O gigante enterrado

O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

kendi 15/05/2021

a ignorância é uma benção (?)
o livro em si não me atraiu muito, não sou muito fã de fantasia, mas a escrita do Kazuo Ishiguro é bem fluida e agradável. a história durante o livro parece um pouco solta, mas acredito que no todo, em especial o fim, traz um significado, uma reflexão pertinente.

(aqui tem um pouco de spoiler, não da história em si, mas da reflexão que é levantada ao mais para o fim do livro)

o tema central é se os esquecimento pode ser melhor para uma sociedade (e para as pessoas individualmente) do que a lembrança. isso me remeteu bastante ao filme 'brilho eterno de uma mente sem lembranças". apesar de ser a grande reflexão do livro acho que ela demora muito a ficar claro, pois talvez até por ser um livro de fantasia o autor quis fazer dele um mistério, acho que isso acaba sendo um pouco ruim, mas torna o resto do livro um pouco insonso.

“Eu me pergunto se, sem as nossas lembranças, o nosso amor não está condenado a murchar e morrer.” (roubei a citação de uma outra resenha no skoob)

VinAcius49 14/05/2021

O lirismo foi a chave
Olha, minha resenha possui título agora!
O Gigante Enterrado me manteve entretido por todo o tempo de leitura, o que foi... ABSURDAMENTE prazeroso!
Escrita muito boa, narrativa linda, personagens... abaixo da média ou na média (?), ainda não consegui decidir, todos os elementos são apresentados de forma tão natural e o enredo... Interessante aqui, eu ainda estou meio sob a névoa e as coisas estão me fugindo rápido ? mas se é um enredo fraco, é contado de uma forma tão boa que torna pouco perceptível.
E Vinnie está aqui bem emocionado com o final ainda ?

Diego Almeida @diegoalmeida999 03/05/2021

Lembrar e esquecer, o que guardamos?
O que guardamos? Como lidamos com nossas bagagens? Podem as mágoas serem eternas?
Esse é um livro diferente de tudo que eu já li, uma mistura de medievo com toques fantásticos, analogias reflexivas e um laboratório sociológico em andamento. Foi uma leitura muito gostosa, não desgrudei do livro enquanto não acabei e certamente vou me lembrar dele em muitos momentos. Adorei a construção da narrativa de forma bem diferente, alternando entre lugares, momentos e personagens. Revelando aos poucos mais e mais detalhes que servem como um quebra cabeça deste quadro ofuscado pela névoa do esquecimento. Artifício muito interessante e bem usado pelo autor. Em especial tive muita afeição pelo personagem Wistan, e curti a evolução do personagem de Edwin. Poderia falar muito mais sobre os demais personagens mas deixo por aqui. A leitura me deixou pensativo e ajudou e muito a aliviar as tensões de leituras mais pesadas e densas, no fim das contas me diverti, relaxei e tive uma ótima aventura neste mundo fantástico. Deixo a pergunta, você prefere esquecer ou lembrar?

Giovana 08/04/2021

Uma história muito delicada sobre o amor, cercada de aventuras, e um final muito bonito e especial. Lindo!

alekele_ 21/03/2021

Delicada fantasia
Um livro muito bonito em que o autor consegue abordar temas reais e, delicadamente, misturar com toques de fantasia. O final foi o que eu mais gostei, pela sutileza que o autor deixa sobre o destino de Axl e sua esposa.
Uma leitura bem agradável.

Tiago.Pelegrineti 18/03/2021

Esperava mais
O autor recebeu um nobel de literatura, li que as pessoas comparavam essa historia a game of thrones, então criei altas expectativas. Acho que isso foi o que mais me frustrou nesse livro. Não é uma historia ruim, mas mais parece um conto de fadas, bem longe de uma aventura épica como eu esperava.

levi.varjao 28/02/2021

Uma leitura de fantasia bem diferente, uma pegada intimista que trata de temos sensíveis e muito relevantes como a velhice, o abandono, a memória e o luto.
Uma história um pouco densa, mas vontade de uma forma leve e muito bem escrita, uma excelente leitura para todas as idades que já conseguem minimamente ter uma compreensão desses temas.

Saulors 24/02/2021

Fui ler esse livro esperando uma obra a la O senhor dos anéis, e apesar de encontrarmos um mundo fantasioso com criaturas e uma bela jornada, assim como em A sociedade do anel, esse livro é pura poesia.
Me envolvi com o casal principal, Beatrice e Axl, que em suas jornadas através de uma Grã-Bretanha pós Rei Arthur, buscam pelo filho em uma outra comunidade. Nessa aventura eles encontram bravos cavaleiros e enfrentam algumas dificuldades, dignas de qualquer aventura fantasiosa, que envolve até uma dragoa.
Nesse universo, uma névoa se espalhou por toda a Grã-Bretanha fazendo com que todos esquecessem suas memórias mais antigas, porém o que não muda é o amor e carinho com que um trata o outro.
Assumo que achei arrastado em alguns momentos, e um tanto confuso em outros, mas foi uma bela leitura.

Francisco.Tambani 20/02/2021

Bom, porém, poderia ter menos rodeios.
Leitura leve, que faz repensarmos muitas atos.
Final interessante.

dani 17/02/2021

Importância da memória
Eu admito que fui até esse livro pela capa (é maravilhosa, não é mesmo?), mas o conteúdo é igualmente lindo. Acompanhamos um casal já idoso (ou ao menos aparenta ser) em uma aventura para se encontrar com o filho, numa Inglaterra pós-Artur, onde a magia está presente nas entrelinhas e uma "névoa" embaça e embaraça as memórias.

Alle Fay 17/02/2021

Poético!
Um livro que mexeu comigo, um tanto poético, em alguns momentos até cansativo, mas um livro com magia.
E eu que pensei ter pegado um livro com um outro enredo, e ele me levou para um mundo de reflexão...

Alle Fay 17/02/2021

Poético!

Thiago 14/02/2021

Um livro diferente de tudo que se imagina e espera
O autor cria um mundo de fantasia repleto de questões, dúvidas e relances. A história vai nos prendendo para que entendamos toda a confusão que está ocorrendo. A parte final é surpreendente, mas, mais do que isso, fica patente o talento e a magia com que o autor escreve, criando, acima de tudo, uma ternura comovente.

Larissa 07/02/2021

Poxa, insisti bastante pra chegar ao final do livro, deveria ter parado no meio, pois o final foi pior que o enredo. Enfim.. história meio sem sentido, com alguns viés psicológicos.

nadia 04/02/2021

É interessante como "O Gigante Enterrado" cresce com o passar das horas após seu término. Confesso que durante algumas partes, principalmente mais ao meio do livro, senti que a leitura não engatava muito bem, parecendo que tudo se mantinha morno demais, mas agora acho que, em partes, é importante para a experiência e para o que o livro propõe. É justo esperar uma aventura épica e animada quando seus protagonistas são um casal de velhinhos? Provavelmente não. O Gigante Enterrado discute sobre a importância do esquecimento, sobre o ódio entre povos, sobre a compreensão da morte. Nossos sentimentos para com os outros são justos e fortes se já não nos lembramos dos momentos bons que vivemos juntos? E se esse esquecimento também cobrir os momentos ruins? Devemos, então, lembrar da nossa história em sua totalidade, com os momentos felizes e tristes, ou aceitar o esquecimento como uma manutenção das relações? Uma história linda sobre o amor, o ódio, a guerra e, principalmente, a memória pessoal e coletiva.