Station Eleven

Station Eleven Emily St. John Mandel

Resenhas - Estação Onze

estherdeos 21/05/2022

Deixou a desejar
O livro tinha um potencial incrível, li a sinopse e achei mega interessante mas não foi bem desenvolvido. Até quase a metade do livro foi uma leitura suuuper arrastada, os capítulos passavam e nada acontecia, parecia que o livro estava sem rumo, cheguei bem perto de abandonar mas resolvi dar uma última chance e cheguei na parte mais interessante.

Quando chega na parte 4 do livro começa a melhorar. Eu tava bem mais curiosa pro durante da pandemia do que as outras linhas do tempo e foi pouco explorado..

No finalzinho voltou a ficar morno. Realmente não foi um livro que me pegou, acho que poderia ter sido muito melhor com a premissa que tinha.

Vini87 17/05/2022

Nem sei muito bem oq dizer...
Pela sinopse eu esperava uma coisa e recebi outra.

O livro tem três linhas do tempo, e a que eu mais queria ler sobre(durante a calamidade) é a que menos aparece, e isso pra mim deixou o livro meio morno.

Apenas um personagem ganhou o cargo de queridinho pra mim, e também é o que menos aparece.

Não sei, a premissa do livro é muito boa, mas talvez tenha sido trabalhada de uma forma fraca, morna mesmo.

Edu 12/05/2022

Diferente da série e isso é ótimo.
Depois que vi uma das melhores séries que vi esse ano de 2022, fui convencido a ler o livro homônimo.

Sao duas obras distintas que seguem caminhos diferentes e fazem escolhas que se adaptam muito bem para seus formatos.

A série me emocionou com os laços dos personagens.O livro me deixou reflexivo sobre a solidão.

Não são complementares, não são necessários um ao outro e são igualmente obras incríveis que deveriam ser consumidas.
Amanda.Ellen 10/06/2022minha estante
Não sabia que tinha série.fiquei curiosa pra assistir

Edu 20/06/2022minha estante
A serie tá na HBO. Recomendo bastante

Jade 26/04/2022

Diferente
Muito interessante ler sobre uma pandemia e uma premissa diferente entre histórias distópicas. Ansiosa para ver o que fizeram com a história com o programa do HBO!

Antony 20/04/2022

não é um livro sobre apocalipse, é um livro sobre personagens vivendo nessa situação. acompanhá-los, para mim, foi ótimo e o livro não quer (e nem precisa, ao meu ver) explicar como o vírus apareceu ou com detalhes como as cidades foram caindo. é suficiente do jeito que foi. adorei.

fev 17/04/2022

Eu estava esperando mais sobre essa leitura. A parte sobre o passado chamou muito mais a minha atenção que a parte das pessoas já vivendo em um pós-apocalíptico. Só a partir da parte sobre o terminal que as coisas começaram a melhorar, mas aí já tinha sido uma leitura simples demais. Não é um livro perfeito e acho que a autora deixou muitas coisas na superfície, não conseguiu aprofundar de maneira significativa nos acontecimentos. Também faltou certa profundidade em alguns personagens que mereciam mais desenvolvimento, como o profeta, por exemplo. Enfim, é um livro fraco, mas que ganha certa simpatia quando passa um tanto depois da metade.
ekatherinah 17/04/2022minha estante
E já vi tanta gente falando bem desse kkkk cheguei a cogitar a ler em algum momento, mas...de superficialidade já basta A Rainha Vermelha

fev 18/04/2022minha estante
Realmente não me conquistou tanto. A autora foca mais nos personagens do que na situação toda. Dessa forma não explica muito as coisas.

Aline 09/04/2022

Uma distopia diferente de tudo que já li, com uma dose chocante de realidade. Personagens bem construídos e uma narrativa que prende do início ao fim. Recomendo!

Jazi @jazibooks 13/03/2022

Proposta boa, mas poderia ser melhor
Eu fiquei encantada com a sinopse do livro e com suas 30 primeiras páginas, por pouco não abandonei logo depois. É uma distopia que conta como está o mundo num cenário apocalíptico pós pandêmico, tem uns insights de vida legais mas é só isso, a história de desenvolve lentamente, os personagens não cativam e no fim você fica meio " é só isso mesmo?", me frustrei por esperar que seria melhor.

José Carlos 09/03/2022

Diferente do que eu imaginava!
Acho que não leria este livro, se a HBO não tivesse feito a série! Totalmente diferente do que eu estava esperando quando comecei! Um cenário com uma pandemia mais devastadora do que a que estamos vivendo, trazendo reflexões sobre relações pessoais! Muito bom!

gustav0 07/03/2022

não sei nem como explicar, mas esse livro funcionou pra mim em todos os sentidos. amei como a narrativa foi construída, pulando de diferentes anos e momentos, onde cada acontecimento é importante e carrega o seu peso na trama. amei a construção dos personagens, não teve nenhum menos interessante e eu sempre queria ler mais sobre cada um deles. amei as reflexões e o impacto que elas tem na história e no leitor.
enfim, um dos melhores livros que já li.

Mirele 20/02/2022

Esse livro é um pós apocalíptico muuuuuuuito diferente. E eu acho isso muito importante de se dizer, pq atualmente se espera muito coisas como The Walking Dead (e tudo bem). Eu diria que esse é um pós apocalíptico mais a lá Eu Sou a Lenda (o livro, não o filme). Ele é bem parado, a história vai se construindo bem aos poucos ao redor de vc. De repente, vc se pega pensando nos personagens, em trechos específicos, se preocupando com eles, com o sentimento deles. E o que mais me surpreendeu foi que sim, eu tive uns gatilhos sobre a pandemia. Eu achei que nem ligava muito, mas parei a leitura um bom tempo simplesmente pq não consegui ler sobre o começo, o pânico, as notícias na TV e ninguém sabendo como tudo ia ser. Correr pra comprar suprimentos, nossa, gatilhos. Mas é uma história que vale a pena, se vc tiver paciência e não esperar tudo bem mastigado.

Maisa45 20/02/2022

ASSUSTADORAMENTE REAL
Primeiramente, preciso expor a motivação para a leitura desse livro. Eu já tinha ele na estante tem uns bons anos, comprado em uma promoção da Amazon sem saber bem sobre o que se tratava (alô alô consumismo desenfreado) e sem uma perspectiva de quando o leria. Mas então, no fim de 2021, quando vi que sairia uma série da HBO sobre essa história, me despertou uma vontade de lê-lo, ainda mais pelo assunto do qual ele trata.
Uma pandemia letal atinge o planeta e 99% da população morre. Não, não foi o covid, mas poderia ter sido.
Essa premissa não me cativou tanto logo que comprei o livro, mas hoje, depois de ter passado (e ainda estar passando) por algo parecido, a curiosidade me venceu.
O livro é bom. Trabalha muito no pensamento de como situações difíceis moldam a personalidade e o caráter das pessoas, e no quanto a resiliência é importante nesses momentos. Me fez pensar em vários momentos sobre o quão frágil é a vida e em como vivemos em uma época de dependência das tecnologias e de insuficiência de contato humano verdadeiro.
A nota de 3,5? veio de uma expectativa frustrada com relação a própria história. Se você, assim como eu, imaginou que é um suspense emocionante, uma história com um início, meio e fim, por favor, desconstrua essa ideia antes de ler esse livro. Ele não tem um objetivo final claro, é apenas uma construção da jornada dos personagens através de uma situação na qual ninguém imaginava que iria passar.
No fim, gostei da história, mas a forma como o enredo foi construído e a narrativa da autora tornaram a leitura um pouco lenta para mim, e demorei também a me afeiçoar aos personagens, o que fez com que muitas vezes eu largasse o livro de lado simplesmente por não me importar com o que aconteceria com eles (até começar o "protagonismo" do Clark, que para mim foi quem salvou a história).
Além disso, sinto que a autora tentou trabalhar um plot na história que não funcionou muito bem, ficou muito na cara. Kkkkk
Pode ser que a minha interpretação tenha sido diferente da imaginada pela autora para o livro, mas ressalto que vale a pena a leitura, se você gosta de jornadas pessoais, de muitos pensamentos expostos e de futuros "apocalípticos".
QUOTE PREFERIDO: "A revelação da privacidade: ela pode andar pela rua e absolutamente ninguém sabe quem ela é. Talvez ninguém que não tenha crescido numa cidade pequena seja capaz de entender como isso é belo, como o anonimato da vida na cidade dá uma sensação de liberdade."

Andy.Sena 12/02/2022

Estava meio receosa com a leitura porque ainda vivemos numa pandemia e nenhum sinal da luz no fim do túnel, mas me vi curtindo a história num mundo pós apocalíptico. A história se desenvolve ao redor de um grupo itinerante de artistas e os percalços para manter a arte viva pós pandemia. Voltamos constantemente no tempo para conhecermos como a tal Gripe se espalhou e como esse grupo se cruzou em algum momento no passado. Fora que temos a presença marcante de um ator decadente que na minha opinião é um grande babaca e suas ex mulheres. Claro que para não perder o combo dessa era apocalíptica, temos alguns fanáticos religiosos. Uma leitura interessante, que nos faz pensar sobre como a vida é tão momentânea.