Waterloo

Waterloo Bernard Cornwell

Resenhas - Waterloo

Zaqueu 21/01/2024

A queda de Napoleão
Finalizada essa obra prima que narra a guerra travada entre Napoleão e Wellighton e que conta toda a trama e sofrimento dos soldados de ambas as partes, o que mais me interessou nessa história foi como o autor da obra vai narrando a história que com uma sutiliza única nos coloca dentro da mesma.

No fim temos um Napoleão que ao decorrer dos tempos talvez por causa da sua grandeza e fama não viu realmente que tudo estava fugindo do controle de suas mãos e que, por falta de humildade não via os seus oponentes como ameaça e sim apenas mais um grupo de mortos que no final da batalha ele sairia vitorioso. Algo que não aconteceu em Waterloo, pelo contrário essa foi a sua queda e fim.

Ou seja mais um homem que chega ao poder e fica cego diante de tanta força disponível a ponto de sacrificar homens mesmo todos eles vendo que não havia saída e que o fim estava chegando.

Daniel.Lopes @encontrameulivro 30/09/2023

A escrita de Cornwell é fantástica, e nesse livro ele está inspirado.
Uma batalhas mais emblemáticas de todos os tempos é retratada e detalhada com maestria, se você ainda não leu, esta perdendo uma das melhores experiências literárias e histórica de todos os tempos.

Paulo Vitor 15/12/2022

Cansativa e tendenciosa
Um livro interessante pelo contexto histórico do que foi essa batalha de em Waterloo, o exército britânico que teve um pouco de sorte e ajuda do exército prussiano para vencer o exército de napoleão. O livro é bastante detalhado, um pouco cansativa também a leitura, porém esse fato histórico tem que ser lido pelo dois ladoa da moeda, neste livro o autor ingles da bastante ênfase e vitoria do exército do Duque Wellington. Até hoje ninguém sabe exatamente quem venceu, mas ficou nítido para mim que houve muitas baixas de ambos os lados. Em uma outra leitura desse fato histórico em os miseráveis do Victor Hugo, já dá ênfase que a derrota dos franceses foi ocorrida pelo mau tempo e assim dando tempo do exercício prussiano se juntar com os ingleses. A conclusão é que esse livro tem muitos detalhes e é sempre importante ter outras leituras sobre o assunto para complementar o outro lado francês da história, mas que é nítido que todos foram perdedores nesta batalha violentíssima.

Marcelo.Castro 28/10/2022

A história da grande batalha
Como leitor compulsivo de Cornwell, estou sempre buscando novas obras dele para explorar. Este livro foge um pouco do padrão dos que já li do autor, já que aqui o objetivo é diverso. Enquanto em obras como as Crônicas Saxônicas, por exemplo, a história é pano de fundo para construir o romance que acompanhamos, aqui em Waterloo o objetivo é uma reconstrução precisa dos fatos e personagens envolvidos em uma das mais famosas batalhas da História. Para alguns, o livro pode soar um pouco acadêmico, mas é inegável que a habilidade de escrever de Cornwell torna tudo muito mais agradável. Livro essencial para quem adora História é quer enteder um pouco mais sobre essa batalha tão famosa, e que muitas vezes aparece retratada em outras obras literárias e romances.

Lucas 20/04/2022

A queda de Napoleão
Leitura que evidencia em detalhes a batalha de waterloo, separando por ordem cronológica todos os momentos mais importantes. A leitura foi muito emocionante, parecendo um livro de fantasia em certos capítulos e por isso foi uma leitura muito fluída.

Lustoza 24/01/2022

Fantástico
O livro não só explica como tudo ocorreu pela ótica dos envolvidos, como pela riqueza de detalhes te transporta para o combate. Nos leva a teorizar sobre possíveis rumos, se certos erros não fossem cometidos, e até "torcer" mesmo sabendo do desfecho para ambos os lados. Recomendo, o livro é simplesmente excelente.

Matheus.Konrad 24/01/2022

Uma visão muito detalhada da batalha de Waterloo, eu acehi bem interessante a descrição, e o modo como o autor recorreu a cartas e opiniões de diferentes pessoas que participaram da batalha para compor o escopo geral.

Maria290 23/11/2021

Não é um massacre, é O massacre
A escrita de Cornwell nunca decepciona... Ele é um baita dum escritor maravilhoso e, apesar desse livro não ser ficção como os outros livros de Cornwell que li, ele consegue descrever os relatos de um jeito tão maravilhoso e nada chato, consegue nos colocar mesmo dentro do campo de batalha, uma riqueza de detalhes (o que, por um lado, me deixou um pouco confusa) e, principalmente, os relatos de testemunhas oculares que ele trás a rodo!!

Eu realmente amei muito este livro, me deixou cada vez mais interessada em estudar sobre essa batalha decisiva... Muito bom mesmo! É claro que, como um bom inglês, dá para perceber que Cornwell puxa um pouco a sardinha pro lado da Inglaterra, mas nem posso julgar porque eu passei o livro todo torcendo pros britânicos.

Enfim, recomendo demais este livro pra quem gosta de História mas não quer um texto chato e acadêmico. É acadêmico, sim, mas não é nada chato e cansativo!

Tuyl 25/10/2021

Pela fama do escritor na ficção, esperava muito mais do texto. No final, foi um mundo de descrições, sem de fato, nos situar bem dentro da batalha.

Estefania 01/10/2021

Que livro bom! Meu primeiro livro a respeito da batalha de Waterloo e estou impressionada com a riqueza de detalhes dessa guerra tão sangrenta e avassaladora. Havia momentos da leitura que senti aflição como se estivesse estado de verdade no campo de batalha, junto com aqueles homens. Pude sentir o temor de alguns e o desespero de outros nessa luta brutal.

Val 07/04/2021

Waterloo: o triunfo da bestialidade humana.
Após admirar o meticuloso trabalho de pesquisa histórica e de costumes da obra literária do competente e brilhante galês Ken Follett, deparo-me agora com outro incrível trabalho detalhista e preciso de pesquisa histórica de outro britânico: o livro Waterloo, do veterano londrino Bernard Cornwell. Este é seu primeiro trabalho de não ficção, publicado em 2014, tratando da batalha que derrotou, definitivamente para a história, o imperador francês Napoleão Bonaparte.
Afastando-nos da simplicidade inconclusa da publicidade do livro que diz “A história de quatro dias, três exércitos e três batalhas”, podemos destacar a complexidade dessa história real proporcionada por Cornwell, apresentando detalhes importantíssimos para se entender um momento histórico ímpar que culminou com a queda decisiva de um dos maiores gênios militar de todos os tempos: o persistente e inabalável Napoleão.
Reflexões estratégicas, imprevistos naturais e do acaso, dramas pessoais, glórias relembradas, o contragolpe de Bonaparte, dramáticas cenas da guerra com e sem batalhas, dentre outros contextos, dão corpo a um bem estruturado texto. O enredo é a própria espantosa história que a competente narrativa de Cornwell revive. O que mais impressiona, em destaque, são a prepotência e arrogância do líder francês e as intermitentes confusões de seus comandados ao não entender explicitamente suas ordens estratégicas.
Esses dois aspectos, predominantemente, aliados à competência, visão e experiência militar – somados a um pouquinho de sorte - do comandante inglês Arthur Colley Wellesley, o Duque de Wellington, além da fidelidade das tropas aliadas da Prússia (Alemanha), Nassau (Holanda) e Bélgica, conduzem quase duzentos mil homens a três renhidos e sangrentos combates campais, tornando-se das mais conhecidas e famosas batalhas da história da humanidade. E Cornwell, fiel à verdade, descreve-as impiedosamente e de forma crescente em detalhes que chocam e impressionam ao mais frio leitor.
Todas as guerras são cruéis. Mas estas batalhas descritas por Cornwell apresentam-nos características que pouco conhecemos em outras guerras geralmente mostradas em filmes e livros e restritas às primeira e segunda guerras mundiais e às lutas de espadas e flechas de períodos mais antigos. Estas de Waterloo são diferentes devido à utilização basicamente de artilharia de canhões e obuses primários, com munições e técnicas extremamente destrutivas; a cavalaria com espadas e lanças e a infantaria em combates na maioria das vezes corpo a corpo, com sabres, baionetas e lanças e, contra a cavalaria, os mosquetes simultâneos. Imaginem as estratégias para a utilização de tal variedade de destrutivas armas nos momentos apropriados.
O autor utiliza-se de trechos de cartas e depoimentos de participantes de todos os lados desse evento bélico, até reproduzindo alguns trechos cruciais, o que traz bastante realismo e credibilidade à obra.
Após esta leitura, com certeza você irá refletir sobre a estupidez e a bestialidade humanas. Tudo foi real. Não se trata de um filme ou uma narrativa de ficção. A guerra sempre foi a atitude mais irracional e criminosa do ser humano e as batalhas de Waterloo, aqui brilhantemente retratada por Bernard Cornwell, bem atestam essa ignomínia que percorre e entremeia toda a história da humanidade.
Valdemir Martins
10.04.2021

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Robson (Bob) 07/02/2021

Maravilhoso - Mas posso estar sendo parcial...
Desde a adolescência o tema militar, especialmente campanhas e batalhas históricas, desperta-me interesse. Sobretudo o assunto Segunda Guerra Mundial. Contudo, embora sempre tenha sido um profundo fã de batalhas de eras antigas/clássicas, medievais e Segunda Guerra, não fui, por muito tempo, tão aficionado por batalhas modernas, ou da época dos mosquetes e cavalos, e, ainda, da Primeira Guerra Mundial.

Ao longo dos anos tal gosto foi sendo modificado. Primeira Guerra Mundial passou a interessar-me mais, depois guerras modernas (pós Guerra da Coreia), e, por fim, época dos mosquetes e cavalos... especialmente Guerras Napoleônicas.

E um dos grandes responsáveis por tal mudança foi justamente o autor dessa obra, Bernard Cornwell.

É fácil verificar, pelo meu histórico de leituras/estante aqui do Skoob, que sou um grande fã desse escritor. Entretanto, como muitos dos outros fãs dele, sempre mais consciente de seu lado como novelista. Embora a maioria de nós saiba que ele é um Historiador por formação, o que torna seus romances tão bons, dado à acuidade histórica com que escreve.

Depois de ter lido tudo o que podia dele, decidi aventurar-me em Sharpe, um de seus mais famosos personagens, um soldado inglês que luta na Índia e nas Guerras Napoleônicas... E apesar de minha resistência inicial... que histórias fantásticas essas escritas sobre esse personagem e seu grupo. Apaixonei-me tanto quanto havia pelas histórias de Uhtred ou mesmo pela trilogia Crônicas de Artur (que, por sinal, é a obra que mais gosto dele).

Tal interesse desperto fez-me ir atrás da série televisiva que, apesar de suas claras limitações, também curti muito. Depois acabei conhecendo Black Powder, um dos miniature wargames que mais curto. E tudo isso foi fazendo meu interesse pelo período aumentar mais e mais.

Esse livro, então, comprei há cerca de 3 ou 4 anos e, mesmo assim, jamais o peguei realmente para ler. Até que enfim, após assistir ao filme Waterloo, de 1970, com Christopher Plummer, falecido nessa semana, no papel de Duque de Wellington, resolvi acabar com essa vergonha em minha vida literária e, enfim, devorá-lo.

O filme é muito característico desse tipo. Um relato leve sobre os eventos, carregado de excertos de declarações dos sobreviventes, cartas dos soldados e civis, transcrições de documentos oficiais, etc. Tudo, é claro, relativizado com os comentários do autor, tentando trazer a declaração para algo mais condizente com o que se tem aceito como fato, e não mera suposição ou excesso.

Cornwell descreve uma das maiores batalhas da História com maestria, utilizando-se do dinamismo pelo qual é conhecido. Apesar de muitos dados, não são dados de forma cansativa. Não vai ter parágrafos e mais parágrafos de apenas dados estatísticos.

Da mesma forma, apesar de inglês, e, embora seja claro que seja um fã/admirador de Wellington (acredito que não há como não ser), ele não desmerece Napoleão ou seus marechais, embora não deixe de apontar as falhas desses, e faz para todos os três exércitos envolvidos na batalha.

O autor, mais uma vez, consegue não transportar, por meio de sua narrativa, não apenas ao local, mas ao momento histórico da batalha. Sua marca registrada, como todo fã bem sabe, é a habilidade com que descreve batalhas, e essa obre não fica nem um pouco atrás. Aliás, fato de ser o tema principal faz com que consiga descrever ainda melhor.

Embora Cornwell faça conjecturas ao final, destacando a discussão história sobre quem e porquê venceu a batalha, não deixa de apontar o que é também admitido, e a razão de achar que essa ou aquela teoria não são tão corretar sob seu olhar.

Enfim, o livro é excelente, bem escrito, bem organizado, e com as características de um bom Cornwell, mesmo não sendo um romance, e sim um relato histórico. Já tivemos breve relatos desses ao fim de cada um de seus livros, em que faz uma nota história sobre a principal batalha descrita nos romances, e quais alterações fez para o bem de suas tramas. Mas aqui vê-se realmente o Cornwell Historiador.

Por derradeiro, uma nota de lamento por Wellington ter sido esquecido nas páginas da História. Não apenas isso. Nas poucas vezes em que é lembrado, é tido como mero general de tática defensiva, o que não fazia qualquer justiça à sua carreira militar.

Desde que comecei a ler Sharpe, e passei a fazer pesquisar sobre esse General, a admiração apenas cresceu e, ainda assim, é visto como alguém menor por muita gente. Claro que Napoleão era o gênio daquele tempo. Mas Logo atrás com certeza vinha "O Duque de Ferro".

Suas maiores batalhas, além de Waterloo, como Salamanca e Assaye (essa última da qual tinha grande orgulho, e que sempre dizia que tinha sido sua melhor batalha), demonstram melhor sua capacidade tática. E qualquer um que, com exército muito inferior ao do inimigo em termos de número, como geralmente era sua situação, lutaria a maior parte de suas batalhas defensivamente também.

De qualquer forma. Se você curte história militar, ou Bernard Cornwell, ou, ainda, tem interesse sobre Waterloo, recomendo esse livro com toda certeza (e o filme acima mencionado, de 1970).

Robson (Bob) 07/02/2021minha estante
*Parcial, não imparcial...

Erro... desculpem-me.

Adriano Araújo 13/07/2020

Quase um documentário do History Channel
Ler esse livro é como assistir a um documentário do History Channel, e não estou querendo dizer que isso é ruim, pelo contrario, é um livro documentário extremamente emocionante. Dá até pra visualizar aqueles momentos em que aparecem os personagens cada um dando o seu relato da historia, mesmo em uma guerra alguns são cômicos. A quantidade de informação deixa a gente um pouco perdido no livro inteiro rs, mas lendo com atenção da pra visualizar toda a confusão dos três dias que foi a batalha de Waterloo, e o porque até hoje ela ser tão comentada e estudada. Foi por pouco, por muito pouco que ele não venceu.
Niájera 15/07/2020minha estante
Tb achei isso qdo li rsss

Anna 01/05/2020

Visão completa da batalha
Bom livro para quem quer se aprofundar na história da batalha de Waterloo que marcou a queda de Napoleão em meio aos exércitos inglês e prussiano.
O livro é interessante e teoricamente rápido de ler, apenas me confundi um pouco com o tema dos corpos e batalhões, porque são muitos então tem que manter um caderninho do lado se você quer aproveitar o máximo do livro.
É um livro para fãs de guerras e que gosta desse tipo de descrição, não fica apenas na história em si, mas explica detalhes de armamento e formação de batalha.

Rodrigo 26/04/2020

Resenha de Rodrigo
Pensei que fosse mais um romance histórico mas é um livro técnico. Sobre Napoleão indico As Crônicas de Sharpe.