Os animais têm razão

Os animais têm razão Antonio Francisco

Resenhas - Os animais têm razão

c a m i l e 23/06/2023

Onze anos depois
Eu li esse livro a primeira vez em 2012, lia ele todas as noites pro meu pai, o coitado não aguentava mais eu toda noite " o rato disse seu burro, você sofre porque quer, tem força por quatro homens, da carroça é o chofer, sabe dá coice de morder, só apanha se quiser. o burro disse: eu sei q sou melhor do q ele, mas se eu morder o homem, ou se eu der um coice nele, é o mesmo de tá trocando o meu juízo com o dele". eu era apaixonadaaaaaaa!!! no final do ano passado eu prestei vestibular, e citei esse livro na redação ?? não tem como esquecer o quanto q esse livro me marcou, onze anos depois e eu ainda sei ele inteiro ?

Morgana 16/05/2017

O livro os “Os animais tem razão” do autor Antônio Francisco é escrito em forma de cordel, o qual utiliza uma linguagem informal. O autor narra uma história que se passa na caatinga, em que está acontecendo uma reunião entre vários animais em que a pauta da discussão é o comportamento humano em relação à questão ecológica.
O protagonista da história vem de uma viagem quando vencido pelo cansaço resolve se deitar em uma rede em baixo de um juazeiro. Pegou no sono e acordou de um susto, eram os animais discutindo as ações do homem para com a natureza. Sobre isso cada animal dava seu depoimento, como por exemplo: o porco fala que os homens poluem a natureza e o seboso é ele; o rato que o homem mente, rouba e se vende e ainda o chama de ladrão, e os outros animais que criticam o comportamento humano. Então o homem dormiu novamente e perdeu o fim da reunião. Quando o dia amanheceu, só sobraram pegadas. Concluiu então que se fosse de homens a reunião, o chão estava coberto de piúbas de cigarro, guardanapos e papelão. O protagonista seguiu a viagem toda sem tirar do pensamento os sete bichos zombando do nosso comportamento. Hoje, diz ele, tenho plena certeza: os bichos tinham razão.
Esse livro me chamou bastante a atenção pela forma engraçada e irônica a qual o autor traz uma crítica ao comportamento dos homens em relação à natureza, além de proporcionar a criança entrar no mundo da imaginação, quando traz as falas dos animais para dentro da narrativa.
Veronica.Pontes 21/05/2017minha estante
Boa resenha! Parabéns!