A Vida Como Ela É...

A Vida Como Ela É... Nelson Rodrigues

Resenhas - A vida como ela é...

stormsetwinds 22/07/2023

Existe fanfictions mais divertidas
Repetitivo em todos os sentidos: escrita, vícios de linguagem, estrutura de texto, narrativa e enredo. Parece que todos os personagens são os mesmos, uma vez que todos divergem em algumas duas ou três classes dependendo de seu gênero, falam do mesmo modo, têm as mesmas neuroses e fazem todos quase a mesma coisa. Era melhor ter deixado esses contos num jornal, formato que talvez seria mais propício para o texto, deixando em formato de livro somente os contos que são realmente bons.

Essa cidade de adúlteros e malucos que o autor criou não me convence e me parece tão forçada quanto policial buscando confissão de ladrão. Parece que conheceu dois ou três casos de traição e ficou fascinado, decidido a escrever somente sobre isso. Todos os contos do livro são somente sobre um assunto, todos sem reflexão, sem um propósito geral, sem uma conclusão que não seja o homicídio por parte do marido, um suicídio por parte da mulherzinha doce e desolada - mais unidimensional que novela.

Quem ouve falar de Nelson Rodrigues pela voz de seus fã clube de devotos irreverentes pintam o escritor como uma espécie de Dostoyevsky-Bukowski após uma cerveja. Um cara reacionário mas sem fru-frus e classicismos, genial e inventivo. Minha realização após a leitura foi: se ele é isso, bem, não foi nesse título aqui. Sendo sincera, foi o total oposto.

Escrita cheia de cafonismos que o livro, mesmo em ebook, cheira a poeira e mofo. E aí está o desafio: tome um shot toda vez que ler um "broto," "batata", "no duro" e seus primos doentios. Não deu. Esse eu não defendo.

sabrilivros 12/07/2023

eu lembro de ir dormir lendo e querer acordar cedo pra ler antes da aula. é MUITO instigante, cheio de reviravoltas e sujeira.

Erica 19/06/2023

Não gostei mto
As histórias são meio fracas e bem machistas, esperava mais. Tanto q demorei pra ler, não me prendeu.

Matheuzices 05/05/2023

"A Vida como Ela é..." é uma coleção de contos escritos por Nelson Rodrigues e publicada originalmente em 1951. Cada conto retrata situações da vida cotidiana de uma maneira intensa, dramática e por vezes grotesca, característica marcante da obra do autor.

Os contos de "A Vida como Ela é..." são uma representação crua da sociedade carioca do início do século XX, com seus vícios, paixões, traições e amores proibidos. Em cada história, Rodrigues revela a natureza humana em sua essência, expondo as emoções mais profundas e obscuras dos personagens.

Os contos variam em temas, desde o amor e o casamento até o crime e a traição. O estilo da escrita é simples e direto, sem rodeios, mas consegue capturar a atenção do leitor desde o primeiro parágrafo.

"A Vida como Ela é..." é uma obra atemporal que, apesar de ter sido escrita há mais de meio século, ainda consegue ser relevante e chocante para o leitor moderno. A obra é uma leitura essencial para aqueles que buscam entender a alma humana em suas nuances mais sombrias.

Clerzito 07/03/2023

No mínimo, datado.
Essa coletânea da coluna de Nelson Rodrigues te mostra situações absurdas contadas de forma cínica. Traição, assassinato e demais tragédias, não são tratados aqui como tabus e sim como elementos do cotidiano.
Sua coluna deve ter soado bastante subversiva a época. Entretanto, esse atributo se perde para os leitores dos dias atuais, levando consigo boa parte da qualidade dessas histórias, que se mostram cada vez mais repetitivas e cansativas a cada conto.

Danilo.Milev 01/02/2023

É um livro bem escrito, um clássico, a leitura flui, porém, não me prendeu, achei as histórias muito repetitivas, ou pelo menos os desfechos.. no início ainda fiquei meio chocado com certos capítulos ou finais dos contos, porém, acabou ficando repetitivo.. Mas valeu a pena para conhecer o livro, ainda que não tenha gostado.

lamarchatropical 31/12/2022

Leitura que resume o meu ano
Ter terminado esse livro foi a minha maior vitória de 2022, o que demonstra o quão b0$t4 esse ano foi!

Uma leitura tão lamentável, tão medíocre, e por vezes tão irritante que me fez entender o sentido de querer "desler" algo.

Espero não ter o desprazer de ter que ler esse cara de novo e não recomendaria o livro ao meu pior inimigo.

Espero ter sido clara.
Wilson 17/01/2023minha estante
Você que é analfabeta funcional. Nelson é um dos maiores escritores nacionais. É muito gigantesco para sua burrice aguda.

lamarchatropical 21/01/2023minha estante
Obrigada pela opinião que não solicitei.

Lurdes 27/12/2022

Não é segredo para ninguém que sou muito fã de Nelson Rodrigues, mas por muito tempo só havia lido sua dramaturgia.

Recentemente comecei a ler suas crônicas e foi uma gratíssima surpresa.

Agora, com esta seleção de crônicas e contos encontro uma mescla do dramaturgo e do jornalista que consegue, como ninguém, trazer à tona o melhor e o pior das relações.

Ao narrar estas
"Histórias de ciúme, obsessão, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e morte"
Nelson penetra nos mais profundos e, muitas vezes, inconfessáveis desejos.

Amores, paixões, desilusões são capazes de levar as pessoas a cometer as mais inimagináveis loucuras e expor a hipocrisia da sociedade.
Publicadas entre as décadas de 1950/60 nos jornais Última Hora e Diário da Noite rendeu algumas excelentes adaptações para o cinema e televisão.

Confere no carrossel alguns quotes e imagens das adaptações.
Leitura deliciosa.

Agora, me conta.

Você já traiu?

Você já foi traído (a)?

Martony.Demes 25/12/2022

Precisava conhecer essa obra
Quem não já assistiu a algum episódio adaptados pela globo na série homônima do livro A vida como ela é...? Histórias de traições, tragédias familiares, cumplicidaes, paixões, amores não correspondidos, disputas familiares por homens ou mulheres... é um coquetel de um espectro erótico bem extenso! Então, resolvi conhecer de perto, por meio da leitura dessa interessante obra.

E confirmo o que imaginei: é uma combo de densas e interessantes histórias de pessoas comuns sob um prisma erótico, trágico e natural, como de fato a vida como ela é!

É um livro para vez por outra escolher um ou dois contos e reler! Sempre será interessante reler!

Recomendo!

Alessandra @euamolivrosnovos 23/12/2022

Instagram @euamolivrosnovos
"Nada o fascinava mais do que a ideia de se subtrair das justiças humana e divina através da loucura."
Nelson Rodrigues publicou durante anos uma coluna com nome homônimo desse livro, tornando-se um sucesso estrondoso em pouco tempo.
Temas como vida conjugal, traições, morte, dentre tantos outros, tornaram seus contos motivo de riso e diversão, mesmo quando tratavam de assuntos tabu para a época ou, ainda, de temas mais obscuros que, em tese, não teriam espaço nessas tramas mais despretensiosas.
Personagens com nomes curiosos e caricaturais são o centro da maioria de suas histórias, carregadas de preconceitos da época que foram escritas, mas que ainda conversam muito com o público dos dias de hoje.
Nelson foi adaptado para o teatro e outras artes e ainda inspira enredos múltiplos, porém algumas obras guardam mais destaque como o inesquecível "A dama do lotação", que aborda a infidelidade conjugal da mulher.
Destaco nessa seleção da Nova Fronteira, também, "Noiva de Morte" e "Unidos na vida e na morte" que, embora trágicos, ainda são capazes de fazer o leitor torcer o cantinho dos lábios e se divertir com o absurdo da situação apresentada.
"... o pior inimigo da beleza são os cuidados de mãe."
Entretanto, para aqueles que gostariam de conhecer essa coletânea de contos, deixo duas dicas: livre-se de preconceitos, entendendo que o autor escreveu de acordo com convicções de seu tempo, o que não significa concordar com ele; não leia o livro de cabo a rabo, direto, como eu, pois, de maneira geral, os contos são similares e giram em torno de assuntos muito parecidos, o que acaba ficando cansativo se você não intercalar com outros livros.
No mais, a edição da Editora está bem bacana, reunindo o melhor dessa coluna tão famosa de Nelson Rodrigues, que marcou geração e ainda hoje consegue ser irreverente.
"Mas que delícia absoluta esse namoro de palavras, esse romance sem frases, essa história só tecida de olhares."

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Ellen Rayane 28/09/2022

Gostei muito dos contos...
São rapidinhos e muito engraçados!!!
Gostei muito, mas como li na sequência, em alguns momentos ficaram repetitivos e parecia q estava relendo o mesmo conto com o final diferente... Mas recomendo a leitura!

Eduardo.Mathias 24/07/2022

Uma seleção de crônicas fúnebres
Apesar de fazer sentido historico o teor de crônicas, acho que a seleção dessa edição deixa a desejar
Muitas crônicas acabam com o mesmo final ou possuem muitas similaridades entre si, a ponto do leitor poder adivinhar como irá acabar (com morte, óbvio)
Acho uma edição cansativa, numa escrita de teor fúnebre e pessimista, que fazia sentido com o Brasil do momento e com as publicações em periódico, porém em 2022 pode ser datada

Alessandra Ramos 07/07/2022

Lindo e brutal. Cada conto é um soco na cara narrativo.

Nunca imaginaria que existem tantas maneiras de se cometer adultério. Não sei se tenho muito a falar de Rodrigues que já não foi falado. Ele é cáustico, incisivo, provocador e ao mesmo tempo doce e poético. Uma mistura que torna o texto dele muito elegante e sedutor. Foi meu primeiro contato com escritos dele e adorei. Sem dúvida me despertou curiosidade pelo restante de sua obra.

O livro me levou para o cinema. Quando li o conto que deu origem ao filme "A dama do lotação" fiquei curiosíssima para saber como ele foi adaptado e assisti o filme, que é realmente interessante.
Bruno Oliveira 08/07/2022minha estante
Rodrigues é tão atual que dá até medo! Por que não evoluímos? Paramos no tempo?? Leitura mais do que necessária, primordial. Ótima resenha! :)

Alessandra Ramos 08/07/2022minha estante
Com certeza! Nossa moral avança tão devagar, que as vezes até desanima. Obrigada! ?

Marcelo 20/05/2022

Nobre Tricolor.
"Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos. "

Como não ler o mais fascinante livro deste nobre autor e tricolor?
Tão logo eu termine de ler Anarquistas graças a Deus, farei início a leitura.

Rachel 17/05/2022

Esse livro tem um grande defeito: ele acaba. Terminei ontem a noite e não sei mais oq farei da minha vida sem ele na minha cabeceira. Estou arrasada.