Histórias Africanas

Histórias Africanas Ana Maria Machado

Resenhas - Histórias Africanas

Caroline 04/10/2023

Eu AMEI esse livrinho.
Tava aqui em casa, é algo de uma temática que gosto então decidi ler mesmo, li super rapidinho e alguns super lembrando a infância e que não sabia que tinha origem africana

Luisa942 10/05/2023

Histórias Africanas -> leitura para a escola
Como era pra escola, eu meio que li obrigada, kkk mas é muito bom!
Eu como uma amante de História ameii!!
Eu acho q a minha história preferida foi "Mesmo lugar, outra festa", pq é uma releitura de "Festa no Céu", mas eu Tb gostei das outras.
Eu n dei 5 estrelas pq teve uma história q foi meio difícil de entender n sei pq kkk, mas pode ser pq n sou acostumada com a escrita da Ana Maria Machado.
Mas muito bom, li em uma manhã :)

Erick231 19/03/2023

Eu gostei é muito bom as historia por isso as 4 estrelas eu achei contos normais #falei to leve....

Maria8457 23/02/2022

Ana Maria Machado sempre maravilhosa ao nos apresentar histórias de povos distantes! Leitura rápida e excelente para introduzir aos pequenos a importância da pluralidade cultural!

Laiz 15/09/2021

- as ilustrações são lindas demais
- as histórias são ótimas para as crianças mas eu também me diverti lendo com o bebê
- um bom livro pra começar a conhecer a tradição oral de todo o continente
- achei de uma riqueza ímpar e linguagem super acessível pros que já conseguem ler sozinhos

Lázara 13/07/2021

Primeiro passo
Essas obras são importantes para iniciar as crianças na tradição oral de outras culturas e abordar o tema da pluralidade dos povos. Histórias Africanas foi o primeiro exemplar adquirido -- um presente que Luísa recebeu de seu pai.

Confesso que, no início, o título me incomodou um pouco. Histórias Africanas, assim, genericamente, parece falar de um país, não de um continente inteiro.

O criticismo, no entanto, deu lugar à consciência de que uma obra infanto-juvenil não deve carregar a responsabilidade de representar aquilo que a História, com h maíusculo, tem falhado em comunicar.

Assim sendo, do ponto de vista de sua primeira intenção -- abrir os olhos dos pequenos para outros lugares e suas gentes --, a coleção é valiosíssima.

Lipe 13/11/2020

Nos embalos da leitura de Mia Couto, quis conhecer um pouco da tradição oral africana pela mão de Ana Maria Machado e fiquei encantado com as riquezas da sabedoria africana e no quanto também fomos influenciados, em nossos contos orais, pelas tradições africanas. Até porque o Brasil foi "fundado" no sangue e choro dos povos africanos escravizados.

Clarice.Beleza 03/05/2020

Leitura leve
Ana Maria Machado foi muito inspirada ao recontar essas histórias africanas com um quê de brasilidade.