O Chefão Lá do Morro

O Chefão Lá do Morro Otávio Júnior

Resenhas -

Biblioteca Álvaro Guerra 01/03/2023

Livro infantil incrível que tira o estereótipo violento das favelas! no final do livro você vai ter uma surpresa e entender a mensagem.
Mas afinal... oque é ser chefão?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551307366

Antonio 27/06/2020

A Infância no Morro
Os Morros do Rio de Janeiro são lugares perigosos, certo? Lá estão os traficantes, bandidos em geral e os Chefões que mandam em tudo.

Mas Otávio Júnior nos mostra nesse livro (O Chefão lá do Morro) que, além de tudo isso, existe a infância. E essa infância não é muito diferente de outras infâncias, pois a criança o que sabe fazer melhor é brincar.

Então, com um eficiente jogo verbal-poético, leva o leitor a descobertas sobre o Morro, onde reina o tal Chefão. E como o texto é realmente poético, com rimas etc, a leitura no vídeo (ver no canal Blogs e Livros no Youtube) é feita em ritmo de RAP. Será que deu certo? Só os leitores podem dizer. Mas é inegável que a poesia tem métrica e ritmo, o que possibilita essa aventura (quase) musical.

Certamente, para as crianças que moram no Morro, esse livro é uma leitura que resgata aspectos fundamentais da infância; e para as outras, é uma janela que se abre para o imaginário e nos traz uma compreensão mais ampla desse espaço urbano. E tudo isso, é bom dizer, é conseguido através da arte de escrever, manipulando expectativas e estereótipos. Mais que isso não dá para dizer. Só lendo mesmo (ou vendo o vídeo!)

site: http://www.blogselivros.com.br/o-chefao-la-do-morro/