Você não precisa de um chamado missionário

Resenhas - Você não precisa de um chamado missionário

Lala_books 20/09/2023

VOCÊ NÃO PRECISA DE UM CHAMADO MISSIONÁRIO
FINALIZADO ?

Muitas pessoas acreditam que para ser um missionário devem ter um chamamento, quando na verdade, o "ide" é a maior ordem e declaração de obediência que Jesus deixou para nós como seus discípulos, ir e fazer mais discípulos para Ele!

Jonas.Pessoa 29/06/2023

Lenha na fogueira!
É incrível como o Yago Martins já era um prodígio. Mesmo tão jovem, seu 1o livro escrito é de uma qualidade ímpar. Sendo o início de uma série de 4 partes, fiquei impressionado como ele conseguiu produzir tanto conteúdo em um trecho tão pequeno da famosa Grande Comissão (Mt 28.18-20).

Ele se deteve a expor visões distorcidas quanto às missões e o evangelismo, além de propor um olhar mais correto e acurado daquilo que é um dos grande pilares da igreja, algo que nenhuma outra instituição foi chamada a fazer.

Durante e após a leitura, senti meu coração aí mais desafiado e desejoso em espalhar as boas-novas do que antes. Prepare-se, pois será confrontado de inúmeras maneiras, desde a interpretações equivocadas e enraizadas na cultura evangélica, até mesmo por revelar tantas e tantas desculpas esfarrapadas que lançamos no coração a fim de tranquilizar a consciência sobre nosso serviço desprezível no quesito de compartilhamento da fé.

Eu só posso dizer que valeu cada página, e confesso estar ansioso para ler os próximos dessa série.

Minha única ressalva é que em alguns poucos capítulos, no meu ponto de vista, se estendeu além do necessário, quase que enchendo linguiça - o que não acredito ter sido a intenção do autor.

De todo modo, recomendo demais a leitura. Espero que contigo, assim como foi comigo, seu coração incendeie.

Kelly Oliveira Barbosa 01/06/2023

BLOG CAFÉ, FÉ E LIVROS
Yago Martins é um pastor batista, autor de vários livros sobre cristianismo. Você não precisa de um chamado missionário, publicado a primeira vez em 2015, foi o seu livro de estreia, uma obra que continua relevante para o público cristão brasileiro mesmo passados esses oito anos.

Eu me lembro de acompanhar o Yago Martins pelo YouTube e Facebook já em 2014. De ter conhecido pregadores como o Paul Washer, John Piper, Augustus Nicodemus e outros, através do seu conteúdo. Sem dúvida posso dizer que nesse período o trabalho online do Yago foi importante na minha vida, sendo uma das influências que contribuiu para que eu me interessasse mais por teologia – e acredito que foi assim para muitos jovens na época.

Você não precisa de um chamado missionário, portanto, é um livro que estou ensaiando ler desde o lançamento – sim, procrastinei bastante. E quando comecei ler agora, pensava que talvez poderia ter perdido o time do seu conteúdo, porém longe disso. Esse livro tem como proposta corrigir alguns erros na visão e interpretação bíblica dos cristãos evangélicos quanto a ordem da Grande Comissão ou no termo como é mais conhecia Obra Missionária.

Yago abre seu livro falando o quanto as motivações por trás das nossas ações são importantes, e não só as ações, ainda que seu fruto seja bom. E afirma que a motivação correta para fazer missões é o Senhorio de Cristo e a Glória de Deus. Mas como podemos ter a motivação correta se não conhecemos verdadeiramente Cristo e sua mensagem conforme revelado nas Escrituras? Ele nos pergunta. Defendendo então que a única forma de trazermos em nossos corações a motivação correta para fazer missões é conhecer esse Cristo, através de uma boa teologia, ao que eu Kelly acrescento, uma boa teologia sim e uma vida de devoção sincera diante de Deus (Nada adianta ter teologia, o conhecimento, e não ter devoção e prática da Palavra).

O texto bíblico base destrinchado pelo autor é Mateus 28:18, e a ênfase do livro nesse texto é o Senhorio de Cristo e a ordem do Ide. Os demais pontos constantes na ordem da Grande Comissão parece que serão desenvolvidos nos demais livros da série. Sim, Yago se lançou como autor já com uma série: A Grande Comissão é bem maior do que você imagina.

Outro ponto relevante do livro é quando o autor se propõe a refletir para quem é essa ordem do Ide. Passando por pontos de vista diferentes ele conclui que Missões é uma ordem de Cristo dada a Igreja e não para indivíduos isolados. Ou seja, a Igreja (coletivo) foi chamada para fazer discípulos de Cristo de todas as nações. Isso implica que todo cristão precisa estar envolvido nessa obra de alcançar os perdidos, porém que nem todos estarão envolvidos da mesma forma. Nem todos largarão tudo e irão para outros países – o que geralmente é a maior dúvida das pessoas quanto ao Ide -, mas que todos devem se envolver nessa obra conforme a oportunidade que o próprio Deus vai concedendo, como também dos dons e talentos de cada um.

Passando assim para outro ponto alto do livro, que dá título a obra na verdade. No meio evangélico muito se fala ainda hoje, em chamado: “Qual o seu chamado?”, “Você tem um chamado?”. Yago, argumenta como isso de chamado é ensinado e utilizado muitas das vezes como uma desculpa para que os crentes permaneçam de braços cruzados. Já temos uma ordem de Cristo: Ide e fazei discípulos, o que precisamos ele diz em resumo é obedecer a ordem dada. Para ele chamado ou a área especifica que Deus quer te usar na missão é o lugar ou ministério onde você tem a OPORTUNIDADE (é Deus que abre os caminhos) e a maneira (na pregação, louvor, evangelismo, hospitalidade…) a que você dá mais frutos para Deus (a forma que segundo os seus talentos Deus é mais glorificado e que mais pessoas são alcançadas).

Ele finaliza o livro enfatizando após alguma argumentação bíblica e teológica que o IDE é para ir mesmo, nada dessas interpretações tão repetidas nas igrejas evangélicas de “enquanto vou” “indo”… dando a ideia de que a igreja não precisa de fato se deslocar, sair das quatro paredes e ir em buscar do perdido. A Igreja é chamada para IR. Nem todos os indivíduos crentes vão, mas há aqueles que vão, e os que ficarem precisam se envolver com esse envio, cuidando do enviado em todos os sentidos. E esse IR também, ele deixa claro no último capítulo é PARA FAZER ALGO. Só ir não adianta (só ir é turismo). Cumprir o IDE é ir para fazer discípulos. Devemos ir para levar a mensagem do evangelho, a mensagem da salvação, que Deus enviou-nos seu Filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. O próximo livro da série Faça Discípulos ou Morra Tentando, pelo que entendi será sobre esse último ponto: o que devemos fazer em missões.

Como mencionei no início, esse é um livro que continua relevante para o cenário cristão evangélico brasileiro mesmo passados oito anos de sua publicação. Yago escreve de uma forma clara e atual, sem dúvida consegue se conectar com os leitores do século XXI e passa sua mensagem com sucesso. Tenho que dizer que como figura pública que hoje o Yago Martins é, eu não sou uma seguidora do seu trabalho, não curto muito a maneira como ele se comunica em vídeos, falando sempre dos assuntos que estão em alta, envolvido em polêmicas… Daí a importância da linguagem escrita, se não fosse esse livro eu dificilmente pararia hoje em dia para ouvir o Yago sobre esse assunto.

Em suma, eu gostei muito do livro, me esclareceu vários pontos que eu tinha turvos principalmente quanto a parte prática do IDE. O conteúdo desse livro não é só teórico, mas que realmente te coloca para frente de modo prático. Algo que eu tenho valorizado cada vez mais quanto ao que me proponho a ler e estudar. Recomendo.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2023/06/01/voce-nao-precisa-de-um-chamado-missionario-de-yago-martins-125/

Lets 04/04/2023

Estou conhecendo a escrita do Yago ainda mas tenho gostado bastante.
As referências que ele usa, a forma como ele sempre usa a Bíblia para se basear... gostei dele

Elber.Joaquim 03/04/2023

Comecei essa série de livros pelo terceiro, gostei tanto que voltei para o primeiro e agora quero ler o segundo. Já estou ansioso pelo lançamento do quarto livro! Yago Martins lançou uma série de suma importância para a igreja brasileira e mundial. Recomendo muito!

Pedro Leitor 24/03/2023

Bom livro
Merece uma leitura com mais atenção. O autor apesar de novo abordao tema com excelência e bastante profundidade. Recomendo.

Cleciano.Souza 09/12/2022

Livro sensacional, recomendo a todo cristão, missões é um assunto importantíssimo pra toda a igreja e o Yago aborda o assunto de uma forma muito clara e objetiva, é um livro confrontador e edificante.

Lua 15/10/2022

Bom, fácil de ler, relevante.
Discordo em alguns pontos teológicos com o autor, o que não faz com que o livro seja ruim, ao contrário, o autor traz a responsabilidade sobre o fazer missões, explicando o que é e o porquê de fazê-lo, indo além e exemplificando o que não são missões, muitas vezes confundido por muitos cristãos.

Ester 20/09/2022

O que é pouco exposto
Quando se trata de missões, a maioria dos cristãos e até mesmo ensinadores do assunto, focam em como capacitar pessoas dentro de uma teoria variável. Não se tem um preparo específico visando o local e a forma de trabalhar. Pensamos em missões apenas em grandes países e continentes onde a fome domina. Mas nos esquecemos de estar cumprindo com o ide independentemente de onde estamos ou pra onde estivermos indo!! Esse livro vai trazer uma visão prática sobre o assunto e que vai abrir os seus olhos para aquilo que é pouco exposto: o verdadeiro ide. Somos chamados e escolhidos para que os planos do Senhor se cumpra dentro da nossa trajetória, mas acabaremos nos limitando enquanto tivermos focados em apenas termos um chamado, sendo que Cristo já nos convocou pra sua obra. Só basta entendermos como pregar o evangelho dentro das nossas limitações!! Excelente livro

Gilmar.Melo 18/08/2022

Refletindo sobre a chamada grande comissão
Um bom livro de estréia do teólogo e pastor batista brasileiro Yago Martins. Neste livro ele fala sobre a importância e a responsabilidade da igreja em relação a chamada "grande comissão": o chamado de Jesus para o ir e fazer discípulos, conforme o relato no final do evangelho segundo Mateus.

Neste primeiro livro, que dá início a uma série sobre a grande comissão, o autor vai focalizar a primeira parte da ordem de Jesus: o "ide". Trabalhando os aspectos bíblicos, teológicos e principalmente práticos do assunto, Yago nos traz uma importante e necessária compreensão acerca deste tema tão fundamental para todos os cristãos.

Sem dúvida, uma importante obra de introdução ao tema de missões e vocação cristã.

Juan.Abreu 01/09/2021

Missões!
O livro é muito bom, traz-nos visões importantes sobre missões e sobre o chamado missional. O autor fala com maestria sobre muitos dos pontos abordados.

Embora eu discorde de um ponto ou outro, algo puramente natural, a obra em si é muito boa e repleta de boas citações, também muitos pontos que deveriam ser mais abordado entre os cristãos.

Gabriela.Padora 30/03/2021

Você não precisa de um chamado missionário
Para quem é interessado em missões, este livro é muito bom! O autor explica com muito embasamento bíblico sobre o que é ser missionário. Desmistifica o termo e incentiva todos a serem também.

Victor 21/03/2021

Muito relevante
Material excelente, muito relevante pra Igreja brasileira. Já participei de muitos projetos missionários e gostaria de ter tido contato com esse conteúdo já há uns 10 anos atrás!! Realmente foi uma quebra de paradigmas. Recomendo muito!

Julguei muito pelo título e me arrependi. E agora que descobri que é parte de uma série, já vou ler o próximo!

Fargone 25/12/2020

Qual o verdadeiro sentido do "Ide"
Yago manuseou perfeitamente os pormenores de uma importante questão Bíblica, que é a questão de missões e como cada um de nós cristãos nos encaixamos neste mandamento.