O Que É Conservadorismo

O Que É Conservadorismo Roger Scruton

Resenhas - O Que É Conservadorismo

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 24/01/2024

O que é Conservadorismo, por Roger Scruton
"O que é Conservadorismo", de Roger Scruton, publicado pela editora É Realizações, é uma obra inspiradora do pensamento conservador contemporâneo. Publicado em 1980, o livro apresenta uma visão abrangente e articulada dos princípios e valores que sustentam o conservadorismo.

Roger Scruton começa por definir o conservadorismo como uma “atitude de respeito pela tradição e pela ordem social”. Para ele, os conservadores acreditam que a sociedade é uma construção complexa e frágil, que deve ser preservada e protegida. Eles também acreditam na importância da tradição, como fonte de valores e normas que dão sentido à vida social.

A partir dessa definição, Scruton explora os principais temas do pensamento conservador, como a liberdade individual, a ordem social, a tradição, a religião, a propriedade privada e a família. Ele argumenta que o conservadorismo é uma filosofia política que defende a liberdade individual dentro de um contexto de ordem social. Os conservadores acreditam que a liberdade individual é essencial para o desenvolvimento humano, mas que ela deve ser exercida de forma responsável e respeitosa pela tradição.

O autor também defende a importância da ordem social para o bem-estar da sociedade. Ele argumenta que a ordem social é necessária para garantir a paz, a segurança e a prosperidade. Os conservadores acreditam que a ordem social deve ser baseada em princípios de justiça e igualdade, mas que ela também deve ser flexível o suficiente para permitir a mudança e a inovação.

A tradição é um legado de sabedoria e experiência que deve ser preservado e transmitido às gerações futuras. Os conservadores acreditam que a tradição é importante para dar sentido e continuidade à vida social. Já a religião fornece uma base moral para a sociedade e ajuda a unir as pessoas em torno de valores comuns. Os conservadores acreditam que a religião é importante para o bem-estar individual e social.

Scruton apresenta nesta obra que a propriedade privada é essencial para a liberdade individual e para o desenvolvimento econômico. Os conservadores acreditam que a propriedade privada deve ser protegida pelo Estado, mas que ela também deve ser exercida de forma responsável, tal como a família que, segundo o autor, é a base da sociedade e que é importante para o desenvolvimento social e individual. Os conservadores acreditam que a família deve ser protegida pelo Estado e que ela deve ser baseada em valores tradicionais.

"O que é Conservadorismo" é uma obra fundamental para o entendimento do pensamento conservador. Roger Scruton apresenta uma visão clara e concisa dos princípios e valores que sustentam essa filosofia política. O livro é uma leitura obrigatória para todos os que desejam compreender o conservadorismo e seu papel na sociedade contemporânea.

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: https://irmaoslivreiros.com.br/conservadorismo/

Wesley 23/03/2021

O que realmente é conservadorismo...
Que livro fantástico, Scruton não apenas mostra vários pontos importantes sobre o conservadorismo e do porque ele é tão importante, parafraseando l"Bruno Garschagen na apresentação à edição Brasileira no início do livro "Scruton traz argumentos, os fundamentos, as referências bibliográficas, texto claro e sedutor e uma postura sempre provocadora..."
Muitos criticam o conservadorismo (diga-se de passagem influênciado pelo "progressismo") sem nunca ter lido nada a respeito, e sem saber o que ele realmente é e representa, esse livro é uma ótima maneira de começar.

Pedro Almeida Prado Castro 11/02/2021

Para entender o real significado de ser conservador.
Um livro obrigatório para quem quer conhecer o que é o conservadorismo, ainda que você não se identifique como tal.
Roger Scruton, o principal nome deste modo de ser (digo "modo de ser", pois conservadorismo não é, nunca foi e nunca será uma ideologia na concepção clássica do termo.) traz de forma elucidativa sobre o papel do conservador na sociedade e sobre o que ele defende de fato.
Não caiam nas falácias de quem não conhece o que é, busque o real significado DE TUDO.
Mais do que recomendo este livro.

Marcelo 23/06/2019

Livro importante para conhecer a perspectiva conservadora. Esclarece vários pontos do movimento conservador de maneira profunda e ao mesmo com relativa acessibilidade aos principais entendimentos. Mesmo não concordando com vários pontos em relação ao movimento conservador, considero importante para clarear algumas ideias, arejar outras e produzir reflexões (tenho também inúmeras concordâncias). Certamente o pensamento conservador (de qualidade) tende a enriquecer o debate político e sobre a sociedade, inclusive, no meu entendimento, possibilitando novas respostas híbridas para os desafios do nosso país - inclusive considero importante para as esquerdas!

Kaique.Nunes 07/03/2019

Originalmente publicado na Grã-Bretanha em 1980 e revisado em 1984, O que é Conservadorismo é uma tentativa de Roger Scruton de mostrar uma síntese do pensamento conservador moderno.

Em tempo de polarização política, é natural criarmos espantalhos, ou seja, caricaturas do pensamento alheio e atacar essa caricatura como se fosse o pensamento em si. Sendo assim considerado como uma das falácias mais usadas na lógica informal. Quando falamos sobre conservadorismo, logo vem em mente aquele nostálgico do passado, caracterizado por uma imobilidade, aquele que não aceita mudanças, sendo assim um ser estático ao que se refere aos assuntos político-sociais.

Porém, devemos ir além da mera caricatura. Antes de entendermos o que algo é, primeiramente é bom tentar saber o que esse algo não é. Essas características citadas acima não se identificam com o conservadorismo, pois são características de um reacionário. Segundo o autor, a atitude conservadora é caracterizada por um ceticismo político, ceticismo este que advém do reconhecimento da falibilidade da razão humana. O passado é muito valioso, no entanto não é idealizado. O conservador é aquele que não vive apenas no presente (presentismo), mas aquele que estabelece conexão entre o passado e o presente. E isso ocorre através da tradição. A tradição humana funciona como um reservatório do capital de experiências de uma sociedade, um conjunto de atitudes para com os mais diversos problemas do arranjo social que passaram pelo crivo do tempo.

Ele não é estático como o anteriormente citado, existe mudança, porém não vê com bons olhos as rupturas, ou seja, assim como a evolução biológica, suas mudanças são gradualmente adaptativas. Isso se deve ao ceticismo para com o abstracionismo das engenharias sociais. Podemos contrastar uma atitude revolucionária e a conservadora usando uma metáfora de como uma casa seria reformada. O primeiro destruiria ela toda para começar do zera, enquanto o segundo faz mudanças locais, porém preservando sua estrutura, até o momento que estará completamente reformada.

Nas palavras de Michael Oakeshott: “Ser conservador é preferir o familiar ao desconhecido, preferir o tentado ao não tentado, o fato ao mistério, o real ao possível, o limitado ao ilimitado, o próximo ao distante, o suficiente ao superabundante, o conveniente ao perfeito, a presente felicidade a uma felicidade utópica.”

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Wes Janson 03/08/2018

Didático!
O título do livro já é auto-explicativo. Roger Scruton, reconhecido filósofo mundialmente, é um dos principais autores contemporâneos a discorrer sobre o conservadorismo, da nação que é conhecida como o berço dessa filosofia (ou doutrina, ou atitude), o Reino Unido.
Nas palavras de Bruno Garschagen, autor da apresentação do livro, se trata da "tentativa de estabelecer uma distinção entre a dogmática, a filosofia e a política do Conservadorismo." E essa tentativa se mostra extremamente bem sucedida, pois é feita uma análise de todos os aspectos, como lei, constituição, liberdade, propriedade privada, instituições, entre outros que compõem o arcabouço teórico dessa doutrina, que não é simples de se fazer.
Um livro que deve ser lido pelos que se dizem conservadores, para entenderem de forma correta do que se trata, e mesmo para as pessoas que abominam essa doutrina por terem preconceitos (no sentido original da palavra, de conceito pré estabelecido) arraigados que os impedem de compreender o real conceito do ser conservador, atacado como um reacionário, um retrógrado, uma pessoa que quer viver apenas no passado. Leia e entenda que esses preconceitos estão totalmente fora da realidade!
Fundamental para esses tempos de (re)nascimento do Conservadorismo no mundo e no Brasil em particular!

Pedro 28/01/2016

Importantíssimo
O conteúdo deste livro é muito importante para aumentar o conhecimento do brasileiro, para iniciar uma mudança no rumo que o país vem seguindo. O conservadorismo é, sem dúvida, importante para quem está cansado destas desastrosas políticas adotadas pela esquerda e o comunismo que toma conta do país a décadas. Vale a pena ser lido, importante para ser estudado!!
Matheus.Rocha 11/02/2020minha estante
Kkkkkkkkk

Ryan 13/05/2020minha estante
Vim dizer do futuro que o conservadorismo é pior que o comunismo de todas as formas possíveis.

Pedro 17/05/2020minha estante
E eu venho do passado dizer que não haveria futuro sem o conservadorismo...