O Abolicionismo

O Abolicionismo Joaquim Nabuco

Resenhas - O Abolicionismo

Renata 08/06/2013

A escravidão impediu o progresso brasileiro
Joaquim Nabuco, diplomata brasileiro do Segundo Reinado, escreveu O Abolicionismo em 1883. Fiquei surpresa com a lucidez dele sobre os problemas que a escravidão gerava para o Brasil. Ele defende a abolição da escravatura, justificando que a escravidão impedia o desenvolvimento do país, além da vergonha social de ser o único país onde a escravidão ainda era legal e da questão humanitária. Ele usa os Estados Unidos como exemplo, que, após a independência e a abolição, viviam um grande período de progresso, pois, o homem livre e assalariado é mais produtivo que o escravo. Ele denuncia o interesse dos grandes proprietários de terra, que viam o escravo tão somente como mercadoria, e a covardia do Império de se impor sobre essa classe que o apoiava.
O livro só não é melhor porque o autor acaba se repetindo muito, mas é uma leitura muito interessante e obrigatória para quem quer entender melhor o Brasil.

Bianca 19/01/2013

Este livro fala sobre as condições em que os escravos eram mantidos nas senzalas, as leis que até hoje muitas pessoas não sabem que existiram e que eram utilizadas para ilusão da sociedade e dos próprios escravos e de vários abolicionista que viveram na época de Joaquim Nabuco que também era um dos maiores e mais influentes abolicionistas.