Um pequeno herói

Um pequeno herói Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Um pequeno herói

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabio 25/03/2024

"O primeiro amor a gente nunca esquece"
Considerada a obra mais luminosa do gênio da literatura mundial, Fiódor Dostoievski, o "Um Pequeno Herói", é uma história sensível e arrebatadora, que foi escrita em 1949, durante o cárcere que antecedeu a clausura na Sibéria, e nos descreve o despertar amoroso e as descobertas lascívias de um jovem menino com pouco mais de 11 anos.

"Um Pequeno Herói", narra história de um garoto que passa alguns dias na casa de um parente aristocrata, e como cenário, uma casa de campo luxuosa aos arredores de Moscou, durante a temporada de verão, onde se realiza uma festa interminável, repleta de eventos, jantares, jogos, teatros e tudo mais que integra a rotina e o entretenimento dos abastados da sociedade russa.

Nesse ambiente voluptuoso, embebido em melífluos de extravagâncias e exuberâncias, o jovem garoto, vive sua primeira experiência amorosa e o despertar de sua sexualidade, sobretudo a descoberta de sua individualidade e da própria dignidade.

O jovem, extremamente tímido, atônito com a atmosfera glamorosa, inicialmente, sente-se atraído por uma jovem dama de cabelos dourados, alegre, espirituosa e provocadora, mas é na belíssima senhora morena, de semblante melancólico, que se enamora. Passa então a observa-la intensamente por todos os lugares, ansiando por cada movimento, palavra ou gesto, que nutre profundamente seus devaneios. Entretanto, sua paixão oculta, é revelada pela loura, que, percebe a fascinação juvenil, e num disparate egocêntrico, vulgariza os sentimentos do jovem a uma plateia ansiosa por inconfidências e escândalos. Não obstante no dia posterior, o protagonista, em ato de bravura, cedendo a provocações da jovem áurea, resisti a um animal violento, e é recebido como herói pelos presentes, e passa a ser notado como um jovem destemido, transformado sua estadia drasticamente. E ao não sucumbir aos percalços e as confusões, toma consciência de si como homem e ingressa ao mundo dos adultos.

Narrado em primeira pessoa, sob forma de memórias, em "Um Pequeno Herói", não há apresentações, os personagens não possuem nomes, e o leitor é inserido em meio aos eventos narrados, sem previa explicações, lançados ao acaso em um turbilhão de sentimentos, no interior do fluxo de pensamentos do narrador. Entretanto, a maior dificuldade da obra, está no fato de não haver maiores informações acerca o protagonista, exceto as escassas e esporádicas lembranças do passado, exaurindo, portanto, os vínculos de familiaridade e identidade com o protagonista, motivo pelo qual, nos leva a crer, que, o intuito precípuo de Dostoievski, era salientar os processos psicológicos e comportamentais do jovem menino, concedendo somente o necessário para o desenvolvimento do enredo. No íntimo desse propósito, Dostoievski, nos elucida os vários mecanismos robustos que compõem o manuscrito, resultando em cenas absolutamente espetaculares, longos períodos de devaneios feéricos, e uma infinidade de analogias literárias dentro da própria composição. A genialidade de Dostoievski, está evidenciada na ilação, não só nos vastos recursos técnicos, mas, na capacidade de imprimir veracidade, realidade e singularidade mesmo em um texto tão lacônico.

Dostoievski, nos revela em três encontros enternecedores, a tragicidade dos embates psicológicos, e as consequências da luta interior de um jovem, mediante as novas descobertas, implícitas no instinto da vida e nas significações da sexualidade. E através dessa vertente, quase um século depois, Dostoievski, inspirou as linhas conceituais do "Eros" de Sigmund Freud.

Habilidosamente, Dostoievski, nos conduz pelos labirintos sinuosos da alma primaveril, e o penetrar nas camadas mais profundas, até o amago do ser, revela o cerne das questões existenciais e de onde elas são insculpidas até o desencadear do estado de latência, posteriormente, o pulsar da vida e a obstinada busca pelos prazeres.

Trata-se de um texto carnavalizado, completamente tangível mesmo àqueles que não estão acostumados com as nuances existencialistas. De escrita sensível, traçado em tons oníricos, "Um Pequeno Herói", sincretiza várias correntes de pensamentos do autor, mas que diverge dos habituais escritos dostoieviskianos, haja vista, ser composto em matizes mais suaves e cristalinas, contraponto os usuais escritos tempestuosos, rascantes, e que reverberam bramidos e fúria.

Em suma, "Um Pequeno Herói", é uma novela cativante, de escrita primorosa, que sequestra o leitor pelas sensações nostálgicas, sobretudo o despertar da paixão e busca pelo amor idealizado na aurora da juventude.

O ser busca avidamente o amor, mesmo que na de reminiscências do passado, visto que, só é feliz aquele que ama, e aquele que não, jamais saberá o valor da verdadeira felicidade, pois a bem-aventurança provém do amor e não sobrevive sem ele, e só aquele que vive o inescrutável sentimento, pode depreender o sentido da verdadeira felicidade.
CPF1964 25/03/2024minha estante
Resenha Maravilhosa, Fábio. ?????

Duda.bae 25/03/2024minha estante
Tenho curiosidade pra ler algo do Dostoiévski, até adicionei Noites Brancas dele na lista, esse parece interessante também, resenha perfeita aliás, Fabio! ?????

Mel 25/03/2024minha estante
Falar o que dessa resenha?! Espetacular, meu lindo!
Sua escrita é ímpar, primordial!
Como sempre, você dá aula com esses registros tão magníficos!!
Parabéns meu lindo!!
???

Mimi Macedo 25/03/2024minha estante
Já tenho Noites Brancas no Kindle, depois de ler a sua resenha dele, agora colocando esse na minha lista de desejo da Amazon ?. Como é bom esse vínculo com leitores como vc, faz a gente abrir para novos caminhos. Ler, realmente é uma terapia, e ver só, adquiri esse hábito pós os 40 anos, e hj aos 50 já li mais de 240 livros. Nunca é tarde para recomeçar. Amooooo tudo q envolve livros!!!!

Luå 25/03/2024minha estante
Nossa, que linda a resenha, amei! Vou adicionar esse à minha listinha, fiquei com vontade de ler, esse livro parece ser do jeitinho que eu gosto.

Fabio 25/03/2024minha estante
Muito obrigado pelo carinho, Cassius, meu amigo!!!??

Fabio 25/03/2024minha estante
Dudinha, minha querida, muito obrigado pelo carinho de sempre!???
Se quiser uma dica, comece mesmo por Noites Brancas, e depois venha para esse aqui Prepare-se, minha querida, pois o Dostoievski vai mudar sua vida como leitora!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mel, minha linda, muito obrigado por todo o carinho e paciência que dispõe a mim. Obrigado pelos incentivos e por aí estar sempre presente, mesmo nas situações mais difíceis.
Obrigado por tudo, minha linda!!??
Você é incrível!!!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mi, eu agradeço pelas belas palavras e por cortar um pouco da sua história como leitora, aproveito para salientar que, eu faço das suas a minhas palavras, pois, como é bom ter pessoas esclarecidas como você por perto, falando sobre essa paixão arrebatadora, que são os livros.
Agradeço pelo carinho e pela presença de sempre!?
Mi, nunca é tarde para recomeçar, você disse tudo, isso que é exemplo!!!! , Parabéns pela grande marca de 240 livros, minha querida ???

Luá, muito obrigado!???
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e mais feliz ainda, que tenha te incentivado a ler essa obra prima do gênio, Dostoievski!!!

Mimi Macedo 25/03/2024minha estante
O elo é importante em cada grupo q compartilhamos.

Concordo plenamente, Mi!???

Mel 25/03/2024minha estante
Eu sempre estarei presente, independente de qualquer situação, seja ela boa ou não, meu anjo! ???

Paula 25/03/2024minha estante
Que resenha incrível. Tenho esse livro aqui, e já vou adicionar nas próximas leituras!!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mel, minha linda, faço das suas as minhas palavras!???
Precisamente, recíproco!

Fabio 25/03/2024minha estante
Paula, muito obrigado, minha querida!???
Fico feliz que tenha gostado da resenha!?
Só não esqueça depois de vir aqui comentar o que achou dessa obra prima!!!

Mariana 25/03/2024minha estante
Meu Deus!!! Sempre fico encantada com sua escrita! Que texto fabuloso amigo???????!!! Parabéns por mais essa resenha magnífica! O tom perfeito, as palavras certeiras, a coesão impecável do início ao fim dessa obra majestosa! Maravilhoso como sempre, meu amigo ??????? ??????????

Léo 25/03/2024minha estante
Não conhecia essa obra do autor, já foi para a lista. Resenha perfeita, Fábio!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mari, minha querida, muito obrigado, por essas palavras belíssimas !????
Obrigado, por tudo minha amiga, principalmente pela amizade e pela cumplicidade, e por todo incentivo e paciência!???
Gratidão!???

Fabio 25/03/2024minha estante
Léo, meu amigo, muito obrigado!!!
Apesar de não ser uma das mais famosas obras , é de suma importância dentro da filosofia Dostoievskiana, sobretudo no existencialismo e em partes na psicanálise (freudiana)

Mariana 25/03/2024minha estante
Meu amigo???????, quero dizer que é um prazer inenarrável sempre estar por perto! Sua amizade é ímpar e poder desfrutar da sua criatividade é ótimo! Conte comigo sempre!!!!! ??????????????

Mari, digo o mesmo!!!???

Núbia Cortinhas 25/03/2024minha estante
Cadê as editoras que ainda não te notaram??? As suas resenhas são um capítulo à parte! Poderia ser muito bem uma sinopse, um prefácio. Que texto maduro! Adorei! ?? ?? ?? ??

Fabio 26/03/2024minha estante
Aaaaa Núbia minha querida amiga, muito obrigado pelo carinho!!!???
Só você mesmo kkkkkkk
Fico extremamente lisonjeado com sua palavras, minha amiga!???

Mariana 26/03/2024minha estante
Núbia, concordo com você amiga!!! Facilmente um livro nasce dessas resenhas incríveis!!!!!!!!

Regis 26/03/2024minha estante
Sua resenha está incrível, Fábio!!! ???
Tenho certeza que tudo que você resenhar despertará meu interesse, já vai mais um para a lista que está se tornando um verdadeiro monstro. ?

Mimi Macedo 26/03/2024minha estante
Esse seu cuidado, faz bem Fábio. É bom ver q vc respeita cada um q aqui compartilha seus pensamentos.

Fabio 26/03/2024minha estante
Aaaa Mari, minha querida, olha vocês nesse complô!
Brincadeira a parte, vocês são amigas maravilhosas!!!?

Fabio 26/03/2024minha estante
Regis, minha querida, fico lisonjeado com suas palavras!???
Vindas de uma resenhista como voe é um elogio e tanto!
Muito obrigado minha querida, pelo carinho!???
Essa listas, só aumentam, mais e mais, nem sei se daremos conta kkkkkk

Isso, sempre Mi!
Carinho e cuidado com as pessoas a nossa volta, nunca faltarão por aqui!???

Mariana 26/03/2024minha estante
Fabio, um complô inteligentíssimo e maravilhoso heim ??! Ahahahahha. Fechadas no complô!

Bota inteligentíssimo nisso!???
Vocês duas kkkkk??????

Mariana 26/03/2024minha estante
Olha a minha virada de olho ????... nós somos a força e você o cérebro ok querido? Nada de terceirizar essa inteligência, aí não ahahahahahhahaha?????

Fabio 26/03/2024minha estante
Kkkkk só você Mari... só você kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ??????

amarxhi 26/03/2024minha estante
Belíssima resenha, Fábio!

Fabio 26/03/2024minha estante
Ana, minha querida, muito obrigado pelo carinho!!!???
Feliz que tenha gostado da resenha!??

Wendy 04/04/2024minha estante
Uma resenha dessa dá uma vontade enorme de viver essas emoções narradas por ti e tão bem escritas.
Parabéns!?

Fabio 04/04/2024minha estante
Wendy, minha querida, muito obrigado pelo carinho!!!???
Espero que a resenha tenha te incentivado a ler este livro?

Mimi Macedo 04/04/2024minha estante
Já adquiri no Kindle, próxima leitura Fábio.

Fabio 07/04/2024minha estante
Mi, vai adorar esta novela!
Só.nao esquece depois de me contar sobre o que achou! ?

Mimi Macedo 07/04/2024minha estante
Pode deixar!!!!

Michele Soares 11/03/2024

Quem diria que o maior analista de todos não seria o austríaco entupido de dr0g@, mas o russo sofredor de hemorroidas preso e posto diante de um pelotão de fuzilamento só pra ser mandado pra sibéria no último minuto.

esse cara escreveu "noites brancas", coisa linda, "o eterno marido", coisa perturbadora, "memórias do subsolo", coisa atroz, e esse "o pequeno herói", que singra entre a ternura e a agonia dos sentimentos sem nome e sem forma, além da agudeza psicológica característica do seu autor e do seu narrador.
Isa 19/03/2024minha estante
SOFREDOR DE HEMORRÓIDAS KKKKKKKKKKKK tadinho!!!!!!!!!!

Janzinha- 05/03/2024

Leitura fácil, fluida. História leve, sensível. Um texto fofinho escrito num momento tão tenso da vida do autor!
O posfácio, da tradutora do livro, Fátima Bianchi, é muito bom, também.

"Aonde você vai Sam?" 04/02/2024

Negativo da prisão
Dostoiévski já estava preso quando conjurou essa novela aonde as personagens, ao contrário do seu autor, gozam de toda a liberdade física, mas são prisioneiras da própria tolice, moralismos toscos e pudores obscuros...

É uma continuação, não dá história, mas do tema do romance anterior (Niétotchka Niezvânova), cuja leitura também recomendo!

Rauecker 30/01/2024

Um pequeno herói
Novela curtíssima do mestre Dostoiévski, após essa leitura eu prometo que a próxima obra do autor será um livro mais longo.

Um pequeno herói trata de um garoto de 11 anos, que tem a sua primeira paixão descoberta (uma mulher casada), as situações onde ele se encontra encabulado por ela, tímido e vergonhoso, são hilárias e o autor consegue como sempre ser muito profundo nas reflexões, até porque, tudo é novidade ao garoto e ele está sempre descobrindo novos sentimentos.

Mesmo em poucas páginas Dostoiévski consegue impor questões sobre moralidade e sua crítica à classe burguesa, quando ele descreve como as pessoas dessa classe social são e agem, é sempre muito atual e certeiro.

Recomendo bastante para quem quer ler algo do autor e sente receio de encarar os livros com mais páginas.

Citação preferida:

?Pois é raro quem entre nós saiba quão infinitamente pacientes podem ser o amor, a compaixão, e o perdão em alguns corações femininos.?

Indra 28/12/2023

Um conto bem curtinho sobre um menino curioso e apaixonado.

Em algumas partes da leitura fiquei bem perdida o que me dava a oportunidade de vaguear.

Sinceramente não leria novamente.

Cris 28/12/2023

28.12.2023
Novela que narra o primeiro sentimento de paixão de um menino por uma mulher casada. Ao mesmo tempo que revela a inocência de uma criança jovem, mostra o outro lado do amor, a traição dos adultos.

Mel 09/12/2023

Um Pequeno Herói
Texto curto e cheio de significados acerca dos primeiros sentimentos de amor na infância. Menos sombrio e carregado do que outras obras de Dostoiévski, leve e fluido. Boa leitura!

Karime 02/12/2023

Dostoiévski ?
Uma novela suave e sensível.

Nosso pequeno herói dá adeus a inocência da vida infantil e segue em direção às surpresas da adolescência e vê as dores da vida adulta.

Sandra.Pogalski 21/11/2023

O melhor do livro é o posfácio
Não consegui me conectar com esta novela do Dostoiévski, foi cansativo a leitura, não me identifiquei. Mas o posfácio é incrível mesmo, me fez admirar ainda mais esse autor maravilhoso!

jackpveras 20/11/2023

Mesmo menino, ele era Homem
Apesar de muito jovem, o protagonista era muito mais homem que diversos caboclos presentes na narrativa e no mundo contemporâneo. A obra aborda a descoberta do amor de um menino de onze anos por uma mulher mais velha e casada (quem nunca?). Nas poucas páginas da história, Dostoiévski mostra a evolução do garoto com os elementos que todos nós conhecemos bem, por meio das nossas próprias experiências: medo, solidão, angústia, insegurança, sexualidade precoce e reprimida, decepção, proteção e sacrifício.
Livro levinho, sem a carga pesada psicanalítica e niilista costumeira do escritor russo.

Raissa 04/11/2023

"Ela é muita areia pro seu caminhão"
Historinha curtinha sobre uma criança se apaixonando pela primeira vez. Até achei fofinho, mas não me prendeu muito, acabei gostando mais do posfácio kkkkkkkkkkk

jlucass 07/10/2023

É interessante o fato dessa novela ter sido escrita em um momento de cárcere do Dostoiévski, na qual ele conta a história narrada em 1° pessoa de um garoto que se apaixona por uma ?coroa?, onde apresenta seus sentimentos, pensamentos e alguns desejos e receios, achei curto mas é uma história legal, se fosse mais desenvolvido eu daria mais estrelas? basicamente é ? panela velha que faz comida boa ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6