Teoria dos jogos

Teoria dos jogos Ronaldo Fiani

Resenhas - Teoria dos jogos

Paulo Silas 27/11/2016

Uma exposição didática e pormenorizada da Teoria dos Jogos. Abordando com maestria "a disciplina que estuda situações de interação estratégica com o auxílio de métodos matemáticos", o autor narra minuciosamente a construção dos modelos para se compreender e aplicar a teoria dos jogos. Conforme consta na capa do livro, a abordagem
constante na obra é voltada, para além das explanações em si, para aplicações concretas nos ramos da economia, administração e ciências sociais.

O porquê de se estudar a Teoria dos Jogos é explicado pelo autor logo no primeiro capítulo do livro. Suas aplicações práticas são diversas, em várias situações e campos, ou seja, muito além de uma construção ou modelo matemático. A esquematização teórica se faz necessária, claro, mas isso significa que caminham juntos (modelo teórico e aplicação prática).
Ainda na primeira parte da obra, há a história de como nasceu e se desenvolveu a Teoria dos Jogos, explicando-se ainda questões propedêuticas necessárias, como a Teoria da Escolha Racional, por exemplo.
No transcorrer do livro são conceituados e detalhadamente explicados as várias formas e modelos de jogos existentes, de modo que o leitor poderá contar com exposições sobre jogos simultâneos e sequenciais, Equilíbrio de Nash, jogos estritamente competitivos e estratégias mistas, jogos de informação incompleta, entre outros.

O livro é escrito numa linguagem que acaba por alcançar mesmo os leitores que não tiveram o contato com o tema, ou seja, é altamente compreensível - principalmente ao considerar o intento de aplicação prática em diversas áreas. Conforme o autor, o objetivo "é o de levar conhecimentos básicos da teoria dos jogos a economistas, administradores, cientistas políticos, militares e todos aqueles que tenham interesse em conhecer como a interação entre indivíduos ou organizações, que agem estrategicamente de acordo com os seus interesses, pode ser estudada objetivamente com métodos matemáticos". Entretanto, tem-se que um conhecimento mínimo sobre matemática é exigido (isso nas partes mais compreensíveis). Segundo o autor, "para a maior parte dos assuntos apresentados neste livro os conhecimentos de matemática adquiridos no ensino médio são suficientes", ou seja, há partes da obra em que a dificuldade se apresenta para aqueles não versados na área. De minha parte (não habituado à matemática), "travei" em algumas exposições de funções e representações gráficas mais complicadas. De qualquer modo, para além das dificuldades encontradas, o livro consegue se fazer entender, principalmente ao considerar os constantes exemplos ilustrativos apresentados pelo autor em cada tópico.
Interações estratégicas fazem parte de várias situações da vida. A Teoria dos Jogos esquematiza várias dessas situações por meio de modelos - e o livro explica justamente isso.
Vale conferir!

Paulo 19/08/2012

Pequena nota de leitura
Preferi abandonar o livro depois dos dois primeiros capítulos porque ele é bastante técnico e matemático e está exigindo uma abordagem diferente da que desejo conferir no momento. Futuramente pretendo voltar a ele com outro espírito, para estudá-lo de forma técnica e de maneira mais contínua. Seja como for, mostrou-se ser um ótimo manual.

Adê 22/06/2010

Teoria e Prática

Esse é um ótimo livro.

Gosto do assunto e por isso o comprei. Sou Economista e Administrador formado e este livro pode ser usado para as duas disciplinas.

Como economista, reconheço que ele possui questões simples e de fácil entendimento. Mas Reconheço que ele aproxima a Teoria dos Jogos aos modelos matemáticos que auxiliou seu desenvolvimento e possui casos diversificados, proporcionando um ganho em escala pra quem está só acostumado com o Dilema do Prisioneiro. É preciso um pouco de entendimento matemático para entender tudo, mas se não tiver, pouco se perde.

Como Administrador, penso que ele enriquece com vários exemplos, bem interessantes. Ótimo para entender casos históricos diversos e fazer analogias com a própria empresa. Sua aplicação para definição de estratégias, no entanto, vai exigir estudo mais aprofundado.

Um ótimo assunto de debate e conhecimento, uma vez que reúne teoria facilmente aplicado à prática. Ver Resultados derivados das decisões é ótimo para tomar atenção de equipes e estimular reflexão.

Jumpin J. Flash 26/08/2009

Aumente sua cultura
Devo confessar que li uma sucessão de livros de Economia na mesma época em que li esse, então não tenho tanta certeza, mas creio foi nessa obra que aprendi conceitos interessantíssimos sobre as novas formas de leilão que estão sendo criados com base na Teoria dos Jogos. Esses leilões renderam fortunas na concessão de bandas de telefonia na Inglaterra, mas, antes da fórmula bem-sucedida, houve consideráveis prejuízos nos EUA. A história da criação dessas novas formas de leilão é bem interessante. Acho importante saber que existem tais linhas de pesquisa. É bom saber que há muita gente esperta estudando meios de aplicar as teorias na prática (e extraindo lucros consideráveis nesse processo).