A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

annacsfraccaro 28/01/2022

O calhamaço do ano!
Demorei um pouquinho pra ler esse livro, um pouco mais do que planejei, mas terminei.
Bom, a série de Outlander é sensacional, não tem como negar, todo o contexto histórico é extremamente rico, a leitura é extremamente detalhada, não é uma leitura super fluída em alguns momentos, tem momentos que você nem sente o tempo passar, mas em outros é bem complicado.
Amei o livro? Amei. Tiraria umas 300 páginas? Tiraria, porque em alguns momentos senti que a leitura ficou cansativa, mas não consigo deixar de dar 5 estrelas pra esse livro.
A história é extremamente cativante, os personagens são incríveis, há aventura, há romance, há brigas, há partes pesadas, essa série tem tudo.

Obs: Foi o livro que mais achei diferente da série, mas acho que a série deve ter pego o início do sexto livro, mas só lendo pra saber.
Natalia.Tamaio 02/02/2022minha estante
Como assim 5 estrelas nesse livro arrastado? Kkkk

Séia 12/11/2022minha estante
Eu estou nessa leitura há bastante tempo! Mas quero finalizar tão logo. Achei que no Kindle está fluindo mais.

annacsfraccaro 12/11/2022minha estante
Natalia.Tamaio os 5 estrelas foi pro meu esforço em terminar de ler kkkkkkk

annacsfraccaro 12/11/2022minha estante
Séia eu demorei mais ou menos 1 mês pra ler, mas esse livro é bem arrastado, porém, o livro 6 achei bem melhor, mesmo que maior

Natalia.Tamaio 12/11/2022minha estante
Esse esforço vale 5 estrelas hahaha

Larissa 21/05/2023minha estante
Concordo!

Denilsoncampos 12/04/2024minha estante
Anna... 1.120 ... que coragem! O conde de Monte Cristo é por aí também!! Concordo... 6 ? por sua bravura, é um exemplo pra nós!kkk

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 31/07/2019

Decepcionada
Ai gente, vai ser difícil falar sobre esse livro, preciso assumir.

Sabe quando você sente que algo já deu o que tinha que dar? Estou muito triste ao perceber que Outlander está assim para mim agora, porque esse livro foi realmente bem difícil de ser lido.

O início é extremamente maçante, resumindo-se em mostrar o cotidiano de Claire, Jamie e, principalmente, Roger e Brianna. Eu já disse na resenha de Tambores de Outono que não curto muito esse casal, acho sem carisma, e pensem tanto foco assim neles? Eu quase morri. Mas esse não é o único problema, a rotina de Claire e Jamie também não é nada interessante.

Gente, e se eu disser para vocês que Diana chega a descrever a Claire limpando a fralda de bebês e falando sobre a escassez de tal material? Isso é sério e levou umas duas páginas inteiras só falando sobre fezes de neném escorrendo e sendo limpada, como pode uma autora tão venerável usar de artifícios narrativos tão pífios e nitidamente enchedores de linguiça?

[*****], o livro já é enorme, não tem motivo algum para encher linguiça, para mim devia ter um breve resumo sobre a rotina deles, de fato, e logo já ir direto ao ponto, aos acontecimentos relevantes e interessantes, como era nos outros livros. Aqui, num livro de 1120 páginas, levamos mais de 200 páginas para ter algo minimamente intrigante. Ah, tirando o fato de que alguns acontecimentos não têm relevância nenhuma no fim das contas, embora carreguem sua carga dramática e intrigante ali. [...]

CONTINUA NO LINK

site: https://meowbookblog.com/2019/07/31/resenha-a-cruz-de-fogo/
Márcio 31/07/2019minha estante
Recebi no email a resenha completa...1200 páginas? Em um unico volume? Encheção de liguiça com descrições de fraldas e cocô deve ser um saco..kkk...nunca li nenhum dessa coleção

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 31/07/2019minha estante
A série é muito boa nos três primeiros livros, porém depois disso passou a decair e não tá fácil de continuar kkkkk

Monise Nunes 25/01/2020minha estante
Tenho que concordar, foi maçante demais a leitura. Demorei 3 meses pra terminar pq não tinha vontade de ler os acontecimentos. Aquela reunião dos escocêses infinita que não teve nada, o casamento sem fim de Jocasta. Tem um capítulo que Claire fala que tá cansada, que não dormiu um trilhão de vezes. Explicava outras coisas mais de 2, 3 vezes. Depois desse nem sei se continuo.

Carol 10/06/2020minha estante
Concordo. Eu não consegui terminar esse livro.

Thay.Neves 27/06/2021

Como fã não consegui dar 2 estrelas, mas bem que esse livro merece. Foram 1118 páginas de "nada". Eu adoro a saga e a forma que a autora detalha esse mundo e as experiências vividas pelos personagens. Nos outros volumes ela conseguia trazer esse lado sem deixar de criar um enredo interessante. Já nesse volume não tem nada de interessante. Estou um pouco frustada, espero que no próximo livro (o sexto) isso não continue.
Larissa 27/06/2021minha estante
A temporada que representa esse livro foi a mais fraca mesmo... pense numa coisa arrastada... Nem parecia Outlander

Larissa 27/06/2021minha estante
Eu tive que me forçar a vê-la como uma "ponte", sabe? Pra me contentar. Tipo, ela é o caminho de algo maior no futuro, nos outros livros e temporadas

Thay.Neves 28/06/2021minha estante
Eu penso assim também, uma "ponte" para os outros livros e outras histórias. Que bom que não sou a única ?

Anna 24/08/2021minha estante
Nossa eu pensei exatamente a msm coisa!!! Não acontece NADA no livro inteiro. O capítulo mais interessante foi o último, de resto, pura enrolação.

Claire Scorzi 11/09/2009

Paixão física sempre forte - e novos perigos
O quinto volume da série "Outlander" continua a focalizar a nova vida que Jamie, Claire, e agora também Brianna e Roger estão construindo no "novo mundo" - a América antes da Independência. Em 1770, na Carolina do Norte, Jamie Fraser cuida dos acres de terra que recebeu do governo (que, para variar, não dá nada sem segundos interesses). A propriedade aos poucos prospera embora haja ainda muitas dificuldades financeiras - mas o futuro é promissor. Se as tensões entre colonizados e colonizadores e toda a insatisfação advinda disso permitirem...

A narrativa é estupenda, a prosa de Diana Gabaldon invejável: ela consegue construir diálogos (que nunca soam como esqueletos sem carne: há toda uma atmosfera para eles) e cenas tensas sem cair na obviedade e sem frases clichê. Este livro da série equilibra muito bem ação com introspecção psicológica e não apresenta cenas que soam 'exóticas' (falhas de "O Resgate no Mar", no caso). Além disso, desde o começo seu cuidado com o personagem Roger valeu o esforço: comecei a realmente gostar dele e do espaço que Diana lhe concedeu no livro (uma dos senões de "Os Tambores de Outono" foi a ausência de carisma do casal Roger-Brianna que ocupava espaço demais no volume). O personagem 'cresce' aos nossos olhos e ganha nossa simpatia, até nossa afeição. As passagens em que a autora mergulha em seus pensamentos e sentimentos nos conquistam e às vezes comovem: Roger tornou-se 'de carne e osso' neste livro.

A destacar ainda o esmero de Diana Gabaldon nas passagens dedicadas ao romance de Claire & Jamie: de um erotismo sutil, mas poderoso, talvez quem sabe um suave libelo da autora contra a idéia de que heróis e heroínas mais velhas não tem direito de sentir desejo ou de desfrutar de sua sexualidade (nesse volume, Jamie completa 50 anos e Claire é 4 ou 5 anos mais velha do que ele; há uma referência discreta ao fato de Claire aproximar-se da menopausa).

Paty 25/03/2015minha estante
Nunca demorei tanto tempo para terminar de ler um livro. Cansativo. Espero que o 6º seja bom como os 4 anteriores.

Gilmara Brasil 07/06/2016minha estante
Estou querendo comprar esse livro, por favor você sabe onde posso comprar online??

Libia Sousa 17/10/2016minha estante
Gente, estou desesperada para conseguir esse livro, alguém sabe onde posso comprar?

Erick Santos 12/12/2016

Dormi mais que li
EU NUNCA, NUNCA! demorei tanto lendo um livro como demorei esse, senhor! esse livro sem duvidas foi o mais tedioso ate agora, antes de começar a ler vi algumas pessoas falando que ele era ''paradinho'' mas eu não imaginava que seria tão parado! so de lembrar que tem a segunda parte penso em desistir, mas desistir do universo de Outlander esta fora dos meus planos ♥ vamo que vamo!
Claudia 11/01/2017minha estante
Tbm estou achando monótono.

Erick Santos 11/01/2017minha estante
Ainda não tive coragem de começar a segunda parte, talvez comece próxima semana...

Andrelina Silva 08/01/2018minha estante
Estou com uma dificuldade imensa em continuar...Nada de reviravoltas arrebatadoras com as quais a Diana nos deixou (mal) acostumados, rsrs.

Marcia Pimentel 14/12/2009

Otimoooooo....!!!!
Eu gostei muito do quinto livro... é muito amor que une esse casal...fiquei desesperada na parte que a cobra pica o Jamie na perna e ele quase morre... aparte que ele sente que é a ultima vez que faz amor com a Claire é muito emocinante...esse homem é tudo...mas tbm fiquei p...da vida com ele...quando ele sentiu ciumes da laoghaire e sonhou com ela...a Claire aceitou isso muito facil pro meu gosto.
Renata 12/11/2012minha estante
Ai Cinha... agora fiquei preocupada: como assim a última vez que faz amor com a Clair?!?!?!

Marileide 29/01/2014minha estante
Nossa eu to chegando nesse livro, como assim ciúmes da Laoghaire?????

Elaine 01/06/2022minha estante
Tbm não gosto do Roger ?

Sah 02/06/2022minha estante
Quando aparece o nome dele eu leio "o marido nojento e tóxico da Bri" kkkkkkkk

Natalia.Tamaio 25/01/2022

"Só pelo amor eu voltaria a atravessar o fogo."
Com essa frase linda do post, é triste dizer que: Outlander 5 ? A Cruz de Fogo foi o livro que eu menos gostei da série até agora. Ainda assim, é mais um livro que vem para ratificar que Diana Gabaldon é uma escritora incrível, porque sim, mesmo num livro que achei mais arrastado e menos empolgante que os demais, a avaliação foi 4 estrelas, porque não se pode dizer que ele é ruim nem de longe.
Neste livro estamos vendo Jamie e Claire se consolidarem na Cordilheira dos Frasers, e acontecimentos incríveis nos prendem: a picada perigosa de uma cobra, a história de uma tribo que teme um Urso-Fantasma, a volta de um personagem do qual estávamos com saudade, o descobrimento de um casal estranho e a necessidade de sacrificar o marido, a morte de uma empregada no casamento da tia Jocasta (que mais parece um assassinato endereçado a outra pessoa), o reaparecimento do asqueroso Stephen Bonnet... e o pior de todos: o quase enforcamento de um personagem muito importante que nos deixa sem fôlego...
Com tudo isso a pergunta que fica é: ?Mas foi mesmo o livro mais arrastado??. Gente, foram mais de 1000 páginas!!!! Sério, dava pra esse livro ter umas 600 e estava ótimo... esse para mim foi o erro da Diana. Entre um acontecimento e outro desses grandes que destaquei, as páginas se arrastavam demais em histórias insignificantes do dia a dia... Claro, para quem ama Outlander como eu mesmo o dia a dia da família Fraser é gostoso de acompanhar, mas esse teve dia a dia DEMAISSS... rsrsrs... esse é o único ponto que me fez deixar ele por último no ranking. No mais... sigo apaixonada e já comecei Outlander 6 ? Um Sopro de Neve e Cinzas!
QUOTES:
? ?Sabe como você é, Sassenach. Quem olha para o seu rosto descobre exatamente o que você está pensando.?
? ?Era como estar na extremidade de um pião, pensei ? um turbilhão de coisas e pessoas rodopiando a toda volta, e um passo em uma direção ou em outra nos lançaria de novo naquele furor giratório, mas ali, bem no centro, havia paz.?
? ?Não dissemos nada, mas a promessa foi feita, como já a tínhamos feito uma vez antes, em um lugar sagrado, nossos pés sobre um pedaço de leite rochoso nas areias movediças da ameaça da guerra."
#book
Patrícia 25/01/2022minha estante
Falta eu ler o livro 2 de A Cruz de Fogo, pois meus livros são da época em que a editora publicava em dois volumes, mas concordo que até agora é o livro mais arrastado, também já prevejo umas quatro estrelas, mas em comparação aos outros volumes, rs... Diana Galbaldon é, como você disse, uma escritora incrível, minuciosa na escrita, fantástica ( por mais escritoras assim) e a saga de Outlander, épica ? Vou começar a ler o livro 2 e começar o sexto ainda esse ano, pois não consigo ler em seguida, rs

Patrícia 25/01/2022minha estante
Ótima resenha????

Barbara.Correa 13/01/2021

É um Outlander, de forma que eu amei sem precisar de muitos esforços, porém, junto com o quarto livro, é o de que menos gostei na saga até o momento. É um livro de transição, portanto, é lento e demorado e sem muitos acontecimentos aventureiros. Ao todo é um livro bom, mas não o melhor da série.
mands 13/01/2021minha estante
amei o conceito de tirar "meia estrelinha" pra não falar que eh perfeito mas também não diminuir muito a perfeição da série por completo kkkkkkk

Barbara.Correa 13/01/2021minha estante
Kkkkkkkk sim, essa é minha vida. Ru já coloco todos da série nos favoritos, mesmo

Pastorelli 19/03/2021

A Cruz de Fogo
Claire e Jamie não tem nem meia hora de sossego, isso está se tornando um pouco monótono, até mesmo as partes que deveriam ser eletrizantes, são narradas com tantos detalhes que a cena em si acaba perdendo a força.
O livro se encerra com a dissolução de um mistério mal apresentado como se fosse a conclusão de um romance policial, foge completamente de tudo o que havia sido desenvolvido até então, concluindo, não me agradou como os anteriores, espero que a parte 2 seja diferente.
Ana Carol 19/03/2021minha estante
Menina, empaquei nele também... Larguei de mão, mas quero começar de novo.

Pastorelli 19/03/2021minha estante
Virou meu sonífero, terminei na base da insônia, toda vez q pegava ele pra ler, 2pgs depois já estava pescando????

Maize 02/09/2016

Assim como os outros maravilhoso. Diana consegue nos fazer amar cada um dos seus personagens e nos envolver com seus dramas. Como não amar Jaime e Roger? Como não admirar Claire e Briana? Os enredos são bem construídos e costurados, uma trama muito bem articulada e fascinante. Começo até a sentir-me angustiada quando sinto que estou terminando de ler toda a série, como será depois sem ter mais Outlander?
Daniela 23/11/2016minha estante
Queria tanto ler esse livro (parte 1 e 2) mas não encontro para comprar, só tenho os quatro primeiros livros. ; (

Gabriel 03/02/2020

Parte I prolixa, mas a série continua interessante
Acho que não é novidade pra ninguém dizer que a Diana sabe ser prolixa ...
E essa parte I não fugiu da regra

Principalmente o começo da história que demorou a me cativar, mas depois segui lendo normalmente e não conseguia largar

No geral Outlander continua sendo uma das melhores sagas. A autora tem o. dom de me transportar para os acontecimentos de Claire e Jamie... Eu me desligo total do mundo. Impressionante
Luciana.Molan 30/05/2020minha estante
Li todos os livros de Outander lançados no Brasil e assisti a série também. Na série, Brianna, Roger e Jemmy tentam voltar para o futuro mas não conseguem. Não me lembro dessa tentativa frustrada no livro. Alguém se lembra disso no livro?

Nay C 13/11/2019minha estante
Concordo com vc. A Diana tem uma escrita que prende muito a gnt, e eu gosto muito das descrições dela, tanto de ambiente quanto de sentimentos, não fica enfadonho.

Thaisa 17/04/2017

Se tem uma coisa que me deixa feliz é um livro novo de Outlander. Sou apaixonada por esse universo fantástico que Diana Gabaldon criou e sem sombra de dúvidas, é uma das sagas que mais sou fã. A Cruz de Fogo é o quinto livro da série e essa primeira parte é bem diferente daquilo que estamos habituados na saga.

Não sei se isso foi proposital, ou se significa quer o caos vai chegar em breve, mas essas 720 páginas foram quase que um presente para nós. Digo isso, pois quem está acostumado com as aventuras de Jamie e Clare, sabem, que cada livro é uma facada em nosso coração, pois muitas dores e situações difíceis nos são apresentadas no decorrer da narrativa. Posso dizer que a parte 1 é "a calmaria depois da tempestade". Mas não se iludam, essa calmaria também precede uma grande turbulência.

Estamos acostumados com uma narrativa cheia de ação, mistério, suspense, guerras, mortes, tragédias e todo tipo de coisas que nos fazem prender a respiração no decorrer da leitura. O fato do livro 5 ter sido mais calmo, causou estranheza em muitos leitores. Eu, particularmente, gostei muito do que li. Não vou me ater a contar muito da história, a sinopse já é um belo resumo do que encontramos no decorrer das 720 páginas. O que posso dizer é que essa leitura é mais tranquila e isso dá aquela impressão de ser mais lenta. Mas para mim, ela deu muito certo.

A autora nos apresenta 5 meses da vida em família na Cordilheira dos Frasers. Roger e Brianna estão juntos com Claire e Jamie. Enquanto acompanhamos o dia a dia da família, a interação com os amigos, vizinhos e arrendatários, Diana vai nos preparando para o que está para acontecer e ao mesmo tempo nos dá mais detalhes de coisas do passado. Aliás, a cada livro lido, percebo o quanto essa mulher é incrível como escritora. Cada detalhe é importante e será usado em algum momento.

A parte histórica é tão bem trabalhada que tem momentos que me sinto lendo uma história real. A autora mescla fantasia com fatos históricos e unindo a isso uma descrição detalhada (na medida certa) do ambiente, costumes, vestimentas e comportamentos, faz eu me sentir inserida na narrativa, como se fizesse parte do ambiente como uma observadora.

Acho que não preciso falar o quanto sou apaixonada por Jamie Fraser e por Claire, certo? Esse amor só aumenta a cada livro lido e ver mais de Brianna e Roger, fez esse amor se estender ao casal também.

Não espere uma leitura cheia de ação ou emoções fortes. A parte 1 de A Cruz de Fogo é mais calma, tranquila. É um livro que fala sobre lealdade, amor, confiança e que vai te preparar para o turbilhão de emoções que virá com a parte 2. É uma leitura para ser sentida e apreciada. Mas, preciso te avisar de uma coisa... você ficará desesperado pela parte 2. A forma como o livro termina não é de Deus! :D

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2017/04/resenha-outlander-a-cruz-de-fogo-parte-1-de-diana-gabaldon/
Patricia 19/04/2017minha estante
Eita.....fiquei curiosa pra saber como termina a parte 2

Tati 07/09/2017

Minha maior decepção no mundo Outlander
Eu amo a saga outlander, foi amor a primeiro livro. O segundo não gostei tanto mas ok. O terceiro é para mim os melhores volumes da série, devorei em dias. Tambores de outono legal. Mas a cruz de fogo parte 1... que decepção!!!! Gente não acontece nada no livro! Eu lia um trecho e pensava "hum esta cena... vai acontecer algo e... N A D A!!!!!! O livro todo é só o cotidiano deles, coisas sem importância e que não ligam a nem um outro fato! affe maior decepção da vida com este livro. Estou lendo a parte dois agora e o início esta bom, vamos ver. Bah precisava desabafar...
Bruna Karoline 04/02/2020minha estante
Concordo. Que morte lenta essa leitura.