A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

Ilana33 09/05/2019

Varios livros em um
Por mais que goste muito dos personagens senti que nesse livro tudo, e ao mesmo tempo nada, aconteciam com eles...

Varias partes que pareciam importantes não levavam a lugar nenhum. Passa 200 paginas em um mesmo acontecimento para no final ele ser irrelevante.

Por isso, a sensação que tive é que eu li varios livros em um só. Parecia que ela tinha escrito em varios momentos diferentes e ai juntado todas as partes no livro final. As vezes tava lendo e me perguntava porque que ela tava falando daquilo kkkk

Mas tudo bem rs
Apesar de tudo, as descrições muito bem detalhadas da rotina de todo mundo, ao mesmo tempo que eram cansativas, eram muito interessantes. Da pra ver o quanto ela pesquisou pra entender como realmente funcionavam as coisas naquela época. Acho que é o único ponto positivo do livro hahaha

Bia 20/04/2019

O livro mais moroso da série
Finalmente conseguí terminar esse livro. Poucos acontecimentos, a história demora a se desenrolar. Mais pro final do livro, alguns fatos com mais emoção acontecem mas nada muito digno de nota. Como o anterior, este livro acaba aparentemente sem nenhum gancho para o início do próximo. Insistirei mais um pouco na série afinal acabamos nos apegando em Jamie e Claire e queremos saber qual o fim que eles terão.

Rose 15/03/2017

A série entrou em uma fase mais tranquila, pelo menos se compararmos a avalanche de fatos e sentimentos dos dois primeiros da série. Mas nem por isso deixa de ter seus próprios perigos e aventuras.
Aqui acompanhamos da família de James (#maravilhoso) estabelecida na Carolina do Norte, nas montanhas conhecidas como Cordilheiras dos Fraser. Ao lado de sua esposa Clare, dos filhos adotivos Fergus e Marsali (que eram casados), de sua filha legitima Brianna, do genro Roger e de seus netos, James levava uma vida dura, mas feliz e relativamente tranquila.
Estamos em meados de 1771, e a região ainda não estava totalmente colonizada. A política local tenta equilibrar os humores entre o poder monárquico e coronelismo. Acontece que um conflito entre estes dois lados está em andamento, e o Governador e Comandante da Província, Willliam Tryon, a pedido do Rei George nomeia James como Coronel, com o intuito de colocar ordem e paz na região. Para isso, cabe a James convocar uma Reunião Geral onde ele criará um Regimento de Milícia com os homens aptos da região a servirem ao Rei, caso seja necessário.
Contrariado, mas de mãos atadas, James aceita o fardo, do contrário a Coroa Inglesa poderia vê-lo como um traidor, o que colocaria sua família em risco.
Com a ajuda de Clare, Brianna e Roger, todos com conhecimentos históricos da época, visto que nasceram no século XX, James tenta proteger sua família, assim como a comunidade que está surgindo em suas terras.

No meio disso, temos o casamento de Brianna com Roger e de Jocasta (a tia rica de James) com Ducan. Acontece que o casamento de Jocasta é um grande acontecimento local, o que acabou atraindo alguns ladrões que estão de olho em uma fortuna há muito esquecida. Além de descobrirmos a verdade dobre a origem do dinheiro de Jocasta, James e sua família terão que lidar com a volta de Stephen Bonnet, que tanto mal fez a Brianna.
Aliás, o casal Roger e Brianna não só tem que se adaptarem a difícil vida do século XVIII, como aos próprios medos e sentimentos. A incerteza sobre a paternidade de Jimmy é uma faca de dois gumes, que tanto pode uni-los como separá-los. Outro fardo do casal é outra possível gravidez e os perigos da precariedade vividos na época. Medo este também vivido por James e Clare.

Como veem, a série continua cheia de emoções e conflitos. Os personagens fortes e a incerteza sobre o futuro deixam o leitor com a constante expectativa do que virá pela frente.
O que não muda do primeiro volume a este quinto, é a consistência e o fascínio de James. Ele é o tipo de homem que une força, delicadeza, bravura, honra, inteligência e charme. Com uma simples frase ela arrebata todos os corações e mostra todo o seu amor por Clare e sua família. Amor que continua vencendo o tempo e o medo.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Rosana 23/04/2017

Extremamente viciante - como citou Toronto Star
O romance entre os protagonistas e o amor à família muito presentes nessa primeira parte do livro 5...
Uma envolvente história da primeira à última página aonde o leitor é convidado a mergulhar na política, na guerra que volta a se aproximar e na expectativa de saber até aonde o conhecimento de uma viajante do tempo pode alterar o curso dos acontecimentos que estão por vir...

Ana Luiza 23/09/2017

A Cruz de Fogo (Parte 1) é um livro extenso e cansativo, até mesmo para os grandes fãs da série - como eu. Com muitos momentos descartáveis para a trama principal e uma história com um forte teor de conflito político que pouco cativa, essa foi a leitura mais lenta da série. Contudo, A Cruz de Fogo (Parte 1) traz duas coisas que me fazem amar tanto a saga Outlander e sua autora: uma descrição profunda e interessante sobre o modo de viver e a cultura da época; e personagens complexos e únicos, cujas personalidades e conflitos soam tão reais que nos apegamos profundamente a eles.

Apesar do resultado final não ter sido tão positivo quanto poderia, eu gostei de A Cruz de Fogo (Parte 1) e quero ler logo a segunda parte desse quinto volume, assim como o resto da série. Só torço para que a Diana Gabaldon passe a ser um pouco mais sucinta e volte com tramas políticas tão interessantes como as dos primeiros livros.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2017/09/resenha-cruz-de-fogo-parte-1-diana-gabaldon.html

Rachel 29/07/2017

Nessa primeira parte a autora explora mais a questão familiar, mostrando como os Frases pretendem encarar essa nova ameaça. Jamie novamente prova que é um ótimo pai e marido, se esforçando para ajudar na adaptação de Roger e Brianna, enquanto se empenha para deixar seus entes queridos em segurança quando precisar lutar.

Fernanda.Neves 26/07/2017

Outlander A Cruz de Fogo Livro 1
Acho que ela se estendeu muito em determinados momentos tornando a leitura extremamente massante, cansativa e decepcionante. Porém conseguiu me prender mais para o final. Achei um grande exagero de personagens e chegou um momento em que já não lembrava mais quem era metade daquele povo. Talvez porque eu tenha levado mais de 4 meses para ler o livro, de tão massante que achei. Não sei se vou continuar a série.

Marcia 20/07/2017

a historia se perdeu
continuaçao da saga Outlander , Claire está novamente com Jaime e sua filha e o marido tambem se encontram na Collina Fraser , mas a estoria se perde e me pareceu que é um compilado de estorias laterais que virou mais um livro da serie

Leilane 06/07/2017

Diana Gabaldon é mais contemplativa e ainda mais detalhista em “A Cruz de Fogo – Parte I”
“A Cruz de Fogo” continua a história de Jamie e Clarie que tentam seguir com o seu dia a dia cuidando e protegendo sua família, comunidade e terras às vésperas de um conflito histórico. Ao passo que sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, nascidos no século XX, agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.

Sinto que “A Cruz de Fogo – Parte I” foi meu teste absoluto para ver se eu conseguiria seguir em frente com esta série; e falhei miseravelmente. Estou desistindo da série de livros, não me vejo retomando no futuro, mas nunca se sabe. Pretendo continuar a série de TV, mas, de novo, nunca se sabe se irei até o fim ou não, só o futuro dirá. Esta não é a primeira série grande que desisto, mas é a que mais me dói porque realmente amo o casal Claire e Jamie e estava realmente começando a me apegar a Roger e Brie, entretanto, não aguento mais sofrer com eles, mas principalmente, não aguento mais acompanhar a escrita da Diana que neste livro se arrastou como nunca já que ela se concentrou dentro de um espaço de tempo mais curto no qual se perdeu em detalhes. Aliás, o detalhe desnecessário da vez foi um sonho logo no começo de Jamie que ganhou o troféu de inutilidade de uma cena em um livro – eu cheguei a gritar: por que estou lendo isso? Gabaldon, por quê? Por quê?!

A impressão que fiquei com esta primeira parte é que, além da construção do cenário para a guerra que em breve ocorrerá, a autora estava bem introspectiva na época que escreveu este livro. Aparentemente, ela quis dar mais voz e contemplação para os sentimentos dos personagens depois de tantos traumas e que acompanhássemos isso junto com eles, o que acho super válido, pois é bom vê-los se aproximarem ainda mais dessa maneira, mas fica a questão: precisa escrever um livro deste tamanho?

Este livro divide opiniões entre os fãs, uma boa parte considera o mais fraco da série por essa característica e outra parte, mesmo reconhecendo que tornou a leitura mais arrastada, adorou mesmo assim. Felizmente, para quem for continuar a série, pelo que soube este livro é atípico e a série retoma seu ritmo já no livro seis. Por isso, fica a dica para quem está lendo as partes 1 e 2 do livro 5 e está se sentindo em uma saga interminável, o futuro promete a ação que estamos acostumados, só não garanto que seja um futuro feliz para os personagens porque, convenhamos, dificilmente é com a Diana, mesmo neste quinto livro que ela se aprofunda mais nos sentimentos dos personagens, ela não os poupa.

Acho importante destacar que no Brasil esta primeira parte ficou com preço de catálogo de R$69,90 e a segunda parte também por R$69,90 – sendo que é a segunda vez que eles são lançados no Brasil e já foi em uma faixa de preço parecida pela outra editora, de modo que não foi uma surpresa –, então para nós a decisão de um livro tão grande definitivamente pesou no bolso, por isso como já mencionei nas resenhas anteriores, esta série representa um grande investimento, de tempo e dinheiro, estejam prontos para isso.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2017/06/diana-gabaldon-e-mais-contemplativa-e-ainda-mais-detalhista-em-a-cruz-de-fogo-parte-i/

Vanessa Vieira 01/07/2017

A Cruz de Fogo Parte 1 - Diana Gabaldon
Em A Cruz de Fogo Parte 1, primeira parte do quinto volume de Outlander, de Diana Gabaldon, acompanhamos as novas aventuras de Claire, Jamie, Brianna e Roger no século XVIII. Em vista do livro anterior, senti que a história se tornou mais encorpada e gostei das participações ativas de Claire e Jamie na trama. Brianna e Roger ainda não conseguiram me encantar como eu gostaria, mas acompanhar a adaptação de dois jovens do século XX transportados para o século XVIII se mostrou bastante corajosa e inteligente e, em alguns momentos, um pouco irônica.

Na Carolina do Norte de 1771, um frágil e tênue equilíbrio se mantém entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. Porém, esses dois lados estão prestes a entrar em conflito e interligado à eles se encontra Jamie Fraser, um guerreiro corajoso e honrado que se encontra exilado da sua amada Escócia. Intimado a liderar uma milícia com o propósito de conter possíveis insurgências, ele sabe que se quebrar o juramento feito à Coroa inglesa se transformará em um traidor, mas nas profundezas de seu coração têm a certeza de que se manter o pacto de outrora, acabará em ruína.

Com o vasto conhecimento que possui, Claire Randall confirma para seu esposo que a guerra irá eclodir. Mesmo não querendo acreditar neste trágico futuro, Jamie sabe que não pode ignorar as informações de uma viajante do tempo, afinal as visões de Claire já o colocaram em risco, mas também já salvaram inúmeras vezes sua vida...

A Cruz de Fogo Parte 1 se mostrou uma história envolvente, majestosa e com um embasamento histórico rico e bem orquestrado. É evidente que em vista do volume anterior, a trama se tornou mais vigorosa e atrativa e arrisco dizer que graças às participações mais ativas e empoderadas de Claire e Jamie no enredo. Jamie se torna um líder responsável e voraz, fazendo o melhor para proteger sua família e comunidade, enquanto tenta manter suas terras à salvo nas vésperas de uma terrível batalha épica. Durante essa sua jornada de esforço e precisão, ele conta com a ajuda de sua sábia esposa Claire, de sua filha Brianna e também de seu genro, Roger MacKenzie. Narrado em primeira e terceira pessoa. o enredo se mostrou extremamente convidativo e atrativo, com uma escrita primorosa e uma riqueza de detalhes históricos surpreendentes.

Claire mantém a mesma suave sabedoria de outrora e um espírito extremamente benevolente. Dia após dia, ela busca auxiliar todos ao seu redor, sempre de maneira resoluta e prática, fazendo o melhor pela sua comunidade ao lado do marido. Acompanhá-la como avó foi muito gratificante, bem como desfrutar dos seus sábios conselhos para a filha Brianna. Brianna, por sua vez, ainda não perdeu muito da sua personalidade bipolar, mas a maternidade lhe despertou alguns talentos e qualidades até então admiráveis.

"Sobrevivi à guerra e perdi muito. Sei pelo que vale e pelo que não vale a pena lutar. A honra e a coragem estão entranhadas em nossos ossos, e aquilo por que um homem mata é também, por vezes, aquilo pelo que morre. E por isso, ó homem, as mulheres têm ancas largas: aquele mesmo abrigo ósseo será lugar tanto do homem quanto do filho que ele gera. A vida de um homem surge dos ossos de uma mulher, e no sangue dela a honra dele é batizada. Só pelo amor eu voltaria a atravessar o fogo."

O espírito destemido de um guerreiro valente e honrado está cada vez mais aflorado em Jamie, mesmo já sendo pai e avô, afinal, quem é rei nunca perde a majestade. Ele se encontra entre a cruz e a espada, mas decide agir com sabedoria e prudência graças aos sábios conselhos da esposa. Tal como o vinho - quanto mais velho, melhor -, Jamie exala muita sensualidade e paixão, mesmo já não sendo mais um garoto e protagoniza cenas evocativas e impecavelmente charmosas ao lado de Claire. Roger vai sendo lapidado pouco a pouco pelas circunstâncias e mesmo não sendo aquele personagem marcante e vigoroso, é um homem honrado e que trata Brianna com bastante amor e afeto.

Em suma, A Cruz de Fogo Parte 1 trouxe novo fôlego e vigor para Outlander e enalteceu ainda mais as presenças de Claire e Jamie no enredo, além de nos agraciar com uma história sobre lealdade e paixão. Mais uma vez, Diana Gabaldon soube trabalhar o pano de fundo histórico da trama com maestria e afinco, além de torná-lo envolvente e absolutamente viciante - apesar das mais de setecentas páginas do livro. A capa é muito bonita e segue o mesmo padrão das anteriores, com uma bela árvore ao fundo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/07/resenha-cruz-de-fogo-parte-1-diana.html

Fernanda 08/06/2017

A Cruz de Fogo - Parte 1
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/06/resenha-cruz-de-fogo-parte-1-diana.html

Thunder Wave 22/04/2017

Resenha: Outlander- A Cruz de Fogo parte 1- Diana Gabaldon
A cada novo livro de Outlander que sai uma dúvida sempre surge: De onde Diana Gabaldon tirou tanta história pra contar? Após o desfecho maravilho de Os Tambores de Outono parte 2, sinceramente achei que a autora teria dificuldades em apresentar uma nova trama, já que encerrou tão bem um ciclo no volume anterior. Mas estava muito enganada.

Em A Cruz de Fogo, Diana retorna o assunto principal da saga: A Guerra. Mesmo com a batalha que embalou os primeiros livros acabada, há uma nova guerra chegando e com a promessa de levar Jamie novamente para o campo de batalha.

A obra acabou ficando bem cotidiana, se focando mais no dia-a-dia dos personagens, porém carregada no drama. Por tratar bastante da adaptação de Brianna e Roger nesse local mais selvagem do que a época em que nasceram, A Cruz de Fogo parte 1 deixa claro os perigos que uma mulher sofria na época apenas por ser mulher, além de transferir toda a carga emotiva que sofremos nos primeiros livros para o novo casal. A ameaça de uma eminente guerra ajuda a deixar o clima sempre meio sombrio, fazendo com que tanto os personagens quanto os leitores fiquem com o coração apertado a todo o momento.

Outlander é uma saga que entra na vida do leitor para ficar. Por isso, cada novo volume nos aprofundamos ainda mais na história e nos apaixonamos ainda mais pelos queridos personagens.
Veja mais no link.

site: https://www.thunderwave.com.br/resenha-outlander-a-cruz-de-fogo-parte-1-diana-gabaldon/

Mari Siqueira 18/05/2017

A Cruz de Fogo (parte I) é o quinto volume da série Outlander, no entanto, o sétimo livro físico publicado da série (por conta do tamanho, alguns deles foram divididos em duas partes) e nos leva às colônias inglesas na América no século XXVIII. Diana Gabaldon resgata a história da origem dos Estados Unidos e nos traz um ponto de vista único sobre a independência americana.

Nesta primeira parte, os personagens que conhecemos tão bem se preparam para a revolução que está por vir. Jamie Fraser recebe a função de liderar uma milícia em favor da Coroa, evitando que revoluções pela independência venham a tomar força. No entanto, com a perspectiva do futuro que Claire lhe trouxe, ele sabe que deverá mudar de lado e se posicionar contra a Inglaterra nesta batalha.

Enquanto o futuro se escreve bem à sua frente, Claire, Brianna e Roger que vieram de lá enfrentam os dilemas paradoxais de tentarem manter tudo no seu curso certo, sem alterar nada para que a história não seja afetada. É um dos livros mais lentos e, sinceramente, o mais prolixo - como se isso fosse possível para Diana Gabaldon - da série até agora. O ritmo desacelerado possivelmente antecede uma grande reviravolta que acontecerá em sua continuação, mas desanima a leitura e fez com que eu ficasse semanas presa nos acontecimentos de um só dia.

A vida na Cordilheira dos Frasers segue pacata - até demais - e, sob pontos de vista alternados, temos uma compreensão ampla das dificuldades que os protagonistas enfrentam para sobreviver e se adequar à época. Brianna e Roger se tornaram tão significativos quanto Claire e Jamie, mas sua falta de personalidade em um trama nada impactante trouxe pouco ou quase nenhum significado.

Em mais de setecentas páginas, A Cruz de Fogo (parte I) nos posiciona e nos prepara para grandes e decisivos acontecimentos em um ritmo bem diferente de seus antecessores. Alguns mistérios permanecem sem solução e o misticismo característico da trama ainda se faz presente nas tradições ancestrais. A maturidade de Jamie e Claire também se torna evidente, diminuindo bruscamente o ritmo de suas aventuras, mas jamais o seu amor. Mesmo que seja o livro mais fraco da série até o momento, Gabaldon ainda é uma exímia contadora de histórias e as mistura a História com perfeição.

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com