O Livro de San Michele

O Livro de San Michele Axel Munthe

Resenhas - O Livro de San Michele

Diego 05/11/2022

A simplicidade
Como todo o livro bom, este me deu uma sensação contraditória de não querer parar de ler e ao mesmo tempo, ficar chateado por vê-lo passar.
Momentos tristes, momentos sublimes, momentos interessantes, momentos chatos. De que é feita nossa vida senão de momentos? Trata-se aqui de um livro que conta uma vida.

Vou agora transcrever um trecho que achei muito bonito, ao final da obra:

?E sendo assim, como posso eu, pecador, o mais humilde dos teus adoradores, esperar de ti piedade, impassível Senhor da Vida? Como me atrevo ainda a suplicar-te, a ti que já me concedeste, com tuas mãos magnânimas, tantos bens preciosos! Deste-me olhos para brilharem de alegria e se encherem de lágrimas; um coração para palpitar de desejo e sangrar de piedade; deste-me o sono e a esperança. Julguei que tudo me havias dado, na verdade. Enganei-me; era apenas um empréstimo e agora queres que te devolva tudo, para que o entregues a outro que por sua vez surgirá desta mesma eternidade, onde eu vou desaparecer.?

Que bela forma de agradecer por uma boa vida e mostrar que compreende o ciclo infinito, não?

Fimbrethil Call 11/02/2010

Surpreendente!
Livro que conta a vida de um médico sueco, em meados do século XIX, muito interessante. Um médico que tem consciência de sua mediocridade, mas que tem muito sucesso, principalmente tratando de hhipocondríacos.

Ele trata de muitos personagens da nobreza européia, e como trabalha em Paris, de muitos estrangeiros que vivem nessa cidade.

É muito impressionante como ele conta da epidemia de cólera em Nápoles, da difteria em Paris, do terremoto de Messina...

Muito interessante como o objetivo dele é comprar um terreno em Anacapri e construir a sua casa, a San Michele. O que ele faz, e conta a sua vida nessa cidade, os costumes do povo, a sua paixão pelos animais.

O surpreendente é que, para mim pelo menos, ele não é uma pessoa simpática. É preciso ler o livro pra entender, o que eu recomendo muitíssimo. Esse livro é muito interessante.
Agnaldo.Abreu 03/05/2022minha estante
Quem me indicou foi o escritor GEORGE ORWELL, no livro ENSAIOS .. Fiquei curioso e estou aqui para ler este livro...
Agnaldo Abreu