Thirteen Reasons Why

Thirteen Reasons Why Jay Asher

Resenhas - Thirteen Reasons Why

lili.arisu 20/10/2023

Thirteen Reasons Why
Demorou pra engatar, mas finalmente terminei! Eu ouvi um aleluia?

Aqui acompanhamos Clay Jensen, um adolescente que recebe uma caixa com treze fitas de áudio gravadas por Hannah Baker, sua antiga paixão de escola que cometeu suicídiø duas semanas antes.

O livro aborda um assunto delicado e possui alguns pontos para parar e refletir sobre a vida (e a morte também).

A história não me pegou de primeira, me foi necessário um tempo pra conseguir me conectar com a história, mas no final valeu a pena.

Vic 09/06/2023

Contém uma escrita muito boa mas poderia ser melhor mas apesar disso continua sendo um livro incrível, a história é muito envolvente.

Joyce644 31/12/2022

13 reasons why
Já tinha assistido a série antes de ler o livro, então já conhecia a história, mas a experiência de ler o livro que é bem mais detalhado e ainda em inglês, foi única.
A trama é toda bem desenvolvida, mas senti um pouco de rapidez nos acontecimentos. Acredito que a história é retratada com mais detalhes, mas se tivessem um pouco mais seria ainda melhor.

Nota: 9,5/10

Laura 24/12/2021

- Thirteen reasons why
Esse livro definitivamente mudou alguma coisa em mim.
Acho que a forma como eu via as pessoas. Ou talvez a minha opinião sobre algumas coisas?
Esse livro é pesado. Muito pesado, então não leia a não ser que você esteja em um estado mental mais ou menos estável. E eu digo mais ou menos porque eu nem sei como está o meu. Sendo bem sincera, eu não recomendo esse livro pra ninguém.
Ele é ótimo, mas de um jeito meio ruim.
Achei legal a forma como ele é narrado, são dois pontos de vista, basicamente, e as versões das histórias vão se completando. As histórias em si vão se ligando e começando a fazer cada vez mais sentido.
É legal como esse livro nos faz entender como uma simples ação (ou a falta dela) pode mudar o curso da vida de uma pessoa. Então eu diria que é uma leitura importante, apesar de não me sentir muito bem recomendando ele.

ð¶C4delinh4Literáriað¶ 10/10/2021

Hey, it's me, Hanna. Hanna Backer.
A série tinha estragado a minha visão do livro então não sei por que achei que eu não ia me sentir afetada por ele, tinha pego uma birra com a série por enfiar 500 temporadas desnecessárias mas decidi ler o livro pra ver como que realmente deveria ter sido e foi a melhor escolha que eu fiz.
É aquela história que te prende do início ao fim, você não quer parar até saber o que tem em cada uma das fitas, e é tão frustrante e triste o quanto a vida de alguém pode ser completamente afetada por uma ação sua e você nem acabar percebendo, a gente passa tanto tempo na própria cabeça que não percebe nada disso.
É um livro incrível mas é importante que todo mundo que estiver lendo saiba que as vezes não existe um motivo, a Hanna teve os 13 dela mas as vezes simplesmente não tem nenhum, depressão é uma doença e só por que você não sofreu bullying, ou assédio ou agressão, isso não desvaloriza a dor que você tá sentindo, talvez algumas pessoas que leiam isso pensem que só por que não passaram por tudo que a Hanna passou eles não deveriam nem tá reclamando da vida deles mas não é bem assim.
Só não ganha 5 estrelas por que achei sim que foi meio romantizado, é tudo tão poético e infelizmente não faz nem menção da principal causa do suicídio que é a depressão e outra coisa que me incomodou foi como ficou meio implícito que pedir ajuda de alguém não contribui pra nada.

Maria Clara 03/07/2021

A primeira vez que li esse livro foi há cerca de 7 anos, eu tinha apenas 18 anos e estava bem depressiva na época, lembro que devorei o livro e conseguia me ver nos pensamentos da Hannah, e isso me dava muito medo.
Acredito que precisamos sim falar sobre suicídio, pois é algo que está extremamente presente na sociedade, mas eu não recomendo a leitura desse livro, principalmente pra quem está com a saúde mental equilibrada, pois esse livro é rechado de gatilhos.

Estela 02/05/2021

13 reasons why
O que levaria uma garota a cometer suicídio? Qual o peso das nossa ações na vida das pessoas? 13 reasons why fala exatamente disso, nos faz refletir sobre o peso das nossas ações nas vidas das pessoas, sobre como atos pequenos podem influenciar alguém a tirar a própria vida. Além disso, o livro mostra de forma simples como devemos sempre usar nossa voz e denunciar as coisas que vemos e sabemos que estão erradas. Todas as nossas ações, inclusive ações de omissão, influenciam.

Reis 03/04/2021

Um livro importante sobre um tema importante
Resolvi esse mês: vou ler um título em inglês.

A fim de facilitar o processo, decidi por "Thirteen Reasons Why", até por ser de fácil leitura (público jovem no geral) e já conhecer basicamente a história inteira por meio da série da Netflix, a qual assisti dois anos atrás.
O que posso dizer é que o livro é simplesmente importante. Hannah é uma personagem tão forte e carregada de tantas questões, que você vai lutando pra suportar e entender toda situação pela qual ela passa. E, infelizmente, tudo vai sempre piorando.
De outro lado, você lida com o luto e sofrimento do Clay, ouvindo todas aquelas fitas. O tema suicídio é muito bem colocado e o livro não é tão "visual" quanto a série. Ainda que isso pareça óbvio, é necessário ressaltar que o livro trata, por exemplo, o fim de Hannah de uma maneira bem mais branda do que a série do serviço de stream.
Por fim, acredito que o livro seja de importante leitura. Tratar temas polêmicos nunca é fácil, mas ler sobre isso nos faz refletir e pensar a respeito. Fico feliz que tenha virado uma série e impactado a vida de muitas pessoas. A mensagem final, ao meu ver, é de que sempre podemos ajudar outras pessoas, mas também prejudicá-las. Portanto, precisamos estar cientes de nossos atos e atitudes. Nunca sabemos o que o outro pode estar passando.

whoscarol 28/01/2021

Emocionante, forte e necessário.
O autor não nos poupa dos detalhes mais sujos, e as vezes até gráficos, quando Hannah relata seus torturantes últimos meses de vida. A trama é pesada, porém fluída e de linguagem fácil, acredito que aja de forma complementar a série e definitivamente não prejudica em nada ler após assistir a série ou vice-versa. É um livro emocionante, forte e extremamente necessário, causa uma certa reflexão, além de discutir sobre um tema que é muitas vezes tratado como um tabu: o suicídio.
Porém atenção, possui gatilhos relacionados a estupro, obviamente suicídio, assédio e bullying.

Iago.Costa 09/10/2020

Achei bem melhor do que eu pensei que seria, tendo visto a serie,achei algumas partes bem anticlimaticas e teve algumas passadas de pano,mas foi muito bom ler em inglês e triste reacompensar a história de Hannah, o final foi bem corrido e um pouco incoerente com a revolta do personagem, mas pelo menos tem uma conclusão.

Sarah | @only_a_snowflake 29/01/2020

13 causas, motivos, razões ou circunstâncias | Booktalk SEM spoilers
Acho que poucas pessoas desconhecem a história desse livro após o boom da sua série na Netflix. Thirteen Reasons Why foi um livro difícil de engolir, um soco no estômago e um tapa na cara. Tudo isso foi necessário, entretanto. Não podemos nos esquecer de ser gentis e mostrar empatia com o nosso próximo, pois você pode fazer a diferença na vida de outra "Hannah Baker" que está aí no mundo.

Se sua vida está desandando, nada dá certo, seus amigos te traíram, se você está rodeado de pessoas tóxicas, vou te dizer uma coisa: Não desista de você. Você não precisa de 13 motivos para pedir ajuda. Sempre terá alguém para te ouvir, mesmo nas noites mais escuras. Basta você falar. Tudo vai dar certo um dia, eu prometo.

"I guess that's the point of it all. No one knows for certain how much impact they have on the lives of other people." (p.156)

BGM: "Breathe" (Superchick)
//Each breath breathed means we're alive
And life means that we can find
The reasons to keep on getting by
And if reasons we can't find
We'll make up some to get by
Till breath by breath we'll leave this behind//

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Pesado na medida certa
Os 13 Porquês tem como protagonista o Clay, um garoto que recebeu uma caixa de sapatos contendo 7 fitas de áudio, quando ele começa a ouvir descobre que são fitas gravadas por Hannah, uma garota que cometeu suicídio umas semanas antes, e nessas fitas ela vai contar as treze razões que fizeram ela se suicidar.

A narrativa é em primeira pessoa, narrada pelo Clay, e quando tem as falas da fitas é escrita em itálico.

Alguns podem vir dizer que os motivos da Hannah são superficiais, que muitos passam por isso na adolescência e na escola, e que a melhor saída não era essa. Mas para mim o autor não quis dizer que a Hannah estava certa, e não quis provar que os motivos eram razoáveis, e sim, que tudo o que fazemos pode vir a machucar outra pessoa, por mais que seja brincadeira e por mais que essa não fosse a intenção.

Esse é um livro que eu com certeza indico para os adolescentes, principalmente os que estão entrando no ensino médio, para que eles possam aprender na ficção antes que se torne uma realidade.

site: https://www.instagram.com/p/Bay04MiAjWZ/

Dreh 31/03/2018

I must confess that I watched first the Netflix TV show, and after that I read the book. There’s some differences between these two, but nothing that you can’t understand completely. You must be asking yourself why I’m writing this post all in English, and I can answer you: I read “13 Reasons Why” in English, and I thought I could try to say my opinion about the story in English too.

If you’re someone who lives in US or England or any other countries where speaks that important language, I’m sorry about the mistakes I could have written.

So, let’s talk about the book, it’s because of that I’m writing here for you guys. I loved all the story about Hannah. I felt bad for Clay and Zach when it was their tapes, but I felt angry about other characters, when I knew each reason described in the whole book.

You can write something in comments for me, even for correct some word or sentence I could’ve made a mistake. Remember, I’m human too, and I’m not perfect 😉

Nati 31/03/2018

"A lot of you cared, just not enough."
Eu gosto muito de como esse livro trata sobre determinadas questões como suicídio e outros assuntos 'pesados' e a história da Hannah me deixou bem triste no final. Uma das coisas que eu mais gostei foi como o autor mostrou como cada pequena coisa, cada ação, tem sua consequência, e que às vezes não pensamos muito em como algo que a gente faça vai influenciar na vida de outra pessoa - não pensamos no impacto, positivo ou negativo, que temos sobre o outro. E que você nunca sabe o que se passa com alguém, dentro da mente dela.

As história da Hannah é tão realista, super bem contada e deixa o leitor exasperado, porque as coisas vão se amontoando e escalando de uma forma que você sabe que vai acabar muito mal e que não tem nada que você possa fazer para impedir. Como a própria personagem diz, é como uma bola de neve: são pequenos momentos que foram se acumulando para a decisão final, até que um evento foi o estopim final.

O Clay foi a maior decepção desse livro, acho. Eu entendo a surpresa e a tristeza de receber as fitas e saber o que se passou na cabeça da menina que ele gostava, mas por vários momentos eu senti que ele estava mais preocupado com os próprios sentimentos, com raiva da Hannah e julgando-a. Por conta das interrupções dele durante as fitas, a narrativa ficou meio chata, quebrada e não conseguiu desenvolver bem o personagem dele.

Estou ansiosa para assistir a série, não só para ver como vão traduzir a história pra tela mas na expectativa de mais desenvolvimento de alguns personagens e outras diferenças do livro!