Alma de Rosas

Alma de Rosas Talita Vasconcelos

Resenhas - Alma de Rosas

Menina.Jasmim 05/09/2015

Alma de Rosas
Alessandro voltou para a cidade depois de anos longe de suas amigas de infância. Elizabeth, ao reencontrar o amigo, se vê apaixonada por ele e tudo fica mais forte quando se beijam. Porém, Alessandro namora Simone, a irmã de Liz, e esta se vê em um relacionamento impossível e dilacerante. Como Simone não é boa com palavras, Liz passa a escrever cartas de amor endereçadas a Alessandro, escondendo em seu interior que todo amor colocado ali é real.

Alma de Rosas é um romance baseado na peça Cyranno de Bergerac. O livro de Talita, segue perfeitamente o padrão romanesco de uma mocinha que sofre em silêncio para não perder a amizade, enquanto tem que escrever cartas de amor a quem ama assinadas com outro nome.

A história é narrada em terceira pessoa, mas mantendo-se em quase toda ela sob o ponto de vista de Elizabeth, talvez por isso não tenha gostado tanto quanto esperava. Não que a personagem não seja boa, mas porque o "gênio não bateu" mesmo. Liz é uma moça romântica até de mais para o meu gosto, o que fez a história passar com um ar meio adolescente de menina apaixonada (Não que adultos não se apaixonem como adolescentes, para deixar claro).

Mas a história fluiu bem, principalmente pela escrita simples da autora e dos personagens Eduardo e Cristiano. Eles, para mim, são mais do que secundários. O que foi engraçado, já que esperava que Simone e Alessandro tivessem (esses) papeis mais importantes (que não fosse só complicar as coisas hehe), mas eles foram deixados um pouco de lado.

A história é ótima para quem gostou de livros como A marca de uma lágrima e até a própria peça do Cyranno. Uma história "universal", que não necessita conhecer os ambientes para que se possa entender e se encantar.

site: http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/2015/05/resenha-alma-de-rosas.html

Bruno AZ 12/07/2015

Para ler, refletir e se encantar!
Tinha começado a ler esse livro meio sem expectativa, de tanto minha namorada insistir. Inspirado em Cyrano de Bergerac, numa vibe parecida com A marca de uma lágrima, com alguns poemas bonitos no meio... E como estava tentando conhecer mais romances nacionais, decidi arriscar. Acabou que eu gostei mais desse livro do que minha namorada, que indicou.
Ele começa bem leve, com o triângulo amoroso central sendo proposto aos poucos, nos quatro primeiros capítulos. Depois, quando se forma o quinteto de protagonistas, as coisas ficam bem mais animadas, com situações bem construídas, e alguns momentos engraçados. E o mais legal é que, apesar de haver um triângulo amoroso formado pelas duas irmãs e o homem que elas amam, há um outro mais ou menos triângulo amoroso que acaba protagonizando a história na maior parte do livro, e que torna a trama muito mais interessante, porque foge do esquema do Cyrano e da Marca de uma lágrima. E na minha opinião são os melhores personagens.
Para quem gosta de ler nas entrelinhas, este livro é perfeito! Porque, primeiro você fica torcendo pra Elizabeth se posicionar e lutar pelo homem que ela ama, ou então, pra deixar ele de lado e partir pra outra. Mas daí, à medida que a história vai se desenvolvendo, você se toca que o objetivo da história não é que ela trace uma luta feroz contra a própria irmã por um cara que as duas amam, porque o livro é sobre valores, prioridades e escolhas. Qual sentimento é mais forte, a paixão pelo Alessandro, ou o amor pela irmã? O que é melhor, conquistar o amor dele, passando por cima de tudo, ou deixar a irmã ser feliz? Qual a melhor escolha, um amor que está ali, pronto pra acontecer, ou aquele amor complicado que a pessoa cisma em não deixar morrer?
Fazia tempo que eu não lia um livro que me fizesse refletir tanto. Alma de Rosas me fez pensar em todas as confusões que uma cabeça apaixonada é capaz de criar e sofrer, simplesmente por não enxergar o que está bem debaixo do nariz.
Sem falar que a escrita da autora é uma delícia, e não deixa você desviar os olhos do livro um minuto sequer. Você abre pra ler um capítulo só, e quando vê, já leu cinco! E se divertiu muito!
Obrigado Adriana, meu amor, por insistir tanto pra eu ler esse livro. Valeu a pena cada página.

CarolinaBt 17/06/2015

Esse livro é doce. Elizabeth mantém o coração preso, indisponível, guardado... Nem desiludida do amor, nem completamente afeita a ele, apenas sem pressa de amar. Mas tudo isso muda quando ela reencontra Alessandro, seu amigo de infância que foi embora há alguns anos, e que rapidamente conquista seu coração. Tudo seria maravilhoso, se ele não estivesse namorando a irmã dela, Simone, outra romântica, esta convicta, que sabe que Alessandro é o homem de sua vida. O que ela não sabe, é que Alessandro também esteve interessado em Elizabeth...

Algo que me chamou atenção nesse romance, é que a autora, ao escrever a trama, delegou funções de protagonistas a quatro personagens centrais: as duas irmãs que indiretamente disputam o amor do mesmo homem (Simone não sabe que as cartas de amor que ela pede para Elizabeth escrever ao Alessandro são realmente inspiradas nele), Alessandro, o alvo da disputa tácita, e Cristiano, o mocinho que entra em cena já na segunda parte da história para bagunçar (deliciosamente) a cabeça e o coração de Elizabeth. Mas o personagem que realmente dá o tom da história, que desenvolve a trama e participa ativa ou indiretamente de todos os acontecimentos é um coadjuvante: o primo Eduardo (na minha opinião, o personagem mais querido, não só desse, mas dentre muitos personagens queridos de outros livros que li). Ele é o cara que dá um chacoalhão na protagonista para trazê-la de volta a realidade quando ela parece ter perdido o chão, é ele quem simplifica aquilo que parece complicado, e até torce para que ela acerte a vida com o Alessandro, demonstrando até ter certa preferência por Elizabeth do que por Simone.

Outra coisa que me deixou impressionada foi a personalidade de Elizabeth. Ela é uma pessoa real, que também sente medo quando está pisando num terreno desconhecido, que se entrega de corpo e alma (principalmente, de alma) ao amor que sente, mas sem desprezar os sentimentos das outras pessoas. Ela tem um senso ético em relação ao que ela acredita, e uma lealdade ferrenha aos amigos, que dá gosto de ver. De uma maneira até um pouco dramática, mas de todo modo altruísta. Acho até que foi uma escolha corajosa da autora, compor a personagem desta maneira: para ser amada ou odiada, mas que transmite uma verdade intensa. E apaixonada!

E a escrita da Talita Vasconcelos é simplesmente sensacional!

Não foi só o coração do Alessandro que ela acariciou com as pétalas de uma rosa. O meu coração também se sentiu acariciado por esse romance!

Ah é, esqueci de mencionar: foi inspirado em Cyrano de Bergerac, que além de ser uma história linda é atemporal. Não podia ter bebido em fonte melhor. ♥

Derlaine 16/05/2015

Alma de rosas foi uma leitura especial para mim pois impliquei de cara com protagonista do livro,Elisabeth apesar de independente economicamente vive como adolescente na casa dos pais,não tem voz ativa e não consegue se impor principalmente com sua irmã Simone que por sua vez trata irmã como uma especie de fantoche e que passou o livro todo completamente aleia a tudo que acontecia dentro do próprio quarto,sempre fazendo questão de não perceber o que acontece a sua volta.
Apesar de não simpatizar com as protagonistas continuei lendo pois achei a escrita muito boa sem lentidão com situações bem construidas que fazem o leitor querer seguir a diante para saber como todo este drama vai acabar.
O personagem que mais me agradou foi Cristiano o único que durante todo livro lutou e agiu de acordo com suas convicções,chego a dizer que o protagonista do livro é Cristiano pois ele é responsável boa parte das situações mais legais do livro.
Acho o livro Alma de rosas realmente especial pois ao mesmo tempo que senti raiva em alguns momentos não consegui parar de ler até o final,final aliás que achei lindo e romântico de tirar o folego.

site: http://derlai.blogspot.com.br/2015/05/nova-parceria-talita-vasconcelos.html