Contos Brasileiros Contemporâneos

Contos Brasileiros Contemporâneos Clarice Lispector...

Resenhas - Contos Brasileiros Contemporâneos

D. Marcas-Moreira 31/01/2024

Contos brasileiros contemporâneos - Julieta de Godoy Ladeira
Contos brasileiros contemporâneos

Um pouco sobre o livro: organizado por Julieta de Godoy Ladeira, a antologia traz treze contos dos autores nacionais Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Ignácio de Loyola Brandão, João Antônio, Lygia Fagundes Telles, Luiz Vilela, Marina Colasanti, Moacyr Scliar, Murilo Rubião, Osman Lins, Ricardo Ramos, Sérgio Sant'Anna e Silvio Fiorani. Um conto de cada autor.

Contos que mais gostei: "Feliz aniversário", "Os músculos", "A caçada", "Luz sob a porta" (esse conto é muito lindo, lindo e triste), "A moça tecelã", "No retiro da figueira", "Circuito fechado" (já esse conto demonstra grande criatividade) e "Nunca é tarde. Sempre é tarde".

Recomendação: embora não contenha os melhores contos que já li na vida, recomendo o livro para quem quer conhecer um pouco da escrita desses treze escritores do século passado, principalmente dos que não são tão populares.

Avaliação: 4 estrelas

????

Tay.Luz 31/12/2023

Bom pra refletir
Por ser uma coletânea de contos, tem alguns que gostei mas do que outros. Recomendo pela variedade de cenários, contextos e autores de peso. Os meus contos favoritos foram: Guardador- João Antônio (evidência ao meu ver a banalização e descaso com a pobreza e as pessoas em situação de rua); Luz sob a porta- Luiz Vilela ( esse me pegou no emocional); A moça tecelã- Mariana Colasanti (sobre o poder feminino); No retiro da figueira- Moacyr Scliar (esse aqui eu achei genial); Noivado- Osman Lins (sobre deixar os sonhos e a vida passarem, apenas pra seguir protocolos) e pra mim o resumo da minha vida: Nunca é tarde, sempre é tarde- Silvio Fiorini. Recomendo pra aqueles momentos que pedem leituras leves pra acompanhar um café.

Nara.Carriel 27/12/2023

Que contos meus amgs
Conto sensacionais, MT bons, rápidos de ler, dinâmicos, amei principalmente os da Clarisse ( já virei cadelinha dela )

Isabela.Xavier 28/09/2023

Dei 5 estrelas porque o livro contém contos de diversos autores, e não tenho como dar nota individualmente para cada um. No geral, gostei bastante. Amo contos, crônicas e poesias.

Matheus Reis 07/06/2023

O Verdadeiro Brasil, De Novo
Não falo aqui da qualidade dos contos, e sim da natureza desta obra: uma reunião. O sentido dessa. E, dentro desse intuito, ressalto uma frase bastante curiosa que é dada ao fim da introdução pretensiosa da organizadora Julieta de Godoy Ladeira. "Nestes contos há o Brasil. O verdadeiro". E não é de se surpreender que o "verdadeiro" Brasil esteja, como sempre, na descrição de figuras brancas. Se a intenção é fotografar o Brasil em palavras, essa reunião é a foto de uma taça de vinho em mãos europeias, tirada de baixo pra cima, com o Cristo Redentor ao fundo.

CAMBARÃ 12/02/2023

Nostalgia
É uma reunião de contos de diversos autores e autores
Gostei muito do conto,laços de família e os músculos,do Loyola,um trecho do livros,dentes ao sol.

amandinha 04/08/2022

so li 3 contos pq nao gostei do genero e eu nao entendia metade da historia mas as q eu li foram legais

Bruna.Toledo 25/03/2021

Perfeito para ressaca literária
Muito leve, com 14 contos de poucas páginas e alguns nomes de peso da literatura brasileira, como Clarice Lispector, "Contos Brasileiros Contemporâneos" é uma delícia de ler.

Queria ter conseguido me ater a um conto por dia mas a vontade de silenciar os acontecimentos angustiantes dessa semana não deixou.

Sem dúvidas um bom presente para quem não tem hábito de leitura ainda.

Li 24/01/2021

É um livro gostoso. Tem alguns contos muito bons, alguns muito chatos. Mas vale bastante a pena a leitura.

RPericelli 14/04/2020

Livro de entrada aos grandes contistas brasileiros
Com 14 contos reunidos por Julieta de Godoy Ladeira (vencedora do Prêmio Jabuti por Passe as Férias em Nassau), "Contos Brasileiros Contemporâneos" pode ser tido como um livro de entrada a grandes contistas brasileiros como Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Dalton Trevisan, Moacyr Scliar, só para citar alguns.

Como qualquer livro de contos, "Contos Brasileiros Contemporâneos" pode ser lido de uma só toada, ou lido calmamente, absorvendo todas as camadas de interpretação que cada um dos contos têm para oferecer.

Dentre os contos, pode-se destacar o reconhecidíssmo Feliz Aniversário, de Clarice, o fantástico A Caçada, de Lygia Fagundes Telles e Os Músculos, de Loyola Brandão.

z..... 18/07/2018

Antologia com 14 autores nacionais da segunda metade do século 20. Histórias urbanas com dramas encontrados no cotidiano, explicitamente ou em paralelos surreais. Destes, os que mais gostei foram: "Feliz aniversário" de Clarice Lispector (satiriza as aparências que alguns mantêm em certas convenções familiares), "Clínica de repouso" de Dalton Trevisan (explícito na ruptura familiar em que ocorre descaso dos filhos com os pais), e "Os músculos" de Ignácio de Loyola Brandão (na linha de realismo fantástico como paralelo entre modernidade e alienação, pelo menos o que me sugeriu, pois o protagonista se vê perdido diante de uma novidade surreal, o brotamento de 'pés de arame', também a que mais curti),
Como me identifico mais com regionalismo em seus saberes extraordinários, não foi leitura entusiasmante no todo.

Ana 24/01/2018

Obras finas de grandes contistas brasileiros
Este livro reúne alguns maravilhosos contos de muitos autores conhecidos e outros, quase
desconhecidos do grande público brasileiro. Temos um conto sobre confusão e inconformismo no seio de uma família (Feliz aniversário de Clarice Lispector), um conto sobre a solidão de uma mulher idosa sendo renegada pela própria filha (Clínica de repouso, de Dalton Trevisan), um conto sobre o absurdo do cotidiano (Os músculos, de Ignácio de Loyola Brandão), e até um conto de Lygia Fagundes Telles (A caçada), que flerta com o fantástico.
Ganhei esse livro há muito e muito tempo de uma moça que trabalhou na minha casa em 1998, cuidando de mim e minha irmã, e desde então, leio e releio sempre cada conto.
Todos eles são provas da originalidade e estilo de muitos bons escritores que todo leitor brasileiro deveria conhecer.
Biscoito fino.

Na Literatura Selvagem 11/03/2016

Contos Brasileiros Contemporâneos
Aproveitando esse feriado quente de carnaval, resolvi participar da Carnatona e dentre os títulos escolhidos para leitura, peguei um livrinho de contos que comprei recentemente no sebo... Trata-se de um compilado de histórias de alguns autores que eu já tinha o prazer de ter lido, e outros que eu desconhecia, entre eles Luiz Vilela e Osman Lins... São 14 contos ao todo, cada um de um autor diferente...

O livro traz ainda um pequeno resumo da vida e obra de cada autor, e o primeiro que dá o ar de sua graça na obra é Feliz Aniversário, de Clarice Lispector. Trata-se de uma festa de aniversário para uma velhinha de 89 anos, que está achando tudo insípido demais ao seu redor, enquanto seus parentes - vulgo família fracassada aos olhos da velhinha - mantém as conveniências sociais... Em dado momento da festa a velhinha exprime de alguma maneira o seu desagrado...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/02/contos-brasileiros-contemporaneos.html

henriquechefe 25/02/2015

Conhendo os Contistas
Um bom livro para começar a conhecer o trabalho de bons autores brasileiros, como Lygia Fagundes Telles, Sérgio Sant'Anna e João Antonio (o conto deste foi premiado, inclusive).

Joyce Hellem 16/07/2014

Espetacular
Livro maravilhoso. Um conto mais expressivo e profundo do que o outro, todos indo além das aparências.

Eu me deliciei com cada um, mas não tem condições não, "Noivado" tem que ser considerado o prato principal. Belíssimo.