Thirteen Reasons Why

Thirteen Reasons Why Jay Asher

Resenhas - Thirteen Reasons Why

Carol Christo 09/09/2009

Try being wonderful. Maybe you'll change lives, maybe it will change yours...
Voce não pode saber como sua vida afeta a vida de outras pessoas. Esse livro é forte e ao mesmo tempo muito sensível.

Você já olhou a sua volta? Voce sabe o que se passa
dentro das pessoas ao seu redor? Não. Voce nunca vai saber. Voce só sabe o que se passa com voce.

Esse livro é sobre procurar saber. Voce nao é responsável apenas pela sua própria vida. Voce é responsável por todos aqueles que passam por voce. Todo dia. Toda a hora.
E o que voce pode fazer?
Talvez voce possa mudar um pensamento, a direção das coisas, o modo como tudo acontece.
Mas é preciso prestar atenção, como voce enxerga todos a sua volta?
Ás vezes pode ser tarde demais. Quantas chances voce vai ter?

Este livro é sobre tomar consciencia de que aqueles ao seu redor são seres humanos. Eles tem uma vida, e voce, mesmo sem querer, afeta o seu curso.

Voce entende? Algumas vezes voce deve se focar nos demais, não em voce.
Talvez tenha chegado o momento de tentar ser melhor.

Lu 08/03/2010minha estante
Excelente resenha. Parabéns!

Reis 03/04/2021

Um livro importante sobre um tema importante
Resolvi esse mês: vou ler um título em inglês.

A fim de facilitar o processo, decidi por "Thirteen Reasons Why", até por ser de fácil leitura (público jovem no geral) e já conhecer basicamente a história inteira por meio da série da Netflix, a qual assisti dois anos atrás.
O que posso dizer é que o livro é simplesmente importante. Hannah é uma personagem tão forte e carregada de tantas questões, que você vai lutando pra suportar e entender toda situação pela qual ela passa. E, infelizmente, tudo vai sempre piorando.
De outro lado, você lida com o luto e sofrimento do Clay, ouvindo todas aquelas fitas. O tema suicídio é muito bem colocado e o livro não é tão "visual" quanto a série. Ainda que isso pareça óbvio, é necessário ressaltar que o livro trata, por exemplo, o fim de Hannah de uma maneira bem mais branda do que a série do serviço de stream.
Por fim, acredito que o livro seja de importante leitura. Tratar temas polêmicos nunca é fácil, mas ler sobre isso nos faz refletir e pensar a respeito. Fico feliz que tenha virado uma série e impactado a vida de muitas pessoas. A mensagem final, ao meu ver, é de que sempre podemos ajudar outras pessoas, mas também prejudicá-las. Portanto, precisamos estar cientes de nossos atos e atitudes. Nunca sabemos o que o outro pode estar passando.

lili.arisu 20/10/2023

Thirteen Reasons Why
Demorou pra engatar, mas finalmente terminei! Eu ouvi um aleluia?

Aqui acompanhamos Clay Jensen, um adolescente que recebe uma caixa com treze fitas de áudio gravadas por Hannah Baker, sua antiga paixão de escola que cometeu suicídiø duas semanas antes.

O livro aborda um assunto delicado e possui alguns pontos para parar e refletir sobre a vida (e a morte também).

A história não me pegou de primeira, me foi necessário um tempo pra conseguir me conectar com a história, mas no final valeu a pena.

Viviane K. 27/05/2013

Eu achei muito interessante a ideia das fitas e a forma com o que o autor as utiliza em cada capítulo. Achei a moral da história extremamente válida, cada um tem um efeito na vida do outro e muitas vezes tratamos as pessoas de forma descuidada.
Mas me desapontei muito com a história, a forma como foi elaborada.. os motivos pelo qual ela se matou foram não convincentes. Claro que fizeram umas coisas muito ruins pra ela e isso seria motivo para alguém entrar em depressão mas não pra chegar ao ponto que chegou.

No começo da história ela diz que o número 13 pode levar a fita pro inferno, mas sinceramente, acho que foi culpa dela e a pessoa tentou ajudá-la. Poderia ter se feito algo mais? Sim, mas a verdade é que ela não queria ajuda, queria ser vítima e cometeu erros graves (como na parte da festa) que a deveriam ter feito refletir sobre o quão diferente será que ela é de todas essas pessoas que ela julga?
O mesmo é em relação ao Clay, ele gosta dela, e ela reconhece a verdade sobre ele mesmo durante a fita e antes de cometer suicídio, então porque ela desiste do mesmo jeito?? Repito, ela não queria ajuda de ninguém e pareceu mais uma reclamona cheia de pena de sí mesma do que alguém que não tinha esperanças e era vítima da crueldade das pessoas.

Pra mim, é um livro que tinha um potencial grande mas que foi mal desenvolvido.
Marina 10/07/2016minha estante
Também achei que foi too much drama. Mais pro final do livro até que acontecem coisas mais sérias, mas aí a personagem vai toma uma atitude totalmente contraditória (aquela cena da banheira).
Até achei um livro ok, mas supervalorizado, não sei pq faz tanto sucesso. Acho que o texto não foi muito bem desenvolvido, e aquele narrador, o Clay, foi zero carisma. Não consegui me apegar com nenhum dos personagens

Camila 29/09/2016minha estante
Eu não acho que ela "não teve motivos" para se suicidar. Ninguém sabe como os outros se sentem a respeito de nada. Só sabemos o que nós mesmos sentimos a respeito das coisas. Se as coisas que aconteceram com ela, da forma que aconteceram, tivessem acontecido com você, você não teria se matado. Não dá pra determinarmos o que os outros devem ou não fazer.

Vic 09/06/2023

Contém uma escrita muito boa mas poderia ser melhor mas apesar disso continua sendo um livro incrível, a história é muito envolvente.

Estela 02/05/2021

13 reasons why
O que levaria uma garota a cometer suicídio? Qual o peso das nossa ações na vida das pessoas? 13 reasons why fala exatamente disso, nos faz refletir sobre o peso das nossas ações nas vidas das pessoas, sobre como atos pequenos podem influenciar alguém a tirar a própria vida. Além disso, o livro mostra de forma simples como devemos sempre usar nossa voz e denunciar as coisas que vemos e sabemos que estão erradas. Todas as nossas ações, inclusive ações de omissão, influenciam.

Pablo 20/04/2017

Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes gravadas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo para descobrir o que o fez se tornar um dos motivos.

Apesar das boas intenções, esse livro tem problemas sérios, e o principal deles está na caracterização dos personagens.
Clay, o protagonista e narrador do livro, é um personagem completamente unidimensional. Sua função no livro inteiro não passa de ouvir as fitas da Hannah e descrever seus sentimentos a respeito das fitas. O que é muito pouco para que criemos qualquer empatia com o personagem. E o pior é o caso da Hannah. O livro peca terrivelmente em não descrever adequadamente como a personagem se sente e o que a leva ao suicídio. O livro acaba romantizando o seu suicídio, fazendo com que não passe de uma personagem que se matou e gravou as fitas para "se vingar" das pessoas que a machucaram. Um assunto tão delicado quanto o suicídio, depressão e problemas da psiquê não deveriam ser tão negligenciados apenas para o entretenimento. E esse problema é ainda mais agravado levando em consideração que o público alvo são adolescentes.
No geral, o livro falha na história, nos personagens e até mesmo como entretenimento.
Não recomendo a leitura e já considero o pior livro que eu li nesse ano.

site: https://www.instagram.com/opablogimenez/
Rayanne48 21/04/2017minha estante
Porque 3 estrelas então?

Pablo 21/04/2017minha estante
Porque não é um livro difícil de ler. Apesar de ser ruim, não é uma leitura cansativa.

Rayanne48 22/04/2017minha estante
Ah, sim, entendi :)

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Sou muito desconfiada. Quando começam a fazer alarde em cima de um livro, eu já acho que vou me decepcionar. Acho que quando eu espero muito de um livro, ele não corresponde minhas expectativas (só pra exemplificar: Wake e Querido John. Além de outros). Por isso, fui ler Os 13 Porquês com o "pé atrás". Desnecessário! O livo me surpreendeu e entrou para a lista dos meus preferidos.
Dá para notar bem sobre o que o livro se trata pela sinopse. A sensação é estranha, algo que aconteceu quando li Bree Tanner: você já sabe que Hannah está morta e não dá para fazer mais nada por isso. Então, mesmo ela estando presente em toda a narração, ela não está ali. Mas você quer que aconteça alguma coisa... Qualquer coisa... Que a traga de volta e diga: "pegadinha do malando, Hannah tá viva!". Mas, como isso aqui não é YA Fantasy, a única coisa que podemos esperar é o motivo que levou Hannah a tomar essa decisão.
Vou confessar que alguns motivos eu achei muito bobos, afinal, todo mundo tem seus problemas ou já passou por coisas parecidas na escola. Me pareceu que Hannah estava tão afundada naquela vontade de morrer, que ela queria culpar qualquer um por isso. Achei ela injusta também... Se quer acabar com a própria vida, não acabe com a dos outros! Por exemplo, achei um pouco injusto ela ter colocado o Clay no meio daquilo tudo...
Mas no contexto, o livro deixa uma mensagem diferente, pois por mais que você ache normal agir ou fazer tal coisa com alguém, essa pessoa não pode achar normal. Isso pode afeta-la de tal forma que você nem imagina. É onde entra aquela história de bullying e essas coisas. O que me lembra uma coisa que sempre me ensinaram: não faça com os outros o que você não deseja que façam com você. Trate todo mundo bem se você quer ser tratado assim... Afinal, você nunca sabe o que se passa na cabeça dos outros.
Para quem quiser, um vídeo com a primeira fita cassete de Hannah, segue abaixo (em inglês). Todas as fitas podem ser ouvidas no blog Hannah's Reasons.

Rê França Gomes 11/11/2009

É dificil não ver a vida de um jeito diferente depois de terminar esse livro.

O livro que alterna as fitas de Hanna e os pensamentos de Clay fazem com que você entenda como os dois se sentem e sinta o conflito dos dois.
De um lado Hanna, a menina que pode ser qualquer pessoa que passa por voce todo dia, pode até ser voce, e que por motivos que separadamente podem até parecer pequenos, apenas quando todos juntos é possivel ver o quão longe as coisas foram.
Do outro Clay, que apesar de sempre ter tipo uma queda por Hanna não teve coragem de falar com ela.
Você sente a dor dele, a revolta dele por não ter podido ajuda-la, por não te feito a diferença, e ausa tortura por saber que está em uma daquelas fitas;
Você sente a tristeza de Hanna, que tem sua vida desestruturada pela 'bola de neve' de coisas ruins que a atingem e a fazem perder a vontade de viver, e a confiança nas pessoas ao seu redor.

Como ler um livro desse e não pensar se você não poderia ser uma das pessoas daquelas fitas? Como ter certeza de que minhas ações não afetaram as pessoas ao meu redor?
Pra mim, pelo menos, foi uma coisa que ficou (e fica) martelando, após acabar o livro; Como eu não pensei nisso antes? Porque eu não ajudei aquela menina sozinha?

É um livro que, em minha opinião, todos deveriam ler. Depois dele voce passa a ter uma nova conciencia das consequencias de seus atos.

Mandy Porto 08/07/2010

Ótimo! *-*
Leia aqui - http://mylittleworldofbooks.blogspot.com/2010/06/review-thirteen-reasons-why-by-jay.html

ð¶C4delinh4Literáriað¶ 10/10/2021

Hey, it's me, Hanna. Hanna Backer.
A série tinha estragado a minha visão do livro então não sei por que achei que eu não ia me sentir afetada por ele, tinha pego uma birra com a série por enfiar 500 temporadas desnecessárias mas decidi ler o livro pra ver como que realmente deveria ter sido e foi a melhor escolha que eu fiz.
É aquela história que te prende do início ao fim, você não quer parar até saber o que tem em cada uma das fitas, e é tão frustrante e triste o quanto a vida de alguém pode ser completamente afetada por uma ação sua e você nem acabar percebendo, a gente passa tanto tempo na própria cabeça que não percebe nada disso.
É um livro incrível mas é importante que todo mundo que estiver lendo saiba que as vezes não existe um motivo, a Hanna teve os 13 dela mas as vezes simplesmente não tem nenhum, depressão é uma doença e só por que você não sofreu bullying, ou assédio ou agressão, isso não desvaloriza a dor que você tá sentindo, talvez algumas pessoas que leiam isso pensem que só por que não passaram por tudo que a Hanna passou eles não deveriam nem tá reclamando da vida deles mas não é bem assim.
Só não ganha 5 estrelas por que achei sim que foi meio romantizado, é tudo tão poético e infelizmente não faz nem menção da principal causa do suicídio que é a depressão e outra coisa que me incomodou foi como ficou meio implícito que pedir ajuda de alguém não contribui pra nada.

chaany 12/09/2013

Então eu acabei de terminar a leitura de Os Treze Porquês e definitivamente ainda não me recuperei...

O livro conta a história de Hannah, uma adolescente que comete suicídio e deixa sete fitas cassetes gravadas contando os 13 motivos que a levou a tirar a própria vida. Antes de morrer, ela cria uma espécie de 'jogo', onde obriga as 13 pessoas que estão na sua lista a escutarem todas as fitas e a passarem adiante até a 13ª pessoa ter escutado.

Uma das maiores sacadas da história é o fato dela ser contada através de Clay, uma das pessoas da lista de Hannah que recebe o misterioso pacote de fitas cassetes. Clay não faz a menor ideia de porque ele teria contribuído para a morte de Hannah, uma vez que ele era completamente apaixonado pela garota e teria feito absolutamente tudo para impedi-la de tirar a própria vida se ela tivesse o procurado pedindo ajuda. Ele era provavelmente a única pessoa que a compreendia de verdade e ao escutar cada uma daquelas fitas nós aprendemos a ver Hannah através do seus olhos e a sentir a dor que ele sente em saber que poderia ter feito algo para mudar o seu destino se não tivesse tido tanto medo.
A relação entre Clay e Hannah é o que mais contribui para a tamanha carga emocional que essa história carrega, pois nós vemos o tempo todo como as coisas poderiam ter tido outro desfecho se ela ou ele tivessem feito pouca coisa diferente e passamos o livro inteiro esperando esperançosos por alguma possibilidade que possa trazer a Hannah de volta a vida para que ela seja feliz para sempre ao lado de Clay.

Esse livro faz você refletir sobre inúmeros aspectos e, apesar da temática depressiva, o tom e a escrita do Jay Asher tornaram o livro diferente e acima de qualquer descrição. Eu vi muita esperança nesse livro, um "tapa na cara" para as pessoas acordarem e perceberem o efeito que elas tem na vida de outras pessoas. Como cada uma das nossas atitudes podem se tornar uma grande bola de neve, já que outras pessoas são afetadas pelas nossas ações e palavras e até a menor das ações pode resultar na maior - e as vezes na pior - das consequências.

Não, esse livro não é só mais um best-seller e tem muito mais profundidade por detrás dele do que eu saberia explicar. Recomendo esse livro a absolutamente todas as pessoas acima de 18 anos e que não tenham uma personalidade suicida, pois acho que esse livro também se torna muito perigoso por "dar ideias" para pessoas. Falarei mais sobre esse tema no vídeo que farei sobre o livro!

Nota: 5/5

Ps: Livro original em inglês de nível fácil!

site: www.centraldaleiturablog.blogspot.com
Bruna 10/11/2014minha estante
Oie! Só qria dizer que adorei sua resenha! Estou louca para adicionar e ler esse! ;)

Maria Clara 03/07/2021

A primeira vez que li esse livro foi há cerca de 7 anos, eu tinha apenas 18 anos e estava bem depressiva na época, lembro que devorei o livro e conseguia me ver nos pensamentos da Hannah, e isso me dava muito medo.
Acredito que precisamos sim falar sobre suicídio, pois é algo que está extremamente presente na sociedade, mas eu não recomendo a leitura desse livro, principalmente pra quem está com a saúde mental equilibrada, pois esse livro é rechado de gatilhos.