Tudo é eventual

Tudo é eventual Stephen King

Resenhas -

flaviathaiss 08/02/2024

Um erro
Esse livro já pela forma que foi montado (um sorteio) sabemos que foi um erro. A maioria dos contos não dá pra salvar.
Certamente não é um livro para se indicar a alguém que queira começar a ler king, porque amo seus livros e essa foi minha primeira decepção.
- Sala de autópsia 4: achei interessante pela pitada de humor ácido nota 7/10
- O homem de terno preto: com certeza um dos dois melhores desse livro. Me caguei de medo. Nota 10/10
- Tudo que você ama lhe será arrebatado: uma história totalmente rasa, sem nada interessante que aconteça. 2/10
- A morte de Jack Hamilton: achei a premissa muito interessante, mas esperava mais do final. 4/10
- Na câmara da morte: História péssima. Personagens péssimos. Tudo péssimo. 1/10
- As irmãzinhas de eluria: Não li a série torre negra. Mas sei como é bem falada. Porém essa história solta, foi muito sem pé, sem cabeça e cheia de enrolação. 2/10
- Tudo é eventual: Digo o mesmo sobre o conto tudo que você ama lhe será arrebatado. Também não me lembrava dela. 2/10
- A teoria de L.T. sobre animais de estimação: Nem me lembrava mais da história de tão aleatória. 1/10
- O vírus da estrada vai para o norte: mais uma vez, repito o que disse sobre Na câmara da morte. 1/10
- Almoço no café Gotham: uma das poucas que também gostei, mas acho que o final também poderia ser melhor. Nota 7/10
- Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês: A história em si não é muito boa, mas gostei da mensagem que passa sobre o inferno da repetição. Nota 8/10
- 1408: Obviamente a outra melhor história do livro. Já vi o filme não cheguei até o final pq fiquei com medo, li o conto todo mas também fiquei com medo kkkkkk uma atmosfera super lovecraftiana 10/10
- Andando na bala: achei uma história boa, uma mensagem interessante sobre escolhas, egoísmo, remorso. 9/10
- A moeda da sorte: não fez o menor sentido estar no livro. 1/10
barbara 08/02/2024minha estante
sou fã do king e fiquei bem curiosa pelos contos que você gostou

Lucas.Rocha 12/12/2023

Nem Tudo aqui é Eventual.
Nem tudo aqui é eventual, a coletânea possui contos formidáveis, bons e péssimos. Já adianto que ''1.408'', ''O homem do terno preto'' e ''O vírus da estrada vai para o norte'', são os melhores contos do livro, e são os melhores contos do autor que eu li.

1.408 dispensa comentários, é um conto formidável, no melhor estilo de King. a tensão gradativa e a narrativa densa e com pitadas lovecraftianas, engrandece o conto. (A adaptação é ótima também). Para mim o melhor conto de king até o momento. O homem do terno preto consegue trazer uma carga dramática muito densa e melancólica. Traz também um terror denso e descarado, a narrativa direta, o que raramente acontece com king, ajuda prender o leitor. O vírus da estrada vai para o norte é tensão do começo ao fim, a história assusta e muito, lembro-me de ler boa parte do conto, em um ónibus durante a noite, ao descer do ônibus, me virei umas duas vezes olhando para trás, me certificando se o jovem canibal não estava me seguindo.

Andando na bala, é o queridinho de muitos leitores, eu gostei do conto, a narrativa e a atmosfera, são clássicas do king, esse conto reúne elementos fundamentais de uma boa historia aterrorizante, king ainda usa sua afiada carga dramática, enriquecendo ainda mais o notável conto.

A morte de Jack Hamilton é um belo exemplo de como king é genial em contar histórias, que conto esplendido meus amigos, que conto!

Menções honrosas: Tudo o que você ama lhe será arrebatado, Sala de autópsia, Na câmara da morte e Tudo é eventual.

Nem Tudo aqui é Eventual : A teoria de L.T. sobre animais de estimação, As irmãzinhas de Eluria, Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês e A moeda da sorte.

(lidos só 2021 em diante) 19/12/2023minha estante
Então é bem equilibrado

Lucas.Rocha 19/12/2023minha estante
Mais pro bom

Gabriel Abib 13/11/2023

Sr. King, nem tudo é eventual!
Primeiramente, quero compartilhar que comecei a ler o King por um livro de contos (escuridão total...) e que li outros livros de contos dele vorazmente. Todavia, há muito tempo não pegava um livro de contos para ler (talvez seja sua culpa, um bazar dos sonhos ruins...), estava positivamente ansioso para essa leitura, e bem, a expectativa acabou não se concretizando, não pelo formato, adorei pegar um livro cheio de personagens, histórias e cenários diversos, mas esse compilado em questão, não é dos mais inspirados. Portanto, se você quer começar no mundo de contos do querido autor, recomendo veementemente que escolha outra obra (escuridão, 4 estações, sombras da noite), esse aqui é para quem já provou do brilhantismo dele antes, e que não vai ficar triste em gastar uma grana em um livro caro que pode vir a ser decepcionante kkk.

Obs: As notas que relatam as explicações das histórias, escritas pelo próprio autor, são muito sedutoras a priori, mas com exceção dos primeiros contos, acabam sendo pequenas linhas desinteressantes ou protocolares, não se iludam.

Sobre os contos:

1. A Sala de Autópsia número 4 - Eu JAMAIS escolheria esse conto para recomendar a outro leitor, muito menos, começar o livro (só mesmo sendo sorteado, como foi feito pelo autor). O protagonista tem um certo carisma, assim como os coadjuvantes, mas para além disso, é um conto sem graça, e que como o próprio titulo dele ja escancara a situação, não tem muito mistério. Conto que provavelmente irei esquecer em breve... ainda sim, muito bem escrito pelo King, que utiliza do humor e da simplicidade. 3/5

2. O Homem de Terno Preto - Cara, confesso que nas minhas pesquisas sobre o livro, esse era um dos contos mais bem falados. Em MINHA opinião, a história não funciona e parece até incompleta, um cara conta uma recordação, que supostamente deveria ter um tom sombrio, não há protagonista carismático, personagens coadjuvantes, desfecho, NADA. 2,5/5

3. Tudo que Você Ama lhe Será Arrebatado - Esse eu gostei, novamente, é MUITO simples, mas como uma história interessante, com um personagem que no curto tempo se mostra extramamente carismático, e que ainda vale para ter citações muito engraçadas de viajantes, só não dei uma nota maior porque a história tem sua limitação com desfecho rápido. 3/5

4. A morte de Jack Hamilton - Esse aqui é um absurdo, que conto DELECIOSO de se ler, é o King totalmente arrojado e sagaz. O que impressiona é esse ainda não ter virado filme ou minissérie. Baita história, com personagens esbanjando carisma, e uma coletânea de bizarrices que jamais pensamos imaginar em histórias do King (tarefa árdua em, convenhamos). J. Dillinger e seus capangas, laçadores de moscas, e um morimbundo. Baita acerto do Mestre, e fica a curiosidade que ele gosta das histórias em torno dos grandes bandidos da época da Grande Depressão. Só lendo para ver, mas acreditem, uma aula de escrita e criatividade. 4,5/5

5. Na Câmara da Morte - Meu Deus do céu... Um jornalista americano torturado por uma ditadura latina liderada por um cara chamado Escobar... é isso mesmo, caro leitor. Uma grandiosa merda, com todo respeito que o autor merece, mas aqui ficou genérico e prevísivel, além de desinteressante. Nem a parte da "ação" salva. Pontua só pela explicação da origem do conto. 0,5/5

6. As Irmãnzinhas de Euluria - UAU, esse é a única reação possível. Uma verdadeira jóia, um dos melhores contos do autor de todos os compilados de contos. Aqui temos ele novamente, Roland de Gilead, em um cenário no começo de sua saga em busca da Torre, isto é, antes dos setes livros. Desafio a qualquer leitor que se apaixonou pela saga, ler esse conto e não ser seduzido com a vontade de reler todos os livros one more time. O personagem está como sempre, sagaz, rápido no gatilho, sábio frente aos dilemas inesperados, e temos uma cidade e seus estranhos e malignos habitantes muito interessantes, tudo como manda o figurino. Dificil falar da história sem dar spoilers, mas LEIAM, não deixem passar! Freiras malignas, insetos médicos, mutantes, cachorro de Jesus, amuletos de ouro, emboscadas, história fantástica... Que nostalgia bacana ao ler termos que só foram usados em histórias da torre (sai, ka, ka-tet, sigul, e meu preferido "o mundo seguiu adiante"). 5/5 (nota 1000)

7. Tudo é eventual - Cara, não consegui suportar isso aqui, mesmo a história parecendo ser 'melhor pensada' que a câmara da morte, achei ainda pior executada, chataaaaaaa, vontade de pular pro final já, sabendo que não ia ter uma boa amarração no fim. Leiam por sua conta e risco, achei intragável. 0,5/5

8. A Teoria de L.T. sobre Animais de Estimação - Aqui tinhamos um bom potencial, o próprio King fala previamente que esse conto é o seu escolhido para causar impacto em encontros com fãs e potenciais leitores. A ideia de fato é ousada e te cria uma expectativa bacana, achei a dinâmica de narração não tão fluída, acho que seria mais imersivo se a história fosse posta em nossa observação direta, e não a partir de um narrador contando o que ouviu de outro narrador. Ainda sim é um conto maneiro, achei o final uma viagem e tirou um pouco a graça que era a questão dos Pets. Além disso, nem L.T., nem sua ex-esposa, nem os animais são personagens suficientemente sólidos para conduzir a história. 2,5/5

9. O Vírus da Estrada vai para o Norte - Eu gostei bastante, mas acho que é meio subjetivo... Consigo ver essa história não funcionando para todos. Afinal um personagem escritor (já deve ser o 999 do King kkk, inclusive nesse livro não é o único) que compra um quadro do mal em um bazar de garagem não é pra qualquer gosto, além do mais a conclusão é super manjada. Ainda sim, constrói uma atsmofera relativamente crível e um clima gostoso de suspense para saber como a história vai acabar (mesmo que você já saiba). Sinistrinho. 3,5/5

10. Almoço no café de Gotham - Outra viagem muito maneira, a bizarrice do bem, que história doida. O cara do restaurante gritando sobre cachorro do nada e com sotaque ficou muito bom, parabéns pela ideia mestre. Pena ter a parte do divórcio, que segundo o autor era o foco da história, mas é muito sem graça, ainda mais com esse personagem querendo "reconciliação" de forna bem humilhante e essa ex-mulher babaca. Podia ter sido mais ousado e invertido o foco. Tenho certeza que todo mundo ficou mais curioso com o personagem do maluco do que desses dois salobros, água de salsicha, etc... 3,5/5

11. Você só pode dizer o nome daquela sensação em Francês - Novamente, com todo respeito, uma bela porcaria. Entendi o conceito, não acho que funciona, personagens rasos, história chata, desfecho mais tanto faz possível. Acho que tudo começa errado com esse título, botava Deja-vu logo seu escritor e pare de graça. 2/5

12. 1408 - Opa, aqui eu gostei. Já havia assistido o filme recentemente, esperava uma história "similar", mas até que existem boas diferenças entre o filme e o escrito. Funciona muito bem, o conceito, os personagens, o desfecho aqui é 1.000 melhor do que o do filme. Boa leitura! 4/5

13. Andando na Bala - Bah, confesso que não sei muito bem o que falar desse conto. É esquisito, é diferente, é legal. Saiba que é uma história muito estranha, mas muito bem contada. Com um protagonista legal e uma situação inusitada que daria um filme legal (mais uma história que Hollywood ainda não conhece, porque adoram o material do King). Entretanto, nada memorável também. 3,5/5

14. A Moeda da Sorte - Ahhh, que outra maneira de acabar um livro cheio de altos e baixos como esse do que um conto mais sem graça do que o inicial? Esse é a moeda da Sorte. Curto, bobo, e é isso. (esse sorteio no fim definiu o livro bem. 2/5

É um dos livros de contos do Stephen King menos encatadores que há, ainda sim temos ao menos uns 6 contos que certamente vale a pena disponibilizar seu tempo para apreciar, principalmente o das irmãnzinhas, principalmente se você for fã do Roland e da Torre Negra.

Obs: O total de contos é 14, como o andar 13, que vimos em 1408 não pode existir, não foi permitido só 13 contos é? Seria isso uma pegadinha?

Léo 31/08/2023

Minha primeira experiência com contos do King. O acho um contador de histórias fenomenal, embora o livro de coletâneas pareça uma montanha russa, com altos e baixos. Alguns contos são fantásticos, criativos, enquanto outros são mais fracos, com situações e personagens que não empolgam.

De qualquer forma, gostei muito da experiência e certamente lerei outras coletâneas dele no futuro.

Dai 14/07/2023

Contos
Um livro com vários contos de Stephen King, gostei do conto das irmãzinhas de Eluria que me recordou novamente o universo de A Torre Negra.

Thi 17/06/2023

Dos 14 contos, os que realmente gostei:

Sala da autópsia 4
Na câmara da morte
Tudo é eventual
O vírus da estrada para o norte
Almoço do café Gortham
1.408
Andando da bala

Cris510 01/03/2023

Mesmo razoável, King é espetacular.
Gostei muito dessa coletânea de contos, mais do que Bazar de sonhos ruins, mas não chega aos pés de Quatro Estações e Escuridão total sem Estrelas. Recomendo para quem já está acostumado com a escrita do autor, não como primeiro contato.
Alguns contos são muito bons, destaque para Sala de Autópsia 4, Andando na Bala, 1.408, As Irmãzinhas de Eluria e O Homem do terno Preto. Outros foram bem razoáveis, o único que achei ruim foi o último conto, A Moeda da Sorte.
No geral gostei bastante, especialmente da volta do personagem Roland e do universo da Torre Negra.

lisa hallowey 07/02/2023

Gostei
Gostei bastante desse livro de contos do King. Nessa Coletânea, alguns contos viraram filmes, ou episódio de alguma série. Os contos que mais gostei foram: Sala de autópsia, 1408, Andando na Bala e O Homem do terno preto.

Harper 23/01/2023

Bom, mas nem tão bom assim, mas melhor do que muitos
Eu demorei meses pra terminar esse livro, ele não é ruim, mas não conseguiu me fazer sentir o que senti em Escuridão Total Sem Estrelas.
Alguns contos nele são muito bons, sim. Mas acho que poderia ter sido melhor em alguns. Eu recomendo, mas se você não é muito chegado a coletânea de contos, evite.

graci 18/01/2023

me tirou do buraco mesmo que não amando
esse ano quero me propor a escrever mais resenhas das coisas q eu leio, pois bem, apesar de essa não ser a primeira resenha de 2023, esse foi o primeiro livro concluído desse ano. considero uma vitória pessoal.

eu costumo dizer que o king nunca erra comigo, o tamanho da minha coleção denuncia o meu amor e favoritismo com ele, pois como seu próprio nome diz, ele é o rei e eu sou uma fiel súdita. esse foi o meu segundo livro de contos dele, sendo o primeiro "quatro estações" q considerei irretocável. logo minhas expectativas para com essa obra (altamente recomendada) eram altíssimas. vejam bem, ainda não acho que errou comigo mas fiquei frustrada. estou tão acostumada a amar o king que somente gostar ou aceitar não me é suficiente, e isso aumenta a minha amargura.

são 14 contos e amei 2. gostei de alguns e posso esquecer o restante. espero reler em algum momento, mais do jeito certo. 1 conto separadamente por mês, ler como quem não quer nada e absorver melhor o material. li o livro de forma muito rápida pq vinha de um hiato muito grande de leitura e talvez isso tenha sido meu pecado.

mas quando o assunto for Stephen Edwin King, independente de qualquer coisa, estarei na primeira fila contemplando o rei. tenha mais a agradecer do que criticar.

Marcelle.Abreu 27/12/2022

Contos muito bons
Tem vários contos excelentes! Meu favorito foi 1408, sem dúvidas o melhor! Os outros contos Tb são muito bons e rápidos de ler!

LuisIV 29/11/2022

Um aperitivo do mestre King
Primeiro contato com um livro de contos

Comecei não gostando e terminei aprendendo a gostar, experiência interessante. King é conhecido por ser prolixo e aqui ele mostra o outro lado dele, só dando alguns aperitivos da sua imaginação e criatividade.

Se você nunca leu, recomendo.