A reportagem

A reportagem Nilson Lage

Resenhas - A reportagem

graziiffraga 08/12/2022

Leitura boa
Sempre achei a escrita do Nilson bem didática e direta, além de ser claro que ele tem um ótimo conhecimento sobre as coisas que ele fala. Gostei de ler sobre como o jornalista tem que ser claro no que transmite e que deve ter em mente que a entrevista caminha em dois sentidos. O repórter quer tirar uma informação, mas o entrevistado sabe disso e pode mudar o rumo se o jornalista não for esperto. É legal ver também que os entrevistados perdem um pouco da espontaneidade quando escrevem suas respostas. A proximidade física facilita a comunicação realmente, eu mesma percebo isso em trabalhos.

Natine 27/08/2022

Essencial
Essencial, A Reportagem não é tão genial quando Linguagem Jornalística, mas traz um clássico Nilson Lage: autor fundamental para a formação do jornalista.

cheiadenojinhos 31/07/2022

Uma aula do começo ao fim.
Um livro não somente para estudantes de jornalismo, mas também para quem quer aprender um pouco mais da história do jornalismo em si.

Bibi 24/05/2022

livro claro e essencial para quem gosta de jornalismo. nilson lage consegue prender e explicar tudo o que deseja

Bia 22/05/2021

O autor explica sobre as pautas, pesquisa, relacionamento com fontes e entrevistados, ética jornalística, reportagens especializada, jornalismo na era da internet de uma forma clara e didática.

Lívia 16/12/2020

Livro essencial pra qualquer estudante de jornalismo! Me ajudou muito com meu TCC!

Kamila 25/08/2013

Livro conciso, direto e de linguagem muito objetiva. Uma das obras mais completas sobre o gênero da reportagem.

Mo' 13/08/2013

Todo estudante de jornalismo ouve falar de 'A Reportagem' durante o curso. Eu já tinha lido uma parte dele na faculdade, mas resolvi comprar e ler inteiro e... quase me arrependi. Quer dizer, não é um livro ruim, mas também não é lá muito útil. Como diz o subtítulo, Lage fala sobre teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, mas se perde um pouco na introdução de cada novo assunto - passa a maior parte do tempo falando sobre os temas de que podem se tratar as reportagens e só um pouquinho sobre como trabalhar uma reportagem. Resumindo: eu esperava mais.

site: www.bloggerdamo.blogspot.com

Taryne 28/03/2011

Um verdadeiro mini manual de jornalismo. Nilson Lage aborda muitas das nossas dúvidas e questiona a profissão em diversos aspectos. Muito bom!

Gi 25/07/2010

NILSON LAGE FALA SOBRE TÉCNICAS DE REPORTAGEM
“A Reportagem: Teoria e Técnica de Entrevista e Pesquisa Jornalística” é o nome do livro lançado em 2001 pelo jornalista Nilson Lage, onde ele explica de maneira didática as técnicas básicas de reportagem que são de grande utilidade principalmente aos estudantes de jornalismo.

O livro aborda de forma clara toda a história jornalística: Publicismo, Sensacionalismo, Nascimento da reportagem, Jornalismo, Repórter como testemunha, Fontes, Ética, entre outros assuntos.

Em um dos capítulos Lage mostra como é importante saber qual será o foco da reportagem em uma das áreas que são divididas nas redações, e que o repórter possivelmente pode ser treinado principalmente quando se trata de assuntos complexos como cidade, política, esportes, economia, ciência e tecnologia, artes e espetáculos.

Além do foco, também saber distinguir notícia e informação jornalística, quando ou não será utilizada linguagem popularizada. O repórter precisa informar de forma clara e objetiva, isto é, a informação com o mesmo significado (tornar comum) para que todos – principalmente os leigos – possam compreender.

O autor também fala sobre Jornalismo Científico que aos poucos está progredindo no Brasil e já faz parte do quadro curricular de algumas universidades. Para o exercício do jornalismo científico é indispensável a posse de uma bagagem cultural adequada, um conhecimento básico da história e da filosofia das ciências e da educação.

Um capítulo é dedicado às conseqüências da ciência e tecnologia, mostrando como penetram na vida cotidiana atualmente e que a maioria dos cidadãos talvez nem percebam sua relação com o silencioso trabalho de que resulta a conquista científica.

Lage explica que o jornalista precisa ter espírito científico para o exercício do jornalismo científico, mas sem esquecer que em primeiro lugar se trata de jornalismo: amor à verdade, consciência e império da vontade sobre o juízo, preservado de qualquer influência estranha à razão.

twitter @giselesantos_