Dioniso

Dioniso Jerri Dias...

Resenhas - Dioniso

Paula1735 16/01/2021

Obra fraquíssima
A obra possui uma arte em 3D, li na versão digital pelo Kindle, tem cores que combinam e uma boa formatação para o formato digital, mas a arte não me agradou, me sinto assistindo um cutscene de um game e não lendo uma revista em quadrinhos, não estou dizendo que a arte é feia, só que me incomoda. Com relação ao roteiro, tem uma inspiração na obra "As bacantes", entretanto não souberam abordar bem, o roteiro é muito simples, sem nenhuma profundidade, não trabalha bem os personagens e nem a ambientação.
Em resumo não foi uma leitura proveitosa, roteiro e arte não são interessantes.

Pipoca Nerd 19/12/2019

Resenha do livro Dioniso de Jerri Dias e Pedro Zimmermann
Olá pipoqueiros, turuboom?
Alguém com saudade de um bom livro louco por aqui? Já pode ficar feliz porque chegamos.
Nessa postagem vamos falar o livro Dioniso, uma graphic novel bem maravilhosa publicada pela Editora Avec. Quando eu vi essa obra, fiquei enlouquecida pois “conheço” o Jerri Dias desde o tempo em que ele era colunista da Capricho, na minha adolescência (bons tempos). Não por acaso, fiz minha monografia com base no trabalho dele e criamos uma amizade muito legal. Por isso, nenhuma novidade em vir falar sobre o livro aqui.

Dioniso é uma obra brasileira, criada por computação gráfica em 3D e conta a história de Adriano, um detetive que faz aquele trabalho sujo de descobrir os maridos infiéis e dar sentido à divórcios ruins. Na obra, conhecemos também Marcela, amiga de Adriano que sonha em ser dançarina e quer ver uma apresentação de dança de um grupo de dança/teatro. As Bacantes, apresentação das dançarinas, mostra não somente as mulheres dançando, mas também uma sensualidade e agressividade feminina que tem muito por trás.

A Marcela acaba descobrindo que o grupo está precisando de uma nova dançarina e fica super eufórica sobre isso. O que eles ainda não sabem é que o grupo de dança tem um fundo macabro e um Deus que está querendo voltar e tomar conta de tudo de novo.
Dionísio era o Deus do vinho, da fertilidade, do teatro, do êxtase e da loucura. Também conhecido como Deus das festas, é exatamente como entendemos a performance e atividades das dançarinas das Bacantes.

Enquanto Adriano tenta descobrir o que tá acontecendo, muito acontece nessa HQ mas quase nada dela é com diálogos e textos. É uma obra praticamente visual, sem linguagem verbal, com interpretação de HQ por várias páginas. Com uma pegada crítica com os tempos de hoje, com deuses tradicionais e a disputa pelo poder, a obra trás uma reflexão interessante sobre quem de fato tem o poder religioso e controle da fé nas sociedades atuais.

Com qualidade técnica incrível, a HQ consegue nos deixar com dúvidas, com sacadas e com mais dúvidas.
Para quem ama uma boa graphic novel, está aqui uma obra recomendada, com qualidade gráfica, conteúdo mitológico e bastante sangue. Também vale dizer que é uma obra para maiores de 18 anos e tem que ter sagacidade para perceber o que os autores quiseram contar.

Muitas vezes bagunçou a minha cabeça? Sim, claro, com certeza. Indico? Super indicado!

Ate breve.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-dioniso-de-jerri-dias-e-pedro-zimmermann/

Marcos Pinto 03/12/2015

Bom HQ
Adriano Ferri é um detetive que vai atrás de maridos e esposas que podem estar “pulando a cerca”, ao melhor estilo daqueles programas de quinta categoria na TV aberta. Contudo, sua vida começa a mudar quando Marcela, uma amiga sua que é bailarina, o convida para assistir o espetáculo As Bacantes.

O primeiro diferencial do espetáculo é que ele é composto só por mulheres. O segundo é que ele parece muito real. Entretanto, Adriano se convencer que As Bacantes é apenas um espetáculo um tanto estranho. Até tenta esquecê-lo, mas o destino preparava algo que ele não cogitava. A vida estava prestes a se tornar muito estranha.

Dioniso é a primeira HQ brasileira totalmente feita em 3D. Contudo, não posso falar desse aspecto em si porque conferi a obra em e-book através do Kindle. Entretanto, o que posso afirmar é que as ilustrações, mesmo no modo “normal”, agradaram-me bastante. Gostei dos traços e também do lado mais sombrio que os desenhos carregam. Além disso, outro aspecto marcante dos desenhos é a sensualidade. Afinal, Dioniso é o deus do vinho e do prazer.

Em relação ao enredo em si, também não tenho o que reclamar. Embora o início tenha me parecido um pouco corrido, em geral, a obra me agradou. A mistura de mitologia grega, terror, sensualidade e modernidade geraram um conjunto que merece ser conferido. Com um pouquinho de cada, o HQ se torna envolvente e embala o leitor até a última página.

Outro aspecto que gostei do HQ foi o final um pouco aberto. Eu fiquei na dúvida se teria uma continuação ou não. Aliás, de certa forma, não sei se iria querer que tivesse. Gosto da ideia de eu mesmo imaginar o que viria logo após, assim posso matar os personagens mentalmente. Contudo, caso haja uma continuação, vou querer lê-la, certamente.

Diante de tais aspectos, me resta indicar o HQ. Se você gosta de Graphic Novel que misture mitologia com realidade e que ainda haja uma pitada de terror e sensualidade, certamente você vai aprovar a obra.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/08/resenha-dioniso.html

Portal JuLund 15/07/2015

Dioniso, @AVEC_EDITORA
Dioniso, a primeira grafic novel brasileira feita em arte 3D chegou para impressionar os fãs do gênero, publicada pela Editora parceira Avec neste ano promete ser uma das melhores hq’s do ano, venha conferir a minha resenha e entenda porque você deve parar e ler ela!

Adriano Ferri é um detetive particular, certa noite ele é convidado por uma amiga para assistir a um grupo de dança, em que ela tem esperança de entrar, eles assistem a uma apresentação peculiar, baseada na obra As Bacantes de Eurípedes.

Após o show eles vão a uma festa com as “dançarinas” e é ai que o terror começa. Adriano, depois de “ficar” com sua amiga, é perseguido pelas bacantes, uma perseguição sangrenta e aterrorizante.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/dioniso-avec_editora