O delírio e os sonhos na Gradiva, Análise da fobia de um garoto de cinco anos e outros textos (1906 -1909) Sigmund Freud

Resenhas - Freud (1906 -1909) - Volume 8

laisamaggot 23/12/2022

Espetacular!
Meu primeiro contato direto com Freud, onde me vi imersa principalmente no texto O Delírio e Os Sonhos na Gradiva. Já estou escolhendo qual o próximo volume vou adquirir!

Grabas 08/11/2021

Meu primeiro contato com a obra direta de Freud, gostei muito, principalmente do caso do pequeno Hans. Esse livro faz parte de uma coleção, esse era o v.8, talvez eu compre outros?

Jimmy 25/02/2021

Razoavel
O texto do menino Hans e do da gradiva são um pouco chatinhos, os outros textos brilham mais.

Paulo Silas 04/09/2020

Compreendo a produção escrita de Freud entre os anos de 1906 a 1909, o volume 8 das obras completas, publicadas pela editora Companhia das Letras, inclui entre os textos reunidos na obra importantes trabalhos como "O Delírio e os Sonhos na Gradiva" e "Análise da Fobia de um Garoto de Cinco Anos". Com a tradução da língua original feita por Paulo César de Souza, que promete (e cumpre efetivamente) uma escrita muito mais fiel ao leitor, o produto, por assim dizer, que se tem com os textos reunidos é algo primoroso. Inobstante o conteúdo em si, a qualidade do material e da produção da obra é algo digno de nota, tratando-se de um daqueles que causa tremendo orgulho ao se ter na estante.

"O Delírio e os Sonhos na Gradiva" é o trabalho que abre esse volume, no qual Freud faz uma abordagem psicanalítica no protagonista do romance "Gradiva", de Wilhelm Jensen. Anunciando que por mais estranho possa parecer a realização de uma análise sobre uma obra literária, Freud evidencia as razões de justificação dessa forma de investigação, apontando inclusiva um liame entre o psicanalista e o romancista: enquanto o procedimento psicanalítica consistiria na "observação consciente dos processos psíquicos anormais de outras pessoas" a fim de assim construir os regramentos da análise, o do romancista se traduziria na forma com a qual volta sua atenção para o inconsciente a partir de sua própria psique, espreitando assim possíveis formas em que o inconsciente se desenvolve enquanto "lhes proporciona uma expressão artística, em vez de suprimi-los com a crítica consciente". Deste modo, defende Freud, "parece inevitável concluir que ou ambos, o romancista e o médico, compreendemos igualmente mal o inconsciente, ou ambos o entendemos corretamente". Assim sendo, a abordagem realizada é super interessante, uma vez que os fundamentos da análise psicanalítica são utilizados enquanto forma de interpretação da ora literária em questão.

Para além de outros mais de dez trabalhos que compõem esse volume, "Análise da Fobia de um Garoto de Cinco Anos" é um caso analisado por Freud do pequeno Hans - uma criança que é abordada via psicanálise, com Freud contando com a ajuda do pai do menor nas "sessões" que são realizadas, a partir do medo de cavalos que passa a demonstrar, o qual vai ser associado à ideia do "grande pênis" assim identificado pelo autor. O desenvolvimento dos interesses da criança nessa tenra idade constituem o objeto sobre o qual Freud se debruça, estabelecendo sua análise para tratar das questões evidenciadas pela psicanálise. Freud encerra o estudo criticando os críticos da psicanálise, uma vez é equivocada a ideia de que tornar mais fortes os maus instintos ao torná-los conscientes através da psicanálise seria uma consequência dessa técnica. De igual modo, Freud defende a possibilidade de se tratar crianças via psicanálise, não observando qualquer malefício nesse sentido. Enfim, trata-se de uma obra que ainda traz trabalhos sobre a fantasia em que se situam os escritores, práticas religiosas, a psicanálise aplicada na instrução judicial e outros bastante interessantes. Obra primorosa que vale o sério e comprometido estudo.