Os dois mundos de Astrid Jones

Os dois mundos de Astrid Jones A.S. King

Resenhas - Os Dois Mundos de Astrid Jones

thainara.deda 06/12/2015

Um livro diferente!
No livro escrito por A.S. King conhecemos a jovem Astrid, que como uma boa adolescente possui conflitos internos que acabam se tornando externos.
O tema abordado é a forma como encaramos a sexualidade enquanto estamos desenvolvendo nossas opiniões e preferências, Astrid é constantemente pressionada a expor seus sentimentos, que no geral ela prefere guardar para si por não ter certeza do que eles significam.
O local onde a menina vive não ajuda em nada, pois é uma cidade pequena, onde as pessoas comentam cada detalhe da vida alheia e procuram sempre mostrar superioridade. Astrid presencia isso dentro da própria casa, com uma família instável, ela sofre com uma mãe que constantemente a ignora, dando preferência à irmã, e um pai que prefere se isolar com seus baseados a estar com sua família.
Um ponto interessante do livro é uso da filosofia e da forma como ela é abordada, de maneira simples e clara, encaixando-se no cotidiano dos personagens do livro, e possivelmente no do leitor.
Sobre a escrita do livro, é preciso elogiar a escritora, pois a leitura é tão leve que te prende tanto ao ponto de você ficar com dó de ler, pois tem medo que que a história acabe.
É necessário mais livros que abordem questões lgbt, este por si só, tratou de uma forma simples, sem alarmes, e nos mostrou que a complicação vem de outros e não daquele que sofre por amar alguém do mesmo sexo.

Cristiane 29/11/2015

Aborda um tema importante
O livro retrata principalmente a evolução de Astrid Jones perante os seus problemas, traz um tema que deve ser discutido. Esse livro deveria ser leitura obrigatória no ensino médio.

Maíra 21/11/2015

Abrindo horizontes
Faz uns dois meses que esbarrei, por acaso, com Os dois mundos de Astrid Jones, de A.S. King. A primeira página do livro é, provavelmente, um dos melhores começos de romance que eu já li. Foi assim que meu interesse foi fisgado e decidi começar, mesmo sem nunca ter ouvido falar da autora ou do lançamento. Resumidamente, o livro trata da complexa descoberta da sexualidade durante a adolescência. Moradora de uma cidade pequena e retrógrada, Astrid se vê dividida entre o namoro que não pode assumir, a mãe controladora e o pai mais preocupado em fumar maconha do que estar com a própria filha. Isso sem falar nos amigos igualmente confusos, a irmã distante e os vizinhos sempre prontos para criar novos boatos. É na companhia das aulas de filosofia e do seu hábito de observar aviões deitada na mesa do jardim que Astrid vai tentar encontrar uma forma de conciliar seus dois mundos sem que a colisão deixe muitos feridos.

Muito além da questão abordada no livro, o dilema vivido por Astrid, o que a autora faz é desestabilizar também diversos preceitos que mesmo quem é de cidades grandes e teoricamente mais esclarecidas ainda alimentam. Existe perfeição? Então por que estamos sempre correndo atrás daquilo que acreditamos precisar para viver melhor? E o que seria viver melhor senão atingir um patamar que acreditamos estar acima dos outros (mais ricos, mais magros, mais bonitos)? Como é possível defender a igualdade se a todo momento estamos em busca de evidenciar a nossa superioridade diante dos outros?

O lado filosófico de Astrid foi, provavelmente, o meu aspecto preferido da narrativa. Conforme desconstrói os pensamentos daqueles que estão constantemente julgando Astrid, A.S. King está, também, desconstruindo os pensamentos dos leitores e fazendo com que os questionamentos da protagonista se arrastem para fora do livro e fiquem em nossa cabeça por dias e dias. Os dois mundos de Astrid Jones vai, enfim, muito além da história que conta, e promete abrir o horizonte de seus leitores com a mesma ousadia e delicadeza com que Astrid abre os horizontes de sua minúscula cidade tradicional.

"Olho para a jaula ao redor da luz. Sei que está presa para proteger, para que nenhum entregador de caminhão jogue uma caixa num canto e despedace a lâmpada. Mas não posso evitar de ver a grade pelo que é. Claro que protege a lâmpada, mas também, se as pessoas não fossem tão descuidadas, então nada teria de ser encarcerado." (p.228)

"O que importa é sairmos daqui inteiros. O que importa é encontrar a verdade sobre nossas próprias vidas, não se importar sobre o que as pessoas pensam que é a verdade sobre nós!" (p.241)

site: http://blogpontoparagrafo.blogspot.com.br/2015/11/os-dois-mundos-de-astrid-jones.html

Natasmi Cortez 16/10/2015

Uma Breve Opinião: Os Dois Mundos de Astrid Jones
A narrativa é feita de maneira sutil e gradativa.
Acho que a autora quis que conhecêssemos melhor os famosos dois mundos da protagonista Astrid antes que eles colidissem de fato. Em um ela é o que todos esperam e no outro ela só quer ser livre para amar quem quiser.
De cara gostei da Astrid, ela não é aquela adolescentes mimadas e chatinhas. Ela aguenta no osso todo tipo de indiferença e hostilidade que recebe do mundo, e retribui com muito amor.
Eu queria ser ao menos um pouquinho como a Astrid. Dar sem esperar receber nada em troca.
No começo do livro somos apresentados a uma mania um tanto peculiar da nossa protagonista. Ela manda seu amor aos aviões. Isso mesmo! Aos aviões, daí o nome original do livro em Inglês : Ask To Passengers

"Para todo avião, não importa quão longe esteja voando lá em cima, eu mando meu amor. Visualizo as pessoas em seus assentos com seus copos plásticos de refrigerante, suco de laranja, uísque, e eu as amo. Realmente amo. Envio um fluxo constante, visível, disso - amor - de mim para elas. Do meu peito para o peito delas. Do meu cérebro para o cérebro delas. É um jogo que eu faço. E eu não me importo se essas pessoas não me amam de volta. Isso não é para ser recíproco. É uma entrega"

E bem, essa é uma parte super importante do livro. Em uma análise da vida da Astrid, isso é o que ela usa como válvula de escape. Nesses momentos ela pode ser ela mesma. Pode falar o que sente de verdade, pode explanar suas dúvidas e medos e pode amar sem precedentes.
E amor é algo que está em falta na vida dessa jovem, que certamente é um retrato de muitos por aí. O pai vive em outra dimensão, a mãe prefere sua irmã, e a irmã só se preocupa com a impressão que irá causar nos outros.
Os amigos e a namorada, que deveriam apoiar, colocam mais areia na carga pesada que Astrid tem que suportar. Não sei como ela consegue.
E nisso se encontra a beleza da história. Astrid cresce e amadurece e o leitor junto com ela.
Ela quer saber quem é de verdade sem a pressão de ninguém e quer se ver livre dos rótulos, quer amar e ser amada, quer aceitação e igualdade. Quer viver em um mundo onde esteja livre das aparências.
A narrativa é gostosa e a autora abordou temas fortes de maneira leve. Esse é um livro de adolescentes, para adolescentes mas que pode e deve ser lido por adultos.
Adoro as reflexões de Astrid sobre o mundo e acho que algumas delas deveriam estar em cartazes pelas ruas.

"Começo a me ressentir. Você quer dizer que estamos no século XXI e esse cara é pago para ter conversas corretivas com alunos da escola sobre como eles não devem odiar os outros? Isso não é elementar? Não devia ser automático? Que tipo de espécie somos nós se precisamos de gente que venha falar sobre essa merda? E como, se somos idiotas assim, nós chegamos à lua e ajudamos a construir uma estação espacial".

site: http://bibliotecadocoracao.blogspot.com.br/

Hsc_Aju 30/07/2015

Os Dois Mundos
Que tal mandar amor para passeiros de aviões? Se o movimento é impossível então como nos movemos? Socrátes é uma pessoa legal de se conversar? (oi?! ele não morreu?), Afinal Mentir para ser feliz é válido? È nesses questionamentos que permeamos sobre a vida de Astrid Jone, ou dos dois mundos dela!

Restante da Resenha no link

site: http://blogpapeletas.blogspot.com.br/2015/07/os-dois-mundos-de-astrid-jones-as-king.html

Livros e Citações 26/06/2015

Questiona pontos importantes da nossa vida
Autora: A.S King
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Classificação: 3.5/5 estrelas

Os dois mundos de Astrid Jones conta a história de Astrid, uma estudante do ensino médio apaixonada por filosofia e editora da revista literária do colégio, uma aluna comum se não fosse pelo fato dela morar numa cidade obcecada pela perfeição, algo que Astrid não chega nem perto de ser. Para piorar, os problemas em casa, como a insensibilidade de sua mãe, falta de interesse de seu pai e a indiferença de sua irmã, demostram a ela que eles são as últimas pessoas em quem ela pode confiar. Assim, Astrid passa horas deitada na mesa de piquenique, no quintal, assistindo os aviões que voam no céu e mandando seu amor para eles, já que eles são os únicos que não vão julgá-la.

Perfeição implica que há realmente um caminho certo e errado para seguir.
A.S King é uma autora que sempre me chamou a atenção, afinal ela é muito famosa lá fora por seus livros que abordam assuntos polêmicos, sendo esses voltados principalmente para a categoria do jovem-adulto. Então era difícil não ficaar ansiosa para ler sobre a história de Astrid e entender mais dessa autora que todos acham genial e é bem recomenda por autores famosos, como John Green.

E fico feliz em dizer que ela não decepciona. Pelo menos em algumas partes, a sua escrita é fluida, deixando a narrativa gostosa e nunca entendiante. E com seus capítulos são curtos, a história foi desenvolvida em um ritmo movimentado, o que faz a leitura fluir bem. E King sabe construir seus personagens, principalmente Astrid, que é o retrato de uma adolescente comum, com suas dúvidas e incertezas, e é delicioso acompanhar seu crescimento, ver como a sua visão do mundo e de si mesma vai mudando.

Outro detalhe que amei na história foram as partes que relatavam a vida de passageiros do avião, que enfrentavam problemas e questionamentos parecidos com o de Astrid e em razão disso acabavam se conectando com a garota mesmo que jamais se encontrassem. O livro todo é essa mescla de dúvidas e anseios e a autora aproveitou essa onda para usar e abusar da filosofia, encaixando teorias de filósofos em várias partes da trama e da vida de Astrid.

"Eu sou igual a um piloto de avião e um mecânico de carro. Eu sou igual a você. Você é igual a mim. Isso é universal. Exceto que não é."

Meu único porém com esse livro foi acreditar que a autora abordaria temas pertinentes de forma profunda e isso não aconteceu, sua abordagem aconteceu de forma leve, o que pode ser uma melhor escolha para outros leitores. Também não consegui me apegar aos outros personagens. Para ser clara, alguns de seus amigos e Dee, sua namorada, me irritaram ao ponto de questionar como uma pessoa fofa como Astrid poderia andar com pessoas que pouca a compreendiam ou se importavam com ela, e isso tornou complicado para o livro me conquistar completamente, mas não tanto ao ponto de eu não querer ler outros livros da autora.

Por fim, Os dois mundos de Astrid Jones é um livro fofo, com uma trama leve mas que questiona pontos importantes de nossas vidas. É perfeito para quem adora um jovem adulto, mas não se engane, apesar de ser uma leitura rápida, esse livro está longe de ser uma história boba. A.S King apareceu para agregar ainda mais a lista de autores do gênero que estão dispostos a ir além do esperado.

"O que importa é a busca pela verdade sobre nossa própria vida, sem preocupar-se sobre o que as outras pessoas pensam que é a verdade sobre nós."

Resenha por: Debora

site: http://www.livrosecitacoes.com

Lu 17/06/2015

Os dois mundos de Astrid Jones - A.S. King
Astrid Jones é uma estudante do ultimo ano do ensino médio e tem 17 anos. Ela vive com sua mãe que a ignora a maior parte do tempo, seu pai que é desinteressado, e sua irmã que tem receio de ser desprezada pela mãe como Astrid. Ela tem poucos amigos, como Justin e Kristina.
Astrid se sente confusa sobre sua opção sexual, ela tem um relacionamento com uma garota em segredo. Ela deseja desesperadamente conversar sobre isso, mas sua família não são os melhores para ouvi-la e acaba perdendo a coragem de contar em diversas vezes. Por isso Astrid gosta de deitar na mesa do jardim e ver os aviões que cruzam o céu.
Em uma noite que ela e seus amigos vão a um bar e se envolvem em uma confusão, seus pais começam então a questionar se ela é gay. Alem dos pais, ela também tem que aguentar pessoas a insultando no colégio. "Estou fazendo isso por desespero? É alguma fase esquisita pela qual estou passando? E por que, se todas as respostas são sim, isso parece tão certo?" Narrado por Astrid, Os dois mundos de Astrid Jones é uma história envolvente. A escrita da autora é fluida e gostosa. E alguns capítulos, a autora intercalou entre as falas de Astrid e as histórias de algum passageiro dos aviões que as vezes passava pela mesma situação que ela e questionava as mesmas coisas. A autora conseguiu abordar temas pertinentes de forma leve.
Eu adorei a Astrid, ela é uma personagem forte, que mesmo em situações difíceis não ousou desistir. Mas os outros personagens não me conquistaram.
A obra além de falar sobre sexualidade, também fala sobre preconceito, aceitação e uma família desestruturada.
Por fim, Os dois mundos de Astrid Jones é um livro leve e gostoso que recomendo. E lembrem-se: toda forma de amor é válida.

Brunna 25/05/2015

Queria ter pelo menos 1% da habilidade que a A. S. King tem com as palavras
Estudante do último ano do ensino médio, Astrid Jones mal vê a hora de tudo finalmente acabar. A jovem vive em uma cidadezinha que se preocupa muito mais com fofocas do que com o próprio umbigo. Ela está cansada desse lugar que parece parado no tempo e, assim que se formar, pretende ir embora sem nem mesmo olhar para trás.
Enquanto isso não acontece, Astrid vai à escola, tem aulas detestáveis (como Trigonometria) e fascinantes (como Filosofia), edita a revista literária, fica à sombra da melhor amiga popular e ouve os alunos falando uns dos outros. Aos finais de semana, trabalha limpando camarões. No tempo livre, ela faz atividades do colégio, lê livros e, deitada na mesa de piquenique que fica no quintal de casa, observa os aviões lá no céu. Nada de muito interessante acontece nos dias dela.
Aparentemente todo mundo sabe a qual lugar pertence, menos Astrid. A garota é um amontoado de questionamentos e incertezas. E as pressões que recebe da mãe insenssível, do pai aéreo, da irmã desinteressada e de todas as outras pessoas que convivem o mínimo com ela não ajudam em nada. Só resta a Astrid enviar todo amor que possui aos passageiros dos aviões que sobrevoam a pequenina cidade cheia de defeitos em que vive. Ou talvez não...
Queria ter pelo menos 1% da habilidade que a A. S. King tem com as palavras. Assim eu saberia exatamente o que dizer para convencer todos a lerem Os Dois Mundos de Astrid Jones, obra que eu jamais esquecerei.
Com narrativa extremamente sensível e comovente, a autora construiu Astrid Jones, personagem altamente identificável. Esta está se encontrando, não consegue se encaixar em um rótulo e não tem certeza de nada. Ela imagina que t-o-d-o-s irão julgá-la se o seu interior for revelado. Quem mais se sentiu/sente assim? E ela amadurece tanto durante a trama que até fiquei orgulhosa!
As questões filosóficas abordadas ao longo da história são muito interessantes e pertinentes. Tudo é tratado de maneira leve, agradável, mas bastante preciso e claro. A. S. King não peca em momento algum, muito pelo contrário: ela simplesmente acerta em todos os mínimos detalhes do livro. Foi o primeiro romance dela que li e afirmo com toda certeza que quero ler todos.
Acredito que Os Dois Mundos de Astrid Jones deveria ser lido por todo mundo. Não importa se o leitor tem 13 ou 31 anos, pois os temas aqui abordados são sobre o ser humano e as convicções e estereótipos que (não) temos. Isso tudo é relevante, não?

site: www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2015/05/resenha-os-dois-mundos-de-astrid-jones.html
Francine 25/05/2015minha estante
Adorei sua resenha, flor! Convenceu-me a ler o livro. Nada sabia sobre ele, mas o teor filosófico e existencial me encantou.

Brunna 25/05/2015minha estante
Ain, Fran, que bom que você vai lê-lo *-* O livro é bastante sensível e cheio de questões filosóficas acerca do ser humano. Fiquei encantada! Espero que você goste (:

Lorena.Oliveira 16/09/2015minha estante
Falou tudo ,estou lendo á dois dias e estou amando .

Carle 07/04/2016minha estante
Quando vc ler o livro e para a leitura, e fica em devaneios e questionmento assim fiquei com esse livro.

Ana Claudia Car 07/09/2016minha estante
Adorei a sua resenha e concordo com tudo.
fiquei muito orgulhosa dessa autora, que nos brindou com uma narrativa tão cativante, não conseguir parar de ler.
recomendo que esse livro vá para as bibliotecas de escolas públicas e privadas (posso sonhar né?!)
já quero ler tudo que ela publicar nessa vida.
até então só tinha conhecimento dos livros que abordavam temas lgbt com o lindo do David Levitan.

Lene.Estevam 23/01/2024minha estante
Há 9 anos...esse livro é incrível!