The Beatles

The Beatles Hunter Davies

Resenhas - The Beatles

Joseclei 26/04/2023

"The Beatles" é uma biografia clássica da banda de rock mais icônica de todos os tempos, escrita pelo jornalista e escritor britânico Hunter Davies. Publicado originalmente em 1968, o livro é uma análise detalhada da história e do sucesso dos Beatles, baseada em entrevistas com membros da banda, amigos e familiares.

Davies apresenta uma narrativa abrangente e envolvente da vida e obra dos Beatles, desde sua formação em Liverpool em 1960, passando pelo estrelato mundial na década de 1960 e o seu fim em 1970. Ele descreve as personalidades únicas de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e explora suas influências musicais e suas relações pessoais.

O livro também aborda as mudanças culturais que ocorreram durante a era dos Beatles, como a ascensão do movimento hippie, a Guerra do Vietnã e a luta pelos direitos civis. Davies contextualiza o sucesso dos Beatles dentro dessas mudanças, mostrando como a música da banda se tornou um símbolo de uma nova era de otimismo e possibilidades.

A escrita de Davies é clara e acessível, tornando a leitura fácil e agradável. O livro é ricamente ilustrado com fotografias dos Beatles, incluindo algumas imagens raras e inéditas. Além disso, a edição revisada e atualizada do livro, lançada em 2016, inclui novas informações sobre a vida dos Beatles após a dissolução da banda.

Em suma, "The Beatles" é um livro obrigatório para fãs da banda e para aqueles interessados na história da música popular. Davies oferece uma análise profunda e reveladora da vida e obra dos Beatles, mostrando como eles se tornaram uma das maiores influências culturais do século XX.

breakfastonpluto 13/12/2023

O mal do mundo é o john lennon, ele se mostra um ser humano insuportável e egocêntrico desde o início da banda até o final dela. acredito que a teoria de que o paul mccartney morreu e foi substituído é verdade, mas nesse caso, o paul mccartney teria se matado porque só sendo substituído que você aguenta viver tanto tempo com o john lennon.

ynd 21/01/2024

Primeira biografia que eu li na vida. para a surpresa de muitos, inclusive a minha, achei uma leitura bem fluida e tranquila. me deu vontade de ler outras biografias!

Stephanie 16/08/2022

Gostei muito da forma como o livro aborda a história dos Beatles considerando todo o cenário que os envolveu, desde novos, até depois famosos.
Os relatos feitos por e sobre seus amigos e familiares são bastante interessantes e ajudam a contextualizar e compreender a trajetória dos Beatles enquanto pessoas e artistas.
Minha crítica é apenas com relação à edição do texto, ao menos na versao Kindle (que foi a que li). Muitos trechos estão bem mal escritos ao meu ver, talvez por conta de uma tradução descuidada, não sei. Em várias passagens também não foi simples identificar quem era o autor do relato, o que é bem prejudicial.
Ainda assim, por ser fã da banda, foi uma leitura bem interessante!

Karen.Eggers 23/07/2017

Incrível!
Me apaixonei tanto por essa biografia que senti que precisava vir falar sobre ela.

Não bastando ser uma enorme fã das músicas dos Beatles, a necessidade de ler sobre cada aspecto da vida de cada um deles e da formação da banda urgiu dentro de mim, e o livro de Hunter Davies cumpre essa necessidade perfeitamente.
Cada capítulo é dedicado a eventos, períodos ou pessoas específicas, que é contado por Davies sempre com tantos detalhes que satisfaz muito para aqueles que, como eu, sempre gostam de saber detalhes de tudo. Não de forma obsessiva, como o próprio autor conta que apenas os atuais especialistas de Beatles podem fazer hoje em dia, mas de forma extremamente satisfatória. Mas ao longo do percurso do livro, encaminhando para o final, me incomodava o fato de nunca ouvir nada especificamente sobre a criação de cada álbum, das músicas de sucesso, me perdendo completamente na louca linha do tempo que era viver como um Beatle e criar praticamente dois álbuns por ano. E foi quando cheguei em um dos últimos capítulos, chamado "Os Beatles e suas músicas", que li várias páginas repletas de detalhes e claramente situações onde o autor estava presente quando estavam acontecendo das músicas sendo inventadas por eles. Na minha humilde opinião, o melhor capítulo, delicioso e devorado o mais rápido possível. Assim consegui tirar a pedra do meu sapato em relação a esta biografia.
Acredito que o maior diferencial desta biografia entre tantas outras (que nunca li, admito) seja o fato de Hunter Davies acompanhar tudo presencialmente, ter vivido tantos momentos importantes acompanhando a banda e fazendo suas anotações individualmente. A banda inteira era amiga dele, o que pode ter proporcionado acessos exclusivos a conteúdos e informações.
Hunter escreveu o livro em 68, se preocupou em fazer um capítulo adicional em 85, especialmente após a separação da banda e a morte de Lennon, e mais uma vez, em 2009, trouxe novas informações e percepções sobre a sua obra com a adição de uma introdução, o que mostra uma preocupação e carinho muito especiais com o livro.

Para aqueles que amam saber sempre mais sobre seus ídolos e conhecer todos os aspectos de uma banda tão icônica como foram os Beatles, recomendo fortemente. Leitura imperdível!

Fabio 03/09/2016

Beatles
A melhor biografia que li dos beatles!!!

Beta Oliveira 31/12/2015

Como ler sobre uma banda sobre a qual tudo foi escrito? Aposto que você esta se perguntando o que de novo tem esta biografia autorizada. Apenas o suprassumo do balacobaco: o autor foi autorizado a acompanhar a banda por 18 meses, justo quando a maré da Beatlemania estava "serenando" (do jeito que ele conta, faria tsunami parecer marola) e o grupo buscava se entender e novos conceitos artísticos.

Confira o texto completo no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/07/cap-1047-beatles-unica-biografia.html

Carlos Magno 31/07/2015

PARTE DA RSENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

"With a Little Help From My Friends", eis que surge a primeira resenha de uma biografia (de fato) aqui no blog. Nada mais justo do que falar de uma das bandas que marcaram o início minha paixão pela música de qualidade: Os (The) Beatles. A obra é uma reunião de pesquisas intensas de Hunter Davies aliada à sua experiencia ao lado daquele grupo que se tornou uma das maiores bandas de todos os tempos. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

O livro foi dividido em partes que se distinguem, especificadas em cada etapa da vida, tanto da banda quanto do quarteto individualmente:

Na primeira conhecemos de fato a base da árvore genealógica de cada um dos integrantes da banda, sua infância e a forma como eles se conheceram. Confesso que aqui viram boas surpresas: Não sabia o quanto John Lennon foi "rebelde" principalmente no que diz respeito aos estudos. Aqui, também sabemos como foi aconteceu a "primeira formação" dos Beatles (a banda skiffle The Quarrymen) e a chegada de Ringo Starr, que alavancou significativamente o grupo.

Na segunda vivemos a Beatlemania em sua essência: desde a loucura dos fãs britânicos ao auge que foi a conquista do território norte-americano. Conhecemos pessoas dos bastidores que, além do quarteto, fizeram a banda torna-se o que ainda é até hoje, como Niel Aspinall e Brian Epstein.

[...]

Na terceira é quando a banda já está consolidada e no auge a muito mais tempo do que eles acreditavam. A inquietude dos integrantes aliada ao "cansaço" dos palcos faz com que aos poucos a banda se dissolva. Nessa parte não adentramos tanto, já que o livro foi finalizado antes do "fim" (desculpem a redundância) dos Beatles. Foi uma preocupação do Hunter Davies, deixar sua biografia escrita exatamente como foi feita a anos atras.

[...]

RESENHA COMPLETA EM: