Micróbios

Micróbios Diego Vecchio

Resenhas - Micróbios

JCarlos 08/08/2022

Micróbios mágicos
Micróbios foi uma singular leitura. Estranha no início, mas palatável e progressivamente admirável à medida que se avançava em seus nove contos.
Fazendo jus ao realismo mágico argentino, gira em torno de situações envolvendo literatura e medicina, um transtorno ou uma doença, como ponto principal e, de forma tênue ou enfática, o livro, a literatura ou o hábito de ler ou escrever.
Uma menina que perde peso consideravelmente; gêmeas siamesas que geram um bebê que não crescia, porém, encolhia em perpétua diminuição; um fumante e talentoso escritor que publicava sua obra em uma renomada revista de ficção-científica; um vampiro que escolhe suas vítimas pelo sobrepeso, enquanto que o escritor que o criou sofre um grave acidente; um estudante atormentado pelas formigas em seu corpo...
São contos deliciosamente estranhos, todos com uma linguagem densa e ao mesmo tempo em equilibrada jocosidade.
Esperava uma coisa, encontrei outra.
Excêntrico. Mas sublime.

"Está demonstrado que o cérebro não pode se ocupar de duas idéias de uma vez. Quando um cérebro traduz, reza, conta, imagina, não pode sofrer. E quando sofre, não pode imaginar, contar, rezar, traduzir."

regifreitas 22/07/2020

MICRÓBIOS (Microbios, 2006), Diego Vecchio; tradução Paloma Vidal.

O argentino Diego Vecchio traz aqui uma série de contos que versam sobre doenças e problemas de saúde relacionados com a literatura e com os “homens de letras”. São no total nove textos.

As ideias em si me pareceram bem promissora, já o desenvolvimento dessas histórias não me agradaram tanto. Algumas, inclusive, trazem toques de realismo fantástico e nonsense. Contos como: “O homem do tabaco” e “O homem dos miolos”, achei realmente bons, tanto nas suas premissas como nos seus desdobramentos; já outros, como: “O homem do bordel” e “O homem das formigas desaparafusadoras”, foram muito viandantes para o meu gosto.

Leitura do mês de julho para o Desafio Livros & Sabores: Argentina.

Elisangela 15/06/2020

Confuso
Não é o tipo de livro que costumo ler, recebi de um clube do livro em que me inscrevi justamente para me desafiar e sair da minha zona de conforto da leitura... não funcionou. O livro é de contos, que achei confuso e com os quais não me conectei, infelizmente não é pra mim...

Hildeberto 15/04/2018

Micróbios, de Diego Vecchio, é um livro de leitura rápida e leve. Os dois melhores adjetivos para descreve-lo são, provavelmente, no-sense divertido. Composto por 9 contos, cada um aborda uma doença diferente em um país distinto. Tabagismo, anorexia, pneumonia ou mesmo esquizofrenia, doenças que atingem personagens ligados ao mundo dos livros - seria isso uma doença? (Ironia)

Vecchio escreve diversas frases interessantíssimas no decorrer dos contos, dignas de reflexão. Os contos por si mesmo merecem uma atenção especial: há algum significado oculto neles, uma crítica velada talvez? Esse é um dos pontos mais difíceis do livro: descobrir os seus significados. Como uma obra no sense ele é ótimo, mas às vezes dá a impressão que há algo nas estrelinhas. Outras vezes, que é tudo apenas maluquice literária. Seja como for, essa falta de rumo, essa abertura demasiada para uma multiplicidade de sentidos me incomodou um pouco. Afinal, o livro diverte mas não parece deixar nenhum conteúdo coeso e coerente na memória.

É uma boa leitura para quem busca asbtrair e se divertir, principalmente se fã do no sense

LeitorAnonimo 08/12/2016

Muito nonsense; muito viajado pra mim...