O Amor é Um Cão Dos Diabos

O Amor é Um Cão Dos Diabos Charles Bukowski

Resenhas -

Cinara... 09/10/2021

Somos todos descendentes de Bukowski?
"e se você tem a capacidade de amar
ame primeiro a si mesmo
mas esteja sempre alerta para possibilidade de uma derrota total
mesmo que a razão para essa derrota
pareça certa ou errada..."

Olha me surpreende o fato de não sermos filhos, netos, bisnetos ou tataranetos de Bukowski, por sua extensa (segundo ele) lista de relacionamentos a humanidade toda nos tempos de hoje deveria sair de sua linhagem! ? Mas só uma filha... Ok.. Sei...
Ele se contradiz, diz que pega as piores das mulheres e que atrai o pior tipo de pessoa mas também diz...

" as pessoas passam de lá para cá
em frente à minha casa
se perguntando como um
cara tão velho e feio podia arranjar uma beldade daquelas."

Depois de "Mulheres" peguei uma ressaca de 1 ano dele... O amor é um cão dos diabos não foi uma reconciliação, mas posso dizer que estamos conversando...

Laura Helena 25/04/2021

Visceral
Charles Bukowski tem o título de último escritor ?maldito? da literatura norte-americana e não é para menos.

Com uma escrita crua, suja e totalmente sem filtros, ele expõe recortes de sua realidade deplorável, de seu vício em bebida e em mulheres.

Aborda uma temática marginalizada, como prostituição, sexo, alcoolismo, ressacas, apostas em corridas de cavalos, pessoas miseráveis e situações nojentas. Em várias partes do livro eu tive vontade de largar tudo e parar de ler, de tão absurdas que eram as situações.

Esse livro merece 5 estrelas porque Bukowski incomoda. Enoja. E a poesia de verdade tem esse papel. Expôr uma realidade que está fora da nossa zona de conforto e da nossa percepção.

Ao mesmo tempo que fiquei intrigada, fiquei com ódio, amei alguns poemas, odiei outros e, no fim das contas, quero ler mais trabalhos de Charles.

srlucast 13/11/2022

Melhor de poesia do Charles Bukowski
Como a prosa, cada poema de Charles Bukowski corta como aço de navalha. Ele expõe as vísceras da realidade, revolve o cotidiano, e, de onde nem se pensa que sairá um poema, brotam versos de pura genialidade. Algo como um saxofone gemendo na noite fria. As ruas molhadas refletindo o brilho feérico do neon. Fantasmas da madrugada buscam um gole da bebida mais forte que encontrarem. Bares fechando; a luz amarelada, o odor acre de suor misturado com álcool e muito tabaco. Poucos souberam, como Charles Bukowski, arrancar versos de quartos sortidos de hotel, becos imundos, mulheres de todas as formas, bocas vermelhas demais, madrugadas longas, solitárias. É o bepop dos marginaliza- dos, dos perdedores, pensadores de sarjeta, filósofos encharcados de uísque vagabundo.

monique.gerke 03/07/2018

"(...)
às vezes sou amargo
mas no geral o sabor tem sido
doce. é apenas que tenho
medo de dizê-lo. é como
quando sua mulher diz,
"fala que me ama", e
você não consegue."
Alguns poemas são singularmente muito bons! Alguns são tristemente ruins ou estranhos.
a sensação final é que valeu a pena ter lido!
Luana 30/09/2020minha estante
Tenho a mesma sensação!!

linx 16/05/2021

Um pouco confusos
Alguns dos poemas são um pouco confusos, mas, no geral, são muito bons. É possível enxergar aquela realidade suja típica das narrativas autobiográficas dele.

Patrick 29/01/2021

As poesias do Bukowski são um retrato cru de sua vida. Suas poesias não possuem um métrica e rima, são como diálogos onde ele aborda sobre mulheres, solidão e bebidas. Gostei do livro, lendo suas poesias é como se estivéssemos lendo sua biografia.

flaviathaiss 23/02/2024

Uma coletânea de poemas muito bom
"piedade, eu penso, será que a raça humana não sabe nada
sobre piedade?"

"das pessoas que conheço ela foi a que machucou
menos gente,
e se você olhar para isso pelo que isso significa,
bem,
ela criou um mundo melhor.
ela venceu."

"e se você tem a capacidade de amar
ame primeiro a si mesmo
mas esteja sempre alerta para a possibilidade de uma
derrota total"

"não consigo imaginar as pessoas.
talvez elas também estejam se sentindo mal,
quase tão mal quanto eu.
pergunto-me o que elas fazem quando se sentem
assim?"

"cães e anjos não são
muito diferentes."

"há tamanha solidão no mundo
que você pode vê-la no movimento lento dos
braços de um relógio.
pessoas tão cansadas
mutiladas
tanto pelo amor como pelo desamor.
as pessoas simplesmente não são boas umas com as outras
cara a cara."

"um olhar castanho-claro
esse estúpido, vazio e maravilhoso
olhar castanho-claro."

"ela parece gostar de todas as canções
ela parece conhecer todas as canções
cada vez que a vejo ela parece ainda
melhor
200 anos atrás eles a teriam queimado
em um poste
agora ela passa seu
rímel enquanto nosso
carro segue adiante."

"estou tão acostumado à melancolia
que
a cumprimento como a uma velha
amiga."

"a compaixão se revela em
estranhos lugares."

?este é o problema:
a desumanidade do homem com o próprio homem?.

"o melhor de você
me agrada mais do que pode imaginar.
os outros não importam
excetuado o fato de que eles têm dedos e cabeças
e alguns deles olhos
e a maioria deles pernas
e todos eles
sonhos e pesadelos
e uma estrada a seguir."

"a justiça está em toda parte e não descansa
e as metralhadoras e os coldres e
as cercas vão lhe dar prova
disso."

mitsu. 02/06/2024

Adorei.
Eu gostei. Foi o primeiro livro que li do Bukowski e achei interessante, dei altas gargalhadas com os poemas, e adorei a escrita, pois é fácil de compreender, e ela não é maçante.

Irei ler outros livros dele com certeza.

Cris 29/11/2021

Poemas atemporais de um bêbado desiludido pelo amor, dividido em 3 partes, esse livro de poemas profundos com uma linguagem quase primitiva de sentimos é simplesmente emocionante

Cassia 23/09/2021

Um autor Marginal
As poesias de Bukowski são poesias fortes e difíceis de engolir algumas são até moralmente indescritíveis em particular nesse livro foi algo que eu custei a engolir e nem engulo!talvez não leia mais o autor pois eu sempre tive vontade de ler ele e agora lendo talvez não recomendase para alguém ler, de fato tem estrofes que são até aceitáveis.

Laura.Helena 27/05/2021

Não entendi qual é o hype
Uma amiga me indicou esse livro me dizendo ?lê que você vai amar?. Acho que ela não me conhece bem, porque não gostei
Marcos.Paulo 02/09/2021minha estante
Pra mim a experiência foi um tanto decepcionante também, fiz um comentário no YouTube tipo esse seu, os fanboys apareceram com paus e pedras pra cima de mim.

Ismael.ApolinArio 28/07/2021

Cruel ou genial?
As obras de Bukowski reunidas nesse livro muito nossa intrigam a saber até onde é arte e onde é realidade, ou seria a arte real?
Contos de amores não amados, ou sentimentos fortes são apresentados mostrando uma ideia de até onde se pode chegar uma vida de solidão, seja ela atingida de qualquer forma.
Breves momentos de amores de porres e buscas por prazeres se fazem presente durante toda obra, mostrando o dia a dia de pessoas sozinhas.

Leninha 11/11/2021

Meu primeiro contato com Bukowski
Sobre sexo, merda e de vez em quando poesia. Um bêbado com poucos versos geniais, alguém que lerei mais, não por prazer, mas pela crítica com fundamento. Existem boas poesias aqui mas ela se perdem em meio a libertinagem e cerveja.

Diego627 15/08/2023

Mais um do velho buk
Mais um livro do mestre tarado, este não é um bom livro para você que está começando as leituras do velho buk, este livro pode ser pesado demais para você ou sem sentindo demais, porque precisa antes de uma base pra entende sobre o que ele escreve. Enfim, ótimo livro, recomendo sempre.

Cássia 17/08/2020

É Bukowski, neh... A vida é bela de um jeito melancólico, sombrio e decadente, mas amorosa. Os politicamente corretos não vão gostar. De um jeito próprio, e as vezes até nojento, mostra o bom e o pior dos relacionamentos.