O Amor é Um Cão Dos Diabos

O Amor é Um Cão Dos Diabos Charles Bukowski

Resenhas -

mitsu. 02/06/2024

Adorei.
Eu gostei. Foi o primeiro livro que li do Bukowski e achei interessante, dei altas gargalhadas com os poemas, e adorei a escrita, pois é fácil de compreender, e ela não é maçante.

Irei ler outros livros dele com certeza.

Liar1 08/05/2024

A música suave (página 23)
Vence o amor porque nela não há feridas.

Cinzas (página 28)
Sobra tão pouco de você, ela disse, que quando você morre e eles te queimam precisam acrescentar uma porção de seixos verdes e azuis.

Foda (página 29)
Como você pode se julgar sortudo tendo alguém que outros abandonaram?

Eu (página 31)
Continuo vivo e tenho a capacidade de expelir sobras do meu corpo. E poemas. E enquanto isso acontecer serei capaz de lidar com traição, solidão, unhas encravadas, gonorreia e o boletim econômico do caderno de finanças.

Outra cama (página 33)
Todos à procura. A busca eterna.

Quando você vai embora é com tristeza mas você a verá novamente quer funcione, quer não.

Você foi, certa vez, suficientemente forte para viver sozinho. Para um homem beirando os sessenta você deveria ser mais sensato.

Encurralado (página 35)
Não dispa o meu amor, você pode encontrar um manequim; não dispa um manequim, você pode encontrar o meu amor.

A escapada (página 37)
Ela é tão boa que quase sinto falta da minha morte, mas não o suficiente; escapei.

A furadeira (página 38)
As relações humanas simplesmente não são duráveis. Pensei nas mulheres que passaram por minha vida. Elas parecem inexistentes.

Um poema para a velha dente-podre (página 65)
Mas finalmente quando penso na sua vida e a comparo a outras vidas mais deslumbrantes, originais e belas, percebo que ela machucou menos gente do que qualquer outra pessoa que conheço. E se você olhar para isso pelo que isso significa, bem, ela criou um mundo melhor. Ela venceu.

Comunhão (página 67)
E você se pergunta por que é tão difícil enlouquecer - se é que você já não está louco.

Sozinho com todo mundo (página 96)
De fato, não há qualquer chance: estamos todos presos a um destino singular.

462-0614 (página 108)
Querem alguém com quem possam conversar, não podem acreditar que não posso ajudá-los, que não conheço as palavras. Não escrevo a partir da sabedoria. Quando o telefone toca eu também gostaria de ouvir palavras que pudessem aliviar um pouco alguma dessas coisas. É por isso que meu nome está na lista.

Quando me penso morto (página 125)
Quando me penso morto respiro com dificuldade. Quando me penso morto penso em todas as pessoas que esperam pela morte. Quando me penso morto o ar fica completamente puro.

Noite de natal, sozinho (página 126)
Meu feriado é uma evasão, minha razão não é.

Certa vez houve uma mulher que enfiou a cabeça dentro do forno (página 128)
O terror se torna por fim quase suportável mas nunca completamente. O terror se arrasta como um gato, rasteja como um gato por minha mente. Posso ouvir a risada das massas. Elas são fortes, elas sobreviverão.

Isso então... (página 131)
A cada vez você pensa, bem, eu aprendi desta vez: vou dizer a ela que faça isso e eu farei isto, já não quero a coisa toda, só um pouco de conforto e um pouco de sexo e apenas um mínimo de amor. Espero que a morte reserve menos do que isto.

O estouro (página 159)
Pessoas tão cansadas, mutiladas, tanto pelo amor como pelo desamor.

Nosso sistema educacional nos diz que podemos ser todos grandes vencedores. Eles não nos contaram a respeito das misérias ou dos suicídios. Ou do terror de uma pessoa sofrendo sozinha num lugar qualquer. Intocada, incomunicável.

As pessoas não são boas umas com as outras. Talvez se elas fossem nossas mortes não seriam tão tristes. Com certeza deve haver um caminho sobre o qual ainda não pensamos. Quem colocou este cérebro dentro de mim? Ele chora, ele demanda, ele diz que há uma chance. Ele não dirá "não".

Orador debaixo de mau tempo (página 187)
É sempre quando um homem está tomado de amor e tudo mais que continua chovendo alagadoura encharcante chuva. Boa para as árvores e para a grama e para o ar... boa para coisas que vivem sozinhas.

A retirada (página 193)
Agora ela se foi como todas se vão. Desta vez o negócio acabou comigo. É um longo caminho de volta, mas de volta pra onde?

Cometi um erro (página 195)
Circulo pelas ruas a um passo de chorar, envergonhado de meu sentimentalismo e possível amor.

Garotas de meia-calça (página 199)
Circulo com o meu carro espiando suas pernas satisfeito por saber que jamais farei parte nem de seus paraísos nem de seus infernos.

Artistas: (página 202)
"É bom ouvir a sua voz", ela dizia.
"É bom ouvir a sua voz também", eu dizia.
Que diabo, você sabe.

Tão louco quanto sempre fui (página 247)
A sensação é a mesma: implacável, banal e necessária.

Lily 04/05/2024

O Amor É Um Cão Dos Diabos
Bukowski está em sua melhor forma nesse livro de poesias! Maravilhoso!

... Ela é louca mas é mágica, não há mentira em seu fogo ?

Me identifiquei e fiz uma tatuagem com referência ao meu autor preferido ?

flaviathaiss 23/02/2024

Uma coletânea de poemas muito bom
"piedade, eu penso, será que a raça humana não sabe nada
sobre piedade?"

"das pessoas que conheço ela foi a que machucou
menos gente,
e se você olhar para isso pelo que isso significa,
bem,
ela criou um mundo melhor.
ela venceu."

"e se você tem a capacidade de amar
ame primeiro a si mesmo
mas esteja sempre alerta para a possibilidade de uma
derrota total"

"não consigo imaginar as pessoas.
talvez elas também estejam se sentindo mal,
quase tão mal quanto eu.
pergunto-me o que elas fazem quando se sentem
assim?"

"cães e anjos não são
muito diferentes."

"há tamanha solidão no mundo
que você pode vê-la no movimento lento dos
braços de um relógio.
pessoas tão cansadas
mutiladas
tanto pelo amor como pelo desamor.
as pessoas simplesmente não são boas umas com as outras
cara a cara."

"um olhar castanho-claro
esse estúpido, vazio e maravilhoso
olhar castanho-claro."

"ela parece gostar de todas as canções
ela parece conhecer todas as canções
cada vez que a vejo ela parece ainda
melhor
200 anos atrás eles a teriam queimado
em um poste
agora ela passa seu
rímel enquanto nosso
carro segue adiante."

"estou tão acostumado à melancolia
que
a cumprimento como a uma velha
amiga."

"a compaixão se revela em
estranhos lugares."

?este é o problema:
a desumanidade do homem com o próprio homem?.

"o melhor de você
me agrada mais do que pode imaginar.
os outros não importam
excetuado o fato de que eles têm dedos e cabeças
e alguns deles olhos
e a maioria deles pernas
e todos eles
sonhos e pesadelos
e uma estrada a seguir."

"a justiça está em toda parte e não descansa
e as metralhadoras e os coldres e
as cercas vão lhe dar prova
disso."

Lorena 26/10/2023

Bukowski é meu maior guilty pleasure. Mas eu gosto consideravelmente. Nesse livro isso não foi diferente.
Se você tem a capacidade de amar, ame primeiro a si mesmo.

Diego627 15/08/2023

Mais um do velho buk
Mais um livro do mestre tarado, este não é um bom livro para você que está começando as leituras do velho buk, este livro pode ser pesado demais para você ou sem sentindo demais, porque precisa antes de uma base pra entende sobre o que ele escreve. Enfim, ótimo livro, recomendo sempre.

sellaty 09/08/2023

Enfim, Bukowski.
Esse é o primeiro livro que leio dele e de primeira impressão vejo que não é pra mim, talvez eu faça futuras tentativas com os romances dele.

Alguns poemas eu gostei, outros já não vi sentido, outros me fizeram acreditar que ele precisava de um médico, outros me deixaram com ânsia.

Mas o pior com certeza foi o "12:18 a.m."
Cogitei muito em desistir do livro e ir vomitar no banheiro da minha casa.

Quem já conhece os livros dele, sabem como é mas de primeira experiência com certeza eu não leria outro. Só que ainda quero dar uma chance aos romances, espero que eles não falem de sexo, mulheres e jogos de cavalos a cada capítulo.

Nathalia184 28/02/2023

Essa coletânea é o motivo pelo qual as pessoas gostam tanto de Bukowski e até agora segue sendo minha coletânea favorita com os trabalhos dele.

IF FDC 08/01/2023

Este foi o primeiro livro que terminei depois de muito tempo sem ler nada, ou melhor, lendo apenas acadêmicos chatos KKKk, e que bom voltar a ler com este aqui, eu amo Bukowski, e quando eu digo isso não quero aclamar ele , porque tem coisas tão nada haver(isso está certo?) que ele escreve que só por deus , mas é justamente isso que eu amo, suas merdas , suas palavras sujas , seu uísque e sua dor , ele consegue transitar entre ?Sam , não me mande uma puta, eu sempre me apaixono por elas ? e ? Preferiria morrer a chorar. não suporto a matilha não posso viver sem ela. inclino minha cabeça contra o refrigerador branco e quero gritar como último lamento de vida para todo sempre mas sou maior do que as montanhas? e eu consigo achar tudo isso tão incrivelmente lindo e eu amo ler isso , amo mesmo

srlucast 13/11/2022

Melhor de poesia do Charles Bukowski
Como a prosa, cada poema de Charles Bukowski corta como aço de navalha. Ele expõe as vísceras da realidade, revolve o cotidiano, e, de onde nem se pensa que sairá um poema, brotam versos de pura genialidade. Algo como um saxofone gemendo na noite fria. As ruas molhadas refletindo o brilho feérico do neon. Fantasmas da madrugada buscam um gole da bebida mais forte que encontrarem. Bares fechando; a luz amarelada, o odor acre de suor misturado com álcool e muito tabaco. Poucos souberam, como Charles Bukowski, arrancar versos de quartos sortidos de hotel, becos imundos, mulheres de todas as formas, bocas vermelhas demais, madrugadas longas, solitárias. É o bepop dos marginaliza- dos, dos perdedores, pensadores de sarjeta, filósofos encharcados de uísque vagabundo.

Saturn.capri 05/06/2022

mais um fav de Charles
É não tem como negar acho que conheço esse senhor de outras vidas kkk
cada vez me surpreendo mais com ele , como pode ser tão obsceno e tão romântico kkkk
sem dúvidas esse foi mais gostosinho de ler ?

Sa 02/12/2021

Ler Bukowski é muito nostálgico pra mim, me sinto transportada para 2017 onde li várias obras dele. Sobre o livro, eu gostei muito de vários poemas porém outros nem tanto, confesso que mesmo assim rio da genialidade do velho e sua forma crua e nua de descrever as relações amorosas.

Cris 29/11/2021

Poemas atemporais de um bêbado desiludido pelo amor, dividido em 3 partes, esse livro de poemas profundos com uma linguagem quase primitiva de sentimos é simplesmente emocionante

Leninha 11/11/2021

Meu primeiro contato com Bukowski
Sobre sexo, merda e de vez em quando poesia. Um bêbado com poucos versos geniais, alguém que lerei mais, não por prazer, mas pela crítica com fundamento. Existem boas poesias aqui mas ela se perdem em meio a libertinagem e cerveja.

Cinara... 09/10/2021

Somos todos descendentes de Bukowski?
"e se você tem a capacidade de amar
ame primeiro a si mesmo
mas esteja sempre alerta para possibilidade de uma derrota total
mesmo que a razão para essa derrota
pareça certa ou errada..."

Olha me surpreende o fato de não sermos filhos, netos, bisnetos ou tataranetos de Bukowski, por sua extensa (segundo ele) lista de relacionamentos a humanidade toda nos tempos de hoje deveria sair de sua linhagem! ? Mas só uma filha... Ok.. Sei...
Ele se contradiz, diz que pega as piores das mulheres e que atrai o pior tipo de pessoa mas também diz...

" as pessoas passam de lá para cá
em frente à minha casa
se perguntando como um
cara tão velho e feio podia arranjar uma beldade daquelas."

Depois de "Mulheres" peguei uma ressaca de 1 ano dele... O amor é um cão dos diabos não foi uma reconciliação, mas posso dizer que estamos conversando...