A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

LeticiaSPereira 03/09/2023

Um pouco arrastado
A história é maravalhosa, mas é um pouco arrastada. Apesar de gostar do dia a dia desses personagens, isso deixa a leitura un pouco arrastada e cansativa.

Fernanda631 29/08/2023

A Cruz de Fogo (Outlander #5 Parte 1)
A Cruz de Fogo (Outlander #5 Parte 1) foi escrito por Diana Gabaldon.
O livro é LENTO. Além de lento é detalhista, bem detalhista. São páginas e mais páginas contando coisas sobre um mesmo dia que parece que não vai acabar, desde Claire acordando e tentando tomar um café a uma festa de casamento que parece que durou semanas.
Em 1771 e a família Fraser está reunida na Carolina do Norte. Pela primeira vez, o coração de Claire não está dividido entre o passado e o futuro: Jamie e seus filhos adotivos Fergus e Marsali, sua filha biológica Brianna, o genro Roger e seu netinho estão todos ao seu lado. Apesar da vida dura nos confins da floresta pouco explorada da América colonial, Claire está feliz. Contanto, depois de tantos anos envolvida nas mais diversas confusões e conflitos políticos, Claire sabe que sua família não será poupada de vivenciar, em menos de quatro anos, a longa e sangrenta guerra pela independência dos EUA.
Jamie, depois de tanto tempo, já se acostumou com o fato de sua mulher ser uma viajante do tempo. Ele também sabe que, quando Claire o avisa sobre os perigos do futuro, é porque eles vão realmente acontecer. E agora não só sua esposa lhe alerta sobre a guerra, mas também a filha dos dois, Brianna, e seu marido Roger. Depois de vivenciar tantos conflitos e revoluções, de ir para a cadeia e de até mesmo perseguir piratas, Jamie reencontrou a felicidade sendo o senhor das terras de uma propriedade escondida no interior da América. Mas, ter não só sua mulher, mas também seus filhos e seus netos por perto e sob sua responsabilidade, faz com que ele tema o que está por vir.
E os primeiros tambores de guerra já estão soando, assim como os primeiros levantes dos americanos contra o poder britânico. É durante uma grande reunião de escoceses da Carolina do Norte que Jamie fica sabendo que um grupo de homens, autodenominados Reguladores, estão se reunindo e atiçando a rebeldia do povo contra o governo inglês e seus altos impostos. Por mais que não queria se envolver no conflito, Jamie é convocado pelo governador e obrigado a montar uma milícia para lidar com o problema. Assim, a tensão e o medo tomam conta da família Fraser, que se veem arrastados para intensos conflitos políticos.
Enquanto Jamie tenta resolver o problema dos Reguladores da forma mais diplomática possível, Claire se preocupa com a guerra por vir, mas também se o marido e a família sobreviverão ao conflito. O casal ainda precisa lidar para manter sua crescente propriedade em ordem, enquanto acompanha Brianna e Roger tentando encontrar o equilíbrio como pais novatos e recém-casados. Mas, se alguém pode resistir ao mundo selvagem e cheio de intrigas da América colonial, esse alguém são os Fraser, que farão de tudo para protegerem uns aos outros.
Uma coisa que não pode ser esquecida é que Diana cansou de torturar Jamie, e, nesse romance foi a vez de Roger sofrer mais um pouco. Ele acaba sendo enforcado como traidor, mas por sorte, Claire consegue salvá-lo por meio de uma cricotireotomia (acesso cirúrgico para a traqueostomia). Entretanto, ele perde a voz por um tempo e quando a recupera, já não consegue cantar como antes. Assim, o casamento entre Bree e Roger acaba passando por uma fase mais conturbada com as tentativas de aproximações de Brianna de seu marido pesaroso com a perda de algo com o qual muito se orgulhava. Dentre as descobertas trazidas por esta história vem o fato que Jemmy pode muito provavelmente viajar através das pedras como seus pais. A conclusão do livro traz uma linda declaração de Jamie para Claire.
Esse livro é repleto de rotina, a construção da família, monotonia, cotidiano, o nascer de uma comunidade, negócios, descanso, intimidade, divisor de águas na série, onde você consegue conhecer os personagens pelos hábitos e não pelos discursos.

erica 29/08/2023

Uma das coisas que eu adoro nos livros do Outlander é a pegada histórica porque eu acabo aprendendo alguns fatos históricos enquanto me divirto XD
Os coitados dos Fraser não tem um momento de paz
Esse livro foi um pouco mais lento do que os outros mas não vou negar que deu uma avançada maravilhosa quando eu estava viajando em um cenário parecido com o do livro (Canadá) hehehehe? totalmente imersível

esther.crisrocha 28/08/2023

Poderia ter sido melhor
Continuo na meta de ler todos os livros de Outlander, até agora esse quinto livro foi o mais chato, pois poucas coisas interessante acontece no livro, por mim esse livro deveria ter no máximo uma 500 paginas.
Em Cruz de fogo, finalmente vemos os Fraser se assentar em suas terras e organizar suas vidas. Porém, se você pensa que James, Claire, Brianna e Roger terá um momento de paz, está muito enganado, pois onde eles vivem está passando por um momento de instabilidade politica, o que vai força a família a escolher um lado. Antes de escolher um lado, os Fraser terão que se organizar e pensar direito no próximo passo, pois um passo errado pode levar eles ao seu fim.
O livro tem algumas partes bem interessante, como a parte histórica dos EUA na época de colonia, a organização das cidades pequenas e os conflitos da história. Mas tirando essa parte o livro foi cansativo, muitas vezes me senti que estava andando nem círculos e que assuntos pequenos demoraram mais que o necessário para acontecer.
Apensar de tudo não desistirei de ler essa serie, quero muito saber o que acontecerá nos próximos livros.

Adarita 13/08/2023

Mais um livro da série que acabou e eu amei.
Acho tão lindo a história do Jamie e a aire, que mesmo nas adversidades são sempre unidos, um amor tão forte.
Foi bacana ver também a união da Bree e do Roger aumentando, se consolidando.
Tive dó do Roger, que passou por tanta coisa desde que foi ao passado, finalmente no final ele teve paz..
Curiosa para o próximo livro e ver quais aventuras e enrascadas eles vão encontrar.

Leticia.Justo 07/08/2023

5 livro da série
A cruz de fogo é uma envolvente história sobre o empenho de Jamie em proteger sua família, construir uma comunidade e manter suas terras às vésperas de um conflito histórico. Nesses esforços, ele é ajudado por sua mulher, sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, que nasceram no século XX e agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.

Dai 03/08/2023

Agora a história começa a se tornar mais política, por conta da guerra eminente, portanto a leitura é mais densa, cheia de maquinações e detalhes históricos.
isso fez com que a leitura fosse um pouco mais lenta pra mim, porém ainda gostei bastante de ver como tudo está se desenrolando e como Jaime está lidando com as coisas.

Thalita 30/07/2023

é bom mas eu só continuo lendo pela claire e pelo jamie, eles são o meu casal fav e assim como não série é impossível não se apaixonar por eles, eu tenho um apego pelo jamie que não sei explicar, as vezes ele faz umas merdas que me da vontade de perguntar pq mas depois eu só quero cuidar dele e da claire e fazer de tudo para eles serem felizes. o fergus e a marsali são o meu segundo casal fav, brianna e roger deus é mais. (pelo menos pra mim)

laurapavin 30/07/2023

Enrolei até amar
Quando tenho hiper focos de leitura sei que em algum momento eles irão acabar, e dessa vez acabou rápido, mas não o suficiente para me deixar estacionada em um livro da série de Gabaldon. Comecei a Cruz de Fogo no início do primeiro semestre do ano e acabei estacionando, com muito pesar, até o fim de julho. Acho que foi um momento importante para parar e respirar um pouco, voltar às fanfictions da adolescência e me entregar mais para a música 24h por dia.
Como sempre, a história de Claire toma reviravoltas surpreendentes e detalhadas com maestria por Diana Gabaldon; é lindo ver o desenvolvimento de escrita da autora para narrar dois importante eventos na família Fraser: o casamento de Brianna e o de Jocasta.
O fim do livro deixa uma sensação de inacabada para instigar o leitor a correr para o próximo volume, e no meu caso: fico curiosa mesmo não me interessando pelo nicho histórico da Revolução Norte Americana.

Juliana.Dias 27/07/2023

874 anos depois...
De todos os livros da série que li até o momento, esse foi o que menos gostei. Eu comecei, parei por um tempo, retornei... Sou apaixonada por Claire e Jamie, pela escrita da Diana, pelo universo Outlander e confesso que me apeguei a isso para conseguir terminar. Mas achei desnecessariamente longo, cansativo e com poucos acontecimentos importantes. Acho Roger um porre e "briguei" com ele várias e várias vezes. Mas, para meu prazer, Jamie continua surpreendendo. Agora preciso digerir, respirar e partir pro próximo, pq mesmo cansada, não consigo passar mto tempo longe dessa série.

ingridgi 25/07/2023

Minha nossa
Foi o maior calhamaço q já li e confesso que foi MUITO cansativo, algumas partes não necessitavam de tanta descrição mas ao msm tempo esse é o charme da saga então não vou reclamar

Jotinha 01/07/2023

OLHE NO ALTO; a Cruz de Fogo.
Simplesmente um grande mix de loucura, fofoca, muita fofoca e muitos babados. Esse livro parece ser simplesmente um divisor de carreiras, ele não aborda um tema só e abrange todo a saga em si. Parece responder todas as perguntas que fiz durante os 4 primeiros livros e no quinto livro tudo é esclarecido. Os arcos dos personagens estão cada dia mais bem desenvolvidos e são um grande mistério: o que eles vão fazer em seguida. Esse livro ficou amplo é tão rico, as vezes não sabia o que estava por vir e era surpreendido. Esse livro não teve um erro, muito bem construído, os personagens estão cada dia mais sensacionais e complexos e a trama não fica chata, as vezes pode ser explicada de maneira bem detalhada, porém nunca desaponta em fechar as pontas soltas e dar uma rasteira no leitor e surpreendê-lo com o desfecho de tirar o fôlego.
mirianbezerra 01/07/2023minha estante
TO DOIDA PRA LER OUTLANDER

Simone.Ribeiro 22/06/2023

Parado, mas muito bom!!!
Os livros da série Outlander são maravilhosos, muito bem escritos, história envolvente, que mesmo os amantes da série precisam ler os livros, muitos acontecimentos são bem diferentes.
Nesse volume, a história é muito parada, precisei ler aos poucos, sem me cobrar, para não desistir e acabar pulando esse volume, porém é necessária a leitura. Mesmo sendo cansativo, é essencial para entender a história por completo.
Alerta para os que assistiram a série antes de ler, não espere todos os acontecimentos na mesma ordem, o livro por ser beeemmm mais denso, tudo ocorre com lentidão, mesmo não sendo o meu favorito por enquanto, é bom e coerente com os outros, achei meio parado.

Michelly 20/06/2023

Estou presa nesse universo rs
Sério, esse livro foi o que mais me surpreendeu na descrição do mesmo dia, foram capítulos e mais capítulos relatando o mesmo dia!
Incrível como a autora conseguiu fazer isso.

O casal Jamie e Claire continuam na luta pela paz da família, mas agora tem um problema maior: uma guerra está por vir. Jamie está liderando seu novo "clã" durante essa jornada.
Muito está por vir na parte II.

Thaís Almeida 14/06/2023

Diana mulher vamos ser mais objetiva...
Eu amo Outlander mas confesso que as vezes a Diana pesa a mão, com descrições de dentes, de minuciosas cirurgias e de personagens com alguns plots repetitivos tornando assim o livro cansativo. Nessa primeira partes tivemos algumas surpresas, mistérios e algumas cenas cômicas! Creio que na segunda parte irá ser mais rápido ( além de ser mais curto) . Jamie e Claire sendo o melhor casal que há! Gosto da Bree mas não gosto do Roger, ela poderia ter algo melhor rsrs