmente se você é um leitor que ama fantasia ou está procurando uma porta de entrada, voilà! Phantastes é livro; apenas leia e veja.

comentários(0)comente



Nay 12/03/2024

E dois meses depois eu cheguei ao fim. Devo dizer que é um livro um pouco complexo, talvez devido ao seu vocabulário, e ao fato de eu não estar acostumada. É um tema fantasioso, porém relatado de forma profunda e um tanto filosófica. Me perdi em várias partes do livro, não sabendo o que realmente estava acontecendo, porém decidi deixar ele fluir e assim ir entendendo com o decorrer da leitura, e foi o que aconteceu. Acho que se for para eu contar certinho do que o livro se trata, fico confusa para me expressar, porém recomendo que tenha a sua própria experiência com essa leitura.
comentários(0)comente



269 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR